455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Galp

Galp

Galp vai subir o preço do gás natural

A atualização vai refletir o preço o aumento do custo de compra em linha com a evolução do produto no mercado internacional. Preço da eletrecidade fica igual.
Gás Natural

Abastecimento de gás a Portugal está assegurado?

Sem o gás da Argélia que vinha por gasoduto, o abastecimento português está muito dependente da Nigéria, fornecedor que tem falhado entregas, e de uma única porta de entrada, Sines.
Noticiário

19h. Galp garante que não aumentou margens

Ouvida pela Rádio Observador, Teresa Abecassis, administradora da petrolífera, afirma que a empresa acompanhou na íntegra a redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos.
Galp

Galp não está a receber todo o gás contratado

O CEO da Galp afirmou que a empresa não está a receber dos fornecedores "a totalidade do gás natural contratado" e antecipou que estas limitações se irão manter nos próximos trimestres.
Galp

Galp lucrou mais 500%. O que explica os ganhos

Galp teve lucros de 155 milhões de euros até março. Grande parte de subida de quase 500% face ao mesmo período do ano passado resulta de ganhos na venda de petróleo e gás gerados fora de Portugal.
Noticiário

10h. Especialistas antecipam vacinação de idosos

O virologista Filipe Froes defende que os mais velhos devem ser vacinados com a dose de reforço contra a Covid-19 antes do Verão e não no final de agosto, como propõe o Governo.
Noticiário

8h. Chegada de civis a Zaporíjia com problemas

O enviado especial do Observador à Ucrânia, João Porfírio, explica que a chegada dos civis a Zaporíjia não está a correr como o esperado, daí os atrasos na viagem.
Noticiário

13h. Gestor da Galp admite aumento de lucros

O presidente-executivo da Galp, Andy Brown, admite que os lucros da empresa aumentaram com o aumento do preço dos combustíveis e gás natural, mas garante que o Estado "recebe a maior fatia".
Galp

Galp está a ganhar, mas prefere preços estáveis

Gestor admite que Galp está a ganhar dinheiro com preços altos, mais na produção que não paga os impostos em Portugal. E defende que a estabilidade é melhor para a Galp do que oscilações de preço.
Galp

Galp. Gás caro é maior problema que petróleo

O presidente executivo da Galp admite que o preço do petróleo continue caro por mais um ano, mas avisa que o alto preço do gás e da eletricidade é um problema maior a longo prazo.
Noticiário

12h. Urgências aumentam 55% nos hospitais públicos

Nos hospitais públicos, os episódios de urgência aumentaram cerca de 55% em comparação com o ano passado. Os valores estão ainda abaixo do que se registava antes da pandemia.
Energia

Setúbal escolhida para fábrica de lítio da Galp 

A Galp já escolheu Setúbal para instalar o projeto de lítio em parceria com a Northvolt. Parque Industrial Sapec Bay é o local para um investimento avaliado em 700 milhões.
Guerra na Ucrânia

Galp garante abastecimento de diesel em Portugal

Questionada sobre alerta para o risco de falta de gasóleo na Europa, e até de racionamento, em caso de falha do fornecimento russo, Galp garante capacidade para abastecer o mercado nacional.
Galp

Galp sobe preços de luz e gás natural em abril

A Galp destaca que "os novos preços, que constam da tabela de preços abaixo, refletem o aumento do custo de aquisição de energia em linha com a evolução do preço no mercado internacional".
Guerra na Ucrânia

Galp. Fecho de Matosinhos elevou compras à Rússia

Até fechar em 2021, Matosinhos produziu gasóleo de vácuo que enviava para Sines. Galp já importava produto, mas reforçou compras à Rússia em 2021. Agora suspendeu todas as compras àquele pais.
Guerra na Ucrânia

Galp suspende todas as compras à Rússia

Galp suspende compra de produtos petrolíferos da Rússia que é maior fornecedor mundial de gasóleo. Medida terá impacto na produção em Sines, mas Paula Amorim diz que não vai financiar mais a guerra.
Noticiário

17h. Galp suspende compras à Rússia

Decisão suspende novas compras de produtos de petróleo, sobretudo gasóleo. Presidente executiva da petrolífera defende a decisão: "A Galp não vai contribuir para financiar a guerra”
Galp

Investidores ainda não perceberam aposta renovável

Presidente executivo da Galp diz que as ações da empresa estão subavaliadas. Andy Brown considera que investidores ainda não perceberam a escala dos grandes investimentos nas renováveis.
Galp

Galp teve lucros de 457 milhões de euros em 2021

Depois de prejuízos de 42 milhões em 2020, a Galp voltou aos lucros em 2021, ajudada pelo bom comportamento da produção. Empresa revê política de remuneração dos acionistas.
Matosinhos

Antiga refinaria será cidade de inovação

Projeto para antiga refinaria poderá gerar entre 20 e 25 mil postos de trabalho. O "Innovation District" vai incluir comércio e serviços, hotelaria, restauração, habitação e um parque verde.
Galp

Vendas Galp sobem 22% no 4º trimestre de 2021

No quatro trimestre de 2021 a GALP registou uma quebra de 48% nas duas categorias face ao trimestre anterior, com os resultados a deverem-se ao "efeito sazonal das horas de luz solar.
Galp

Galp. Soluções de mobilidade elétrica para EUA

As "soluções de mobilidade elétrica e sustentável" deverão ser aplicadas na área de Memphis. O consórcio recebeu uma subvenção inicial de cerca de 442.000 euros para desenvolver a proposta.
Galp

Matosinhos. Um ano depois, como está a refinaria?

Trabalhadores afetados pelo encerramento sentem-se um "barco à deriva". Fundo para a Transição Justa ainda não chegou. Plano da Galp para os terrenos deverá ser conhecido no primeiro semestre de 2022.
Alterações Climáticas

Consórcio avança com hidrogénio verde em Sines 

Consócio que integra EDP e Galp, em 13 acionistas, foi um dos três projetos apoiados pelo fundo europeu para demonstrar viabilidade em larga escala do hidrogénio verde. Unidade ficará em Sines.
Galp

Como o lítio juntou a Galp e o Governo

Depois das palavras duras do Governo contra a Galp, o ministro do Ambiente mostrou satisfação com projeto industrial de lítio. A escolha é "privada", mas Galp diz que fundos do PRR serão importantes.
Galp

Lítio. Galp em parceria para investir 700 milhões 

Galp junta-se a empresa de baterias Northvolt para desenvolver unidade de lítio em Portugal que irá recorrer também a minério importado. Local ainda está em estudo, Governo aponta para o norte.
Alterações Climáticas

Transição justa? O que aconteceu aos trabalhadores

Num ano fecharam três grandes indústrias que empregavam centenas de pessoas. A transição energética também é justa? O que fizeram empresas e Governo para compensar impacto nos trabalhadores.
Galp

Aprovado apoio para mitigar fecho de refinaria

Assembleia da República recomenda ao Governo que promova a criação de instrumentos de apoio aos trabalhadores afetados pelo fecho da refinaria.
Galp

China pode substituir financiadores ocidentais

A China pode garantir o fornecimento de petróleo e gás de que o mundo "precisa muito", segundo o presidente executivo da Galp, que defende uma transição energética gradual.
Galp

Galp aumenta tarifas da electricidade em 2,7 euros

A EDP Comercial anunciou que as suas tarifas de eletricidade vão subir em média 2,4% em 2022, o que corresponde a um acréscimo na fatura das famílias de cerca de 90 cêntimos por mês.
Galp

Galp só investe em Moçambique se existir paz

Andy Brown frisou que a manutenção da paz em Cabo Delgado, província que enfrenta uma insurgência armada desde 2017, é fundamental para o desenvolvimento daquela região.
PCP

PCP. Refinaria de Sines "é ativo estratégico" 

O PCP reconheceu "a necessidade de baixar as emissões de CO2 para a atmosfera", mas admitiu "que não pode tolerar que, em nome deste processo, se concretizem as mesmas medidas de sempre."
Galp

Sines. Refinaria integra planos de descarbonização

O protesto da Climáximo, que juntou cerca de 100 manifestantes junto aos vários acessos da unidade, numa ação não violenta de desobediência civil e bloqueio, "não afetou a atividade da refinaria".
Galp

Climáximo quer bloquear refinaria da Galp em Sines

O protesto organizado pelo coletivo, que leva a Sines ativistas de todo o país, reclama uma transição justa que "responsabilize a Galp e envolva trabalhadores e comunidades afetadas".
Web Summit

Galp quer entrar nas energias renováveis nos EUA

Administração Joe Biden persuasiva para empresa de energia. Galp pretende alocar cerca de 50% do investimento líquido anual de entre 800 milhões e mil milhões de euros em energias renováveis.
Web Summit

CEO da Galp: "Preço do petróleo está alto de mais"

Andy Brown considerou ainda que a decisão de regular as margens na venda de combustíveis vai contra as ideias da União Europeia, que defende que o caminho para baixar os preços é a concorrência.
Galp

Preços altos "estão a ser duros" para a Galp

Presidente executivo da Galp diz que falhas na entrega de gás natural estão a gerar perdas para a empresa que tem de comprar caro para fornecer clientes. Mas afasta risco no abastecimento ao país.
Galp

Galp Matosinhos. "Devíamos ter feito melhor" 

CEO Andy Brown admite que Galp deveria ter gerido melhor relações com trabalhadores e Governo no processo de fecho de Matosinhos. E pede parceria com Governo para descarbonizar refinaria de Sines.
Galp

Galp anuncia fim da pesquisa de petróleo

Galp vai por fim à prospeção e pesquisa de novos campos de petróleo e gás natural a partir de 2022. "Queremos estar na frente e não ser empurrados pela sociedade e regulação", diz CEO Andy Brown.
Fact Check

Imagem mostra fila de carros numa Galp espanhola?

Não. Fonte oficial da Galp confirma ao Observador que a área de serviço é portuguesa. O próprio autor da publicação garantiu não ter certeza onde a fotografia foi retirada.
Petróleo

Lucros da Galp atingem 327 milhões até setembro

No ano passado, a Galp tinha registado prejuízos nos primeiros nove meses do ano. Agora recupera das perdas e de janeiro e setembro alcança lucros de 327 milhões.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.