Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Galp

Galp

CMVM alerta para anúncios fraudulentos com a Galp

Responder ao anúncio que promete 3.000 euros de dividendos mensais depois de comprar 10 ações da Galp Energia por 250 euros pode comprometer inadvertidamente dados pessoais e correr risco de fraude.
Galp

Galp vende projetos de gás em Moçambique

A petrolífera anunciou a venda da sua participação de 10% em projetos de exploração de gás natural em Moçambique. Operação rende 600 milhões de euros, para já.
Galp

Namíbia vai financiar "transformação" da Galp

Galp vai ter parceiro financeiro para explorar as grandes reservas de petróleo descobertas na Namíbia e espera que o projeto gere os fundos que permitam financiar os investimentos na descarbonização.
Galp

Climáximo parte vidros e vandaliza sede da Galp

Os ativistas alegam que "quebrar os vidros desta sede é um ato de legítima defesa contra uma empresa colonial e assassina" e que o futuro para a Galp deve ser "desmantelamento e a responsabilização".
Galp

Galp dispara 20% com descoberta na Namíbia

Galp pode vender 40% de bloco na Namíbia para o qual anunciou "importante descoberta comercial" com um um potencial equivalente a 10 mil milhões de barris. Ações disparam 20,6%.
Fact Check

Ventura aconselhou compra de ações da Galp?

O nome de André Ventura está a ser usado para aconselhar a compra de ações da Galp, com promessas de que estas podem resolver os problemas financeiros dos portugueses. Chega vai fazer queixa à PJ.
Impostos

Quanto rendeu a taxa sobre lucros excessivos?

Anterior governo previa receita entre 50 e 100 milhões, mas para os dois anos de aplicação do imposto. Só foi feita liquidação de 2022 e valor pago, sobretudo pela Galp, terá sido ainda mais baixo.
A História do Dia

Eletricidade a preço negativo e a conta não baixa?

O mercado registou preços negativos para a eletricidade produzida, mas as famílias não sentiram de imediato e no final a diferença poderá ser pouca. Ana Suspiro, jornalista, é a nossa convidada.
Energia

Galp vai descer preços da eletricidade e do gás

É um reflexo da diminuição dos preços da energia nos mercados internacionais no primeiro trimestre que terão efeito a partir do início de abril. Em janeiro, luz subiu por causa das tarifas de acesso.
Fact Check

Estudo sobre hidrogénio verde recusado pela Galp?

Rui Tavares revelou, com críticas, que a Galp recusou participar numa investigação sobre grafeno para produzir hidrogénio de material reciclável. A Galp confirma, mas apresenta uma justificação.
Petróleo

Galp vai realizar mais furos na Namíbia

Presidente executivo da Galp diz que terá uma visão clara do potencial das reservas após testes que vão ser feitos em março. Empresa está consciente do valor de iniciar produção o mais cedo possível.
Galp

Resultados líquidos da Galp aumentam 13,7% em 2023

A Galp obteve resultados líquidos de mil milhões de euros em 2023, mais 13,7% do que em 2022, impulsionada por "sólido desempenho" do negócio, embora empresa estime redução de 13% no EBITDA deste ano.
Noticiário

8h. Galp. Lucros superam os mil milhões de euros

É uma subida dos lucros da petrolífera de 14% face aos 881 milhões registados em 2022. Ainda neste jornal, Presidente dos Estados Unidos recebe hoje o rei da Jordânia na Casa Branca.
Energia

Galp vai instalar baterias em central no Algarve 

As baterias de grande escala a serem instaladas permitirão "à Galp armazenar a energia solar limpa gerada em períodos de elevada produção e utilizá-la em períodos de maior procura".
Galp

Galp descobre reserva de petróleo na Namíbia

A Galp anunciou esta sexta-feira que encontrou “uma significativa coluna de petróleo leve” em areias com reservatórios de “alta qualidade” na Namíbia. Comercialidade da descoberta em análise.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: Cascais vai doar cerca de 600 aquecedores

Dos 1.000 aquecedores doados pela Galp, cerca de 600 serão para a Ucrânia e os restantes para serem distribuídos em Cascais a famílias em situações de "maior fragilidade".
Galp

Reconversão de Sines pode escapar a pagar CESE

Investimento da Galp para descarbonizar Sines deve beneficiar de exceção na cobrança da CESE, prevista no Orçamento do Estado para 2024, para projetos de transição energética.
Galp

Galp lucra mais 18% até 718 milhões de euros 

A Galp anunciou lucros de 718 milhões de euros nos primeiros nove meses, mais 18% que no mesmo período de 2022, impulsionada por um "sólido desempenho" em todas as unidades de negócio.
Trabalho

Acidente na refinaria da Galp faz um ferido

Homem de 35 anos sofreu "queimaduras em algumas partes do corpo", vítima de um acidente de trabalho na refinaria da Galp em Sines, onde um compressor explodiu.
E o vencedor é...

Não mancharam só a camisa, mancharam a causa

Há ativistas e há vândalos. Não há intimidação do bem e do mal, há intimidação. Pseudo-ativistas atacaram empresas, não políticas. Não têm eletricidade em casa? Nota 16 ao fair play de Duarte Cordeiro
Energia Renovável

Eólicas no mar. Galp e EDP alertam para preço

Fracasso no Reino Unido deve servir de lição na hora de fixar os preços (e quem paga a diferença) da eletricidade produzida por eólicas em alto mar. EDP e Galp estão interessadas, mas deixam avisos.
Governo

Combustível. Governo não subsidia, deixa de ganhar

Presidente executivo da Galp considera que com a recente baixa do imposto em dois cêntimos no gasóleo, o Governo não está a subsidiar os combustíveis, mas sim a deixar de ganhar com alta dos preços.
Galp

SInes. CT propõe contratar colegas de Matosinhos

Novos projetos em Sines vão abrir postos de trabalho e a comissão de trabalhadores da Galp diz que é uma oportunidade para o regresso de alguns dos trabalhadores da antiga refinaria de Matosinhos.
Noticiário

9h. Governo reduz imposto sobre combustíveis

Preços dos combustíveis vão descer 2 cêntimos por litro no gasóleo e 1 na gasolina. Albuquerque falha maioria absoluta, mas não se demite. Santana Lopes aponta ao "erro" do líder do PSD/Madeira.
Noticiário

8h. Albuquerque falha maioria, mas não se demite

Miguel Albuquerque tem solução à vista. Em campanha disse e repetiu que só governava com maioria absoluta. IL ou PAN, que parceiro vai apoiar o PSD/CDS na Madeira? Galp investe 650 milhões em Sines.
Galp

Sines. Galp avança com projetos de 650 milhões 

Galp juntou esforços com a Mitsui, que detém 25% da nova unidade de biocombustíveis avançados para produzir 270 mil toneladas por ano e outro de hidrogénio verde.
Trabalhadores

15 ex-trabalhadores da Galp vão ser maquinistas

Quinze trabalhadores da Galp vão frequentar uma formação para se tornarem maquinistas ferroviários com fundos europeus. Os formandos vão receber rendimento durante a formação.
Galp

Galp aumenta preço do gás natural em 4%

Preço da eletricidade não muda até final do ano. Este aumento segue-se a uma descida anunciada pela Galp, em média de 10%, nos preços do gás natural e eletricidade a partir de julho passado.
Galp

Galp vai pagar dividendo de 0,27 euros

O dividendo serve de "adiantamento dos lucros relativos ao ano fiscal de 2023", lê-se no comunicado enviado pela Galp. A dívida líquida da empresa encontra-se atualmente nos 209 milhões de euros.
Galp

Lucros da Galp sobem 21%

O EBITDA (resultados operacionais brutos) da petrolífera atingiu 1.787 milhões de euros na primeira metade do ano, menos 16% do que no mesmo período de 2022.
Economia

Forbes Portugal: Paula Amorim é a mais poderosa 

A seguir à administradora da Galp seguem-se Cláudia Azevedo, acionista e CEO da Sonae, Mafalda Duarte, diretora-geral do Fundo Verde para o Clima, e Inês Caldeira, da L´Óreal Paris.
Energia

Galp e TotalEnergies querem fomentar eólicas

As empresas querem, com a transação, "desenvolver fontes de energia renováveis que ajudem a reduzir as emissões de carbono e a promover o desenvolvimento sustentável".
Ambiente

Refinaria de Sines é a maior poluidora do país

A refinaria de Sines é, pelo segundo ano consecutivo, a instalação mais poluente, tendo aumentado as emissões em 16% segundo a Zero. Da lista dos mais poluidores saiu a Central do Pego e entrou a TAP.
Energia

Galp baixa em 10% os preços da eletricidade e gás

A empresa salienta que esta descida reflete "a evolução favorável que se tem verificado nos mercados grossistas de ambas as formas de energia". Entre em vigor em julho.
Galp

Matosinhos. Trabalhadores denunciam precariedade

"Existem cerca de 55 trabalhadores que estão ainda inscritos no fundo de desemprego", denunciou representante sindical. "A vida deles continua muito precária, para não irmos a termos mais penosos".
Galp

Comissão de trabalhadores da Petrogal critica Galp

A Comissão Central De Trabalhadores da Petrogal condenou as declarações do presidente executivo da Galp e acusou a administração de não se preocupar com a transição energética e com futuro da empresa.
Galp

Galp não quer Sines igual a Matosinhos

Filipe Silva revela que será necessário à Galp apostar muito dinheiro para reconverter a refinaria de Sines, acrescentando ser necessário investir 2,2 mil milhões de euros para a descarbonização.
Energia

Costa Silva deixa recados à Galp 

António Costa Silva deixou, no Parlamento, alguns recados à Galp, a propósito do encerramento da refinaria de Matosinhos.
Noticiário

8h. Galp soma 250 ME no primeiro trimestre

Empresa apresenta crescimento de 62% face aos lucros do mesmo período de 2022. E ainda, o silêncio do PS e as críticas da oposição, depois de Presidente da República rejeitar dissolução da AR.
Galp

Lucros da Galp disparam para 250 milhões de euros 

O resultado líquido da Galp Energia aumentou 62% para 250 milhões de euros nos primeiros três meses do ano.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada