Os carros que param por dez minutos ou mais no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estão a ser filmados por câmaras de vigilância ilegais, não autorizadas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, como é exigido nestes casos. A ANA procede à captação e gravação de imagens das matrículas do carros que chegam aos terminais de chegada e de partida do aeroporto para cobrar o estacionamento a partir dos 10 minutos de paragem.

Por causa disto, Jorge Machado, Ana Virgínia Pereira e Diana Ferreira, deputados do PCP, redigiram um pedido de esclarecimento para a Comissão, que agora deu a resposta oficial: não autorizou que os carros, e os cidadãos, sejam filmados.

Em resposta dia 23 ao requerimento dos deputados do Partido Comunista, a que o Observador teve acesso, a CNPD esclarece que “não autorizou o tratamento daquele dado”. E que, com base nas notícias sobre as alegadas câmaras de vigilância, “que constituem indícios de realização de um tratamento de dados pessoais não autorizado, a CNPD abriu, entretanto, processo de contraordenação”, lê-se na resposta publicada no site da Assembleia da República. A Comissão acrescenta ainda que “as diligências de averiguação” ainda não foram efetuadas por falta de trabalhadores.

Uma vez que a recolha – por captação de imagem – da matrícula dos veículos num determinado local revela a localização dos mesmos e, com isso, permite indiciar a localização do seu utilizador, tal constitui um tratamento de informação relativa a pessoa identificável, reveladora de aspetos da sua vida privada, e nessa medida está sujeito a controlo prévio do CNPD”, Filipa Galvão, presidente da Comissão Nacional da Proteção de Dados

Em 2014, explica a CNPD, houve um claro aumento de processos, mais de 18 mil. E este ano, até 23 de dezembro, já tinham sido abertos mais de 19 mil processos, 1.500 dos quais de contraordenação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os trabalhos estão em atraso sobretudo por falta de “técnicos para a realização de inspeções”. “A prioridade é naturalmente dada àqueles processos em que os factos apresentados na queixa indiciam uma situação mais clara ou gritante de violação dos direitos fundamentais dos cidadãos”, lê-se no documento. Por causa da falta de trabalhadores, a CNPD esclarece que o processo será analisado logo que possível.

Perguntas enviadas pelos deputados do PCP para a Comissão Nacional da Proteção de Dados:

  1. Que informações a Comissão sobre o problema acima identificado?
  2. Deu esta Comissão parecer favorável a empresa ANA para proceder à captação das imagens das matrículas nos terminais de partida e chegada no aeroporto do Porto? Se sim, desde já se solicita o envio do parecer.
  3. Caso não tenha dado esse parecer, que medidas vai a Comissão Nacional da Proteção de Dados tomar, para impedir a captação dessas imagens, eliminar as bases de dados criadas e punir a empresa em causa pelo ocorrido?

A ANA garantiu ao Porto Canal que fez o pedido há mais tempo, mas devido a burocracias, o mesmo só deu entrada na CNPD a 25 de novembro.