Corrupção

Justiça

Berardo pode chamar Constâncio como testemunha

305
O ex-governador do BdP disse que a CGD "deveria ter tomado decisões antes de as acções terem começado a descer". Berardo pensa o mesmo e pode chamar Constâncio para testemunhar contra os bancos.
Corrupção

Álvaro Amaro prescinde de imunidade parlamentar

O ex-autarca da Guarda e eurodeputado eleito pelo PSD mostrou-se disponível para colaborar com a justiça, deixando de lado a imunidade parlamentar que o Parlamento Europeu lhe garante.
Caso Lava Jato

Vaza Jato: Greenwald recebeu ameaças de morte

Glenn Edward Greenwald disse que recebeu ameaças semelhantes às recebidas por Snowden em 2013. O jornalista garante que mais informações sobre Sérgio Moro serão ainda reveladas.
Corrupção

Ex-presidente do Sudão levado à procuradoria

O ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, está preso e é indiciado de vários crimes de corrupção. Depois da diligência foi levado novamente à prisão.
Corrupção

Empresário confessa suborno no Pingo Doce

269
Jornal de Notícias escreve que o empresário detido reconheceu ao juiz que pagou dois milhões de euros para garantir escoamento de produtos.
MPLA

Passado angolano "mina combate à corrupção"

O secretário de Estado da Comunicação Social de Angola admite que as "forças do passado" angolano se estão a "reorganizar para minar o processo" de combate à corrupção.
Corrupção

PJ fez buscas na Câmara de Ponte da Barca

155
Uma brigada da PJ esteve a realizar buscas na Câmara de Ponte da Barca. Em causa está uma subida suspeita de categoria como funcionário da autarquia de um vereador da oposição.
Corrupção

Funcionários do Pingo Doce ficam em liberdade

Os quatro detidos na quarta-feira, incluindo dois altos funcionários do Pingo Doce, por suspeitas de corrupção, ficam em liberdade, mas impedidos de contactar com os outros arguidos do caso.
Sudão

Ex-presidente do Sudão indiciado por corrupção

O ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, destituído e preso em abril sob pressão da população e dos militares, foi indiciado por "corrupção", anunciou a agência noticiosa oficial Suna.
Corrupção

Álvaro Amaro também é arguido noutro processo

1.217
Além da acusação no âmbito da operação Rota Final, ex-presidente da câmara da Guarda é suspeito de participar num plano para obter fundos comunitários, revelou a SIC Notícias.
Corrupção

Ex-autarca de Armamar surpreendido por ser arguido

100
O ex-presidente da Câmara de Armamar, Hernâni Almeida, disse ter ficado surpreendido por ter sido constituído arguido no âmbito da operação Rota Final e garantiu ter a "consciência tranquila".
Corrupção

Condição de arguido "não interfere com mandato"

1.181
O cabeça de lista do PSD às europeias remeteu para a justiça a investigação sobre Álvaro Amaro, mas diz que a sua condição de arguido não interfere com o acesso ao mandato de eurodeputado.
Corrupção

Rota Final: cinco arguidos incluindo Álvaro Amaro

351
As autoridades constituíram cinco arguidos no âmbito da operação "Rota Final", entre eles o antigo presidente da Câmara Municipal da Guarda Álvaro Amaro, recém-eleito eurodeputado.
Corrupção

Funcionários do Pingo Doce tinham 400 mil euros

13.203
PJ descobriu esquema em que os empregados recebiam dinheiro de uma empresa que fornecia peixe fresco para não escolherem outros vendedores, mesmo que mais baratos. Empresa suspende cinco funcionários.
Corrupção

Rota Final: ex-autarcas entre os arguidos

5.771
Ministério Público suspeita de tráfico de influência, participação económica e corrupção. Entre os arguidos há três ex-presidentes de câmara e um deles será Álvaro Amaro.
Corrupção

"A Operação Teia é uma conspiração"

491
O presidente da Câmara de Barcelos está em prisão domiciliária e proibido de contactar os funcionários autárquicos. Será, para já, substituído temporariamente no cargo mas admite renúncia no futuro.
Caso Lava Jato

As mensagens privadas entre Moro e o procurador

1.284
O The Intercept Brasil publicou conversas entre o então juiz, agora ministro, e o procurador da Lava-Jato, quando ambos deviam trabalhar autonomamente. Defesa de Lula fala em perseguição política.
PS

É óbvio que o PS não quer lutar contra a corrupção /premium

9.805
O PS prepara-se para tentar cumprir o seu duplo sonho desde 1975: domesticar o Ministério Público, tal como gosta de domesticar os contra-freios da democracia, e promover a mexicanização do regime.
Autarquias

Maioria dos autarcas arguidos é do PS

10.875
Dos 15 autarcas constituídos arguidos nos últimos dois anos, 11 são socialistas. Joaquim Couto e Miguel Costa Gomes são os casos mais recentes. Metade de todos casos de corrupção vem de autarquias.
Corrupção

E da crise do PS? Não se fala? /premium

596
O PS tem de decidir se quer ser um partido verdadeiramente ativo contra a corrupção ou um partido cujo silêncio não significará mais do que complacência perante a sua própria identidade.
Corrupção

IPO/Porto: administração colabora na operação Teia

A nova Administração do IPO do Porto manifestou disponibilidade para colaborar com as autoridades judiciais no âmbito da Operação “Teia”, que constituiu arguido o anterior presidente, Laranja Pontes.
Corrupção

Teia. Pizarro prometeu influenciar Governo /premium

3.695
Líder do PS Porto chegou a garantir que os ministros Mário Centeno e Adalberto Campos Fernandes iriam alterar a lei da limitação dos mandatos que impedia a recondução de Laranja Pontes no IPO do Porto
Forças Armadas

Forças Armadas compram comida a arguidos

786
As empresas, enquanto não forem condenadas, não estão impedidas de participar nos concursos públicos, nem as Forças Armadas estão proibidas de recorrer a elas.
Corrupção

Operação Teia. "Crimes são de extrema gravidade"

2.210
Juiz de instrução invoca a notoriedade de Joaquim Couto no PS para fundamentar indícios contra o autarca de Santo Tirso e qualifica os factos em investigação como "criminalidade altamente organizada."
República Checa

República Checa. Povo exige demissão de PM

229
Andrej Babiš é acusado de conflito de interesses e fraude com uso indevido de fundos europeus. Protestos duram há semanas e esta terça-feira atingiram recorde histórico.
Corrupção

CM Barcelos diz que presidente "provará inocência"

Em relação ao processo "Teia", a Câmara de Barcelos acredita que presidente Miguel Costa Gomes, que se encontra em prisão domiciliária, "provará a sua inocência".
Corrupção

Autarca em "plenas funções" apesar de prisão

2.952
O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, vai manter-se em "plenas funções", apesar de estar sujeito a prisão domiciliária no âmbito da operação "Teia".
Corrupção

Joaquim Couto libertado, mulher em prisão em casa

381
Autarca de Santo Tirso renunciou ao cargo e Tribunal de Instrução Criminal do Porto entende que já não existe perigo de continuidade da actividade criminosa. Mulher fica em prisão domiciliária.
Autarquias

Novo presidente da Câmara também é arguido

9.569
Vice-presidente da Câmara de Santo Tirso assumiu funções depois de Joaquim Couto ter renunciado ao cargo no âmbito da Operação Teia, mas Alberto Costa é também arguido num outro caso.
Corrupção

Operação Teia. Autarca de Santo Tirso renuncia

644
Joaquim Couto anunciou renuncia ao cargo este domingo, na sequência do envolvimento na Operação Teia pela qual foi detido. Advogado de autarca de Barcelos diz que o seu cliente não vai renunciar.
Açores

PSD Açores. Eventual corrupção leva à abstenção 

Alexandre Gaudêncio avisa que recentes casos de potencial corrupção nos Açores, e que envolvem organismos públicos da região, contribuem para afastar as pessoas da política.
Corrupção

Teia. Presidente do IPO Porto sai em liberdade

134
José Maria Laranja Pontes, presidente do IPO do Porto acusado na operação teia, saiu em liberdade. Ministério Público pede prisão preventiva para casal Couto. Medidas de coação só na segunda-feira.
Corrupção

Casal de arguidos nega viagens pagas pela Câmara

O advogado de Joaquim Couto e Manuela Couto, arguidos da operação Teia, negou este sábado a suspeita de que o casal tenha viajado a expensas da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Corrupção

Saiba tudo sobre a Operação Teia /premium

2.591
Joaquim Couto falou com mais quatros autarcas para contratarem a sua mulher e intercedeu junto do Governo do PS em favor do líder do IPO do Porto. Viagens familiares custaram 16 mil euros à autarquia.
Corrupção

Autarca de Barcelos rejeita favorecimento

146
O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, recusou no Tribunal de Instrução Criminal a prática dos crimes que levaram à sua detenção no âmbito da operação "Teia".
Corrupção

Teia. Apoios políticos no PS em troca de contratos

Miguel Costa Gomes contratava a empresa de Manuela Couto e, em contrapartida, Joaquim Couto ajudava autarca nas lutas internas do PS e em contactos com o Governo, segundo o Ministério Público.
Corrupção

Operação Teia. Interrogatório deve continuar na 6ª

Os advogados dos quatro arguidos pediram esta quinta-feira a nulidade do processo, um pedido que foi indeferido. Interrogatório deverá prolongar-se na sexta de manhã.
Corrupção

Cunhas e favores no centro da Operação Teia /premium

12.739
Filha do presidente do IPO do Porto terá sido escolhida como chefe de gabinete na Câmara de Matosinhos como contrapartida: IPO fez contratos com empresa da mulher do autarca de Santo Tirso.
Porsche

Corrupção. Investigadores em novo raid à Porsche

A Porsche voltou a ser visitada esta semana, de surpresa, pelos investigadores do Ministério Público alemão. Suspeita-se de corrupção, estando vários dirigentes da marca debaixo de olho.
Corrupção

Corrupção. Luta tem de ser desígnio, diz ex-PGR

498
A ex-procuradora Geral da República diz que a luta contra a corrupção deve ser "um desígnio nacional". Marques Vidal fala ainda na necessidade de uma maior transparência nas contas públicas.
Francisca Van Dunem

Corrupção. Transparência é solução, diz Van Dunem

1.348
Francisca Van Dunem refere que Portugal tem legislação a mais e que esta legislação "precisa de ser aperfeiçoada". A ministra da Justiça destaca a importância da educação para o combate à corrupção.
Corrupção

Investigar Sócrates e Lula? "É uma possibilidade" /premium

2.968
Em entrevista ao Observador, Moro não se arrepende das críticas a Sócrates, diz que foi insultado pelo ex-primeiro-ministro e defende que a eficácia da Justiça é essencial para cumprir a democracia
Roménia

PR romeno congratula-se sobre anticorrupção

O referendo foi convocado por Iohannis com o objetivo de impedir a agenda de alterações judiciais do PSD que impulsionou a redução das penas e o tempo de prescrição de diversos delitos de corrupção.
Operação Fizz

Orlando Figueira processa Proença de Carvalho

104
O procurador, que foi condenado por corrupção, avançou com uma ação cível contra o advogado Proença de Carvalho e o banqueiro Carlos Silva. Pede uma indemnização de 15 milhões de euros.
Moçambique

Manuel Chang será extraditado para Moçambique

O antigo ministro das Finanças de Moçambique detido na África do Sul desde dezembro no âmbito do caso das dívidas ocultas, vai ser extraditado para o seu país, anunciou o Governo da África do Sul.
Brasil

Filho de Bolsonaro suspeito de branqueamento 

314
O filho do presidente brasileiro é suspeito de estar envolvido em branqueamento de capitais. Terá comprado e depois vendido imóveis numa fraude para "simular ganhos de capital fictícios".
Corrupção

Três ex-ministros de Sócrates vão ser arguidos

3.616
Inquérito aos concursos de concessões de auto-estradas ataca núcleo central do Governo Sócrates. Testemunho de Almerindo Marques, ex-líder da Estradas de Portugal, é uma peça-chave da investigação.
Corrupção

SEF. Funcionários comprados com jogos do Benfica

8.334
Tratado como xefe, conhecido como diabo preto, P. Lai, o facilitador de 68 anos, nasceu em Timor e fala mandarim. Recebia 600 euros por cada caso tratado no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Angola

Lourenço fala em nova era de transparência

O Presidente de Angola diz que o país atravessa uma "nova era" na área do petróleo e gás que resulta da implementação de uma "gestão totalmente transparente nos concursos públicos".
Panamá

Presidente eleito promete luta contra a corrupção

Laurentino "Nito" Cortizo, antigo ministro e veterano político, prometeu iniciar uma luta contra a corrupção no país assim que tomar posse, a 1 de julho.
Corrupção

E-toupeira: início do julgamento a 25 de setembro

O Tribunal Central Criminal de Lisboa marcou o início do julgamento do processo 'e-toupeira'. São arguidos o antigo assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves e o funcionário judicial José Silva.
Brasil

Brasil. Michel Temer alvo de novas acusações

Temer é acusado de associação ilícita e obstrução de justiça. O ex-presidente responde ainda por comissões recebidas por "favores" feitos. Diz-se vítima de uma "perseguição política".
Moçambique

Moçambique. Passaporte feitos presencialmente

De forma a combater a falsificação, em Moçambique, os pedidos de passaporte vão deixar de poder ser feitos por intermediários, todos os requerentes terão de pedir o documento pessoalmente.
ONG

ONG suíça apresenta queixa-crime por corrupção 

A Public Eye quer averiguar se o Grupo Credit Suisse teve responsabilidade nos empréstimos concedidos pela sua subsidiária britânica, a Credit Suisse International. Os EUA já estão a analisar o caso.
Duarte Lima

A impunidade e o tempo da Justiça /premium

775
Do que está à espera o PS para iniciar processo de expulsão de Armando Vara, tal como o PSD fez com Duarte Lima? Socialistas têm mais razões para agir porque Vara está preso por influenciar Governo PS
Justiça

Os outros casos de Duarte Lima até ser preso /premium

620
As suspeitas sobre a origem ilícita da sua fortuna remontam aos anos 90, quando o PSD estava no auge do poder. Houve o caso da quinta em nome da sobrinha, a burla ao BPN e até a suspeita de homicídio.
Duarte Lima

Duarte Lima já está na prisão da Carregueira 

2.524
O ex-líder parlamentar do PSD foi condenado a uma pena de 6 anos mas só deverá cumprir pouco mais de 3 anos por burla e branqueamento de capitais. É o segundo ex-político a ser preso este ano.
Ana Gomes

Ana Gomes visita Rui Pinto na prisão

3.839
Rui Pinto foi extraditado para Portugal e encontra-se detido preventivamente na zona prisional anexa à PJ, em Lisboa. Este mês, foi um dos vencedores de um prémio europeu para denunciantes.
Moçambique

Moçambique. Manuel Chang arguido em processo 

Manuel Chang é alvo de pedido de extradição para os Estados Unidos no âmbito de um processo de dívidas ocultas e a procuradora-geral moçambicana revelou que o ex-ministro é arguido num outro processo.
José Sócrates

Sócrates ouviu Moro com "esgar de repugnância"

3.253
Pingue-pongue de acusações entre Sócrates e Sérgio Moro continua. Ministro brasileiro chamou criminoso ao ex-primeiro-ministro português que agora o classifica de "juiz indigno e político medíocre".
Operação Marquês

Relação ordena que Ivo Rosa reponha caução a Vara

9.296
Juiz de instrução tinha levantado caução de 300 mil euros a ex-ministro mas é obrigado a repô-la. Perigo de fuga de Vara após cumprimento de pena de prisão é um dos fundamentos da decisão da Relação.
Lula da Silva

Brasil. Supremo reduz a pena de Lula da Silva 

325
Ex-presidente brasileiro vai, assim, cumprir oito anos e dez meses de pena. Em setembro, quando cumprir um sexto da pena, pode passar para o regime semi-aberto. Ou seja, passa o dia fora da prisão.
Operação Marquês

Rui Mão de Ferro diz que não foi "testa de ferro"

174
O administrador de empresas Rui Mão de Ferro negou em tribunal ter sido usado como 'testa de ferro' de Carlos Santos Silva e José Sócrates. E disse que só cumpriu ordens.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)