A Estância de Esqui da Serra da Estrela vai passar a integrar a Associação Turística de Estâncias de Esqui e Montanha (ATUDEM), organismo que agrega várias estâncias de esqui espanholas, disse esta quarta-feira à Agência Lusa o diretor da única estrutura portuguesa do setor.

“Visto que fazia todo o sentido integrarmos uma associação e tendo em conta que em Portugal somos a única estância de esqui, optámos por estabelecer contacto com a rede que está mais próxima de nós — a ATUDEM — que passamos agora a integrar”, explicou Carlos Varandas.

O responsável salientou a importância desta ligação em termos de valorização e desenvolvimento da Estância de Esqui e destacou que “é uma enorme mais-valia”. “É uma rede que nos permitirá partilhar informação e tirar partido do conhecimento e do saber fazer que existe nas estâncias espanholas”, disse.

Segundo adiantou, a aposta enquadra-se na estratégia de “desenvolvimento permanente” da estância com o objetivo de melhorar as respostas para os esquiadores que todos os anos passam pela Serra da Estrela. Entre os projetos a seguir o apadrinhamento pela estância de Baqueira Beret com vista a proporcionar um desconto nos preços para os esquiadores da Serra da Estrela que também queiram visitar aquela estrutura espanhola.

Carlos Varandas considera ainda que esta parceria em rede poderá ser uma ajuda caso a Turistrela, empresa concessionária do Turismo da Serra da Estrela e proprietária da estância, obtenha autorização para a implementação das telecabines de acesso à torre, projeto que envolveria um investimento global de 35 milhões de euros. “Continuamos a lutar por esse projeto, do qual não abdicaremos, e a fazer o que é possível enquanto esperamos pelo aval da tutela”, referiu.

A abertura oficial das pistas de esqui da Serra da Estrela está prevista para dia 10 de dezembro, data que será assinalada com a promoção do primeiro Sunset Ski Party. Organizado pela Turistrela em parceria com o Turismo do Centro, as câmaras da Covilhã e de Seia e operadores hoteleiros e empresários da região, este evento deverá reunirá entre 2.500 a três mil pessoas.

De acordo com o programado para esta época, a estância deverá estar aberta até dia 25 de abril, ou seja, caso as condições climatéricas o permitiam, terá 137 dias de funcionamento. O objetivo da estância é atingir a meta dos 50 mil esquiadores.