Séries

“Andi Mack”, a série do Disney Channel com a primeira personagem a dizer “sou gay”

120

Cyrus Goodman é a primeira personagem gay assumida numa série televisiva do Disney Channel. A série ficou rapidamente conhecida pelo facto de abordar temas sensíveis.

"Andi Mack" tem até ao momento três temporadas

IMDB

Cyrus Goodman é o nome da personagem interpretada pelo jovem ator Joshua Rush e é também a primeira personagem numa série do Disney Channel a pronunciar a frase: “Sou gay”. “Andy Mack” é uma série no formato “sitcom”, com episódios de 22 a 25 minutos, e estreou-se nas televisões americanas em abril de 2017. A Portugal chegou um ano depois, em abril de 2018.

Já se sabia desde o início que o formato, que se foca num grupo de adolescentes entre os quais se encontra Cyrus, iria contar com uma personagem gay, mas só numa cena do último episódio é que a personagem se sente confortável para expor a sua orientação sexual ao seu melhor amigo, Jonah, interpretado pelo ator Asher Angel. Nesta cena, destaca-se também a reação de Jonah, que reage com um simples e natural “Yeah?! Okay, cool”:

Em entrevista ao programa de televisão “Good Morning America”, o ator Joshua Rush confessa que a personagem de Cyrus o ensinou muito sobre estar confortável consigo mesmo, deixando de parte aquilo que os outros pensam. “Sofri de bullying quando tinha a idade de Cyrus e por isso é inspirador ver como ele não tem medo de colocar questões sobre quem deve ser e o que é que isto significa para ele mesmo“, conta.

Em episódios anteriores a personagem já tinha confessado a sua orientação sexual a outros amigos, Andi e Buffy, mas nunca tinha pronunciado as palavras. Através da rede social Twitter, o ator também mostrou a sua gratidão por fazer parte do projeto e interpretar a personagem de Cyrus em particular.

Os internautas também têm reagido à cena do último episódio, salientando a importância de um canal como a Disney Channel, que tem um grande impacto nos mais novos, em dar este passo.

“Andi Mack” conta a história de uma rapariga, Andi, de 13 anos, que está a tentar descobrir quem é e onde é que se encaixa, tanto em casa como na escola, e na vida de uma forma geral. A série conta com três temporadas até ao momento.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)