Festivais de cinema independente (sobretudo documental) em que os filmes exibidos estão todos eles relacionados com o chamado desporto rei existem vários e em diferentes cidades, do Cinefoot no Rio de Janeiro ao nova-iorquino Kickin & Screening, do catalão Offside Fest ao 11mm em Berlim. Também Lisboa terá direito a um festival do género: entre 25 e 27 de maio, a capital portuguesa recebe a primeira edição do Offside Lisboa.

O festival, cuja programação será dada a conhecer dia 2 de maio, nasce da “vontade de mostrar que filmes e bola não são mundos distantes e sem ponto de contacto” e quer chegar aos “amantes de cinema documental” e aos “apaixonados de futebol”, refere a organização em comunicado.

O festival vai decorrer em diferentes espaços da capital: do Museu do Desporto à Academia de Recreio Desportivo, do Campo Polidesportivo de Santa Catarina (na Calçada do Combro, perto do Bairro alto) à cervejaria O Reserva, que abriu no ano passado e que também tenta juntar o melhor de dois universos diferentes (no caso, o da gastronomia e bebidas ao de assistir a eventos desportivos).

A escolha de dia 2 de maio para a apresentação pública do festival (em evento destinado à comunicação social), em que serão ainda anunciadas “atividades paralelas” (diz a organização) tem uma razão: nesse dia são assinalados os 20 anos da morte de Justin Fashanu, o primeiro futebolista profissional a assumir publicamente a sua homossexualidade. “Sentimos ser importante marcar essa efeméride”, referem os organizadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR