791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Madonna lança single com Maluma. Novo álbum sai em junho e terá versão de "Faz Gostoso" de Blaya

Este artigo tem mais de 5 anos

O primeiro single do disco 'Madame X' chama-se "Medellín". O álbum terá uma versão de "Faz Gostoso" de Blaya. "Lisboa foi onde o meu disco nasceu. Encontrei um mundo mágico de músicos incríveis", diz.

i

Getty Images

Getty Images

Madonna, cantora, figura incontornável da música mundial — habitualmente tratada pelo cognome “rainha da pop” — e há mais de um ano presença regular em Portugal, acaba de lançar o primeiro single do seu próximo álbum, que terá como título Madame X. O tema chama-se “Medellín” e conta com a participação do colombiano Maluma e pode ser ouvido aqui:

O próximo disco de Madonna — o seu 14º — já se encontra em pré-venda na Apple Music e deverá ser lançado a 14 de junho. A plataforma de streaming musical revelou o alinhamento do álbum, que incluirá uma versão do tema da portuguesa Blaya “Faz Gostoso” com a brasileira Anitta. Madonna também já falou sobre o disco. Em declarações promocionais citadas pelo Metro, disse:

Lisboa é onde o meu álbum nasceu. Encontrei a minha tribo lá e um mundo mágico com músicos incríveis que reforçaram a minha crença de que a música por tudo o mundo está mesmo ligada e é a alma do universo.”

A notícia da parceria de Madonna com Anitta numa versão de “Faz Gostoso” já chegou ao Brasil. O portal G1 noticia que “Anitta canta no álbum de Madonna um funk português lançado em 2018 na voz da cantora luso-brasileira Blaya”. Anitta, aliás, já tocou “Faz Gostoso” (de Blaya) ao vivo, como pode confirmar no vídeo que se segue:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O álbum foi gravado durante 18 meses em Londres, Nova Iorque, Los Angeles e Portugal, refere a Billboard. Madame X terá duas versões, uma com 13 canções e outra com 15 canções. No disco, inspirado na experiência de vida de Madonna em Lisboa, Portugal”, a norte-americana canta “em portugês, inglês e espanhol”, acrescenta ainda a Billboard.

Quavo e Swae Lee também entram no disco

Além da maior figura do atual funk brasileiro e de Maluma, com quem gravou dois temas (além deste primeiro single, também “Bitch I’m Loca”), Madonna terá no seu álbum convidados como Quavo (do grupo de rap Migos) e Swae Lee. A produção musical do álbum ficou a cargo de Diplo e Mike Dean.

No alinhamento do disco Madame X estão creditados apenas os convidados que terão com uma participação especial a nível vocal. Ainda assim, é provável que o álbum tenha participações de músicos e artistas nacionais e lusófonos. Em janeiro, Madonna publicou um vídeo no Instagram com a Orquestra Batukadeiras, afirmando sentir-se “sortuda por ter estas mulheres incríveis e poderosas no meu álbum”. A sua proximidade artística com o cantor Dino D’Santiago, nascido em Cabo Verde mas com grande ligação a Portugal, também é pública. A cantora partilhou inclusivamente um vídeo relativo ao disco em que aparece Dino D’Santiago.

“Madame X”. Madonna revela novo álbum em vídeo onde aparece Dino D’Santiago

Em janeiro, a Blitz escreveu: “Já se sabe que aconteceram várias gravações com artistas que moram em Portugal, num estúdio em Paço de Arcos – mas não se sabe ainda o que acontecerá a essas mesmas gravações. Blaya, Anitta, Dino D’Santiago, Kimi Djabaté e batucadeiras de Cabo Verde poderão, sob diversas formas, fazer parte do disco”.

Em 2018, Madonna deu uma entrevista à Vogue Italia na qual disse: “Conheci muitos músicos verdadeiramente fantásticos e acabei a trabalhar com muitos destes músicos no meu novo disco, portante Lisboa influenciou a minha música e o meu trabalho. Como poderia não influenciar? Não vejo como poderia ter passado aquele ano [a entrevista foi dada em 2018, sensivelmente um ano após a chegada de Madonna à capital portuguesa] sem estar informada de todo este input de cultura”.

A apresentação do primeiro vídeo em Londres

Já no dia 24 de abril, Madonna revelará o vídeo do single “Medellín” em exclusivo num evento em Londres, que será transmitido pela MTV “em todo o mundo”. O programa chamar-se-á “MTV Presents: Madonna Live” e contará com a presença da cantora norte-americana mas também do DJ britânico Trevor Nelson. A informação é detalhada num comunicado enviado esta quarta-feira à comunicação social: “Este especial de meia hora será transmitido em direto na MTV, no dia 24 de abril, às 21h, em cerca de 180 países”.

A Rainha do Pop vai juntar-se ao DJ Britânico Trevor Nelson e a centenas de fãs em Londres para uma conversa sem filtros sobre as influências que estiveram por detrás deste novo álbum, o que a inspirou e o que, ao longo da sua carreira transcendente, a tem marcado a nível criativo, e muito mais. O artista latino mundialmente reconhecido Maluma, que colaborou com a artista no single “Medellín”, vai juntar-se a esta grande celebração a partir de Miami”, lê-se ainda no e-mail.

Durante o evento em Londres, Madonna irá responder “às perguntas de fãs” na companhia do apresentador da MTV Sway Calloway.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora