Histórico de atualizações
  • E é tudo por esta noite. Despedimo-nos, eu e o Diogo Pombo, desde o estádio José Alvalade. Mas amanhã há mais futebol no Observador, em direto e ao minuto: é o Sporting de Braga-FC Porto. Mas não se vá já embora. Terminou o liveblog, mas a crónica do jogo, cortesia do Diogo, está a sair do forno e vale bem a pena lê-la. Boa noite, obrigado pela preferência e até mais!

  • E termina Jesus: “O nosso adversário nem um ponto merecia, quanto mais três. Mas o futebol é assim.”

  • “Pressão? Claro que há. É natural. Ainda bem que há pressão. O Sporting não está habituado a ter pressão. Não está habituado a estar na luta pelo título. Mas o Benfica e o Porto também a têm. O que eu não quero é estar a lutar pelo terceiro ou pelo quarto lugar e não ter pressão nenhum”, lembra Jorge Jesus.

  • O treinador do Sporting não dá o campeonato por perdido. “O Benfica vai ter que perder pontos com alguém — connosco não vai ser, porque conosco já não jogam mais. O campeando vai ser até ao fim e agora temos dois pontos para recuperar. Já estivemos atrás e recuperámos. Temos equipa para ir à luta. Vamos lamber as feridas e vamos voltar à luta. E nós temos muita capacidade para voltar à luta.”

  • E continua ao ataque Jesus: “O resultado veio desvirtuar o que foi o jogo. A melhor equipa foi o Sporting Clube de Portugal. ‘Fica com essa, vais todo contente, mas perdeste os três pontos.’ Ok. Mas o Benfica jogou como uma equipa pequena e nós dominámos os últimos 50/60 minutos…”

  • Jorge Jesus: "O Benfica nem sabe como é que ganhou aqui"

    Jorge Jesus começa por destacar a atitude dos adeptos do Sporting. “Hoje não se perdeu tudo aqui. Perdemos o jogo, mas a demonstração de força dos adeptos do Sporting, que mereciam que vencêssemos o jogos, foi fantástica, antes, durante e depois do jogo.”

    Depois, as críticas ao Benfica e ao verbo-de-encher que foi em Alvalade, segundo Jesus. “Fomos durante os 95 minutos de jogo a melhor equipa. Amanhã, os títulos dos jornais vão dizer ‘o Benfica não-sei-quê, venceu e tal’. Nem sabe como é que ganhou! O Rui Patrício não fez uma defesa o jogo todo. O golo do Benfica foi um ressalto de bola. Mas não fez um único desequilíbrio ofensivo. O Sporting dominou o jogo todo e o Benfica só defendeu, só fez anti-jogo, a jogar como uma equipa pequena connosco. Mas saíram daqui com os três pontos, que é o que conta, e nós não fomos eficazes. O futebol tem destas coisas.”

  • Falta escutar o treinador do Sporting, Jorge Jesus.

  • As críticas de Bruno de Carvalho? “Temos uma ‘carapaça’ que nos protege. Não ouvimos nada, não sentimos nada, nada nos move do caminho que queremos seguir”, responde Rui Vitória, aludindo à tão propalada “estrutura” benfiquista.

  • O Benfica não defrontará mais o Sporting o Benfica até final da Liga. “A pressão de ter que ganhar há sempre [em confronto com eles ou não]. Todas as equipas têm valor e vão dificultar-nos a tarefa até final. Aliás, vai ser mais difícil ainda, porque agora somos nós os líderes. Mas nada está ganho”, garante Rui Vitória.

  • O treinador do Benfica começou por agradecer aos adeptos do Benfica, pelo “apoio incondicional, do principio ao fim”. O discurso voltou-se depois para Júlio César e para a lesão que afastou o guarda-redes do dérbi. “É mais uma contrariedade. Estou cá para ultrapassá-las. O Ederson teve uma oportunidade e aproveitou-a.”

    Quanto ao título, Rui Vitória não embarca em euforias. “Defrontámos o líder, um líder com muito valor. Ganhámos, mas temos que ganhar os seguintes. E vamos ter campeonato até ao fim. Faltam nove ‘finais’. Está tudo em aberto. Comemorámos no balneário, sim, cerca de uma hora, mas não somos nem mais, nem menos favoritos do que éramos antes.”

  • Já descemos à Sala de Imprensa. Aguarda-se por Rui Vitória.

  • Entretanto, o Tiago Palma já saiu da tribuna de imprensa e foi para a sala de conferências de imprensa, à espera que lá apareçam Jorge Jesus e Rui Vitória. Eu fico por aqui, a escrever a crónica sobre este dérbi. Fique por aí, para ler e saber o que os treinadores acharam do jogo.

  • Oito dos remates do Sporting aconteceram na segunda parte. Eis os números do dérbi.

  • O resumo ao final do jogo

    Há um novo líder no campeonato. O golo que Mitroglou marcou aos 20′, no primeiro remate que o Benfica atirou na partida, durou, durou e durou. E durou porque os encarnados souberam defender-se na segunda parte e no que ainda sobraria da primeira. Renato Sanches foi uma fiel companhia de Samaris e ambos seguraram a linha de médios que nunca se afastou mais do que três metros da defesa. Foi assim antes do intervalo e mais ainda o foi depois de as equipas descansarem.

    É verdade que, nos últimos cinco minutos da primeira, os leões acordaram e Jefferson estoirou um remate na barra. Mas não é mentira escrever que, até aí, foi difícil à equipa montar jogadas com mais de cinco passes e que não deixassem Slimani a receber a bola numa das alas, longe da área e sem ninguém que o compensasse perto da baliza.

    Os leões corrigiram isto na segunda parte, em que o Benfica começou bem com um remate de Jonas para não mais, sequer, se aproximar da baliza de Rui Patrício. A equipa de Rui Vitória preferiu ser zelosa da vantagem que tinha. Até Jonas e Mitroglou deixaram de se interessar por William, que passou a tocar na bola à vontade, sim, mas perto dos centrais do Sporting e longe dos médios da equipa. De pouco lhe servia. E de nada serviu à equipa de Jorge Jesus o facto de Brya Ruiz ter conseguido falhar (à grande) a melhor oportunidade que o Sporting inventou na partida: cruzamento rasteiro de Slimani e remate por cima do costa-riquenho, que estava a um metro de uma baliza sem guarda-redes.

    A equipa foi-se abaixo com o falhanço e, à exceção do remate que Slimani viu Ederson parar com estilo, não mais os leões criaram perigo. E viram, minuto a minuto, a liderança do campeonato escapar-lhes. Ao quarto dérbi esta temporada, o Benfica finalmente vence e a vitória dá-lhe direito a ficar com mais dois pontos que o Sporting no topo da liga.

  • E acabou o jogo em Alvalade.

    https://twitter.com/bola24pt/status/706249070801764352

  • Há mais cinco minutos para jogar em Alvalade. Curiosamente, Ederson caiu na área, alegadamente lesionado, aos 88′. E ainda lá está, caído e a ser assistido. Certamente que Soares Dias não contou com estes minutinhos extra.

  • Agora é Ederson a fazer a sua parte. O guarda-redes do Benfica deixou-se cair no relvado depois de os leões cruzarem uma bola para fora. Aí vêm uns minutos sem bola a rolar para o brasileiro ser visto pela equipa médica dos encarnados.

  • Cartão vermelho para Adrien Silva

    O capitão do Sporting terá dito alguma coisa que Artur Soares Dias não gostou de ouvir, porque o árbitro parou o jogo para ir ao banco de suplentes dos leões e mandar Adrien dali para fora.

  • Renato Sanches derruba Jefferson junto à linha, mesmo em frente ao banco do Sporting, e vê o amarelo de Artur Soares Dias.

  • Bryan Ruiz foi esperto ao abrir as pernas, na esquerda, para deixar passar um passe de João Mário, que era para ele e passou a ser para Jefferson. O brasileiro foi à linha e cruzou rasteiro, mas Slimani não entrou ao primeiro poste e Ederson apenas teve de se deitar na relva para agarrar a bola. Desde que Jorge Jesus fez a dupla substituição que o Sporting deixou de montar jogadas umas atrás das outras, com perigo, como estava a fazer antes.

1 de 4