Corrupção
Branqueamento de Capitais

Registo dos donos efetivos das empresas adiado

504
Criado para promover a transparência das transações comerciais e combater o branqueamento de capitais, o registo dos donos efetivos das empresas voltou a ser adiado pelo Ministério da Justiça.
Angola

"João Lourenço não tem como ter mão no MPLA" /premium

De perseguido pelo regime angolano, Rafael Marques passou a condecorado por João Lourenço. Elogia-lhe o combate à corrupção, mas diz que é travado pela oposição do próprio MPLA: "É só uma pessoa".
Corrupção

Autarca de Viseu acusado de favorecimento ilegal

508
Almeida Henriques terá intercedido por José Agostinho Simões, da Tomi World, junto de autarcas e decisores políticos de forma a favorecer essa empresa. Tudo a troco de uma avença mensal de 1200 euros.
Argélia

Dois primeiros-ministros condenados por corrupção

Dois antigos primeiros-ministros argelinos, Ahmed Ouyahia e Abdelmalek Sellal, foram condenados 15 e 12 anos de prisão, respetivamente. Os réus foram julgados por favorecimento na indústria automóvel.
Corrupção

"Propomos aspirinas e precisamos de quimioterapia"

5937
Num debate sobre "Justiça e Democracia" no auditório do Observador, a procuradora Maria José Morgado, considera que estratégia do Governo pode tornar-se uma "ficção".
Justiça

O combate à corrupção em debate no Observador

O jornalista angolano Rafael Marques e David Jimenez, ex-diretor do El Mundo, debatem os perigos que assombram a democracia liberal, numa conversa moderada por José Manuel Fernandes.
Corrupção

Moçambique. PM alerta para efeitos da corrupção

O primeiro-ministro moçambicano afirmou que "a corrupção põe em causa a credibilidade dos governos" e abre espaço para a instabilidade económica, abalando a "integridade" e os "valores morais".
Corrupção

Marcelo pede medidas concretas contra a corrupção

978
O chefe de Estado insistiu na necessidade de um "claro consenso nacional" no combate à corrupção que se deve traduzir em "medidas concretas", reforçando a confiança dos portugueses no poder judicial.
Timor-Leste

Timor-Leste. Tolerância zero contra a corrupção

962
O Presidente da República timorense defendeu "tolerância zero" no combate ao flagelo da corrupção, na segunda-feira. Timor-Leste continua sem ter uma lei anticorrupção aprovada no Parlamento Nacional.
Corrupção

Vamos avançar no combate à corrupção? /premium

107
As ideias de Van Dunem representam uma evolução no combate à corrupção e permitirão uma Justiça mais eficaz. Mas não nos iludamos: uma parte do PS e o PSD de Rui Rio serão os seus maiores adversários.
Corrupção

Corrupção. Van Dunem quer mais justiça negociada /premium

242
Ministra da Justiça quer dotar o Ministério Público e os tribunais de instrumentos de justiça negociada em sede de investigação e de julgamento. Saiba como o Governo quer melhorar combate à corrupção.
Corrupção

Um crime contra a humanidade

190
A corrupção tem tamanho potencial lesivo dos valores mais profundos das sociedades que não tardará que a comunidade internacional acabe por classificar os seus crimes como crimes contra a Humanidade.
Estados Unidos da América

Ericsson paga 904 milhões por corrupção nos EUA

A empresa de materiais de comunicações Ericsson aceitou pagar 904 milhões de euros num acordo amigável com o Departamento da Justiça americano depois de acusado de conduta corrupta.
País

Governo define estratégia de combate à corrupção

O Governo criou um grupo de combate à corrupção sob alçada do ministério da Justiça. A estratégia será "nacional, global e integrada" com o grupo a desenvolver projetos dentro do programa de Governo.
Caso José Sócrates

Carlos Santos Silva, um patrão muito especial /premium

978
O amigo de Sócrates não só deixava Sofia Fava e Ana Bessa trabalharem em casa, como ainda ia buscar os trabalhos. Ivo Rosa não confrontou Santos Silva com escutas decisivas para a acusação
Malta

Malta. PM demite-se por ligação a assassinato

Joseph Muscat anunciou ao Presidente maltês a sua demissão, após dois ministros e do chefe de gabinete terem sido mencionados na investigação do assassinato da jornalista Daphne Galizia.
África do sul

Tribunal sul-africano rejeita recurso de Zuma

Um tribunal sul-africano anunciou esta sexta-feira que o recurso de Zuma, que pretende evitar o julgamento por corrupção no caso de venda de armamento, "foi rejeitado”.
Malta

Detido ex-chefe de gabinete do PM de Malta

O ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro foi detido por envolvimento no homicídio da jornalista Daphne Caruana Galizia, que investigava a corrupção nas altas esferas da política em Malta.
Papa Francisco

Papa admite corrupção na gestão do Vaticano

O papa Francisco reconheceu que foi "um escândalo" o que se descobriu sobre a compra de um imóvel em Londres no valor de 150 milhões de euros e que "foram feitas coisas que não parecem limpas".
Corrupção

A normalização da corrupção /premium

230
O silêncio do Governo e a teoria da educação como única solução para combater a corrupção, banalizam o crime. Pior: fomentam um determinismo insultuoso para quem não corrompe nem se deixa corromper.
Macau

Português na Assembleia de Macau denuncia censura

José Pereira Coutinho é o único português na Assembleia Legislativa de Macau e falou da censura na Assembleia, a descriminação face a associações africanas e o medo de Hong Kong.
Israel

Netanyahu formalmente acusado de corrupção

Primeiro-ministro israelita em funções irá ser julgado pelos crimes de suborno, fraude e quebra de confiança. Informação foi confirmada pelo procurador-geral. Netanyahu fala em "tentativa de golpe".
Rádio Observador

O melhor da entrevista a Álvaro Santos Pereira

100
Álvaro Santos Pereira alerta para a possibilidade de os arguidos dos casos BPN, Marquês e BES poderem morrer antes do trânsito em julgado. E defende a execução de penas após duas decisões judiciais.
Corrupção

"Réus podem recorrer até morrerem de velhos" /premium

10408
Álvaro Santos Pereira alerta para a possibilidade de os arguidos dos casos BPN, Marquês e BES poderem morrer antes do trânsito em julgado. E defende a execução de penas após duas decisões judiciais.
Malta

Malta oferece perdão em troca de provas

O primeiro-ministro de Malta assinou uma carta em que concede perdão a um suspeito de lavagem de dinheiro caso este consiga identificar o assassino da jornalista Daphne Galizia.
Brasil

Supremo brasileiro revoga pedido de acesso a dados

OCDE tinha divulgado um comunicado manifestando preocupação com a decisão de Dias Toffoli de suspender investigações que usaram dados sigilosos sem autorização prévia da Justiça.
Corrupção

Homem de 70 anos condenado por tentar subornar GNR

3497
Homem de 70 anos foi detido por violência doméstica. A caminho do posto, ofereceu entre 20 a 30 mil euros para o libertarem. Foi condenado por corrupção, mas absolvido do crime de violência doméstica.
República Checa

Manifestação contra Governo reúne 200 mil em Praga

122
Mais de 200.000 checos concentraram-se no centro de Praga para pedir a saída do primeiro-ministro acusado de corrupção, na véspera do 30.º aniversário da revolução que derrubou o comunismo.
Macau

Macau. Comissão anticorrupção acusa organismo

Em causa estão denúncias dos próprios trabalhadores da DSEPDR contra o diretor daquele organismo, o especialista em direito Mi Jian.
Julgamentos

Face Oculta. MP pede 12 anos para sucateiro

119
Audiência para cúmulo jurídico ocorre depois de terem prescritos vários crimes pelos quais três arguidos tinham sido condenados. O processo começou em 2011 e Manuel Godinho continua em liberdade.
Ensaios do Observador

Corrupção. Como proteger os denunciantes? /premium

483
Proteger os denunciantes é uma das formas mais eficazes de melhorar o combate à corrupção. O que é feito lá fora e o que podíamos fazer cá? Ensaio de Nuno Gonçalo Poças
Corrupção

Como Lalanda conseguiu dominar o negócio do sangue /premium

720
Ex-líder da farmacêutica Octapharma foi acusado de alegadamente ter corrompido o ex-líder do INEM, uma médica e uma farmacêutica para ganhar o domínio de um negócio de mais de 120 milhões de euros.
Corrupção

Dirigente da Anafre pago para fazer lobbying

Além da ANO e da Adraces, entidade financiada por dinheiros públicos e por isso sujeita ao Código dos Contratos Públicos, a empresa de Jorge Neves não teve até agora quaisquer outros clientes.
Corrupção

João Bibe perde recurso na Relação

Antigo dirigente do Instituto do Desporto tinha sido condenado a pena de prisão suspensa por causa de uma viagem da mulher a Macau, paga pelo Instituto. Tribunal da Relação confirma a pena.
Corrupção

Presidente do Benfica suspeito no caso BES

570
O Ministério Público acredita que o presidente do SL Benfica beneficiou de fraude no caso BES, através de uma entidade sediada na Suíça. Vieira nega ser testemunha ou arguido.
Futebol

Football Leaks: instrução arranca 12 de dezembro

A instrução do processo de Rui Pinto, criador da Football Leaks, começa em 12 de dezembro. Para esse dia foram apenas agendadas diligências instrutórias, disse à Lusa fonte judicial.
Fraude

Maputo não quer Chang deportado

Moçambique vai recorrer da decisão do Tribunal Constitucional de África do Sul que quer extraditar para os Estado Unidos o ex-ministro das Finanças Manuel Chang por fraude e corrupção.
Caso José Sócrates

Sócrates: "O dinheiro da minha mãe vinha do cofre" /premium

11982
O ex-primeiro-ministro teve de esclarecer os mais de 100 mil euros em férias pagos por Carlos Santos Silva e o dinheiro vivo que a mãe guardava num cofre e lhe dava desde sempre.
Corrupção

30 medidas para (não) combater a corrupção /premium

326
O Governo só quer combater a corrupção através da prevenção, sem aumentar meios nem criar novas medidas penais. É como tentar acabar com a fome sem alimentar a população. Mais uma ideia genial do PS.
Justiça

120 autarcas arguidos no caso das lojas de turismo

169
Ministério Público admite que investigação sobre ajustes diretos na instalação de lojas interativas de turismo vai atingir mais autarcas. 60 já foram constituídos arguidos, mas total pode duplicar.
Operação Marquês

Salário de 12 mil euros "não chegava para Paris" /premium

3219
Entre os 12 mil euros mensais que não chegavam para viver e os "gastos de classe média" em férias de ski na Suíça, as respostas de Sócrates marcaram a 4.ª sessão do interrogatório.
África do sul

Extradição de Manuel Chang decidida esta sexta

A decisão de extraditar Manuel Chang para Moçambique ou para os EUA está a ser analisada e vai ser divulgada esta sexta-feira de manhã. As partes dispõem depois de 21 dias para apelar da decisão.
Caso José Sócrates

Sócrates. "Carlos Santos Silva é um homem honesto" /premium

1597
Entre duros ataques a Passos Coelho e ao MP, o ex-primeiro-ministro teve dificuldades em explicar os arrendamentos de casas em Paris pagos inicialmente por Santos Silva.
Corrupção

Presidente do Braga e ex-líder do Vitória acusados

166
Patrocínios do Turismo do Porto aos dois clubes minhotos, que custaram cerca de 130 mil euros, estão no centro da acusação. Os contratos foram pagos, mas nunca foram concretizados.
Corrupção

Ivo Rosa. "Quem se acusa?" /premium

2342
O juiz de instrução criminal não gostou de ver as notícias sobre o primeiro dia do interrogatório a Sócrates e ameaçou advogados com revistas da PSP para apreender telemóveis.
Caso José Sócrates

Sócrates culpa Passos pela captura da PT pelo GES /premium

2859
Chamou "mente delirante" a José Maria Ricciardi, insinuou proximidade de António Costa ao BES e ainda afirmou que, enquanto liderou o Governo, a PT não tinha sido capturada por Salgado.
Caso José Sócrates

Os 5 pontos essenciais da acusação contra Sócrates /premium

105
O juiz Ivo Rosa reservou três dias para interrogar José Sócrates na Operação Marquês. Afinal, qual é a acusação do MP contra o ex-primeiro-ministro?
País

Operação Éter. José Artur Neves é arguido

437
Depois de estar envolvido no caso das "golas inflamáveis", o ex-secretário de Estado José Artur Neves foi constituído arguido na Operação Éter.
Corrupção

Onde são gastos os milhões dos corruptos?

276
É em Londres que corruptos de todo o mundo, alguns até bem conhecidos, gastam milhões. Em quê? Iates, joias, aviões, casas, obras de arte e carros de alta gama, conclui uma ONG.
Corrupção

DIAP do Porto acusou ex-líder do Turismo do Porto

Ex-líder do Turismo do Porto vai continuar em prisão preventiva após do DIAP do Porto ter deduzido acusação contra Melchior Moreira e mais sete gestores do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Caso José Sócrates

Instrução da Operação Marquês pode atrasar-se

1744
O Tribunal da Relação de Lisboa voltou a desautorizar Ivo Rosa, obrigando o magistrado a enviar de imediato dois recursos do Ministério Público para aquele tribunal superior.
Moçambique

Preso ex-presidente da Linhas Aéreas de Moçambique

António Pinto foi detido por suspeitas de corrupção. O ex-administrador financeiro da empresa e a gestora da revista usada na companha também foram detidos. Caso decorre em Maputo.
Moçambique

Filho de Guebuza quis 11 milhões para comprar casa

Banqueiro Andrew Pearse contou em tribunal que o filho do ex-presidente Moçambicano queria contrair um empréstimo de 11 milhões de euros para se mudar para França com uma prostituta.
Corrupção

Antigo presidente da Câmara julgado por peculato

Carlos Pinto é o antigo presidente da Câmara da Covilhã e começa esta terça-feira a ser julgado pelos crimes de peculato e prevaricação cometidos enquanto exercia o cargo.
Corrupção

Autarca de Castelo Branco perde mesmo o mandato

653
Luís Correia tinha sido condenado pelo Tribunal Administrativo Fiscal, mas recorreu. Agora, Tribunal Central confirma decisão. Em causa está assinatura de contratos da autarquia com empresa do pai.
Corrupção

Relação do Porto envia caso Teia para Lisboa

259
Desembargadores decidiram que Tribunal de Instrução Criminal do Porto é incompetente para fazer a instrução da Operação Teia. Autarca de Barcelos e Manuela Couto saem de prisão domiciliária.
Corrupção

Teia. Autarca de Barcelos em liberdade 

131
Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos, e a empresária Manuela Couto estão em liberdade, por ordem do tribunal, desde o final da tarde desta quarta-feira.
Brasil

Brasil. Polícia prende membros da Receita Federal

Grupo trabalhava na Operação Lava Jato no âmbito de cobranças fiscais pós-sentenças, mas, em vez de cobrar as multas determinadas pelos seus superiores, negociaram subornos com os investigados.
Sociedade

Metade dos portugueses não confia em políticos

218
Metade dos portugueses ouvidos num inquérito não confia nos líderes políticos, com 64% dos inquiridos a considerar, ao mesmo tempo, que a corrupção é um "problema significativo".
Corrupção

Presidente do Senegal liberta rival político 

Macky Sall perdoou e mandou libertar neste domingo o ex-presidente da autarquia de Dakar que tinha sido preso em 2017 por acusações de corrupção.
Corrupção

Corrupção. JPP defende revisão do Código Penal

259
Lina Pereira defendeu a revisão do código penal "com diálogo concertado entre toda a assembleia, para que realmente as impunidades que se verificam deixem de existir" em matéria de corrupção.
Celebridades

Filha de Huffman vai refazer exame de admissão 

A filha da atriz de "Donas de Casa Desesperadas" vai refazer o teste de admissão à faculdade, afastando-se, assim, do escândalo protagonizado pela mãe, considerada culpada em esquema de corrupção.
Indonésia

Indonésia. Dois mortos durante manifestações

Estudantes protestam contra nova lei na Indonésia que, segundo os críticos, prejudica a agência anticorrupção do país. As duas mortes aconteceram aquando do disparo pelo polícia de gás lacrimogénio.
Indonésia

Indonésia. Polícia dispara gás lacrimogéneo 

Mais de 300 pessoas foram hospitalizadas devido a ferimentos em protestos contra nova lei que reduz a ação da Comissão de Erradicação da Corrupção indonésia.
Tribunal

Procurador castigado é candidato a juiz europeu

2298
José Luís Lopes da Mota foi suspenso durante 30 dias por pressionar os procuradores que investigavam o Freeport, em 2009, quando era presidente da Eurojust. Agora é um dos três candidatos ao TEDH.
Justiça

Eu tinha vergonha! /premium

117
Se os arguidos fossem julgados e se se confirmasse que muitos ou alguns deles são efectivamente culpados, o actual governo e o seu partido não escapariam a uma severa punição política.
Corrupção

MP investiga contratos do filho de Artur Neves

460
Contratos do filho do ex-governante estão a ser investigados pela Justiça. Gabinete anti-fraude europeu está a par das suspeitas que envolvem contratos de 3,2 milhões financiados com fundos europeus.
Moçambique

Dívidas Ocultas. Arguido não era membro do governo

Os advogados de um dos principais suspeitos de um processo nos EUA sobre as dívidas ocultas de Moçambique defendem que Teófilo Nhangumele não pode ser julgado como membro de um governo estrangeiro.
Corrupção

“Mais do que demissão, interessa-nos explicações"

241
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, criticou os posicionamentos do Ministério da Administração Interna e da PGR acerca da demissão do secretário de Estado da Proteção Civil.
Guiné-Bissau

FMI irá avaliar vulnerabilidades de Guiné-Bissau

Missão dará especial ênfase ao combate à corrupção e irá abordar questões ligadas ao risco orçamental, à transparência na gestão das contas públicas, à macroeconomia e às reformas estruturais.
Corrupção

Golas antifumo. PJ faz buscas no MAI

2218
O Ministério Público diz que chegou a adiar a operação que conta com mais de meia centena de alvos por causa dos incêndios. Estão 200 investigadores no terreno.
Corrupção

Caso EDP. Testemunha-chave terá sido pressionada /premium

Ministério Público recebeu denúncia de pressões sobre técnica da REN que é uma das principais testemunhas de alegados benefícios à EDP. E pondera proibir contactos entre João Conceição e testemunha.
BCE

MP: houve "conivência" de Macedo com Pinho e Mexia /premium

1201
MP diz que Paulo Macedo foi conivente com crime de corrupção imputado a arguidos do caso EDP. BCE recebeu notícia do Observador e relatório do BCP e avalia situação do líder da Caixa.
FC Porto

FC Porto fala em "banco dos réus desfalcado" 

O FC Porto afirmou que o processo 'e-toupeira' "vai chegar a julgamento com o banco dos réus desfalcado", depois de o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) não ter pronunciado a SAD do Benfica.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho cita Camões e comenta e-Toupeira

2624
Numa publicação no Instagram, o ex-presidente do Sporting citou um soneto de Camões para comentar a decisão no caso e-Toupeira, no qual a SAD do Benfica não vai ser julgada. Sporting também já reagiu.
Corrupção

e-Toupeira. SAD do Benfica não vai a julgamento

3470
Tribunal da Relação decide que a SAD do Benfica nada teve a ver com a atuação do seu assessor jurídico Paulo Gonçalves e pronuncia mais um segundo funcionário judicial para julgamento.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Foi preso filho de ex-ministro

As investigações apontam que, entre 2008 e 2014, Edison Lobão e Márcio Lobão solicitaram e receberam suborno dos grupos Estre e Odebrecht na ordem de 50 milhões de reais (11 milhões de euros).
Corrupção

Pinho no DCIAP. À terceira não foi de vez 

Defesa de Manuel Pinho invocou a irregularidade do interrogatório por a decisão da Relação de Lisboa que repôs o estatuto de arguido ao ex-ministro ainda não ter transitado em julgado.
Papa Francisco

Papa Francisco apela ao combate à corrupção

O Papa Francisco enalteceu a riqueza natural e cultural de Moçambique, mas lamenta que, apesar destas riquezas, "uma quantidade enorme de população viva abaixo do nível de pobreza".
EDP

BCP contratou assessor de Pinho a pedido da EDP /premium

2053
João Conceição foi contratado como diretor do BCP enquanto era assessor de Pinho. Recebeu 153 mil euros mas nunca trabalhou no banco. Acordo terá sido feito entre Paulo Macedo (hoje na CGD) e a EDP.
Rui Rio

Rio quer investir na justiça na área da corrupção

118
O presidente do PSD defendeu a " formação dos magistrados e monitorização dos setores de atividade com maior risco de corrupção" afirmando que, nesses casos de justiça “a eficácia é próxima de zero".
Coreia do Sul

Ex-presidente sul-coreana sob novo julgamento

O Supremo Tribunal da Coreia do Sul ordenou que a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye seja novamente julgada, após ter sido condenada por corrupção num caso que levou à sua destituição em 2017.
Brasil

Tribunal anula sentença aplicada por Moro em 2018

É a primeira vez que o Supremo Tribunal Federal anula condenação de Sergio Moro. Aldemir Bendine fora condenado a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção e branqueamento de capitais.
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias vão voltar a ser reveladas

223
A Caixa Geral de Aposentações vai voltar a publicar a lista de ex-políticos que recebem subvenções vitalícias em setembro.
Malásia

Malásia. Julgamento de ex-primeiro-ministro adiado

Najib Razak está a ser julgado por 42 acusações de corrupção, abuso de poder e branqueamento de capitais, relacionada com um desvio multimilionário de um fundo estatal de investimento.
Equador

Ex-Presidente do Equador em prisão preventiva

Prisão surge devido ao suposto envolvimento de Rafael Correa num caso de suborno orquestrado com membros do seu governo para concessão de contratos com o Estado.
Rússia

Rússia. Contas do opositor Navalny congeladas

Foi aberto um processo judicial por lavagem de dinheiro contra a organização de Alexei Navalny, acusado de receber ilegalmente cerca de mil milhões de rublos (13,6 milhões de euros).
Moçambique

Ex-ministra moçambicana em novo caso de corrupção

A ex-ministra do Trabalho moçambicana Helena Taipo está agora a ser acusada pelo Ministério Público de envolvimento no desvio de verbas dos trabalhadores moçambicanos no estrangeiro
Lula da Silva

Transferência de Lula da Silva foi suspensa

A defesa do antigo chefe de Estado brasileiro pedia a suspensão da transferência para um estabelecimento prisional no Estado de São Paulo. O Supremo Tribunal Federal do Brasil atendeu ao pedido.
Corrupção

José Veiga terá ajudado a desviar 50 milhões 

242
Denis Christel Sassou-Nguesso terá extorquido este valor através de uma rede de empresas em vários países, incluindo Portugal. Empresário José Veiga era intermediário de uma empresa no Congo.
Corrupção

O PS está em pânico… e com razão! /premium

317
Ao contrário do que clama a «esquerda indignada», o país não precisa do sector privado para haver «corrupção». Pelo contrário: ela medra no actual sistema de clientelismo de Estado incarnado pelo PS.
Corrupção

Tribunal afasta 64 políticos e gestores públicos

Mesmo quando estão envolvidos com a justiça, poucos são os que decidem, por sua livre vontade, abandonar os cargos. Apenas seis pessoas o fizeram entre 2012 e 2014 e, desde então, mais nenhuma.
Justiça

Justiça quer mais 1.200 obras de Berardo

Mil obras de arte estão no Centro Cultural de Belém e destas apenas 862 integram o acordo do empresário com o Estado. A Justiça teme que outras 1.200 desapareçam.
Governo

A interpretação literal do regime socialista  /premium

959
A República Portuguesa é “um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular”, diz a CRP. Devemos interpretar literalmente, ou ler “é um regime patrimonialista, baseado no domínio do PS”?
Caixa Geral de Depósitos

Tribunal arresta hotel de Joe Berardo

2272
Propriedade de 70 mil metros quadrados pertence a Berardo desde 1987. O empresário doou depois o hotel, que está avaliado em várias dezenas de milhões de euros, à própria fundação.
Benfica

Rui Pinto terá invadido email de Carlos Alexandre

652
O Ministério Público suspeita que o hacker acedeu ilegalmente ao email do TIC. Carlos Alexandre terá sido um dos afetados. Juiz já foi ouvido como testemunha. Rui Pinto reagiu no Twitter.
José Sócrates

Sócrates recusou mudar acordo que favorece Berardo /premium

805
Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no CCB. Acordo está sob investigação do Ministério Público no caso CGD.
Sporting

Cashball. Bruno de Carvalho apontado como "chefe"

2944
Paulo Silva disse ao Ministério Público que o ex-presidente do Sporting foi quem deu ordens para subornar árbitros de andebol e jogadores de equipas adversárias ao clube leonino.
CDS-PP

Corrupção. CDS abre caminho para delação premiada

131
CDS quer avançar com o estatuto do denunciante (excluindo os hackers) e reforçar o estatuto do arrependido, de forma a que as autoridades tenham um instrumento próximo da delação premiada.
Tráfico de Droga

'El Chapo' condenado a prisão perpétua

194
O narcotraficante mexicano, de 62 anos, foi considerado culpado de crimes como tráfico de droga, lavagem de dinheiro, corrupção e posse de armas. Julgamento começou em novembro do ano passado.
EDP

Pinho não desiste de anular estatuto de arguido

311
Relação anulou acórdão de Ivo Rosa que retirava estatuto de arguido ao ex-ministro de Economia mas defesa recorreu para o Constitucional. Interrogatório de Pinho em setembro pode ter novos incidentes.
EDP

Ex-chefe de gabinete censura nomeação de Pinho /premium

566
Atual nº 2 do Ministério da Economia diz que ligações de Pinho ao Grupo Espírito Santo deveriam ter feito soar os alertas vermelhos ao primeiro-ministro que o propôs e ao Presidente que lhe deu posse.
Corrupção

Teia. Autarca de Barcelos volta a trabalhar

Miguel Costa Gomes está em prisão domiciliária por crimes de corrupção passiva e prevaricação, mas pediu ao tribunal que clarificasse com quem pode ou não falar.
Tribunais

Tribunal Constitucional contraria juiz Ivo Rosa

741
Juiz considerou inconstitucional artigo que permite ao MP arrestar bens sem autorização de um juiz. Tribunal superior não lhe deu razão, mas decisão tem voto vencido do presidente Costa Andrade.
Corrupção

EDP. Pinho é interrogado no DCIAP em setembro

108
O antigo ministro da Economia já foi informado de que vai ser ouvido no Departamento Central de Investigação e Ação Penal por suspeitas de corrupção.
EDP

Ivo Rosa com 4.ª derrota na Relação

3165
Relação de Lisboa revoga despacho do juiz de instrução do caso EDP que impedia utilização de emails, documentação bancária e fiscal de António Mexia e Manso Neto. E elogia Carlos Alexandre.
Corrupção

Braga. Corrupção provada, mas arguidos absolvidos

290
Tribunal de Braga considerou que os crimes de corrupção já tinham prescrito em 2013. Arguidos eram acusados de favorecimento nos concursos de autocarros aos Transportes Urbanos de Braga (TUB).
Corrupção

Ex-diretor do Museu da Presidência vai ser julgado

283
O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu levar a julgamento o ex-diretor do Museu da Presidência Diogo Gaspar, acusado de tráfico de influências, falsificação, peculato e abuso de poder.
Desastres Naturais

Moçambique. 8 detidos por desvio de donativos

O grupo terá desviado uma quantidade não especificada de arroz, feijão e óleo, após distribuição num dos bairros de Nhamatanda, no centro de Moçambique.
Corrupção

94% dos casos de corrupção são arquivados

841
De acordo com o Expresso, apenas 6% dos casos de corrupção resultam numa acusação do Ministério Público. Procurador António Ventinhas diz que "as provas são muito difíceis de obter".
Caso Lava Jato

Lava Jato. Empresário diz que não foi pressionado

102
Leo Pinheiro diz que que não inventou nem mudou factos usados como prova contra Lula da Silva. Afirma também que não foi pressionado pela polícia ou autoridades envolvidas na investigação.
PSD

Filipa Roseta: Costa "recupera política socrática"

2238
Cabeça de lista pelo PSD em Lisboa acusa Governo de "recuperar as políticas socráticas de adjudicação direta". Em entrevista à Rádio Observador diz que só está na política por causa de Sócrates.
Deputados

Deputados reagem à carta de Berardo 

Joe Berardo pede a intervenção de Ferro Rodrigues naquilo que considera ter sido um "julgamento popular". Partidos dizem que comendador não devia ter divulgado carta. Falam em "falta de respeito".
Corrupção

Líder do PSD dos Açores suspeito de corrupção

13409
Alexandre Gaudêncio, o líder do PSD/Açores e presidente da Câmara da Ribeira Grande foi constituído arguido pela Polícia Judiciária por suspeitas de peculato, participação económica e outros crimes.
Corrupção

O cancro que rói o país /premium

265
A política está entrelaçada com a corrupção larvar que grassa no país, desde a endogamia no recrutamento ao amiguismo partidário, não referindo a palavra tabú: negócios. E depois há a Operação Marquês
Crime

Álvaro Amaro paga 40 mil euros e pode tomar posse

990
O agora eurodeputado e ex-presidente da câmara da Guarda foi constituído arguido no âmbito de uma operação da PJ que visou um esquema fraudulento que envolve a contratação pública de transportes.
Corrupção

Será António Costa um líder mole? /premium

163
Enquanto que a Europa critica Portugal por não fortalecer a independência da Justiça, o Bloco Central quer politizar a Justiça, alterando uma proposta do Governo. É uma espécie de PS vs PS.
Corrupção

"PS e PSD incomodados com combate à corrupção"

678
Comentador critica duramente os partidos do Bloco Central e elogia o Presidente da República pelo ataque "cirúrgico mas brutal" às "manobras do PS e do PSD" contra autonomia do Ministério Público.
Corrupção

Há "redes de corrupção e compadrio", diz ex-PGR

8423
Joana Marques Vidal disse à Rádio Renascença que "Estado está capturado" e que redes de "corrupção e compadrio" estão disseminadas pelos vários organismos do Estado.
Rádio Observador

Corrupção, Rui Pinto e o "atrevimento" da PJ

O diretor nacional adjunto da PJ, Carlos Farinha, foi o primeiro entrevistado no "Direto ao Assunto", o espaço de entrevista das manhãs da Rádio Observador.
Corrupção

Caso EDP. Ivo Rosa perde e Pinho é arguido

10162
Tribunal da Relação de Lisboa anula despacho de juiz de instrução que tinha retirado o estatuto de arguido a Manuel Pinho e a Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia.
Corrupção

Corrupção. 8 ex-governantes contam casos pessoais  /premium

278
Portugal voltou a ser criticado pelas falhas no combate à corrupção. O Observador falou com 8 antigos governantes colocando-lhes uma pergunta: alguma vez foram alvo de uma tentativa de corrupção?
Ministério Público

PS e PSD desistem de mexer no Conselho do MP

Bloco Central cedeu a pressão de Marcelo Rebelo de Sousa e da greve dos magistrados mas a polémica está longe de terminar. Restantes propostas polémicas serão votadas na próxima semana.
Ministério Público

Marques Vidal, o PGR e a rainha de Inglaterra

602
A ex-procuradora-geral criticou as propostas do PS e do PSD para novo Estatuto do Ministério Público. Diretor do DCIAP partilha críticas e diz que a autonomia financeira do MP está em causa.
Ministério Público

Por que razão os magistrados do MP fazem greve?

1044
Os procuradores iniciam esta quarta-feira uma greve nacional de três dias. Quais as suas razões? O que reivindicam? Poderá mesmo ocorrer uma crise entre Justiça e políticos? O Observador responde.
Operação Marquês

Onde pára Zeinal e o que vai responder a Ivo Rosa? /premium

887
Vive em Londres, mas os mais próximos afastaram-se e poucos sabem o que faz. Esta quarta-feira regressa a Portugal para ser inquirido. Nega ter cometido qualquer crime de corrupção ou falsificação.
Corrupção

Marcelo apoia PGR antes da greve do MP

1267
PR diz que o combate à corrupção "é uma prioridade nacional" e que é impossível separá-la "do respeito da autonomia do MP". Declarações são um pré-veto a alterações do PS e do PSD ao Estatuto do MP.
Corrupção

Corrupção. Portugal cumpre menos recomendações

379
Numa lista divulgada pela GRECO, Portugal é o país com maior proporção de recomendações anticorrupção não implementadas. 11 medidas ficaram por aplicar em território nacional.
Operação Marquês

Ivo Rosa anula parte do depoimento de Bataglia

2309
As declarações em causa são sobre o caso Montebranco. Ivo Rosa considera que depoimento não pode ser utilizado para julgar caso Operação Marquês. O mesmo aconteceu com Ricardo Salgado.
Corrupção

Ex-chefe da Interpol admite ter aceitado subornos

O então chefe da Interpol perdeu o contacto com a família depois de embarcar num avião para a China, em 25 de setembro passado. A confissão garante que Meng será condenado.
Autarquias

Teia. Costa Gomes vai retomar funções desde casa

933
Costa Gomes está em prisão domiciliária desde 3 de junho por corrupção passiva e prevaricação. Advogado diz que autarca vai voltar às funções a partir de casa. Pode participar em reuniões via online.
Nicolas Sarkozy

Nicolas Sarkozy vai ser julgado por corrupção

Nicolas Sarkozy será julgado pela justiça francesa por alegada corrupção de um magistrado. Escutas telefónicas denunciaram o caso. Ex-presidente já tinha perdido recurso judicial.
Corrupção

Platini libertado após interrogatório de 15 horas

Antigo presidente da UEFA foi libertado (sem medidas de coação) depois de ter sido ouvido pela polícia ao longo de 15 horas. A polícia suspeita de corrupção relacionada com o Mundial do Qatar.
Venezuela

Venezuela. Guaidó investigado por corrupção

169
O procurador-geral designado pela Assembleia Constituinte explicou que Guaidó é o "autor moral" do alegado desvio de dinheiro de empresas venezuelanas no estrangeiro para contas pessoais.
Justiça

Berardo pode chamar Constâncio como testemunha

333
O ex-governador do BdP disse que a CGD "deveria ter tomado decisões antes de as acções terem começado a descer". Berardo pensa o mesmo e pode chamar Constâncio para testemunhar contra os bancos.
Corrupção

Álvaro Amaro prescinde de imunidade parlamentar

O ex-autarca da Guarda e eurodeputado eleito pelo PSD mostrou-se disponível para colaborar com a justiça, deixando de lado a imunidade parlamentar que o Parlamento Europeu lhe garante.
Caso Lava Jato

Vaza Jato: Greenwald recebeu ameaças de morte

Glenn Edward Greenwald disse que recebeu ameaças semelhantes às recebidas por Snowden em 2013. O jornalista garante que mais informações sobre Sérgio Moro serão ainda reveladas.
Corrupção

Ex-presidente do Sudão levado à procuradoria

O ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, está preso e é indiciado de vários crimes de corrupção. Depois da diligência foi levado novamente à prisão.
Corrupção

Empresário confessa suborno no Pingo Doce

276
Jornal de Notícias escreve que o empresário detido reconheceu ao juiz que pagou dois milhões de euros para garantir escoamento de produtos.
MPLA

Passado angolano "mina combate à corrupção"

O secretário de Estado da Comunicação Social de Angola admite que as "forças do passado" angolano se estão a "reorganizar para minar o processo" de combate à corrupção.
Corrupção

PJ fez buscas na Câmara de Ponte da Barca

155
Uma brigada da PJ esteve a realizar buscas na Câmara de Ponte da Barca. Em causa está uma subida suspeita de categoria como funcionário da autarquia de um vereador da oposição.
Corrupção

Funcionários do Pingo Doce ficam em liberdade

Os quatro detidos na quarta-feira, incluindo dois altos funcionários do Pingo Doce, por suspeitas de corrupção, ficam em liberdade, mas impedidos de contactar com os outros arguidos do caso.
Sudão

Ex-presidente do Sudão indiciado por corrupção

O ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, destituído e preso em abril sob pressão da população e dos militares, foi indiciado por "corrupção", anunciou a agência noticiosa oficial Suna.
Corrupção

Álvaro Amaro também é arguido noutro processo

1217
Além da acusação no âmbito da operação Rota Final, ex-presidente da câmara da Guarda é suspeito de participar num plano para obter fundos comunitários, revelou a SIC Notícias.
Corrupção

Ex-autarca de Armamar surpreendido por ser arguido

100
O ex-presidente da Câmara de Armamar, Hernâni Almeida, disse ter ficado surpreendido por ter sido constituído arguido no âmbito da operação Rota Final e garantiu ter a "consciência tranquila".
Corrupção

Condição de arguido "não interfere com mandato"

1181
O cabeça de lista do PSD às europeias remeteu para a justiça a investigação sobre Álvaro Amaro, mas diz que a sua condição de arguido não interfere com o acesso ao mandato de eurodeputado.
Corrupção

Rota Final: cinco arguidos incluindo Álvaro Amaro

351
As autoridades constituíram cinco arguidos no âmbito da operação "Rota Final", entre eles o antigo presidente da Câmara Municipal da Guarda Álvaro Amaro, recém-eleito eurodeputado.
Corrupção

Funcionários do Pingo Doce tinham 400 mil euros

13203
PJ descobriu esquema em que os empregados recebiam dinheiro de uma empresa que fornecia peixe fresco para não escolherem outros vendedores, mesmo que mais baratos. Empresa suspende cinco funcionários.
Corrupção

Rota Final: ex-autarcas entre os arguidos

5771
Ministério Público suspeita de tráfico de influência, participação económica e corrupção. Entre os arguidos há três ex-presidentes de câmara e um deles será Álvaro Amaro.
Corrupção

"A Operação Teia é uma conspiração"

491
O presidente da Câmara de Barcelos está em prisão domiciliária e proibido de contactar os funcionários autárquicos. Será, para já, substituído temporariamente no cargo mas admite renúncia no futuro.
Caso Lava Jato

As mensagens privadas entre Moro e o procurador

1284
O The Intercept Brasil publicou conversas entre o então juiz, agora ministro, e o procurador da Lava-Jato, quando ambos deviam trabalhar autonomamente. Defesa de Lula fala em perseguição política.
PS

É óbvio que o PS não quer lutar contra a corrupção /premium

9805
O PS prepara-se para tentar cumprir o seu duplo sonho desde 1975: domesticar o Ministério Público, tal como gosta de domesticar os contra-freios da democracia, e promover a mexicanização do regime.
Autarquias

Maioria dos autarcas arguidos é do PS

10875
Dos 15 autarcas constituídos arguidos nos últimos dois anos, 11 são socialistas. Joaquim Couto e Miguel Costa Gomes são os casos mais recentes. Metade de todos casos de corrupção vem de autarquias.
Corrupção

E da crise do PS? Não se fala? /premium

596
O PS tem de decidir se quer ser um partido verdadeiramente ativo contra a corrupção ou um partido cujo silêncio não significará mais do que complacência perante a sua própria identidade.
Corrupção

IPO/Porto: administração colabora na operação Teia

A nova Administração do IPO do Porto manifestou disponibilidade para colaborar com as autoridades judiciais no âmbito da Operação “Teia”, que constituiu arguido o anterior presidente, Laranja Pontes.
Corrupção

Teia. Pizarro prometeu influenciar Governo /premium

3695
Líder do PS Porto chegou a garantir que os ministros Mário Centeno e Adalberto Campos Fernandes iriam alterar a lei da limitação dos mandatos que impedia a recondução de Laranja Pontes no IPO do Porto
Forças Armadas

Forças Armadas compram comida a arguidos

786
As empresas, enquanto não forem condenadas, não estão impedidas de participar nos concursos públicos, nem as Forças Armadas estão proibidas de recorrer a elas.
Corrupção

Operação Teia. "Crimes são de extrema gravidade"

2210
Juiz de instrução invoca a notoriedade de Joaquim Couto no PS para fundamentar indícios contra o autarca de Santo Tirso e qualifica os factos em investigação como "criminalidade altamente organizada."
República Checa

República Checa. Povo exige demissão de PM

229
Andrej Babiš é acusado de conflito de interesses e fraude com uso indevido de fundos europeus. Protestos duram há semanas e esta terça-feira atingiram recorde histórico.
Corrupção

CM Barcelos diz que presidente "provará inocência"

Em relação ao processo "Teia", a Câmara de Barcelos acredita que presidente Miguel Costa Gomes, que se encontra em prisão domiciliária, "provará a sua inocência".
Corrupção

Autarca em "plenas funções" apesar de prisão

2952
O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, vai manter-se em "plenas funções", apesar de estar sujeito a prisão domiciliária no âmbito da operação "Teia".
A página está a demorar muito tempo.