A revista Forbes desta semana publicou a lista dos atletas aposentados que mais dinheiro ganharam este ano. Pelo terceiro ano consecutivo, Michael Jordan surge na primeira posição.

Em 2015, o ex-basquetebolista ganhou 110 milhões de dólares, cerca de 97 milhões de euros, ficando à frente de atletas como o futebolista David Beckham ou o golfista Arnold Palmer, que ocupam os outros dois lugares do pódio. Jordan tornou-se uma máquina de ganhar dinheiro tão grande que atualmente ganha mais do que em toda a sua carreira como jogador.

A principal fonte de rendimento do ex-jogador é a marca de sapatos que a Nike comercializa com o seu nome, os Air Jordan. As vendas dos modelos desta marca aumentaram em 14% em 2015 e alcançaram uma penetração no mercado de 64%, superando outros modelos da marca Nike bem como a Adidas e a Under Armour.

É dono da equipa da NBA Charlotte Hornets, que é neste momento o seu principal ativo. Michael Jordan tornou-se no maior acionista do clube que, atualmente, vale 750 milhões de dólares, sendo que 450 milhões são património do ex-jogador.

Jordan, de 53 anos, recebe ainda lucros de outras marcas como a Hanes, de roupa interior, a bebida energética Gatorade, os perfumes da Five Star e alguns restaurantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR