Polícia Judiciária

Crime

Casal simula acidentes para enganar 13 seguradoras

O casal recebia indemnizações pelos ferimentos em mergulhos e o pagamento antecipado de hipotecas de créditos à habitação. O esquema rendeu-lhes mais de dois milhões de euros.
Crime

Juiz Ivo Rosa não prendeu traficante e ele fugiu

22.651
O Ministério Público pediu a prisão preventiva de um alegado traficante de armas, invocando perigo de fuga, mas o juiz Ivo Rosa (que tem nas mãos o caso Sócrates) discordou. O suspeito fugiu mesmo.
Tráfico Humano

Cinco portugueses detidos por tráfico humano

Cinco portugueses foram detidos por suspeita de tráfico de seres humanos pela Guarda Civil espanhola, que, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa e com o SEF.
Assalto em Tancos

Tancos. Vasco Brazão nega encobrimento

O anterior porta-voz da PJ Militar, major Vasco Brazão, negou esta quarta-feira a existência de qualquer operação de encobrimento de suspeitos no processo de recuperação do armamento furtado em Tancos
Detenções

Casal que dirigia IPSS de Gaia detido por burla

210
Homem e mulher, de 70 e 75 anos, são suspeitos de desviarem o dinheiro de donativos recolhidos para várias obras de carácter social. Em 2010, tinham perdido o estatuto de IPSS por várias denúncias.
Tráfico de Droga

Como bananas com cocaína entraram em Setúbal /premium

1.644
No início da semana, um contentor com milhares de bananas chegou ao porto de Setúbal. A polícia já estava à sua espera e seguiu a mercadoria até Espanha. É que cada caixa tinha 15 quilos de cocaína.
Polícia Judiciária

Ministra diz que PJ terá reforço de efetivos

140
A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu que a Polícia Judiciária terá no próximo ano um reforço de efetivos e que prosseguirá o processo de modernização tecnológica em curso.
Polícia Judiciária

Diretor da PJ pede polícias e melhores salários

536
Luís Neves aproveitou os 73 anos da Polícia para dar alguns recados à ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, também presente na cerimónia. Mas a governante discursou sem anunciar qualquer medida.
Polícia Judiciária

Procurador do caso Tancos integra direção da PJ

Um dos procuradores do caso Tancos foi contratado para integrar a direção nacional da Polícia Judiciária. João Melo aceitou agora convite que lhe fora feito há meses.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes disponível para depôr

256
O ex-ministro da Defesa diz estar disponível para ser ouvido pelo Ministério Público. Ex-chefe de gabinete disse no DCIAP que informou Azeredo Lopes do memorando sobre a recuperação das armas.
Açores

PJ deteve mulher que prostituía a filha de 14 anos

Uma mulher de 35 anos é suspeita de ter começado a prostituir a filha em 2015, quando esta tinha 14 anos. Os "fortes indícios" originaram a detenção pela PJ.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-diretor da PJ Militar em silêncio

Advogados de Luís Augusto Vieira saíram do DCIAP uma hora e meia depois de chegarem para dizer que o coronel manteve declarações iniciais. Defesa viu os "novos factos" e contesta "intoxicação".
Crime

Rosa Grilo pediu ajuda a Moita Flores

373
A mulher do triatleta assassinado critica a forma como foi detida em frente do filho. Antigo inspetor disse a Rosa que deve estar preocupada porque a mãe do "puto" foi acusada do homicídio do pai.
Assalto em Tancos

Tancos. O que diz o memorando que fez cair Azeredo

O documento sem data nem assinatura, que o Expresso revelou este sábado, tem apenas nove parágrafos. Fala do major Pinto da Costa e do major Brazão, do informador e do vigiado.
Polícia Judiciária

Turismo do Norte. Desvio de 7 milhões sob suspeita

5.100
Está em causa um esquema de alegada corrupção que terá levado ao desvio de cerca de 7 milhões de euros em ajustes diretos para duas empresas desde 2016. Mulher de autarca de Santo Tirso envolvida.
Liga Portuguesa De Futebol

Liga. Ex-diretora despedida e investigada pela PJ

258
Andreia Couto, ex-diretora executiva da Liga e irmã de Fernando Couto, foi despedida por justa causa por Pedro Proença e está sob investigação da PJ. Em causa está o acesso indevido a informação.
Açores

PJ faz buscas na Câmara de Vila Franca do Campo

A Polícia Judiciária está, na manhã de terça-feira, a realizar buscas na Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, nos Açores. Presidente da autarquia foi constituído arguido.
Polícia Judiciária

PJ investiga hipótese de fogo posto em Sintra

2.012
A brigada de incêndios da PJ encontra-se no Parque Natural de Sintra-Cascais. Terá sido acionada pelas primeiras entidades que chegaram ao local para averiguar a hipótese de mão criminosa.
Assalto em Tancos

Para que serve a PJ Militar? /premium

156
A pergunta tem servido de mote ao debate entre os que defendem a PJM e os que dizem que basta a PJ civil. Teixeira da Cruz queria extingui-la, mas não teve tempo. O caso Tancos pode fazer o resto.
Polícia Judiciária

PJ faz maior apreensão de moedas virtuais

619
Os dois detidos, de 34 e 35 anos, no âmbito da operação policial por suspeita de crimes de branqueamento e burla informática e acesso ilegítimo, viviam como casal em Vila Nova de Gaia.
Polícia Judiciária

Marcelo espera que Paulo Isabel seja "boa escolha"

"É uma escolha do senhor ministro da Defesa. Eu espero que seja uma boa escolha. Não tenho mais nada a dizer", declarou o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas.
Polícia Judiciária

Novo diretor da PJM toma posse terça-feira

A substituição de Luís Vieira, que cessa funções, foi decidida pelo ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, após consultar o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.
Polícia Judiciária

PJ Militar. Diretor de investigação demitiu-se

154
Marques Alexandre apresentou a demissão. Segundo a TSF, o motivo da saída estará relacionado com a nomeação do novo diretor-geral da Polícia Judiciária Militar, que tem menos três anos de carreira.
Azeredo Lopes

Paulo Isabel é o novo diretor da PJ Militar

273
Azeredo Lopes nomeou o capitão-de-mar-e-guerra Paulo Isabel para o lugar de Luís Augusto Vieira, constituído arguido no âmbito da Operação Húbris e atualmente em prisão preventiva
Incêndios

Lousã. PJ detém suspeito de atear fogos florestais

Um homem de 53 anos, suspeito de atear fogos florestais nos meses de agosto e setembro, foi detido pela Polícia Judiciária. O detido está em prisão preventiva.
Assalto em Tancos

Inspetor da PJM diz estar "arrependido"

Major Vasco Brazão sublinha que "a salvaguarda dos interesses nacionais é sempre superior aos interesses individuais" e admite que vai prestar declarações em tribunal quando regressar a Lisboa.
Crime

Triatleta. Suspeitos ficam em prisão preventiva

149
A juíza aplicou a medida de coação máxima a Rosa Grilo e António Joaquim. Os suspeitos saíram às 16h00 do tribunal em direção à cadeia. A advogada esperava esta decisão face ao mediatismo do caso.
Crime

Triatleta. A relação secreta que acabou em crime /premium

224
Quando Rosa se queixou do desaparecimento do marido, já ele estaria morto há 24 horas. Os pais não querem acreditar que a filha tenha assassinado Luís Grilo, com o homem com quem teria um caso antigo.
Assalto em Tancos

Tancos. Inspetor aponta arma a "polícias ladrões"

192
Inspetor da PJ Militar ligado a Tancos apanhou dois homens junto ao seu carro, a meio da madrugada. Sacou da arma e apontou-a aos suspeitos. Mas, afinal, eram ambos da “polícia”.
Assassinato

Se a mãe matou o pai, o que acontece ao filho?

502
Luís Grilo foi encontrado morto ao fim de 10 semanas de buscas intensas. A mulher é agora suspeita do seu assassinato e foi detida. O casal tem um filho de 12 anos, cujo futuro é, agora, incerto.
Polícia Judiciária

Rosa Grilo terá tido motivações financeiras

185
O triatleta foi assassinado na própria casa e Rosa Grilo terá tido "motivações de natureza financeira e natureza sentimental". Há fortes indícios de ter sido um crime premeditado.
Crime

Triatleta. Chave do mistério estava dentro de casa /premium

1.225
Durante 2 meses, a PJ admitiu todas as hipóteses: acidente, desaparecimento voluntário ou crime. O corpo apontava para um caso passional. A mulher e outro homem foram detidos. A arma foi recuperada.
Polícia Judiciária

Mulher de triatleta suspeita já foi detida

667
Rosa Grilo, mulher do triatleta encontrado morto a 24 de agosto, é suspeita de o ter matado. O outro detido é um homem mais novo com quem teria uma relação amorosa. Estará em causa um crime passional.
Assalto em Tancos

Tancos. Militares sem indicações sobre 9º suspeito

Comando da missão da União Europeia na República Centro Africana está à espera de receber "toda a documentação" de Lisboa para saber como agir em relação a inspetor da PJ Militar.
Detenções

PJ detém bombeiro suspeito de atear fogos

A Polícia Judiciária da Guarda anunciou esta quarta-feira a detenção de um bombeiro de 30 anos por suspeita da autoria de vários incêndios florestais, ocorridos no verão, no concelho do Sabugal.
Assalto em Tancos

Roubo em Tancos. Diretor da PJ Militar foi detido

1.914
Operação da PJ está relacionada com o misterioso aparecimento das armas furtadas em Tancos. Entre os detidos há elementos da PJM, militares da GNR e um civil.
TAP

Ex-presidente da TAP arguido por gestão danosa

616
Fernando Pinto, que esteve ao leme da TAP de 2000 até ao início de 2018, foi constituído arguido há cerca de um ano e meio, por causa da compra pela TAP da brasileira VEM.
Incêndios

Detido suspeito de atear dois fogos em Monchique

A Polícia Judiciária de Portimão deteve no domingo um homem de 40 anos suspeito de ter ateado dois fogos florestais, nos últimos dias, na serra de Monchique.
Crime

Criminalidade violenta baixou 60% no Norte

A criminalidade violenta baixou cerca de 60% na área de jurisdição da Polícia Judiciária do Norte nos últimos dez anos, o que permitiu apostar na investigação dos crimes económicos e da corrupção.
Incêndios

Medo de Pedrógão trava incendiários negligentes /premium

A diminuição do número de incendiários detidos não se explica só pelo verão mais fresco. Com os incêndios do ano passado, as pessoas perceberam que uma simples queimada pode acabar em catástrofe.
Fogo de Pedrógão Grande

Xavier Viegas identificou casos irregulares

274
Durante o trabalho de investigação, a equipa de Xavier Viegas verificou que algumas casas que pediam reconstrução não tinham sido destruídas pelo incêndio. Não falou antes, porque não ligou as pontas.
Fogo de Pedrógão Grande

"Somos todos primos e primas. Não há compadrios"

527
O autarca de Pedrogão Grande diz que todas as casas reconstruídas são de primeira habitação, embora admita que se venha "a provar que uma ou outra poderá não ser".
Polícia Judiciária

As 36 horas da PJ à caça dos assassinos de Amélia /premium

1.995
Pesquisaram na internet sobre como esconder as provas. Queimaram o corpo e deitaram a arma do crime ao Rio Tejo. A investigação de 36 horas acabou com dois familiares de Amélia a confessar o crime.
Narcotráfico

PJ apreende 840 quilos de cocaína em veleiro

A Polícia Judiciária apreendeu cerca de 840 quilos de cocaína numa embarcação de recreio que fazia a travessia do oceano Atlântico e deteve dois homens e duas mulheres.
Crime

Rosa Grilo nega envolvimento na morte do triatleta

275
Rosa Grilo, mulher do triatleta que foi encontrado morto no dia 24 de agosto, negou qualquer envolvimento na morte do marido. Rosa acredita na hipótese de um acidente de trânsito.
Crime

Irmã de Luís Grilo defende mulher do triatleta

218
Júlia Grilo recordou que o irmão e a cunhada "ainda eram um casal apaixonado" e excluiu a hipótese de crime passional. A irmã de Luís Grilo acredita que o irmão foi vítima de um roubo que correu mal.
Polícia Judiciária

Um corpo e 7 desafios da PJ no caso do triatleta

100
Qual foi o local do crime? E qual o motivo? Homicídio passional, vingança ou roubo? O cenário do crime foi encenado ou houve desleixo do homicida? As convicções são muitas, mas faltam certezas à PJ.
Crime

O tapete e outros mistérios da morte de Luís Grilo /premium

306
Durante semanas, a dúvida foi: onde está Luís Grilo? Agora, o mistério é outro: como é que o triatleta foi assassinado? Um tapete e um saco de plástico podem dar pistas decisivas à polícia.
Polícia Judiciária

Professora mata marido com martelo e faca

219
A vítima era professor de Matemática numa escola secundária da cidade e tinha dois filhos menores. A mulher, também professora, foi detida. O marido ainda recebeu ajuda mas acabou por morrer no local.
Privacidade Online

Vivo ou morto, quem pode ler as minhas mensagens? /premium

164
"Acederem ao meu Gmail é acederem à minha vida." Fomos ver quem (e em que situações) pode aceder aos seus dados pessoais em emails, redes sociais e apps de mensagens, durante a vida e depois da morte.
Primeira Liga NOS

Jogos "combinados" na Primeira Liga? PJ investiga

À PJ, chegou uma denúncia de apostas desportivas fraudulentas (vulgo "jogos combinados") envolvendo "futebolistas e dirigentes" de equipas da Primeira Liga, noticia o JN. Está a ser investigada.
Sociedade

PJ apreende dezenas de armas proibidas na Mealhada

A Polícia Judiciária apreendeu um número muito elevado de armamento proibido na Mealhada. As armas incluem espingardas com mira telescópica, espadas, sabres, catanas, baionetas e centenas de munições.
Incêndios

Incêndios. 19 pessoas detidas desde início do ano

A PJ deteve 19 pessoas suspeitas de atearem incêndios florestais desde o início do ano, um número substancialmente menor do que no mesmo período do ano passado, durante o qual foram detidas 53.
Polícia Judiciária

Líder de associação criminosa detido em Espanha

A Polícia Judiciária anunciou a detenção, em Espanha, do alegado líder de uma associação criminosa que desde 2016 terá sido responsável por vários crimes de roubo a viaturas de transporte de valores.
Sequestro

PJ apanha suspeito de sequestro em alto mar

O suspeito de sequestro foi apanhado em alto mar com a vítima e está em prisão preventiva. Polícia suspeita que o objetivo seria utilizar a embarcação e o sequestrado para tráfico de droga.
Festivais

23 detidos por tráfico de droga no Boom Festival

141
Quatro dos detidos ficaram em prisão preventiva. Outro foi proibido de reentrar no Boom Festival, em Idanha-a-Nova. Foram apreendidos 12 tipos de droga, desde LSD até cogumelos alucinogénios.
Polícia Judiciária

PJ. Reforço de efetivos é "prioridade absoluta"

Além do reforço de meios humanos, Francisca Van Dunem reconheceu a necessidade de investir em meios tecnológicos da PJ e na reabilitação de algumas instalações, observando que a PJ "não é só Lisboa".
Polícia Judiciária

O novo diretor da PJ é um "duro" mas emocionou-se

145
O homem que esteve à frente da Unidade Contra Terrorismo da PJ e prendeu os criminosos mais perigosos do país é o novo diretor e só quer que os seus polícias sintam "alegria na profissão".
PS

Junta do PS contrata vereador socialista da câmara /premium

1.937
Ricardo Jorge Lima era vereador pelo PS em Loures. Em março de 2015, criou uma empresa e, no mês seguinte, assinou um contrato de 67 mil euros com a Junta de Olivais, de maioria socialista.
Polícia Judiciária

PJ vai ter uma mulher na direção nacional

505
Carlos Farinha, Veríssimo Milhazes e Luísa Proença são os novos diretores-adjuntos da PJ. Unidade Nacional Contra Terrorismo e Laboratório Científico também vão ser dirigidos por mulheres.
Crime

PJ. Alugou carro, inventou roubo e foi detido

A PJ deteve um homem por burla qualificada e simulação de crime: apresentou queixa por lhe terem roubado um carro alugado, mas ia vender o veículo topo de gama em França, com a ajuda de um cúmplice.
Cocaína

PJ apreende 2.100 Kg de cocaína no Canal da Mancha

A Polícia Judiciária apreendeu, nesta segunda-feira, 2.100 quilos de cocaína numa embarcação proveniente da América Latina. Dois homens de 44 e 59 anos de idade foram detidos no decorrer da operação.
Porto

PJ detém homem que esfaqueou ex-namorado

A PJ deteve o homem suspeito de ter esfaqueado o ex-namorado, causando a sua morte, na madrugada da passada quarta-feira. O suspeito irá aguardar o julgamento em prisão preventiva.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)