Quatro amigas, uma loja com espaço para dividir e um denominador comum — o verão — fazem as contas da nova loja que acaba de abrir no Chiado, em Lisboa. Sob o mesmo teto estão três marcas portuguesas dedicadas à praia: a Motoreta Lisboa, que vende calções de banho e t-shirts, a Futah, dedicada às toalhas, e a MDMAshoes, de sapatos.

A Pop-up Store da Rua do Alecrim — que é, como o nome indica, temporária e só mora ali até setembro –, é uma verdadeira lufada de maresia em plena cidade: tem areia à entrada, paus que servem para pendurar as roupas, plantas nas paredes, fruta pelo chão e padrões coloridos e tropicais a lembrar a energia positiva da época quente.

pop up store, lisboa, rua do alecrim, futah, MDMA, motoreta, loja, roupa, moda, fashion, sapatos de vela,

Alguns dos elementos que compõem o interior da Pop-up Store. Foto: Fábio Pinto/Observador

Quisemos ter numa única loja produtos que dessem resposta ao que os clientes podem precisar na altura do verão. A localização nesta rua é excelente, não temos tido só portugueses a entrar e a conhecer os produtos, mas também público estrangeiro. Para além disso, estamos a caminho da praia, é muito engraçado ver as pessoas a descer de manhã para ir para a praia e ao fim do dia a virem de lá e a entrarem aqui a cheirar a protetor solar”, diz Sara Pignatelli, criadora da marca MDMAshoes, ao Observador.

A ideia de juntar as três marcas partiu de Madalena França, responsável pela Motoreta Lisboa, criada quando quis inovar junto de um público que a rodeia em casa: o masculino. Madalena pensou no verão e a partir dele criou imagens a lembrar a estação para decorar bolsos de t-shirts lisas e calções de banho que existem também em tamanhos pequenos, para crianças dos seis aos 12 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

7 fotos

Ao lado dos calções estão as toalhas de algodão egípcio da Futah. Todas são da autoria de Mariana e Catarina Cunha que, tal como Madalena, também se deixaram encantar pelo espaço. As duas irmãs criaram a marca em 2013 e desde aí idealizam e produzem os padrões das divertidas toalhas de praia. Para além do modelo singular e de criança, este ano há o modelo XL, para quatro pessoas.

4 fotos

Sapatos de vela podiam não condizer com o estilo desta Pop-up Store mas quando se olha para os da MDMAshoes percebe-se que eles fazem todo o sentido aqui. De formato idêntico aos tradicionais, diferenciam-se por serem produzidos a partir de materiais recicláveis: a sola é produzida através de restos de produção em massa (tubagens e materiais com defeito, por exemplo) e os tecidos são reaproveitados de peças distintas com defeitos, daí a diversidade de padrões. A marca pretende tornar o conceito da sustentabilidade apelativo, ao mesmo tempo que diminui o impacto ambiental negativo da produção e apresenta aos clientes um produto confortável, original e exclusivo.

7 fotos

A loja vai estar aberta até setembro, e até lá promete refrescar todos os que por ali passam com novidades.

Nome: Pop-up Store
Morada: Rua do Alecrim, 30 (Chiado), Lisboa
Horário: Todos os dias das 11h às 18h, até setembro de 2016
Preços: 17,90€ a 74€