Corrupção

Tribunal

Carlos Alexandre. "Sinto-me mais como um náufrago"

522
O juiz diz que não aceitaria a Operação Marquês com 140 caixas em falta. E cita António Costa para dizer que quer saber "quem foram os ladrões" responsáveis pelo fogo de 2017 em Mação.
Caso José Sócrates

Carlos Alexandre põe em causa sorteio de Ivo Rosa

Atualizado 3.631
O juiz Carlos Alexandre diz que a distribuição ao seu colega Ivo Rosa poderá ter sido influenciada pelo número de processos atribuídos a cada um dos dois magistrados. CSM abre inquérito disciplinar.
Moçambique

Procuradora acusa bancos de transações suspeitas

A Procuradora-Geral da República de Moçambique acusou os bancos de não comunicarem transações suspeitas às instituições de justiça, impedindo a recuperação de ativos provenientes do crime.
Moçambique

Entidades reúnem-se no combate à corrupção

Entre esta quarta-feira e quinta-feira, a atuação do Ministério Público no combate à corrupção, crimes económico-financeiros e ambientais vai ser discutida em Maputo.
Corrupção

Brasil. Polícia federal pede indiciamento de Temer

Temer e os outros investigados foram acusados de praticar os crimes de corrupção, branqueamento de capitais e organização criminosa.
Corrupção

O mistério da droga que tramou dois polícias

Droga vinha da Colômbia num contentor de ananás com destino a Inglaterra. Portugal seria a porta de entrada, mas era preciso alguém garantir que não seria fiscalizado.
Liga dos Campeões

Champions. PSG-Estrela Vermelha investigado

O PSG-Estrela Vermelha, da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, está a ser investigado por suspeita de manipulação de resultados. Um dirigente sérvio apostou contra o próprio clube.
PGR

A vida e as investigações da nova procuradora /premium

167
Não hesitou em pedir a prisão do autarca Luís Filipe Menezes e apoiou a investigação que fez cair três membros do atual governo. Quem é Lucília Gago, que a partir desta sexta-feira manda na PGR?
Bélgica

Corrupção. Treinador do Club Brugge detido

Ivan Leko, treinador do Club Brugge, foi detido no âmbito de uma investigação da polícia belga a um alegado esquema de corrupção no futebol do país. Mogi Bayat, conhecido empresário, também foi preso.
Benfica

PGR nega que Luís Filipe Vieira seja arguido

1.214
Correio da Manhã avançou esta terça-feira que há uma certidão no processo E-Toupeira que indica que Luís Filipe Vieira é arguido no processo dos mails. PGR nega.
Eleições no Brasil

Bolsonaro e o PT precisam um do outro /premium

130
Aqueles que votaram em Bolsonaro para se livrar do petismo ou no PT para se livrarem de Bolsonaro vão talvez descobrir que Bolsonaro e o PT precisam muito um do outro.
Corrupção

Malásia. Mulher do ex-primeiro-ministro detida

A mulher do antigo primeiro-ministro da Malásia foi detida esta quarta-feira, no âmbito de um caso de corrupção que já levou à detenção do marido, anunciou a agência anticorrupção.
Corrupção

Angola. Pepetela acredita num novo ciclo

Escritor admitiu que "Sua Excelência de Corpo Presente" possa ser o último livro sobre a realidade angolana, país que acredita ter entrado num novo ciclo apesar de a corrupção ainda ser um problema.
Cartão de Cidadão

Burocracia e corrupção /premium

Fica-se a saber que o apreço por uma justiça que não pare respeitosamente à porta dos poderosos é uma coisa má (“populismo” significa: “coisa má”). Está-se sempre a aprender neste nosso Portugal.
Corrupção

Nem o principal legado de Passos Coelho sobrevive? /premium

285
Haverá alguma coisa mais desmotivadora para quem está a começar um negócio e a arriscar num investimento incerto do que a sensação de que a única forma de ter sucesso é ter bons contactos políticos?
Escândalo da Fifa

Valcke usou posição na FIFA para fretar jatos

O ex-secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, suspenso 10 anos por corrupção, usou regularmente jatos particulares em nome do organismo para proveito próprio e da família.
Sporting de Braga

Justiça suspeita de "saco azul" no Sp. Braga

420
No centro das suspeitas estão 13 faturas falsas, comissões de transferências de jogadores, pagamento para encobrir o silêncio do guarda-redes Cássio e um casal de bruxos.
TAP

Ex-presidente da TAP arguido por gestão danosa

616
Fernando Pinto, que esteve ao leme da TAP de 2000 até ao início de 2018, foi constituído arguido há cerca de um ano e meio, por causa da compra pela TAP da brasileira VEM.
Justiça

Vara: primeiro réu do Face Oculta a ser preso

559
Constitucional com dois pesos e duas medidas no Face Oculta. Recurso do ex-ministro do Desporto subiu mais depressa do que os recursos de José Penedos, Paiva Nunes, Manuel Godinho e sobrinho.
PGR

Temos o dever de desconfiar da substituição da PGR

5.947
Os poderes do dia têm medo da independência do Ministério Público. O que correr mal no combate à corrupção será agora responsabilidade política de Costa e de Marcelo.
Benfica

SMS do Benfica: "Fomos hoje a Fátima ao terço"

989
Já depois da revelação dos primeiros e-mails, as trocas de mensagens que envolvem Paulo Gonçalves mantiveram-se. Os "padres" eram os árbitros, as "missas" os jogos do Benfica.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Juiz volta a mudar data da sentença

Conselho Superior da Magistratura entrou em campo depois de o presidente do coletivo empurrar a decisão por vários meses por falta de tempo para tomar uma decisão.
Malásia

Ex-governante da Malásia preso por corrupção

A agência anticorrupção da Malásia anunciou esta quarta-feira a detenção do ex-primeiro-ministro Najib Razak devido a um desvio multimilionário num fundo de investimento estatal.
Corrupção

Guiné-Bissau. Ministro critica corrupção no país

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares guineense disse que a situação no país é demonstrativa do "elevado grau" de corrupção que impera na Guiné-Bissau.
Justiça

Acabar com os ‘carlos alexandres’ da Justiça /premium

483
Extinguir o Tribunal Central de Instrução Criminal transmitirá a mensagem de que a luta contra a corrupção não deve ser premiada. Ao fim e ao cabo, foi este o tribunal que mandou prender José Sócrates
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Leitura do acórdão adiado para 2019

A leitura do acórdão do julgamento do processo Vistos Gold, que envolve o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, foi adiada de 21 de setembro para 17 de maio de 2019.
Corrupção

Portugal melhora no combate à corrupção

Portugal registou progressos no combate à corrupção no comércio internacional, segundo um relatório da organização Transparency International.
Benfica

Benfica. Acusação assenta em "deduções genéricas"

O Ministério Público acusou a SAD do Benfica de um crime de corrupção ativa, de um crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem e de vinte e oito crimes de falsidade informática.
Brasil

Polícia suspeita que Temer recebeu subornos

A Polícia Federal brasileira enviou um relatório ao Supremo Tribunal Federal no qual revela ter descoberto indícios de que o Presidente Michel Temer recebeu subornos da construtora Odebrecht.
Benfica

Benfica arrisca mesmo suspensão da 1.ª Liga?

1.011
Saiba tudo o que as instâncias desportivas podem fazer para investigarem possíveis sanções disciplinares do Benfica no caso e-toupeira. Caso Apito Dourado pode servir de referência.
Brasil

Brasil. Candidato acusado de receber 1,6 milhões

A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público de São Paulo, que acusa o ex-governador do estado de receber pelo menos 7,8 milhões de reais não declarados por parte da construtora Odebrecht.
Benfica

Luís Filipe Vieira repudia acusação

194
Numa declaração sem direito a perguntas, o presidente da SAD diz que não há nada na acusação que mostre que o Benfica cometeu qualquer ato ilícito.
Corrupção

Ex-autarca de Benavente nega ilegalidades

110
António José Ganhão, militante do PCP e presidente da Câmara Municipal de Benavente entre 1979 e 2013, é um dos cinco arguidos no processo em que é acusado pelo Ministério Público de corrupção.
Corrupção

Benfica arrisca pena de suspensão até três anos

2.302
Clube da Luz, assessor de Vieira e mais dois arguidos foram acusados de corrupção. MP pede suspensão do Benfica de provas desportivas por alegadamente a verdade desportiva ter sido afetada.
Brasil

N.º 2 de Lula acusado de corrupção

249
Fernando Haddad foi acusado de corrupção e branqueamento de capitais por ter recebido alegadas luvas. É a hipótese mais provável para substituir Lula como candidato do PT nas presidenciais de outubro.
Colômbia

Colômbia. Referendo anticorrupção falha validação

O referendo anticorrupção obteve pouco mais de 11,5 milhões de votos quando estavam escrutinados 99,1% dos votos, tornando-se impossível alcançar os 12,1 milhões necessários para que fosse validado.
Argentina

Argentina. Casa da ex-Presidente é alvo de buscas

A polícia argentina realizou buscas à residência da ex-Presidente Cristina Kirchner, no âmbito do processo de investigação a um alegado sistema de corrupção no período de 2007 a 2015.
Corrupção

Atletismo. Bubka ilibado de acusação de corrupção

Bubka, presidente do Comité Olímpico da Ucrânia e membro honorário do Comité Olímpico, estava a ser investigado pela Unidade de Integridade no Atletismo por suspeitas de transferências ilícitas.
Presidente Trump

Congressista republicano acusado de corrupção

Duncan Hunter, congressista republicano da Califórnia, foi acusado de usar 250 mil dólares de fundos de campanha para fins pessoais. A acusação surgiu no mesmo dia da condenação de Manafort e Cohen.
Corrupção

Corrupção. Detido responsável aeroespacial russo

Subdiretor da empresa aeroespacial russa Energuia, Alexéi Beloborodov, foi detido por suspeita de corrupção, informou o comité de instrução da Rússia.
Benfica

PJ investiga transferências do Benfica para o Aves

843
O inquérito, que analisa indícios da prática de crimes de corrupção e tráfico de influência, investiga agora a compra de passes de jogadores por parte do Desportivo das Aves, pagos pelo Benfica.
Corrupção

Brasil. Aceite denúncia contra ministro de Lula

O juiz Sergio Moro, aceitou a denúncia apresentada na sexta-feira, pelo que Mantegas deverá responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Benfica

Benfica desmente aliciamento de jogadores do Aves

729
Em causa está o jogo do Porto contra o Aves da 29ª jornada do campeonato, na jornada que antecedeu o clássico na Luz. O Benfica já veio desmentir qualquer aliciamento a jogadores do Aves.
Corrupção

Protestos contra corrupção em Santo Domingo

Milhares marcharam em Santo Domingo para reclamar o fim do "regime de corrupção e impunidade" na República Dominicana e pedir justiça no caso de subornos envolvendo a brasileira Odebrecht.
Moçambique

Corrupção custou 3,7 milhões de euros a Moçambique

Moçambique perdeu 250 milhões de meticais (3,7 milhões de euros) no primeiro semestre deste ano em casos de corrupção envolvendo funcionários públicos.
Macau

Empréstimo à Viva Macau está sob nvestigação

O caso remonta a 2010, quando em março desse ano a transportadora deixou de operar depois de as autoridades terem anulado a licença por dívidas e cancelamento de voos.
Futebol

Selecionador da Nigéria gravado a aceitar suborno

O selecionador nigeriano, Salisu Yusuf, foi apanhado a receber cerca de 900 euros de uma repórter infiltrada. O caso de Yusuf aconteceu num momento em que o futebol africano está sob investigação.
Presidente Trump

Advogado gravou Trump a falar de suborno a modelo

A notícia é avançada pelo jornal The New York Times e volta a trazer à ribalta as várias supostas tentativas de Trump em silenciar as suas amantes antes das eleições de 2016
Moçambique

Ex-ministro moçambicano acusado de corrupção

O Tribunal de Maputo acusou o ex-ministro dos Transportes e Comunicações Paulo Zucula e o ex-presidente da transportadora Linhas Aéreas de Moçambique por corrupção na compra de aviões "Embraer".
Corrupção

Corrupção na Força Aérea vai ser julgada em Sintra

Juízes de Sintra e de Lisboa tinham alegado incompetência territorial para julgar o caso. 68 arguidos respondem por corrupção na adjudicação de contratos nas messes da Força Aérea.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

504
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.
EDP

Pinho vai ser ouvido no DCIAP antes de ir à AR

Ministério Público forçou interrogatório do ex-ministro da Economia esta terça-feira de manhã nas instalações do DCIAP. Magistrados do caso EDP não abdicam de ouvir Pinho primeiro do que os deputados.
Governo

O reino da impunidade /premium

536
Os portugueses são os campeões da indignação contra os seus políticos, mas são também os principais culpados pelos políticos que têm: votam neles, porque deles aceitam tudo e já não esperam nada.
Contratos de Associação

10 milhões para o grupo GPS, acusado de corrupção

8.285
Governo vai dar 10 milhões de euros em contratos de associação a dez colégios do grupo GPS. Ministério da Educação fez novos contratos com o grupo cujos administradores são acusados de corrupção.
Armando Vara

Vara perde recurso e fica mais perto da prisão

2.244
Ex-ministro do PS vai apresentar reclamação junto do plenário do Constitucional para impedir trânsito em julgado. Prisão de Vara pode ter de esperar por decisão de recursos de outros arguidos.
EDP

Pinho volta a ser arguido após ida ao Parlamento

121
Ex-ministro da Economia vai ser constituído arguido pela segunda vez no caso EDP, após ser ouvido na Comissão Parlamentar de Economia no dia 17 de julho. Opções para ouvir Pinho são 18 ou 19 de julho.
PSD

Rui Rio saúda investigação da PJ ao PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou "muitíssimo bem" que o Ministério Público e a PJ investiguem as suspeitas de corrupção no partido, defendendo que "é a saúde da democracia que está em causa".
Corrupção

Tutti Frutti, transparência e democracia /premium

251
Estudo feito na Universidade do Minho mostra que empresas que têm contratos com câmaras de um dado partido têm uma muito maior probabilidade de conseguir outros contratos com câmaras do mesmo partido.
Venezuela

Venezuela. Detidos 23 procuradores por corrupção

Os procuradores estariam a converter o MP "num cartel de extorsão". Foram também detidas outras 20 pessoas pelo alegado envolvimento com máfias que desviavam dólares a preços preferenciais.
Corrupção

Ex-7º mais rico do mundo leva 30 anos de prisão

558
O empresário brasileiro Eike Batista, que já foi o sétimo homem mais rico do mundo, foi condenado a 30 anos de prisão na sequência do processo Lava Jato no Rio de Janeiro.
Corrupção

Corrupção. Técnico de centros de Emprego condenado

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a condenação a 10 anos de prisão de um técnico superior dos centros de Emprego de Penafiel e Lamego, por corrupção.
Malásia

Ex-PM da Malásia detido por suspeitas de corrupção

Najib Razak é suspeito de ter desviado 600 milhões de euros de fundo estatal. Antigo líder será acusado na quarta-feira. Ao todo, cerca de quatro mil milhões de euros do fundo desapareceram.
Corrupção

Megaoperação em Madrid, Barcelona e Asturias

A operação está a cargo da polícia nacional e do Ministério Público e decorre de uma investigação relacionada com alegadas irregularidades na gestão das multas de trânsito e regulação de tráfego.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)