Chama-se Chen San-yuan, tem 70 anos e a inesquecível alcunha de “Tio Pokemon”. Não é para menos, já que Chen tem uma rotina inalterável pouco usual para uma pessoa da sua idade: quase todas as noites, por volta das 22h, sai de casa na sua bicicleta artilhada com 11 smartphones e vai para as ruas de Taiwan jogar Pokemon Go.

Chen San-yuan na sua bicicleta equipada com smartphones (EXP.GG)

O jogo que foi a sensação do verão de 2016 caiu entretanto em desuso, mas o Tio Pokémon continua a dar cartas na aplicação que que serve para apanhar os monstros virtuais, popularizados pela série de animação japonesa dos anos 90. Todas as noites, Chen fica a jogar na rua até tarde, como o próprio explicou à televisão EXP.GG de Taiwan: “Se puder descansar no dia a seguir, jogo até um bocadinho mais tarde. Se tenho clientes, vou para casa um pouco mais cedo”, confessou em junho este mestre de feng shui.

À altura, o Tio Pokemon utilizava nove smartphones para jogar — mas, este mês, o site chinês ET Today garantiu que Chen já utiliza 11 equipamentos, razão pela qual a BBC achou o facto surpreendente o suficiente para ser noticiado na imprensa ocidental. Em junho, o jogador explicava que tinha três telemóveis extra, mas que só os prenderia à bicicleta depois de estes já estarem no nível 30 — o que significa que em dois meses conseguiu fazê-lo com dois dos smartphones.

“É muito divertido”, explicou à EXP o septuagenário, que conheceu o jogo através do neto. “É bom para me ligar às pessoas, para evitar a doença de Alzheimer…”, exemplificou. Chen diz que gasta cerca de 10 mil dólares taiwaneses por mês (cerca de 300€) neste hobby e não consegue eleger um Pokemon favorito: “Gosto de todos. Apanhei-os eu, apanhei-os sozinho, não pedi favores a ninguém.”

O Tio Pokemon recorda-se da “caçada” mais entusiasmante que teve quando apanhou o pokemon Snorlax, conhecido por estar habitualmente a dormir e ter de ser apanhado com recurso a música. “Eu nem sequer sabia o que é que os outros estavam a tentar caçar, mas segui-os. Segui-os até à esquadra da polícia em Qingshui para apanhar o Snorlax. Apanhei-o sem perceber que era esse que estavam todos a tentar apanhar”, contou ao canal de Taiwan.

Chen San-yuan já tinha feito sensação online em maio, quando uma fotografia dele a jogar com seis telemóveis foi publicada na rede social Reddit, alcançando mais de 1700 comentários, como conta o Channel News Asia. Agora, com mais cinco aparelhos, o tio Pokemon está ainda mais apto a “apanhá-los todos”, como promete a canção da série de animação.