Uma amiga minha teve um bebé e é dona de uma loja.
Eu só comprei um cato,
que deixei morrer no espaço de uma semana.

Curtos e com ritmo. É assim, como se de um poema em formato dirigido a crianças se tratasse, que Samantha Jayne, autora de Quarter Life Poetry, fala sobre as lamentações diárias da sua geração. Tem 27 anos e começou o projeto aos 25. Sabe, portanto, do que fala. A partir de momentos do quotidiano, seus e dos amigos, a também atriz cria poemas e ilustrações que são autênticas réplicas de situações e emoções de quem entrou na vida adulta.

Receios tais como não estar à altura de determinado desafio, anseios sobre como será o encontro com a nova conquista, ou simplesmente o relato de algo que acontece vezes sem conta — como arranjar desculpas para faltar a algum compromisso –, são algumas das situações retratadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o Quarter Life Poetry, a atriz norte-americana, de Los Angeles, pretende que quem tem esta idade saiba que não está sozinho com as suas frustrações.

Vemos, muitas vezes, fotografias de amigos nas redes sociais e comparamo-nos com elas. As fotografias projetam quase sempre uma imagem de sucesso e, por comparação, pensamos que estamos a falhar em diferentes campos. Precisamos de nos lembrar que estamos todos no mesmo barco, e não devemos ter medo de iniciar um diálogo sobre o quanto as coisas podem ser difíceis. Também precisamos de respirar, rir e colocar as coisas em perspetiva — somos jovens e temos a vida toda à nossa frente! Temos de nos divertir”, diz a autora ao Observador.

O projeto que era apenas uma conta de Instagram ganhou forma e está também replicado em livro, em produtos de merchandising e, mais recentemente, em formato vídeo.

No total, Samantha já produziu 300 poemas. A conta Quarter Life Poetry tem, nesta altura, 123 mil seguidores e em todas as publicações há identificação de amigos em comentários, ou quem faça questão de mostrar como se sente identificado escrevendo mensagens como “isto é a minha vida”, “OMG é exatamente isto” ou ainda “faz-me sentir que não estou sozinho e que há imensas pessoas a sentir-se da mesma forma”. Quem também segue a conta é a própria mãe de Samantha que, depois de ler alguns dos poemas, perguntou meio preocupada: “Está tudo bem contigo?”.

Samantha e o livro Quarter Life Poetry, para jovens falidos e aos mesmo tempo zangados e famintos.

No futuro, o objetivo é continuar a inovar na forma como os poemas/desenhos são difundidos. Em 2018 estará disponível um calendário e chegarão os vídeos promocionais para passar na televisão.

Esteja ou não na casa dos 20, espreite a galeria de imagens e identifique-se com alguma das situações divertidas que Samantha ilustra.