Foi na noite de segunda-feira que os duques de Cambridge aterraram em Islamabad, para darem início a cinco dias de uma visita oficial de cinco dias no Paquistão, o resultado de uma das mais difíceis organizações no que a um périplo real diz respeito, revelara entretanto o palácio de Kensington, ciente dos desafios ao nível das medidas de segurança. Mas claro que as maiores dores de cabeça se afastam ligeiramente de cena quando uma parada de looks impõe devida a apreciação — e as já típicas evocações.

À chegada ao aeroporto @ Getty Images

À chegada, a mulher de William deixou claro que as jornadas seguintes seriam marcadas por um compromisso entre os seus nomes de estimação e os talentos e preceitos locais. Optou por um shalwar kameez turquesa (o traje tradicional) com assinatura da designer fixada em Londres Catherine Kameez. A escolha da duquesa de imediato trouxe à memória um dos visuais eleitos há quase trinta anos pela princesa Diana, quando também ela visitou o Paquistão, em 1991 — a mesma princesa que seis anos depois, em 1997, poucos meses antes de morrer, regressaria ao país para visitar um hospital oncológico, em Lahore. A mais recente deslocação a este destino por parte de elementos do clã real britânico foi a do príncipe Carlos e de Camilla, que ali estiveram em 2006.

A princesa Diana em setembro de 1991, quando visitou o Paquistão @ Getty Images

E como a diversidade de visuais é tão intensa como as agendas costumam ser, Kate Middleton voltou a destacar-se na sua elegância habitual, agora no encontro que o casal teve com o primeiro-ministro do país, Imran Khan, no centro da capital do país. Para esta ocasião, a duquesa preferiu um casaco em tom verde vibrante, de novo com design de Catherine Walker, uma cor que deverá repetir dada a sua presença na bandeira do país. Quanto às calças e ao lenço usado, Kate optou por criadores locais, Maheer Khan e Satrangi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para o primeiro compromisso oficial do par, que se tratou de uma visita a uma escola, a nota dominante foi o azul, que se revelou em mais um shalwar kameez, desta feita do designer local Maheer Khan.

Para o momento reservado ao convívio com alunos no colégio feminino Islamabad Model College, Kate optou por uns sapatos rasos @ Getty Images

Na fotogaleria, veja algumas das imagens que marcaram os primeiros momentos dos duques em solo paquistanês (que no fim de semana já se terão reencontrado com os três filhos, que entretanto ficaram em Londres).