Mais de 4.500 fotógrafos de 22 países submeteram pouco mais de 77 mil imagens que acreditam ser a suprema fotografia jornalística tirada no último ano. Agora, a organização da World Press Photo publicou a coleção inteira com os 47 nomeados para os vencedores do concurso. Só a 12 de abril é que vão ser revelados os vencedores, numa cerimónia em Amesterdão. Mas já pode espreitar as imagens na fotogaleria.

O concurso de fotografia da World Press Photo, uma organização sem fins lucrativos que apoia os fotojornalistas de todo o mundo, é o mais prestigiado do jornalismo. Para o júri, as imagens vencedoras têm de responder a três perguntas: o que nos conta a fotografia sobre o evento, qual é a força emocional que transmite e como é que se compara com as outras imagens, tanto do passado como as atuais. Portanto só vencem as imagens que transparecem algo sobre assuntos que marcam a atualidade.

É por isso que os assuntos mais abordados entre as fotografias nomeadas são as manifestações na Venezuela, a realidade dos refugiados Rohingya, os ataques terroristas nos Estados Unidos e no Reino Unido, as ameaças à diversidade animal e as tradições espalhadas pelo planeta. A matéria era tanta que, pela primeira vez, há seis nomeados a World Press Photo e mais 41 imagens que podem ganhar um lugar no pódio em diversas categorias.

Veja tudo na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR