O primeiro golo do duelo Portugal-Espanha chegou depressa. Foi Cristiano Ronaldo quem o marcou num pénalti assinalado logo no início do jogo, o primeiro golo que CR7 marcou contra a Espanha ao serviço da Seleção Nacional. Que Ronaldo é um grande goleador já não é novidade para ninguém — até igualou Pelé ao marcar em quatro fases finais de Mundiais. A novidade veio depois: Cristiano Ronaldo tem uma nova forma de celebrar os golos.

Depois de levar a bola certeira para dentro da baliza de De Gea, o guarda-redes espanhol, Cristiano Ronaldo correu para um dos cantos do campo enquanto girava o indicador da mão direita no ar. A seguir fez o famoso salto de forcado que caracteriza a típica celebração de Ronaldo, mas adicionou um novo gesto: mexeu no queixo como quem mexe numa barbicha.

A nova celebração de Cristiano Ronaldo pode ser uma referência à frase “I’m the G.O.A.T”, que significa “I’m the Greatest Of All Times” e que se traduz para “Eu Sou o Melhor de Todos os Tempos”. “G.O.A.T é também o nome por que LeBron James é conhecido no mundo do basquetebol, mas que já é utilizado na linguagem urbana. Esta referência justifica o gesto de mexer no queixo porque simboliza a barba que as cabras (“goat” em inglês) normalmente têm.

Mas há outro pormenor que pode justificar a celebração de Ronaldo: o gesto a lembrar uma cabra pode ser uma sátira direcionada a Leonel Messi. Numa das fotografias oficiais tiradas pelo argentino para o Mundial 2018, Messi aparece a posar ao lado de um bode. A fotografia foi partilhada nas redes sociais da Adidas Footbal precisamente com a descrição “G.O.A.T.”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como a rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Messi é antiga — ambos lutam para serem o melhor do mundo, embora o português vá levando a melhor —, CR7 pode ter aproveitado a ocasião para provocar o adversário. E para resgatar para si o título de melhor do mundo.