O Promontório de Sagres, no Algarve, recebeu a Marca do Património Europeu (MPE), uma distinção com que a União Europeia pretende dar visibilidade a sítios que celebrem e simbolizem a integração, os ideais e a sua história.

A distinção foi hoje atribuída a nove locais históricos, como um cemitério da Grande Guerra, na Polónia, e o Palácio Imperial de Viena, que, segundo o comissário europeu para a Cultura, Tibor Navracsics, “representam o caminho da Europa para a Unidade, a luta pela paz e a construção do nosso legado histórico”.

O Promontório de Sagres foi escolhido pela sua importância na epopeia dos Descobrimentos, “que marcaram a expansão, lançando a civilização europeia no seu caminho para o projeto global que veio a definir o mundo moderno”, segundo Bruxelas.

O Promontório e Fortaleza de Sagres datam do primeiro quartel do século XV e estão ligados aos Descobrimentos e à figura do seu promotor, o Infante D. Henrique.

A MPE tinha já sido atribuída à Biblioteca da Universidade de Coimbra e Carta de Lei de Abolição da Pena de Morte em Portugal (1867), que se encontra na Torre do Tombo, em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR