459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Parlamento

Parlamento

Iniciativa relâmpago do Chega indigna partidos

Jornadas parlamentares costumam ser anunciadas com semanas de antecedência, mas Chega está a tentar marcar reta final com moção de censura e jornadas. Partidos questionam timing.
Telecomunicações

Anacom: fidelizações prejudicam consumidores

O regulador das comunicações lamentou, numa audição no Parlamento, que o regime de fidelizações nas telecomunicações esteja a limitar as opções de escolha dos consumidores.
Parlamento

PSD anuncia abstenção na moção de censura

PSD e IL optam pela abstenção. Comunistas fazem críticas ao Governo, mas recusam alinhar em "manobra" do Chega. "Não propõe soluções para os problemas".
Noticiário

15h. IL vai abster-se na moção de censura do Chega

Já André Ventura avisa que, caso o PSD não vote a favor, vai ser incoerente com as palavras de Montenegro. E o governo garante que o país tem água para consumo humano durante dois anos.
Partido Chega

Chega lembra Sampaio na moção de censura

Marta Temido e Pedro Nuno Santos são apontados pelo partido como principais responsáveis pela "absoluta confusão institucional no Governo". Santana caiu por menos, diz partido de Ventura.
Açores

Açores. subsecretário garante ter cumprido lei

Para tomar posse no XIII Governo dos Açores, Pedro Faria e Castro pediu a "suspensão dos direitos societários" da empresa a quem o atual executivo fez ajustes direitos. BE falou em incompatiblidade.
Parlamento

Liberdade de expressão: AR altera legislação

Foram aprovados dois projetos de lei para alteração da legislação da liberdade de expressão online e simplificação da proteção contra a desinformação, que recai nos Direitos Humanos na Era Digital.
Serviço Nacional de Saúde

Lacerda Sales critica "fúria privatizadora" da IL

António Lacerda Sales acusou a IL de "fúria privatizadora" do Serviço Nacional de Saúde. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde desvalorizou o debate e recordou a audição de Marta Temido.
Noticiário

22h. PSD. Mota Pinto abandona grupo parlamentar

Deputado e economista Joaquim Miranda Sarmento anunciou candidatura, diz que quer “contribuir para a união” do partido. E, Marcelo Rebelo de Sousa quer solução rápida e consensual para novo aeroporto.
Sociedade

Estado volta a ser acusado de "antissemitismo"

Comunidade Israelita do Porto não quer participar no debate em torno dos projetos de alteração à Lei da Nacionalidade. CIP volta a acusar o Estado português o Estado de "campanha antissemita".
Noticiário

21h. Nuno Santos assume culpas, PR atira a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa reage a polémica, pedindo uma solução "rápida e consistente" para o novo aeroporto. E ainda, Paulo Mota Pinto vai deixar a liderança da bancada parlamentar do PSD.
Parlamento

Parlamento aprova projeto de lei do PS

Foi aprovado o projeto de lei do PS sobre o acesso às profissões reguladas e as ordens profissionais, que segue agora para a especialidade. A iniciativa está em consulta pública até 9 de julho.
PS

Direitos digitais. PS disponível para debates

Eurico Brilhante Dias manifestou disponibilidade para prosseguir na especialidade os debates sobre ordens profissionais e a carta dos direitos digitais, frisando que PS abster-se-á no diploma da IL.
Assembleia Da República

PSD."Ao contrário de outros, respeito o resultado"

O diretor de campanha de Jorge Moreira da Silva assegura estar empenhado na "unidade" do PSD e como sinal não vai apresentar lista ao Conselho Nacional, acreditando que estes vão ser anos difíceis.
Partido LIVRE

Parlamento chumba 19 iniciativas sobre Saúde

O projeto do Livre para a criação de um programa de apoio aos profissionais de saúde emigrados foi a única iniciativa legislativa aprovada no Parlamento.
O sofá do parlamento

PSD. "Não formarei lista ao Conselho Nacional"

Carlos Eduardo Reis dirigiu a campanha de Moreira da Silva lidera uma lista ao Conselho Nacional do PSD, mas como prova de unidade não vai assumir cargos nos próximos órgãos do partido.
DECO

Deco. Proposta é "uma oportunidade perdida"

Deco considera que atual proposta de projeto de lei do Governo sobre comunicações eletrónicas é uma oportunidade perdida e lembra que setor é dos que mais recebe reclamações.
Israel

Israel. Deputados aprovam dissolução do Parlamento

O Parlamento israelita aprovou a sua dissolução, dando por terminado um período de pouco mais de um ano do Executivo composto por oito partidos de todo o espectro político.
PSD

Parlamento aprova requerimento do PSD 

O requerimento foi aprovado com votos favoráveis de todos os partidos na reunião (PS, PSD, IL e Chega), sendo que não estavam presentes deputados do BE e PCP.
Parlamento

Comunidade Israelita refuta antissemitismo

A Comunidade Israelita de Lisboa refuta as acusações de antissemitismo feitas pela Comunidade Israelita do Porto, sublinhando que as acusações revelam-se "contraproducentes e desprovidas de sentido".
Estado da Nação

Debate sobre estado da Nação alterado para dia 20

A conferência de líderes alterou o calendário do Parlamento antecipando para 20 de julho o debate sobre o "estado da Nação". Para dia 21 fica agendada a proposta de lei sobre os emigrantes.
Transportes

Parlamento quer investimento na linha do Oeste

Os cinco projetos de resolução em votação no plenário foram aprovados. Os partidos reforçam ao Governo a importância do investimento ferroviário da zona oeste.
Partidos e Movimentos

PSD. Eurodeputados levam UE ao congresso

Moção setorial envia recado ao PS dizendo que sociais-democratas nunca fizeram concessões com partidos que metem em causa "dois pilares" da afirmação soberana de Portugal: UE e NATO.
Timor-Leste

Timor. Parlamento aprova alterações penais

O parlamento timorense aprovou, na generalidade, uma proposta de revisão dos códigos penal e do processo penal. Em causa estão os prazos de prisão preventiva e do limite sem acusação.
Conselho de Estado

John Kerry estará na reunião do Conselho de Estado

John Kerry estará presente na reunião do Conselho de Estado, agendada para esta terça-feira. O enviado presidencial americano está em Portugal no âmbito da Conferência dos Oceanos.
PCP

"Para o capitalismo, isto é uma segunda à tarde"

Primeiro dia de jornadas parlamentares do PCP acabou com ataques ao capitalismo, ao Governo e aos grupos "do costume". PCP insiste em proposta para controlar preços do cabaz alimentar.
Governo

Lóbi. Chega entrega projeto de lei

Chega entregou um projeto de lei para regulamentar o lóbi e criar um registo de representação de interesses no parlamento. Ventura propõe reabrir o debate vetado em 2019.
PCP

Autoeuropa. PCP solidário com trabalhadores

Cinco dos seis deputados do PCP aproveitaram trocas de turno da Autoeuropa para levar as reivindicações do partido àqueles trabalhadores e demonstrar solidariedade perante o ritmo de trabalho.
Orçamento do Estado

OE2022 entra em vigor esta terça-feira

O Orçamento do Estado para 2022 entra em vigor esta terça-feira. O documento já foi publicado em Diário da República e, assim, o país deixa de estar em duodécimos.
PCP

Jerónimo: "Podem ver quanta razão tinha o PCP"

Na abertura das jornadas parlamentares do PCP, dirigentes falaram em preços "galopantes" e degradação "generalizada" das condições de vida. Tudo ajuda a explicar crise política, garantiu Jerónimo.
Assembleia Da República

Parlamento aprova projetos para requalificar IC8

Os projetos de resolução do PCP, BE, PS, PAN e PSD sobre o IC8 foram aprovados. Apenas o do Chega foi rejeitado, com os votos contra do PS.
Assembleia Da República

"Na Saúde, o PS e PSD andam unha e carne"

O deputado do PCP, João Dias critica o regresso "do velho PS", que "prepara o regresso às PPP" na saúde e garante que o PCP "não se sente enganado" porque sempre soube o que defende o PS.
O sofá do parlamento

PCP. "Agora identificamos o velho PS"

O deputado do PCP, João Dias, diz que o "velho PS" está de regresso e que as opções notam-se na área da saúde, onde diz que o Governo está a "preparar um regresso às PPP".
Contra-Corrente

Assim Costa não chega ao fim da legislatura

O primeiro debate com Costa “maioria absoluta” foi mau demais e mostrou-nos um primeiro-ministro cansado, repetitivo, como que enfadado, sem paciência, quase com vontade de sair daqui – de fugir daqui
António Costa

António Costa chega ao fim da legislatura? 

O primeiro debate com Costa “maioria absoluta” foi mau demais. O primeiro-ministro está cansado, sem paciência e quase com vontade de fugir daqui? Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente
Parlamento

O regresso tenso de Costa ao Parlamento

São três meses de Governo - que na verdade são quase sete anos - e as polémicas mais que muitas. Costa voltou a um debate parlamentar sobre política geral e disparou para evitar ser atingido.
Noticiário

21h. Ucrânia na UE? Costa apoia adesão, com avisos

Primeiro-ministro recusa ceticismos e aponta a mudança na organização da UE, caso Ucrânia se junte aos 27. E ainda, economista Susana Peralta não tem dúvidas: manter Marta Temido no Governo é um erro.
Semáforo Político

"Segurar a ministra da Saúde é um erro"

"SNS precisa de uma nova responsabilidade política". O rescaldo ao debate na AR com António Costa e os problemas na saúde. A economista Susana Peralta aponta à "falta de gestão e visão" do Governo.
Emissão Especial

Livre. Subida nas estatísticas da UE "será ilusão"

Rui Tavares prevê que Portugal se aproxime das médias sobre o PIB per capita depois da entrada de novos países na UE. Mas fala em "ilusão estatística" e lembra "realidade nos países mais avançados".
Emissão Especial

PAN. "SNS fica como as obras de Sta. Engrácia?"

Inês Sousa Real questiona governo sobre as falhas no SNS e fala em "concursos que ficam com vagas desertas". Líder do PAN admite ainda que o fim dos debates quinzenais "foi um erro".
Noticiário

17h. Costa reconhece falhas mas segura Temido

António Costa diz que falhas do SNS "são inaceitáveis", mas afirma: "a responsabilidade do que aconteceu é do primeiro-ministro". PSD fala em "gestão danosa".
Emissão Especial

IL. "Governo sem energia, está à espera do quê?"

João Cotrim Figueiredo critica falta de "energia reformista" da maioria absoluta socialista. Presidente da Iniciativa Liberal acusa Costa de não aplicar as reformas "que preocupam os portugueses".
Emissão Especial

"Todos temos ingenuidade, já a inocência..."

No debate parlamentar, Jerónimo de Sousa respondeu com ironia a António Costa quanto à situação do Serviço Nacional de Saúde. Primeiro-ministro explicou ainda plano para baixa de preços na energia.
Emissão Especial

Costa, SNS e o "tremendismo" do BE. "Não assobi...

Coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, preocupada com as vagas de especialistas por preencher no SNS. António Costa responde à “solução mágica do BE para reter médicos”.
Emissão Especial

Ventura vs Costa aquece: "Seja PM por um dia"

Chega acusa o primeiro-ministro de "não se importar com a morte do bebé", o caso que deu visibilidade aos problemas nas urgências de obstetrícia. Costa diz que Ventura quer é "abrir telejornais".
Emissão Especial

Falhas "inaceitáveis", mas Costa segura Temido

PM desafiado pelo líder parlamentar do PSD, Paulo Mota Pinto, a assumir responsabilidade pelos problemas ou a substituir a ministra. Assume-a mas ironiza com a sondagem de 30 de janeiro - as eleições.
Noticiário

15h. Covid-19. Portugal atinge 5 milhões de casos

Dados divulgados pelo Instituto Dr. Ricardo Jorge no relatório semanal sobre a evolução da pandemia. Ainda neste jornal, ligação ao Parlamento antes do debate de política geral com António Costa.
Contra-Corrente

França de Macron, entre a paralisia e a decadência

Macron perdeu a maioria nas eleições de domingo e, com dois partidos extremistas fortes no parlamento, qualquer agenda reformista está bloqueada, agravando as condições da longa decadência da França.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.