Parlamento

Ucrânia

Ucrânia. Parlamento rejeita a sua dissolução 

Volodymir Zelensky dissolveu o parlamento devido ao "baixo nível de confiança dos cidadãos da Ucrânia na instituição". O presidente do parlamento diz que Zelensky violou a Constituição com a decisão.
Caixa Geral de Depósitos

BICA. O país indigna-se mas no fim ganha Berardo

A justiça chegou tarde, os políticos apreendem, as indignações gerais são fugazes - o que funciona a favor de Joe Berardo. Comentário de José Manuel Fernandes, Nuno Vinha e Luís Rosa.
Ferro Rodrigues

Parlamento emite "posição final" sobre Berardo

Ferro Rodrigues voltou a dizer que não lhe cabe intervir no caso, remetendo essa responsabilidade para os chanceleres. A comissão parlamentar de inquérito aprova a retirada dos títulos.
Caixa Geral de Depósitos

PSD pede pareceres que sustentaram penhor da CGD

PSD vai pedir à Caixa os pareceres jurídicos que apoiaram a Caixa na tentativa de execução do penhor sobre os títulos da dona da coleção Berardo, no quadro da reestruturação da dívida.
PSD

PSD pede audição com ministro da Defesa

Apenas uma parte dos meios aéreos do dispositivo de combate a fogos está operacional. Deveriam estar operacionais 38 aeronaves. Cravinho diz que todas as naves estarão disponíveis na fase crítica.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. CGD deu créditos sem parecer do risco

889
Ex-diretor do risco da Caixa reconhece que alguns créditos concedidos a Joe Berardo a partir de 2008 foram dados sem parecer do risco. E parecer era obrigatório? Sim senhor, respondeu José Rui Gomes.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Comissão sugere retirar comenda a Berardo

289
A comissão parlamentar de inquérito à Caixa deu parecer positivo à proposta do CDS-PP de retirar as comendas ao empresário Joe Berardo, revelouo presidente da comissão, Luís Leite Ramos.
Caixa Geral de Depósitos

Negócios, dívidas e Sócrates. O que disse Barroca

Antigo gestor do Grupo Lena pouco falou sobre Vale do Lobo para não se incriminar. Às perguntas sobre conversas com Governo, Sócrates ou gestores da CGD para favorecer negócios, respondeu sempre não.
Caixa Geral de Depósitos

Barroca: Não discuti expansão da Lena com Sócrates - como aconteceu

107
Joaquim Barroca garante que nunca discutiu com Sócrates expansão do Grupo Lena. E a relação do grupo com o amigo de Sócrates? Carlos Santos Silva vendia conhecimentos, vendia projetos.
Habitação e Urbanismo

Condomínios vão ser fiscalizados

100
É uma proposta do CDS-PP e deverá integrar a nova Lei de Bases da Habitação, já que é uma medida apoiada por PS e PSD. O objetivo é assegurar que os condomínios tenham fundos de reserva.
EDP

PS branqueou atuação de Sócrates, acusa PSD 

198
PSD fala em "branqueamento da história". PS diz que não concorda com parte do relatório sobre rendas excessivas aos produtores de eletricidade. Ganhos da EDP nas barragens caem do relatório final.
Ferro Rodrigues

Ferro não intervém para já no caso Berardo

730
Ferro Rodrigues diz que só intervém na decisão de tirar comenda a Berardo se o presidente da comissão de inquérito à CGD se pronunciar antes. Condecorações de Berardo são discutidas esta sexta-feira.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio informado de inspeção a créditos da CGD

648
Antigo responsável pela supervisão, Pedro Duarte Neves, diz que Constâncio foi informado da decisão do Banco de Portugal de fazer inspeção aos créditos dados para compra de ações pela Caixa.
Armas De Fogo

Posse de armas em casa limitada pelo Parlamento

1.109
Foi aprovada uma nova lei sobre o limite de posse de armas de fogo que cada pessoa pode ter em casa. A nova legislação foi aprovada em votação final global e apenas contou com a abstenção PAN.
Caixa Geral de Depósitos

Fino investiu tudo. Nada resta para pagar à CGD   - como aconteceu

265
Manuel Fino investiu todo o património em ações do BCP, Cimpor e Soares da Costa que perdeu. O filho garantiu aos deputados que não resta nada para pagar dívida de 260 milhões que ficou na Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

"Não tenho nem devo nada". O que disse Berardo

1.049
Na audição sobre a CGD, Joe Berardo deixou várias perguntas sem resposta, foi repetindo o que o advogado lhe segredava, disse que "pessoalmente" não não tem dívidas e que foi "o mais prejudicado".
Caixa Geral de Depósitos

Coleção Berardo. CDS pede lista de associados

574
No rescaldo da audição a Berardo e perante o "desrespeito" ao Parlamento, CDS pede atas de assembleias, lista de associados da coleção Berardo e troca de correspondência com Ministério da Cultura.
Galpgate

Vai o Parlamento interferir num processo judicial? /premium

144
Os deputados ainda vão a tempo de alterar uma proposta que significará o arquivamento do caso das viagens ao Euro 2016. Reações corporativas de políticos não aprofundam a democracia - destroem-na.
Frente Comum

Ana Avoila diz que luta ainda não acabou 

458
Ana Avoila diz que a luta ainda não acabou e que o chumbo da recuperação total do tempo dos professores "não é o fim de coisíssima nenhuma". A manifestação da Frente Comum marcha rumo a São Bento.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo mudou estatutos para tirar poder a bancos - como aconteceu

4.198
Depois de afirmar que, "pessoalmente não tenho dívidas", e que não é dono de nada, Joe Berardo confirma que mudou estatutos da dona da coleção de arte, tirando poder a bancos credores. Siga aqui.
Professores

Professores. Parlamento chumba recuperação total

506
PS, PSD e CDS chumbam proposta para recuperação do tempo dos professores. "E assim acaba uma crise política", comentou-se no BE. Mário Nogueira mantém-se na Fenprof e não descarta greve às avaliações.
Eleições

Parlamento testa máquina de voto eletrónico

O distrito de Évora terá 50 urnas eletrónicas instaladas em 25 freguesias. As urnas garantem "o total bloqueio ao acesso exterior" pois operam offline. A grande vantagem é a mobilidade.
Caixa Geral de Depósitos

Ex-dono de Vale do Lobo. CGD exigiu ser acionista

Diogo Gaspar Ferreira diz que a Caixa quis entrar no capital de Vale do Lobo para financiar operação e controlar negócio, mas ficou triste quando a gestão do banco se recusou a visitar resort.
Caixa Geral de Depósitos

Irá Joe "partir a loiça e pôr em causa o regime"? /premium

213
"De Joe Berardo espera-se tudo". Sabe o suficiente para pôr muita gente em causa, diz um dos deputados que o vão questionar esta sexta-feira. Falhou pagamento à CGD em 2008, mas execução demorou.
Caixa Geral de Depósitos

Inspeção detetou perdas por registar em 2011  

136
Serviços do Banco de Portugal pediram inspeção a empréstimos para compra de ações dados pela Caixa. Inspeção só avançou dois anos depois, em 2011, e detetou perdas por registar e provisões por fazer.
Professores

Professores. Proposta poderá ser votada esta sexta

Deputados fizeram o último formalismo que faltava: deram luz verde ao texto final que tinha sido votado, artigo a artigo, na especialidade. Agora, proposta está pronta para seguir para votação final.
PCP

PCP não cede a Mário Nogueira e mantém votação

430
A comissão política do PCP esteve reunida na tarde desta segunda-feira e garante ter ponderado "todas as votações". No fim, anunciaram que vão manter a posição assumida na Comissão de Educação.
Estradas

Requalificação do IP3 discutida no Parlamento 

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 pede ao Governo que o piso seja reparado e que se solucionem os problemas das curvas apertadas. Sugerem o alargamento da via e um separador central.
PCP

PCP ataca: "PSD e CDS moveram-se por calculismo"

299
Os comunistas reagiram às posições assumidas este domingo pelo CDS e pelo PSD. Para o PCP, trata-se de dois "recuos" que demonstram que Cristas e Rio se mexeram sempre por "critérios de calculismo".
Governo

Governo ameaçou demitir-se. E depois? 

1.878
Costa demite-se quando o Parlamento aprovar a lei dos professores, independentemente do que Marcelo faça (vete ou promulgue). Por isso, a 10 ou 15 de maio, o Governo cai se nenhum partido recuar.
Governo

Vídeo. A crise política explicada em dois minutos

1.260
Uma coligação negativa deu a volta ao governo. Em 24 horas, os professores deram um passo para recuperar nove anos, Costa foi encostado à parede e ameaça demitir-se. A crise política em dois minutos.
Crise Política

Quem é quem nas fotografias da crise política

Há duas fotografias que contam a história da crise política e que foram ao longo do dia partilhadas à esquerda e à direita (com textos diferentes a acompanhar). Quem são os protagonistas das imagens?
Caixa Geral de Depósitos

La Seda. Vieira da Silva instou CGD a apoiar 

102
Faria de Oliveira revela que foi instado pelo Governo, e pelo ministro da Economia em 2010, a financiar investimento na fábrica de Sines da La Seda. Grupo espanhol faliu e gerou grandes perdas.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. Aval pessoal é a "honra" de quem o dá

356
Ex-presidente da CGD diz que obtenção de aval pessoal de Berardo, após crédito entrar em incumprimento, representava a "honra e a imagem" de quem o dá. Mas não executou logo quando voltou a falhar.
Caixa Geral de Depósitos

Relatório da EY é "viciado" e "descuidado"

114
Ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos diz que auditoria independente produzida pela EY à gestão do banco produziu "relatório viciado e descuidado" com conclusões "grosseiras e erradas".
Saúde

Norma transitória no anonimato das doações PMA

O Parlamento aprovou uma norma transitória para garantir o anonimato nas doações de Procriação Medicamente Assistida (PMA), antes do Tribunal de Constitucional se pronunciar contra o sigilo.
Caixa Geral de Depósitos

Parlamento ouve devedores da CGD na próxima semana

Joe Berardo será ouvido no dia 10 de maio. Para a semana estão ainda marcadas audições com Diogo Gaspar Ferreira, ex-presidente de Vale do Lobo, e Manuel Matos Gil que esteve ligado à La Seda.
Governo

Costa demite-se se lei for aprovada na AR - como aconteceu

2.331
Costa comunicou a Presidente da República que se demite se proposta de recuperação do tempo dos professores for mesmo aprovada em votação final. Partidos vão manter sentido de voto.
Bloco de Esquerda

BE: "Ambiente de crise política é artificial"

886
A líder do BE diz que o ambiente de crise política criado pela aprovação integral do tempo dos professores "é artificial". A medida aprovada não implica "acréscimo de despesa", argumenta.
PSD

PSD pede apreciação de lei da Proteção Civil

100
O PSD pediu a apreciação da parlamentar da lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em vigor deste 1 de abril. Para o partido, a lei consagra uma "incoerência territorial".
Professores

PS: "Isto é pôr em causa toda uma legislatura"

1.745
Deputado socialista que representou o PS na comissão onde a coligação negativa aconteceu sobre os professores saiu visivelmente irritado e a dramatizar o que foi aprovado: "Máxima irresponsabilidade".
Professores

Coligação negativa aprova tempo todo a professores

1.363
PSD, CDS, PCP e BE juntos a aprovar a recuperação total das carreiras dos professores. Esquerda também viabilizou proposta do PSD para que reposição de quase três anos tenha efeitos já este ano.
António Costa

"Geringonça" não se entende sobre PPP na saúde - como aconteceu

114
Primeiro foi Catarina Martins a dizer a Costa que BE não aprovará lei de bases da saúde com PPP supletivas e temporárias. Depois foi o PCP a fazê-lo. Costa insiste, mas não tem acordo na "geringonça".
Caixa Geral de Depósitos

Má operação de Vale do Lobo e a "pessoa" (Berardo)

223
Santos Ferreira assume que créditos que mais perdas geraram foram decididos no seu mandato, mas culpou crise. Admitiu que Vale do Lobo foi uma má operação e negou créditos de favor a Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Parlamento com dificuldade em chamar ex-clientes 

Idade, residência fora do país e inquéritos criminais, são argumentos que podem condicionar a audição de alguns clientes cuja relação com a Caixa gerou perdas.
Caixa Geral de Depósitos

Créditos ruinosos? Ex-gestor lembra lucro fabuloso - como aconteceu

100
Ex-presidente da Caixa admite que seu mandato gerou operações com perdas elevadas. Santos Ferreira atira culpa para crise, mas admite que Vale do Lobo foi "uma má operação" com contornos não normais.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Constâncio avisou Sousa da carta de Almerindo - como aconteceu

167
António de Sousa, que liderou a Caixa entre 2000 e 2004, é o primeiro ex-presidente da Caixa a ser ouvido na comissão de inquérito. Que culpa teve nas perdas do banco público? Siga aqui em direto.
Parlamento

Parlamento chumba resoluções de PSD, CDS-PP e PCP

Os partidos propunham a rejeição do Programa de Estabilidade. PSD e CDS-PP também propuseram medidas para o Plano Nacional de Reformas, com o parlamento a chumbar as resoluções.
Saúde

Acordo com o BE "não era consensual" no PS

177
Duarte Cordeiro afirma que proposta divulgada pelo BE era apenas "documento de trabalho" -- e BE "sabia". É que Governo e PS não se entendiam sobre aquela versão assinada pela ministra da Saúde.
Parlamento

Aprovado voto de pesar pela morte de toureiro

222
O parlamento aprova um voto de pesar apresentado pelo CDS-PP pela morte do toureiro Ricardo Chibanga. O toureiro morreu no passado dia 16 de abril, aos 76 anos.
25 de Abril

25 de Abril entre ética, familygate e os jovens

654
Direita não esqueceu casos do familygate, mas Ferro pediu mais "ética e transparência" para os "casos" não denegrirem a política. Jovens foram o centro das preocupações. Populismo é o perigo à solta.
25 de Abril

O discurso de Marcelo explicado em tweets /premium

147
Marcelo lembrou o que queriam os jovens em 1974 e avisou os deputados do que querem os de 2019. O Observador explica o discurso de Marcelo em linguagem de 2019. Ou seja, com tweets.
Parlamento

Saúde. PS e PSD aproximam-se, Bloco "em choque"

179
À saída da sessão comemorativa do 25 de abril, os partidos voltaram à carga com a lei de bases da Saúde. PS e PSD parecem agora mais próximos enquanto o BE se diz "chocado" com o recuo dos socialistas
25 de Abril

Marcelo é a "muralha" de Ferro contra o populismo - como aconteceu

422
Críticas ao "nepotismo familiar" e avisos à "pressão" de Marcelo sobre privados na Saúde. Ferro elogiou "muralha" Marcelo, e Marcelo respondeu aos anseios dos jovens de hoje. A sessão do 25 de Abril.
Bloco de Esquerda

Lei de Bases da Saúde. "É um recuo brutal do PS"

193
Os bloquistas consideram que o PS recuou naquilo que tinha acordado com o BE. Na proposta dos socialistas sobre a lei de bases da Saúde, não se prevê o fim definitivo das PPP, embora as limite.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Partidos abandonam parlamento 

Os partidos estão contra a forma como os trabalhos estão a ser dirigidos no parlamento e prometem avançar com queixas judiciais. Solicitam a anulação do processo de escolha dos novos dirigentes.
Parlamento

PSD acusa comunistas de fingirem oposição 

231
Para Duarte Alves, os programas de Estabilidade e Nacional de Reforma do Governo contrariam o que "o país precisa de fazer". O PSD diz que comunistas estão a apoiar estratégia orçamental do Governo.
Bloco de Esquerda

"Há uma cedência do PS ao velho PS", diz Bloco 

Para Pedro Filipe Soares, o Programa de Estabilidade apresentado pelo PS "significa muito pouco". Para o deputado, o documento tem como objetivo "o superavit das contas públicas".
Programa de Estabilidade

Oposição ataca programa do ministro "mais alemão"

449
O Programa de Estabilidade que o governo envia a Bruxelas foi debatido no parlamento. Acusado de ser "mais alemão" que os alemães, Centeno garantiu que haverá boas notícias "já amanhã" (mais ou menos)
PSD

Rui Rio atira-se ao CDS: "Não contem com o PSD"

305
Líder do PSD considera que está a faltar "sentido de Estado" ao CDS ao possibilitar que os salários dos juízes possam ser mais altos do que o do primeiro-ministro e diz-se "convictamente contra".
Parlamento

CDS aceita aumentar tecto salarial de magistrados

632
Democratas-cristão preparam-se para avançar com projeto que vai ao encontro do que quer o Governo e do que propôs o PS para os salários dos juízes, colocando como tecto máximo o salário do Presidente.
Mário Centeno

Centeno explica Lei de Enquadramento Orçamental 

A audiência urgente do ministro das Finanças foi solicitada por um grupo parlamentar do PSD. A Lei foi aprovada em 2015 e apenas entrou parcialmente em vigor. A sua plena aplicação será em 2021.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Joe Berardo ouvido na comissão a 7 de maio

219
Comissão de inquérito à Caixa quer ouvir Joe Berardo a 7 de maio. José Sócrates é o único ex-primeiro-ministro na lista de audições, que deverá ser a última, mas tem a opção de responder por escrito.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)