Corrupção

Malásia

Malásia. Julgamento de ex-primeiro-ministro adiado

Najib Razak está a ser julgado por 42 acusações de corrupção, abuso de poder e branqueamento de capitais, relacionada com um desvio multimilionário de um fundo estatal de investimento.
Equador

Ex-Presidente do Equador em prisão preventiva

Prisão surge devido ao suposto envolvimento de Rafael Correa num caso de suborno orquestrado com membros do seu governo para concessão de contratos com o Estado.
Rússia

Rússia. Contas do opositor Navalny congeladas

Foi aberto um processo judicial por lavagem de dinheiro contra a organização de Alexei Navalny, acusado de receber ilegalmente cerca de mil milhões de rublos (13,6 milhões de euros).
Moçambique

Ex-ministra moçambicana em novo caso de corrupção

A ex-ministra do Trabalho moçambicana Helena Taipo está agora a ser acusada pelo Ministério Público de envolvimento no desvio de verbas dos trabalhadores moçambicanos no estrangeiro
Lula da Silva

Transferência de Lula da Silva foi suspensa

A defesa do antigo chefe de Estado brasileiro pedia a suspensão da transferência para um estabelecimento prisional no Estado de São Paulo. O Supremo Tribunal Federal do Brasil atendeu ao pedido.
Corrupção

José Veiga terá ajudado a desviar 50 milhões 

242
Denis Christel Sassou-Nguesso terá extorquido este valor através de uma rede de empresas em vários países, incluindo Portugal. Empresário José Veiga era intermediário de uma empresa no Congo.
Corrupção

O PS está em pânico… e com razão! /premium

317
Ao contrário do que clama a «esquerda indignada», o país não precisa do sector privado para haver «corrupção». Pelo contrário: ela medra no actual sistema de clientelismo de Estado incarnado pelo PS.
Corrupção

Tribunal afasta 64 políticos e gestores públicos

Mesmo quando estão envolvidos com a justiça, poucos são os que decidem, por sua livre vontade, abandonar os cargos. Apenas seis pessoas o fizeram entre 2012 e 2014 e, desde então, mais nenhuma.
Justiça

Justiça quer mais 1.200 obras de Berardo

Mil obras de arte estão no Centro Cultural de Belém e destas apenas 862 integram o acordo do empresário com o Estado. A Justiça teme que outras 1.200 desapareçam.
Governo

A interpretação literal do regime socialista  /premium

959
A República Portuguesa é “um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular”, diz a CRP. Devemos interpretar literalmente, ou ler “é um regime patrimonialista, baseado no domínio do PS”?
Caixa Geral de Depósitos

Tribunal arresta hotel de Joe Berardo

2.272
Propriedade de 70 mil metros quadrados pertence a Berardo desde 1987. O empresário doou depois o hotel, que está avaliado em várias dezenas de milhões de euros, à própria fundação.
Benfica

Rui Pinto terá invadido email de Carlos Alexandre

652
O Ministério Público suspeita que o hacker acedeu ilegalmente ao email do TIC. Carlos Alexandre terá sido um dos afetados. Juiz já foi ouvido como testemunha. Rui Pinto reagiu no Twitter.
José Sócrates

Sócrates recusou mudar acordo que favorece Berardo /premium

805
Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no CCB. Acordo está sob investigação do Ministério Público no caso CGD.
Sporting

Cashball. Bruno de Carvalho apontado como "chefe"

2.944
Paulo Silva disse ao Ministério Público que o ex-presidente do Sporting foi quem deu ordens para subornar árbitros de andebol e jogadores de equipas adversárias ao clube leonino.
CDS-PP

Corrupção. CDS abre caminho para delação premiada

131
CDS quer avançar com o estatuto do denunciante (excluindo os hackers) e reforçar o estatuto do arrependido, de forma a que as autoridades tenham um instrumento próximo da delação premiada.
Tráfico de Droga

'El Chapo' condenado a prisão perpétua

194
O narcotraficante mexicano, de 62 anos, foi considerado culpado de crimes como tráfico de droga, lavagem de dinheiro, corrupção e posse de armas. Julgamento começou em novembro do ano passado.
EDP

Pinho não desiste de anular estatuto de arguido

311
Relação anulou acórdão de Ivo Rosa que retirava estatuto de arguido ao ex-ministro de Economia mas defesa recorreu para o Constitucional. Interrogatório de Pinho em setembro pode ter novos incidentes.
EDP

Ex-chefe de gabinete censura nomeação de Pinho /premium

566
Atual nº 2 do Ministério da Economia diz que ligações de Pinho ao Grupo Espírito Santo deveriam ter feito soar os alertas vermelhos ao primeiro-ministro que o propôs e ao Presidente que lhe deu posse.
Corrupção

Teia. Autarca de Barcelos volta a trabalhar

Miguel Costa Gomes está em prisão domiciliária por crimes de corrupção passiva e prevaricação, mas pediu ao tribunal que clarificasse com quem pode ou não falar.
Tribunais

Tribunal Constitucional contraria juiz Ivo Rosa

741
Juiz considerou inconstitucional artigo que permite ao MP arrestar bens sem autorização de um juiz. Tribunal superior não lhe deu razão, mas decisão tem voto vencido do presidente Costa Andrade.
Corrupção

EDP. Pinho é interrogado no DCIAP em setembro

108
O antigo ministro da Economia já foi informado de que vai ser ouvido no Departamento Central de Investigação e Ação Penal por suspeitas de corrupção.
EDP

Ivo Rosa com 4.ª derrota na Relação

3.165
Relação de Lisboa revoga despacho do juiz de instrução do caso EDP que impedia utilização de emails, documentação bancária e fiscal de António Mexia e Manso Neto. E elogia Carlos Alexandre.
Corrupção

Braga. Corrupção provada, mas arguidos absolvidos

290
Tribunal de Braga considerou que os crimes de corrupção já tinham prescrito em 2013. Arguidos eram acusados de favorecimento nos concursos de autocarros aos Transportes Urbanos de Braga (TUB).
Corrupção

Ex-diretor do Museu da Presidência vai ser julgado

283
O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu levar a julgamento o ex-diretor do Museu da Presidência Diogo Gaspar, acusado de tráfico de influências, falsificação, peculato e abuso de poder.
Desastres Naturais

Moçambique. 8 detidos por desvio de donativos

O grupo terá desviado uma quantidade não especificada de arroz, feijão e óleo, após distribuição num dos bairros de Nhamatanda, no centro de Moçambique.
Corrupção

94% dos casos de corrupção são arquivados

841
De acordo com o Expresso, apenas 6% dos casos de corrupção resultam numa acusação do Ministério Público. Procurador António Ventinhas diz que "as provas são muito difíceis de obter".
Caso Lava Jato

Lava Jato. Empresário diz que não foi pressionado

102
Leo Pinheiro diz que que não inventou nem mudou factos usados como prova contra Lula da Silva. Afirma também que não foi pressionado pela polícia ou autoridades envolvidas na investigação.
PSD

Filipa Roseta: Costa "recupera política socrática"

2.238
Cabeça de lista pelo PSD em Lisboa acusa Governo de "recuperar as políticas socráticas de adjudicação direta". Em entrevista à Rádio Observador diz que só está na política por causa de Sócrates.
Deputados

Deputados reagem à carta de Berardo 

Joe Berardo pede a intervenção de Ferro Rodrigues naquilo que considera ter sido um "julgamento popular". Partidos dizem que comendador não devia ter divulgado carta. Falam em "falta de respeito".
Corrupção

Líder do PSD dos Açores suspeito de corrupção

13.409
Alexandre Gaudêncio, o líder do PSD/Açores e presidente da Câmara da Ribeira Grande foi constituído arguido pela Polícia Judiciária por suspeitas de peculato, participação económica e outros crimes.
Corrupção

O cancro que rói o país /premium

265
A política está entrelaçada com a corrupção larvar que grassa no país, desde a endogamia no recrutamento ao amiguismo partidário, não referindo a palavra tabú: negócios. E depois há a Operação Marquês
Crime

Álvaro Amaro paga 40 mil euros e pode tomar posse

990
O agora eurodeputado e ex-presidente da câmara da Guarda foi constituído arguido no âmbito de uma operação da PJ que visou um esquema fraudulento que envolve a contratação pública de transportes.
Corrupção

Será António Costa um líder mole? /premium

163
Enquanto que a Europa critica Portugal por não fortalecer a independência da Justiça, o Bloco Central quer politizar a Justiça, alterando uma proposta do Governo. É uma espécie de PS vs PS.
Corrupção

"PS e PSD incomodados com combate à corrupção"

678
Comentador critica duramente os partidos do Bloco Central e elogia o Presidente da República pelo ataque "cirúrgico mas brutal" às "manobras do PS e do PSD" contra autonomia do Ministério Público.
Corrupção

Há "redes de corrupção e compadrio", diz ex-PGR

8.423
Joana Marques Vidal disse à Rádio Renascença que "Estado está capturado" e que redes de "corrupção e compadrio" estão disseminadas pelos vários organismos do Estado.
Rádio Observador

Corrupção, Rui Pinto e o "atrevimento" da PJ

O diretor nacional adjunto da PJ, Carlos Farinha, foi o primeiro entrevistado no "Direto ao Assunto", o espaço de entrevista das manhãs da Rádio Observador.
Corrupção

Caso EDP. Ivo Rosa perde e Pinho é arguido

10.162
Tribunal da Relação de Lisboa anula despacho de juiz de instrução que tinha retirado o estatuto de arguido a Manuel Pinho e a Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia.
Corrupção

Corrupção. 8 ex-governantes contam casos pessoais  /premium

278
Portugal voltou a ser criticado pelas falhas no combate à corrupção. O Observador falou com 8 antigos governantes colocando-lhes uma pergunta: alguma vez foram alvo de uma tentativa de corrupção?
Ministério Público

PS e PSD desistem de mexer no Conselho do MP

Bloco Central cedeu a pressão de Marcelo Rebelo de Sousa e da greve dos magistrados mas a polémica está longe de terminar. Restantes propostas polémicas serão votadas na próxima semana.
Ministério Público

Marques Vidal, o PGR e a rainha de Inglaterra

602
A ex-procuradora-geral criticou as propostas do PS e do PSD para novo Estatuto do Ministério Público. Diretor do DCIAP partilha críticas e diz que a autonomia financeira do MP está em causa.
Ministério Público

Por que razão os magistrados do MP fazem greve?

1.044
Os procuradores iniciam esta quarta-feira uma greve nacional de três dias. Quais as suas razões? O que reivindicam? Poderá mesmo ocorrer uma crise entre Justiça e políticos? O Observador responde.
Operação Marquês

Onde pára Zeinal e o que vai responder a Ivo Rosa? /premium

887
Vive em Londres, mas os mais próximos afastaram-se e poucos sabem o que faz. Esta quarta-feira regressa a Portugal para ser inquirido. Nega ter cometido qualquer crime de corrupção ou falsificação.
Corrupção

Marcelo apoia PGR antes da greve do MP

1.267
PR diz que o combate à corrupção "é uma prioridade nacional" e que é impossível separá-la "do respeito da autonomia do MP". Declarações são um pré-veto a alterações do PS e do PSD ao Estatuto do MP.
Corrupção

Corrupção. Portugal cumpre menos recomendações

379
Numa lista divulgada pela GRECO, Portugal é o país com maior proporção de recomendações anticorrupção não implementadas. 11 medidas ficaram por aplicar em território nacional.
Operação Marquês

Ivo Rosa anula parte do depoimento de Bataglia

2.309
As declarações em causa são sobre o caso Montebranco. Ivo Rosa considera que depoimento não pode ser utilizado para julgar caso Operação Marquês. O mesmo aconteceu com Ricardo Salgado.
Corrupção

Ex-chefe da Interpol admite ter aceitado subornos

O então chefe da Interpol perdeu o contacto com a família depois de embarcar num avião para a China, em 25 de setembro passado. A confissão garante que Meng será condenado.
Autarquias

Teia. Costa Gomes vai retomar funções desde casa

933
Costa Gomes está em prisão domiciliária desde 3 de junho por corrupção passiva e prevaricação. Advogado diz que autarca vai voltar às funções a partir de casa. Pode participar em reuniões via online.
Nicolas Sarkozy

Nicolas Sarkozy vai ser julgado por corrupção

Nicolas Sarkozy será julgado pela justiça francesa por alegada corrupção de um magistrado. Escutas telefónicas denunciaram o caso. Ex-presidente já tinha perdido recurso judicial.
Corrupção

Platini libertado após interrogatório de 15 horas

Antigo presidente da UEFA foi libertado (sem medidas de coação) depois de ter sido ouvido pela polícia ao longo de 15 horas. A polícia suspeita de corrupção relacionada com o Mundial do Qatar.
Venezuela

Venezuela. Guaidó investigado por corrupção

169
O procurador-geral designado pela Assembleia Constituinte explicou que Guaidó é o "autor moral" do alegado desvio de dinheiro de empresas venezuelanas no estrangeiro para contas pessoais.
Justiça

Berardo pode chamar Constâncio como testemunha

333
O ex-governador do BdP disse que a CGD "deveria ter tomado decisões antes de as acções terem começado a descer". Berardo pensa o mesmo e pode chamar Constâncio para testemunhar contra os bancos.
Corrupção

Álvaro Amaro prescinde de imunidade parlamentar

O ex-autarca da Guarda e eurodeputado eleito pelo PSD mostrou-se disponível para colaborar com a justiça, deixando de lado a imunidade parlamentar que o Parlamento Europeu lhe garante.
Caso Lava Jato

Vaza Jato: Greenwald recebeu ameaças de morte

Glenn Edward Greenwald disse que recebeu ameaças semelhantes às recebidas por Snowden em 2013. O jornalista garante que mais informações sobre Sérgio Moro serão ainda reveladas.
Corrupção

Ex-presidente do Sudão levado à procuradoria

O ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, está preso e é indiciado de vários crimes de corrupção. Depois da diligência foi levado novamente à prisão.
Corrupção

Empresário confessa suborno no Pingo Doce

276
Jornal de Notícias escreve que o empresário detido reconheceu ao juiz que pagou dois milhões de euros para garantir escoamento de produtos.
MPLA

Passado angolano "mina combate à corrupção"

O secretário de Estado da Comunicação Social de Angola admite que as "forças do passado" angolano se estão a "reorganizar para minar o processo" de combate à corrupção.
Corrupção

PJ fez buscas na Câmara de Ponte da Barca

155
Uma brigada da PJ esteve a realizar buscas na Câmara de Ponte da Barca. Em causa está uma subida suspeita de categoria como funcionário da autarquia de um vereador da oposição.
Corrupção

Funcionários do Pingo Doce ficam em liberdade

Os quatro detidos na quarta-feira, incluindo dois altos funcionários do Pingo Doce, por suspeitas de corrupção, ficam em liberdade, mas impedidos de contactar com os outros arguidos do caso.
Sudão

Ex-presidente do Sudão indiciado por corrupção

O ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, destituído e preso em abril sob pressão da população e dos militares, foi indiciado por "corrupção", anunciou a agência noticiosa oficial Suna.
Corrupção

Álvaro Amaro também é arguido noutro processo

1.217
Além da acusação no âmbito da operação Rota Final, ex-presidente da câmara da Guarda é suspeito de participar num plano para obter fundos comunitários, revelou a SIC Notícias.
Corrupção

Ex-autarca de Armamar surpreendido por ser arguido

100
O ex-presidente da Câmara de Armamar, Hernâni Almeida, disse ter ficado surpreendido por ter sido constituído arguido no âmbito da operação Rota Final e garantiu ter a "consciência tranquila".
Corrupção

Condição de arguido "não interfere com mandato"

1.181
O cabeça de lista do PSD às europeias remeteu para a justiça a investigação sobre Álvaro Amaro, mas diz que a sua condição de arguido não interfere com o acesso ao mandato de eurodeputado.
Corrupção

Rota Final: cinco arguidos incluindo Álvaro Amaro

351
As autoridades constituíram cinco arguidos no âmbito da operação "Rota Final", entre eles o antigo presidente da Câmara Municipal da Guarda Álvaro Amaro, recém-eleito eurodeputado.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)