A Ficção Científica está intimamente ligada à nossa cultura, e os mundos criados por autores como Verne, Bradbury, K Dick e até o nosso João Barreiros, entre muitos outros, moldaram o nosso imaginário. O cinema veio contribuir com a expressão visual destes universos e os videojogos, com a sua capacidade de imersão única, têm-nos levado ainda mais a fundo nestas viagens.

O Sci-Fi Lx volta a abrir as portas do Instituto Superior Técnico à ficção científica, naquele que é o maior festival dedicado ao género em Portugal. Ao longo de dois dias decorrerão uma série de eventos dedicados ao sci-fi, que que vão de abordagens mais académicas com talks, debates e palestras, passando por componentes mais lúdicas como workshops, torneios e até experiências científicas para todas as idades.

Este ano o evento tem como tema a “Sustentabilidade”, uma preocupação real que surge com o mundo em que se vive e refletindo este tema por épocas ficcionais tão distintas como o ambiente steampunk Vitoriano ou o futurismo com bio-implantes e inteligências artificiais coletivas. Numa “articulação entre a ciência e a arte” como é vontade da organização, e que o resultado desta união seja a promoção do sci-fi e do nosso próprio reconhecimento enquanto sociedade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre os momentos dedicados à literatura, em especial às possibilidade de publicação dentro e fora de portas, onde a discussão se estende também à área da banda-desenhada e às portas que a globalização e a Internet abriram para a disseminação de produções sci-fi.

Os jogos, sejam eles de tabuleiro, RPGs ou videojogos serão presença assídua e não poderiam faltar numa convenção que se debruça sobre a ficção científica, com as muitas abordagens que o meio cultural e lúdico tem tido para aproveitar ou histórias pré-existentes ou a criação de novos mundos e universos.

Para além de algumas talks dedicadas ao género e promovidas pelo Rubber Chicken (entre outros convidados) e os torneios que irão decorrer, há um espaço dedicado a estúdios portugueses que estão a desenvolver videojogos sob a temática sci-fi e que estarão a apresentar aos visitantes as suas produções.

Os grandes nomes do sci-fi mainstream não poderiam faltar com o que se espera ser um caloroso debate com o título “Star Wars vs Star Trek” para além de workshops e demonstrações de duelos Jedi a carga da Silver Blade Academy.

O cinema, esse velho apaixonado da e pela ficção científica terá também uma presença ao final da noite de sábado com a exibição do filme Millennium (1989) de Michael Anderson.

O Sci-Fi Lx decorrerá no IST nos próximos dias 15 e 16 de Julho, com entrada gratuita e com uma programação apelativa para toda a família, a mostrar que o sci-fi não só está vivo como se recomenda.

Ricardo Correia, Rubber Chicken