Um desenho a carvão da coleção do museu Herzog Anton Ulrich, na Alemanha, encontrava-se atribuído ao pintor errado desde 1770, Agora, e passados quase 250 anos, foi descoberta a sua verdadeira identidade: pertence ao mestre e pintor holandês Rembrandt van Rijn, conta a CNN. O desenho de um cão, intitulado “The Braunschweig terrier”, estava anunciado como se fosse do pintor alemão Johann Melchior Roos há décadas e manteve-se sempre em exposição sem que ninguém desse conta do erro.

O alerta para o engano só foi dado há cerca de dois anos, por Thomas Doring, coordenador do museu para desenhos e gravuras, quando fazia o levantamento de todos os desenhos e pinturas daquele museu para arquivo digital, altura em que se apercebeu que alguma coisa não batia certo.

Esteve em exposição durante décadas sob o nome de Johann Melchior Ross, por isso a ideia de pertencer a Rembrandt nunca foi considerada antes. Mas a ousadia dos traços, as variações na sombra, de muito suaves para mais intensas, e o olhar expressivo [do cão] são idiossincrasias típicas do trabalho de Rembrandt”, revelou Doring em declarações à CNN.

“The Braunschweig terrier” – O terrier de Braunschweig -, desenhado por volta de 1630, numa referência à cidade onde se situa o museu onde está exposto

O coordenador do museu na Alemanha visitou Viena, Amesterdão e Paris com o objetivo de estudar as obras de Rembrandt mais aprofundadamente e procurar especialistas que o ajudassem a ter certezas. Depois de uma pesquisa a fundo, conseguiu que três especialistas conseguissem comprovar a sua teoria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É extremamente raro que todos os especialistas neste campo cheguem a acordo sobre uma questão tão controversa como esta”, admitiu Thomas Doring.

Segundo a CNN, vários especialistas consideram que o cão retratado na obra “The Braunschweig terrier” tem muitas semelhanças com o que se encontra do lado inferior direito de outra pintura do autor, a “The Night Watch” – Vigília da Noite -, de 1642.

Rembrandt van Rijn, “The Night Watch”, de 1642

Famoso pelas suas gravuras distintas de grande qualidade e por retratar nas suas pinturas temas como a bíblia, fazer autorretratos e retratos de grupos, Rembrandt van Rijn nasceu no século XVII, em 1606, e morreu passados 63 anos, em 1669.