Polícia Judiciária

Incêndios

Detido suspeito de atear dois fogos em Monchique

A Polícia Judiciária de Portimão deteve no domingo um homem de 40 anos suspeito de ter ateado dois fogos florestais, nos últimos dias, na serra de Monchique.
Crime

Criminalidade violenta baixou 60% no Norte

A criminalidade violenta baixou cerca de 60% na área de jurisdição da Polícia Judiciária do Norte nos últimos dez anos, o que permitiu apostar na investigação dos crimes económicos e da corrupção.
Incêndios

Medo de Pedrógão trava incendiários negligentes /premium

A diminuição do número de incendiários detidos não se explica só pelo verão mais fresco. Com os incêndios do ano passado, as pessoas perceberam que uma simples queimada pode acabar em catástrofe.
Fogo de Pedrógão Grande

Xavier Viegas identificou casos irregulares

274
Durante o trabalho de investigação, a equipa de Xavier Viegas verificou que algumas casas que pediam reconstrução não tinham sido destruídas pelo incêndio. Não falou antes, porque não ligou as pontas.
Fogo de Pedrógão Grande

"Somos todos primos e primas. Não há compadrios"

527
O autarca de Pedrogão Grande diz que todas as casas reconstruídas são de primeira habitação, embora admita que se venha "a provar que uma ou outra poderá não ser".
Polícia Judiciária

As 36 horas da PJ à caça dos assassinos de Amélia /premium

1.995
Pesquisaram na internet sobre como esconder as provas. Queimaram o corpo e deitaram a arma do crime ao Rio Tejo. A investigação de 36 horas acabou com dois familiares de Amélia a confessar o crime.
Narcotráfico

PJ apreende 840 quilos de cocaína em veleiro

A Polícia Judiciária apreendeu cerca de 840 quilos de cocaína numa embarcação de recreio que fazia a travessia do oceano Atlântico e deteve dois homens e duas mulheres.
Crime

Rosa Grilo nega envolvimento na morte do triatleta

275
Rosa Grilo, mulher do triatleta que foi encontrado morto no dia 24 de agosto, negou qualquer envolvimento na morte do marido. Rosa acredita na hipótese de um acidente de trânsito.
Crime

Irmã de Luís Grilo defende mulher do triatleta

218
Júlia Grilo recordou que o irmão e a cunhada "ainda eram um casal apaixonado" e excluiu a hipótese de crime passional. A irmã de Luís Grilo acredita que o irmão foi vítima de um roubo que correu mal.
Polícia Judiciária

Um corpo e 7 desafios da PJ no caso do triatleta

100
Qual foi o local do crime? E qual o motivo? Homicídio passional, vingança ou roubo? O cenário do crime foi encenado ou houve desleixo do homicida? As convicções são muitas, mas faltam certezas à PJ.
Crime

O tapete e outros mistérios da morte de Luís Grilo /premium

306
Durante semanas, a dúvida foi: onde está Luís Grilo? Agora, o mistério é outro: como é que o triatleta foi assassinado? Um tapete e um saco de plástico podem dar pistas decisivas à polícia.
Polícia Judiciária

Professora mata marido com martelo e faca

219
A vítima era professor de Matemática numa escola secundária da cidade e tinha dois filhos menores. A mulher, também professora, foi detida. O marido ainda recebeu ajuda mas acabou por morrer no local.
Privacidade Online

Vivo ou morto, quem pode ler as minhas mensagens? /premium

164
"Acederem ao meu Gmail é acederem à minha vida." Fomos ver quem (e em que situações) pode aceder aos seus dados pessoais em emails, redes sociais e apps de mensagens, durante a vida e depois da morte.
Primeira Liga NOS

Jogos "combinados" na Primeira Liga? PJ investiga

À PJ, chegou uma denúncia de apostas desportivas fraudulentas (vulgo "jogos combinados") envolvendo "futebolistas e dirigentes" de equipas da Primeira Liga, noticia o JN. Está a ser investigada.
Sociedade

PJ apreende dezenas de armas proibidas na Mealhada

A Polícia Judiciária apreendeu um número muito elevado de armamento proibido na Mealhada. As armas incluem espingardas com mira telescópica, espadas, sabres, catanas, baionetas e centenas de munições.
Incêndios

Incêndios. 19 pessoas detidas desde início do ano

A PJ deteve 19 pessoas suspeitas de atearem incêndios florestais desde o início do ano, um número substancialmente menor do que no mesmo período do ano passado, durante o qual foram detidas 53.
Polícia Judiciária

Líder de associação criminosa detido em Espanha

A Polícia Judiciária anunciou a detenção, em Espanha, do alegado líder de uma associação criminosa que desde 2016 terá sido responsável por vários crimes de roubo a viaturas de transporte de valores.
Sequestro

PJ apanha suspeito de sequestro em alto mar

O suspeito de sequestro foi apanhado em alto mar com a vítima e está em prisão preventiva. Polícia suspeita que o objetivo seria utilizar a embarcação e o sequestrado para tráfico de droga.
Festivais

23 detidos por tráfico de droga no Boom Festival

141
Quatro dos detidos ficaram em prisão preventiva. Outro foi proibido de reentrar no Boom Festival, em Idanha-a-Nova. Foram apreendidos 12 tipos de droga, desde LSD até cogumelos alucinogénios.
Polícia Judiciária

PJ. Reforço de efetivos é "prioridade absoluta"

Além do reforço de meios humanos, Francisca Van Dunem reconheceu a necessidade de investir em meios tecnológicos da PJ e na reabilitação de algumas instalações, observando que a PJ "não é só Lisboa".
Polícia Judiciária

O novo diretor da PJ é um "duro" mas emocionou-se

145
O homem que esteve à frente da Unidade Contra Terrorismo da PJ e prendeu os criminosos mais perigosos do país é o novo diretor e só quer que os seus polícias sintam "alegria na profissão".
PS

Junta do PS contrata vereador socialista da câmara /premium

1.937
Ricardo Jorge Lima era vereador pelo PS em Loures. Em março de 2015, criou uma empresa e, no mês seguinte, assinou um contrato de 67 mil euros com a Junta de Olivais, de maioria socialista.
Polícia Judiciária

PJ vai ter uma mulher na direção nacional

505
Carlos Farinha, Veríssimo Milhazes e Luísa Proença são os novos diretores-adjuntos da PJ. Unidade Nacional Contra Terrorismo e Laboratório Científico também vão ser dirigidos por mulheres.
Crime

PJ. Alugou carro, inventou roubo e foi detido

A PJ deteve um homem por burla qualificada e simulação de crime: apresentou queixa por lhe terem roubado um carro alugado, mas ia vender o veículo topo de gama em França, com a ajuda de um cúmplice.
Cocaína

PJ apreende 2.100 Kg de cocaína no Canal da Mancha

A Polícia Judiciária apreendeu, nesta segunda-feira, 2.100 quilos de cocaína numa embarcação proveniente da América Latina. Dois homens de 44 e 59 anos de idade foram detidos no decorrer da operação.
Porto

PJ detém homem que esfaqueou ex-namorado

A PJ deteve o homem suspeito de ter esfaqueado o ex-namorado, causando a sua morte, na madrugada da passada quarta-feira. O suspeito irá aguardar o julgamento em prisão preventiva.
FC Porto

Francisco J. Marques arguido no caso dos emails

696
O porta-voz dos dragões foi ouvido pela Polícia Judiciária e constituído arguido no caso dos emails do Benfica, mas não se mostra preocupado: "Não roubei nem violei nada".
Justiça

PJ podia ter evitado ataque no Prior Velho

O advogado de um dos 58 detidos do grupo de motociclistas dos Hells Angels disse que a investigação "está pouco sustentada" e que a PJ poderia ter evitado o ataque de março no Prior Velho.
Polícia Judiciária

O que faz deles os motards mais perigosos do mundo /premium

199
Chegaram a Portugal pela mão de um emigrante na Alemanha que acabou sequestrado por querer desistir. Não serão mais de 100, mas a PJ descreve-os como altamente organizados e muito perigosos.
Polícia Judiciária

Hells Angels. PJ quis evitar vingança 

187
Polícia temia que Hells Angels e grupo rival Red & Gold, ligado ao Los Bandidos (que Mário Machado está a introduzir em Portugal), partissem para a agressão em encontro de motards. Já há 59 arguidos.
Extrema Direita

Mega-operação da PJ contra grupos de motards

693
Operação "de alto risco" levou 400 inspetores a cerca de 80 buscas em vários pontos do país. Os 59 detidos são suspeitos de crimes muito violentos, incluindo tentativa de homicídio.
Crime

Casamentos ciganos são tradição ou crime? /premium

879
São cada vez menos comuns. Os ciganos estão satisfeitos pelas mudanças (mas temem o ritual da virgindade). Ainda existem casos a chegar às autoridades. A PJ pode atravessar a linha dos costumes?
Buscas

PJ faz buscas na câmara de Barcelos

Município liderado por Miguel Gomes, autarca do PS, foi alvo de buscas esta quarta-feira mas garante "total disponibilidade e colaboração com as autoridades competentes".
Saúde

PJ faz buscas a ADSE

282
Gabinete e casa do presidente de Carlos Liberato Batista, que se demitiu da presidência da ADSE em abril, foram alvo de buscas esta manhã. Em causa estão suspeitas de corrupção.
Polícia Judiciária

AICEP no Porto alvo de buscas por alegada fraude

137
A Polícia Judiciária fez na terça-feira buscas nas instalações do Porto da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Polícia Judiciária

Financiamento partidário ilícito sob suspeita

742
DIAP de Lisboa está a investigar o crime de financiamento ilícito do PSD na Operação Tutti Frutti por alegados fluxos financeiros ilícitos em campanhas eleitorais. Fernando Medina foi alvo de buscas.
Benfica

Mala Ciao: PJ do Porto faz buscas na SAD do SLB

1.654
No âmbito de uma investigação por corrupção desportiva, a PJ está a fazer buscas na SAD do Benfica e às instalações do Vitória de Setúbal, do Desportivo das Aves, do Marítimo e do Paços de Ferreira.
Corrupção

Férias do líder do Turismo do Norte sob suspeita

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, é suspeito de corrupção. A investigação começou depois de o gestor ter ido passar férias ao Algarve sem pagar.
Turismo

Cinco arguidos nas buscas ao SC Braga e Guimarães

Em causa estão alegados esquemas de corrupção nos patrocínios celebrados pela Turismo do Porto, gerida por Melchior Moreira, aos dois clubes desportivos, avança o Correio da Manhã.
Polícia Judiciária

Novo diretor da PJ atento à falta de inspetores

O novo diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, prometeu "reforçar a dotação de recursos humanos" desta polícia e garantiu estar preocupado com o terrorismo e o crime económico.
Polícia Judiciária

Luís Neves toma posse como diretor nacional da PJ

Luís Neves, que esteve ligado ao combate ao banditismo e terrorismo durante duas décadas, vai tomar posse esta segunda-feira como diretor nacional da PJ. Francisca Van Dunem vai estar presente.
Drogas

Como a droga se globalizou em Portugal nos anos 70 /premium

De repente, nos anos 70, a droga deixou de ser um vício de artistas para se transformar no “flagelo da nossa juventude". Prisões e julgamentos sucedem-se. Acusam-se os pais. E também o rock.
Braga

Braga. Viúva de empresário confessa homicídio

A mulher do empresário António Ferraz, que foi detida na quinta-feira, confessou o homicídio do marido. Iliba, assim, o filho. Alega maus tratos por parte do marido.
Crime

Homem morre após ser baleado pelo pai

O caso aconteceu na Rua dos Almocreves, em Pinheirinhos. A Polícia Judiciária está a investigar a ocorrência.
Câmara Municipal de Oeiras

Isaltino Morais nega intervenção em Porto Cruz

Isaltino Morais recorda "factos" do processo que motivou buscas na sua empresa e diz que não interveio nas alterações ao Plano Pormenor de Porto Cruz. Mas teria feito exatamente o mesmo.
Investigação Policial

Buscas no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

136
Polícia Judiciária está a varrer o gabinete da responsável pelos serviços hoteleiros daquele centro hospitalar.
Terrorismo

Alerta em Serralves com falsa ameaça terrorista

Um potencial ataque durante o evento Serralves em Festa, no último fim-de-semana, esteve a ser investigado pelas autoridades. Mas não passou de um falso alarme.
Futebol

Atletas falam sobre alegado aliciamento do Benfica

867
Dois jogadores do Marítimo falaram à SIC sobre aliciamento de 40 mil euros de que terão sido alvos no jogo com o Benfica em 2016. Sporting terá oferecido 400 mil euros ao plantel insular para pontuar.
Futebol

PJ investiga jogo entre Benfica e Marítimo

908
PJ estará a investigar uma alegada tentativa de aliciamento de um empresário ligado ao Benfica a quatro jogadores do Marítimo. Águias desmentem "de forma categórica" qualquer envolvimento.
Polícia Judiciária

Juiz do caso Fizz recusa pagar à PJ. Não é o único

Magistrados interpretam de forma diferente portaria de 2011 que define os valores a pagar, por isso a PJ nunca sabe se lhe pagam ou não. Depende do entendimento. Juízes concordam que falta legislação.
Polícia Judiciária

Cigana raptada pelo pai, forçada a casar e violada

1.308
Uma rapariga cigana de 18 anos foi raptada pelo pai, obrigada a casar com um homem e ainda obrigada pelos "sogros" a mendigar em Coimbra. Seis pessoas foram detidas pela PJ.
Sporting

As primeiras provas contra os 23 de Alcochete

159
Relatórios técnicos, fotografias e outros objetos como um stick de hóquei ou um chapéu com a frase "Juventude Leonina, Ultras 1976" fazem parte da lista a que o Observador teve acesso.
Crime

Detenção. Atropela homem após discutir no trânsito

118
Discutiu com um homem sobre "questões de trânsito", em Trofa. Aproveitou que saiu do carro para o atropelar e fugiu. A vítima ficou em coma e em risco de vida. O feirante tem antecedentes criminais.
Polícia Judiciária

PJ. O corpo sem cabeça e mais casos de Luís Neves /premium

Começou carreira naquela que hoje é denominada de Unidade Nacional Contra Terrorismo. Ali chegou a coordenador, depois a diretor, mas nunca foi um homem de gabinete. "Queria saber sempre tudo".
Polícia Judiciária

Luís Neves é o novo diretor da Polícia Judiciária

Luís Neves, até aqui diretor da Unidade Nacional de Contra Terrorismo, substitui Almeida Rodrigues no cargo que ocupava há já 12 anos. O seu número 2, Pedro do Carmo, também não renova a comissão.
Operação Fizz

Operação Fizz. MP quer ouvir inspetores da PJ

Depois da inspetora Anabela Ruivo ter apontado divergências na estratégia de investigação entre PJ e Ministério Público, este quer ouvir dois inspetores como testemunhas no julgamento.
Polícia Judiciária

PJ investiga tiro a bombeiro de Vila Verde

O bombeiro de Vila Verde que na sexta-feira foi atingido por um disparo de caçadeira quando combatia um incêndio já teve alta hospitalar e a investigação do caso foi entregue à PJ.
Futebol

Justiça investiga um total de 163 jogos do Benfica

2.786
Polícia Judiciária e Ministério Público estarão a investigar os jogos do tetra do Benfica, entre 2013 e 2017, além dos 31 da presente época. Existirão suspeitas de resultados alegadamente combinados.
Polícia Judiciária

PJ destruiu cerca de duas toneladas de droga

PJ destruiu cerca de duas toneladas de drogas, na sua maioria cocaína, que resultaram de cerca de mil apreensões feitas o ano passado. Entre as apreensões estão também heroína, haxixe e liamba.
Ministério Público

Colégio GPS. Desvio de fundos para Brasil e Macau?

563
Recibos de envio de fundos para o Brasil e uma procuração de uma empresa de Macau levaram o MP a pedir provas de que os arguidos do caso dos colégios GPS tinham contas bancárias internacionais.
Crime

Suspeita de matar filha bebé em prisão preventiva 

A mulher suspeita de ter matado a filha recém-nascida em Corroios, no Seixal, vai ficar em prisão preventiva. A tia da criança também é suspeita e vai ficar em prisão preventiva.
Cabo Verde

Portuguesa detida por burla em Cabo Verde

Uma portuguesa de 37 anos foi detida em Cabo Verde por presumível autoria de um crime de burla agravada e falsificação de documentos. Foi presente a tribunal na manhã desta quarta-feira.
Polícia Judiciária

Português indiciado por violação detido em Espanha

Dando cumprimento a um Mandado de Detenção Europeu, as autoridades espanholas prenderam um cidadão português indiciado por violar crianças entre os nove e os 14 anos no ano de 2015.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)