Já foram apuradas dez das 26 atuações que vão estar na final do Festival Eurovisão da Canção no próximo sábado no Altice Arena. Entre as dezanove músicas que foram ouvidas na primeira semifinal desta terça-feira, só as que vieram da Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda é que ganharam votos suficientes para garantir um lugar ao sol na final de 12 de maio. Na próxima quinta-feira vão ser escolhidos mais 10: todos vão atuar com França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Portugal para conquistar o prémio do maior concurso de música pop da Europa.

A esperança é particularmente inflamada para alguns países. A República Checa, por exemplo, nunca venceu o festival e esta é apenas a segunda vez que alcança a final do concurso. A Bulgária, por outro lado, já participa na Eurovisão desde 2005 e por onze vezes, mas apenas em quatro é que chegou à final — uma delas precisamente este ano. Para trás ficaram a Arménia, o Azerbaijão, a Bielorrússia, a Bélgica, a Croácia, a Macedónia, a Grécia, a Islândia e a Suíça.

O Observador esteve desde as 19h30 até ao final do evento a contar-lhe o que se ia passando no Altice Arena em liveblog e também lhe mostrou cada segundo do evento num vídeo em livestreaming publicado no YouTube. Mas se não teve oportunidade de assistir à Eurovisão através destes canais, ainda vai a tempo de olhar para o concurso de perto: na fotogaleria resumimos as 19 atuações da noite e explicamos-lhe quem passou à final e quem ficou pelo caminho. Está tudo lá em cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR