Os dias de aparente cumplicidade entre duquesas parecem fazer parte do passado. As suspeitas de que a relação entre Kate Middleton e Meghan Markle se terá degradado nos últimos tempos vieram à tona com a notícia da mudança dos duques de Sussex. A morar na Nottingham Cottage, dentro do Palácio de Kensington, desde o casamento, o casal anunciou agora que a Frogmore Cottage, em Windsor, será a sua morada daqui em diante, precisamente a mesma propriedade onde se deu a receção aos convidados após a cerimónia que os uniu, em maio deste ano.

“O Duque e a Duquesa de Sussex vão mudar-se para a Frogmore Cottage, na propriedade de Windsor, no início do próximo ano para prepararem a chegada do seu primeiro filho. Windor é um lugar muito especial para Suas Altezas Reais, que estão gratas por mudar a sua residência oficial para a propriedade. O gabinete do Duque e da Duquesa continuará baseado no Palácio de Kensington”, informou o palácio através de um comunicado, no último fim de semana.

Mas segundo uma fonte real, citada pelo The Daily Mail, a mudança será motivada pela necessidade de mais espaço, mas também pela vontade de ter alguma distância dos duques de Cambridge. “Harry e Meghan querem mudar-se e precisam de mais espaço, mas não querem viver na porta ao lado de William e Catherine”, alegou a fonte. “Não há nenhuma razão para que a casa do casal em Londres tenha de ser o Palácio de Kensington. Há várias outras opções, incluindo usarem o seu próprio dinheiro para comprarem a sua própria casa. Catherine e Meghan levam vidas muito diferentes, que só tendem a ficar mais vincadas com o tempo”, afirmou a mesma fonte a editor do jornal, Richard Eden.

De repente, uma outra pista sobre o que estará a motivar a mudança do casal: a relação entre as duas duquesas, Kate Middleton e Meghan Markle. Na passada segunda-feira, o The Telegraph recuperou um relato dos preparativos do casamento dos duques de Sussex. Sem mais detalhes sobre o sucedido, uma fonte terá dito ao tabloide que Kate Middleton “ficou em lágrimas, depois de uma prova do vestido de dama de honor da Princesa Charlotte”. Ao rumor, uma outra fonte terá acrescentado que a duquesa de Cambridge “tinha acabado de dar à luz o Príncipe Louis e sentia-se um pouco emocional”.

Kate Middleton, ao lado da Rainha e de Camilla, duquesa da Cornualha, nas comemorações dos 100 anos do armistício, em Londres © Victoria Jones – WPA Pool/Getty Images

Ao Express, uma fonte próxima da família real afirmou: “Elas são mulheres muito diferentes, apesar de estarem em circunstâncias muito parecidas. Meghan é extrovertida, enquanto Kate é mais tímida”. Ao The Daily Mail, uma outra afirmou: “Elas realmente não encaixam”. Ao The Sun, uma outra fonte, próxima do palácio, contou: “O plano inicial era Harry e Meghan deixarem a chalé nos terrenos do Palácio de Kensington e mudarem-se para o edifício principal. Mas houve alguma tensão entre os irmãos”. Os rumores surgem cerca de duas semanas após um outro episódio ter vindo à tona. Desde maio, mês do casamento real, três funcionários do palácio deixaram os seus postos de trabalho. Fontes alegaram que o temperamento difícil de Meghan Markle poderá ter estado na origem das demissões.

As fragilidades no seio da família real britânica já tinham saltado à vista noutros momentos, o último foi a 11 de novembro, aquando as celebrações dos 100 anos do armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. Vestida de preto, a família reuniu-se, com Kate Middleton a permanecer próxima da Rainha, de Camilla e da condessa de Wessex, enquanto Meghan e Harry permanecerem isolados.