Compras

Roupa e acessórios são a praia do Summer Market Stylista 2017

No Summer Market Stylista 2017 há biquínis para elas, calções de banho para eles e um mar de produtos, refeições e workshops para descobrir. São 110 marcas, 25 delas presentes pela primeira vez.

Autor
  • Raquel Salgueira Póvoas

Summertime, and ‘the livin’ is easy, canta Ella Fitzgerald no clássico tantas vezes reapropriado por outros músicos. Podia ser o lema do Summer Market Stylista porque a facilidade com que se vive o verão é a mesma com que se descobrem marcas, peças e tendências no mercado organizado por Maria Guedes, agora de volta.

Dos fatos de banho aos óculos de sol, das malas às sandálias, passando pelos objetos de decoração a lembrar as férias, haja tempo para passear pelo espaço FIARTIL, em frente ao Centro de Congressos do Estoril, onde irá decorrer o mercado desta edição. Nos dias 27 e 28 de maio (sábado e domingo), é aqui que tudo o que condiz com moda e verão vai estar — esplanadas e gelados incluídos.

No total são 110 as marcas com produtos para bebés e crianças, pré-adolescentes, homens e mulheres — sobretudo de design e confeção nacional –, 25 delas pela primeira vez. Entre as estreantes contam-se produtos originais como as cestas para bebés da Ballon Blanc, as malas com história da Reclusa ou as peças de outras temporadas e a preços especiais da loja Espace Cannelle.

Escolhi a dedo as marcas que nos vão vestir para um verão sem preocupações e sem fim”, explica ao Observador Maria Guedes, consultora de imagem e responsável pelo blogue que dá nome ao evento, o Stylista. A oferta é maioritariamente feminina mas o programa é excelente para fazer em família. Mais do que um dia de compras é um bom passeio, uma boa oportunidade para almoçar num sítio diferente, e uma animação para as crianças que podem andar à vontade neste espaço ao ar livre.”

No espaço a céu aberto de que Maria Guedes fala há restaurantes “mais verdes” do que nas outras oito edições, pela oferta crescente e variada de refeições saudáveis. Na agenda dos dois dias há ainda workshops que apelam à criatividade de quem queira passear à beira-mar com produtos DIY (faça você mesmo). Com a ajuda de Sofia Cotrim, autora do programa O Mundo de Sofia, os visitantes podem participar nos workshops “Altar de Santo António”, em que se aprende a criar peças com flores de papel, pinturas em gesso e madeira (mesmo a calhar para os santos populares que se avizinham); no “Moinho de tricotar”, que explica como se escrevem frases com lãs, ou ainda no “Alcofa de palha para a praia”, que ensina o público a fazer isso mesmo, através de materiais como pompons e aplicações em pele. Ah, e o evento é pet friendly, por isso os animais de estimação também são bem-vindos.

O Market Stylista acontece duas vezes por ano — antes do verão e antes do inverno — e já é reconhecido por ser um mercado de “concentração massiva de talento nacional”. Nesta edição, o mercado evidencia o empreendedorismo feminino, sendo que 90 por cento das marcas presentes foram criadas por mulheres. Fica ainda a nota para os leitores do Norte: este ano o Stylista estreia-se acima do Tejo com uma edição na Fábrica de Santo Thryso, a 10 de junho.

O quê? Summer Market Stylista 2017
Quando? 27 de maio das 10h às 20h e 28 de maio das 10h às 18h
Onde? Espaço da FIARTIL, em frente ao Centro de Congressos e ao lado do Casino Estoril. O parque de estacionamento mais próximo é o do Centro de Congressos.
Quanto? 2€ (a partir dos 12 anos)

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)