Ficção Científica

A Ficção Científica à solta no Instituto Superior Técnico

105

O Sci-Fi Lx volta a abrir as portas do Instituto Superior Técnico à ficção científica, num evento de entrada gratuita com uma oferta tão diversificada que inclui até duelos de cavaleiros Jedi.

Sci-Fi Lx 2017/Patrícia de Almeida Gomes e Rute Soares

A Ficção Científica está intimamente ligada à nossa cultura, e os mundos criados por autores como Verne, Bradbury, K Dick e até o nosso João Barreiros, entre muitos outros, moldaram o nosso imaginário. O cinema veio contribuir com a expressão visual destes universos e os videojogos, com a sua capacidade de imersão única, têm-nos levado ainda mais a fundo nestas viagens.

O Sci-Fi Lx volta a abrir as portas do Instituto Superior Técnico à ficção científica, naquele que é o maior festival dedicado ao género em Portugal. Ao longo de dois dias decorrerão uma série de eventos dedicados ao sci-fi, que que vão de abordagens mais académicas com talks, debates e palestras, passando por componentes mais lúdicas como workshops, torneios e até experiências científicas para todas as idades.

Este ano o evento tem como tema a “Sustentabilidade”, uma preocupação real que surge com o mundo em que se vive e refletindo este tema por épocas ficcionais tão distintas como o ambiente steampunk Vitoriano ou o futurismo com bio-implantes e inteligências artificiais coletivas. Numa “articulação entre a ciência e a arte” como é vontade da organização, e que o resultado desta união seja a promoção do sci-fi e do nosso próprio reconhecimento enquanto sociedade.

Entre os momentos dedicados à literatura, em especial às possibilidade de publicação dentro e fora de portas, onde a discussão se estende também à área da banda-desenhada e às portas que a globalização e a Internet abriram para a disseminação de produções sci-fi.

Os jogos, sejam eles de tabuleiro, RPGs ou videojogos serão presença assídua e não poderiam faltar numa convenção que se debruça sobre a ficção científica, com as muitas abordagens que o meio cultural e lúdico tem tido para aproveitar ou histórias pré-existentes ou a criação de novos mundos e universos.

Para além de algumas talks dedicadas ao género e promovidas pelo Rubber Chicken (entre outros convidados) e os torneios que irão decorrer, há um espaço dedicado a estúdios portugueses que estão a desenvolver videojogos sob a temática sci-fi e que estarão a apresentar aos visitantes as suas produções.

Os grandes nomes do sci-fi mainstream não poderiam faltar com o que se espera ser um caloroso debate com o título “Star Wars vs Star Trek” para além de workshops e demonstrações de duelos Jedi a carga da Silver Blade Academy.

O cinema, esse velho apaixonado da e pela ficção científica terá também uma presença ao final da noite de sábado com a exibição do filme Millennium (1989) de Michael Anderson.

O Sci-Fi Lx decorrerá no IST nos próximos dias 15 e 16 de Julho, com entrada gratuita e com uma programação apelativa para toda a família, a mostrar que o sci-fi não só está vivo como se recomenda.

Ricardo Correia, Rubber Chicken

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)