A Lego decidiu homenagear as mulheres que já trabalharam para a NASA e vai lançar uma coleção das cinco figuras femininas que mais se destacaram e tiveram um grande impacto na agência espacial através do seu trabalho, conta o The Guardian. Entre as escolhidas estão a cientista e física Katherine Johnson, a engenheira de computação Margaret Hamilton, a astronauta e física Sally Ride, a astrónoma Nancy Grace Roman e a astronauta e física Mae Jemison. O anúncio foi tornado público no Twitter, na terça-feira, numa página criada por Maia Weinstock, a grande criadora do projeto, dedicada a contar e explorar a história das mulheres da NASA.

Maia Weinstock: “Entusiasmada por finalmente poder partilhar isto: @LegoNASAWomen foi aprovada pelo Conselho de Revisão @LEGOIdeas e em breve vai estar disponível uma nova coleção LEGO!”, pode ler-se na publicação.

O projeto de Weinstock só foi para a frente depois de ter sido submetido ao Conselho de Revisão Lego e de ter recebido a aprovação de mais de dez mil votos por parte do público, numa competição, feita duas vezes por ano, onde estavam também a concurso outras 11 propostas e ideias. Lise Dydensborg, porta-voz do Conselho de Revisão da Lego Ideas, fez questão de fazer um vídeo onde anuncia o grande vencedor, explicando todo o processo e a razão pela qual foi escolhido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como editora e escritora de ciência, com um forte interesse pessoal para a exploração do espaço, bem como a história das mulheres na ciência e na engenharia, o projeto de Maia Weinstock foi uma maneira de celebrar o papel das mulheres no mundo do trabalho, em particular daquelas que tiveram um grande impacto na NASA”, salientou a porta-voz durante o vídeo.

Abaixo, é possível ver os 12 projetos que se encontravam em competição.

As 12 ideias que estavam em competição

A revelação, que surgiu depois das histórias das cientistas da Nasa Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson terem estado nomeadas para os Óscares, com o filme Hidden Figures – Figuras escondidas -, demonstrou ter entusiasmado muita gente, que não deixou de se pronunciar nas redes sociais.

Andrew Stroehlein: “O novo e oficial projeto da LEGO Ideas comemora a história das mulheres que trabalharam na @NASA. Parabéns à @20tauri e à @LegoNASAWomen”.

Cecilia W. S. Leung: “A representação conta! Entusiasmada por ver a Lego a celebrar os feitos das mulheres no Espaço e que tiveram profissões aeronáuticas”.