Meghan Markle, a duquesa de Sussex, homenageou Clare Waight Keller ao aparecer de surpresa nos Fashion Awards, na edição anual que decorreu esta segunda-feira à noite. Meghan quis surpreender os convidados, mas especialmente a designer do seu vestido de noiva.

Depois de enaltecer a indústria da moda, Meghan chamou ao palco Keller, a diretora artística da Givenchy, para lhe entregar o prémio British Womenswear Designer of the Year. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem estava inicialmente previsto apresentar o prémio era a atriz Rosamund Pike, mas depois de ler o nome dos finalistas, propôs que uma “convidada especial” se juntasse a ela. Foi assim que Meghan apareceu no seu elegante vestido preto com um só ombro, desenhado pela Givenchy, que mereceu um aplauso entusiasta por parte do público londrino.

Meghan começou por descrever Keller como “uma designer britânica de excelência à escala mundial pela sua perspetiva e criatividade, mas também pela sua incrível generosidade”, momentos antes de anunciar o seu nome distinguido com o prémio.

Ao agradecer, Keller disse ter sido um momento incrivelmente especial. “Esta mulher é maravilhosa e ter uma pessoa assim que confie tanto em nós é algo que é só a honra mais inacreditável e eu não consigo agradecer o suficiente”.

Mas este não foi o único momento em destaque na cerimónia, nem o foi apenas para Meghan e Keller. Craig Green foi o vencedor do prémio British Menswear Designer of the Year, enquanto Miuccia Prada foi reconhecida pelas suas quatro décadas de carreira e recebeu o Outstanding Achievement Award. A filha de Cindy Crawford, Kaia Gerber, de 17 anos, foi, por sua vez, a modelo do ano.

O tema da sustentabilidade foi preponderante na edição deste ano: a designer Vivienne Westwood, já anteriormente premiada na vertente ecológica e da ética da moda, foi a vencedora do prémio Swarovski for Positive Change. Também o grupo Parley for the Ocean foi premiado com o prémio Special Recognition for Innovation, que trabalhou com marcas como a Adidas em linhas de vestuário feitas com plástico recolhido nos oceanos.

Stella McCartney e Burberry esiveram também entre as marcas unidas contra as alterações climáticas.
Os The British Fashion Awards são um dos maiores eventos de moda no calendário europeu, desde que foram criados em 1989. A cerimónia contou também com figuras como Kate Moss, Virgil Abloh e Victoria Beckham.