Corrupção

Corrupção

Descoberta nova "liberalidade" para Salgado

578
Pagamentos de dois empreiteiros ao ex-líder do BES e a Tomás Correia, ex-líder do Montepio Geral, levaram autoridades suíças a bloquearem contas bancárias de Ricardo Salgado
Caso Lava Jato

Especial/ "O mecanismo está tentando parar a Lava Jato"

Jornalista e autor do livro sobre o caso Lava Jato que inspirou a série "Mecanismo" diz que a pacificação da sociedade brasileira só se vai verificar após as presidenciais de 2018.
Corrupção

Força Aérea. Tribunal diz que não pode julgar

Tribunal Central Criminal de Lisboa declarou-se "territorialmente incompetente" para julgar o processo de corrupção. Há certa de duas semanas o Tribunal de Sintra tinha feito o mesmo.
EDP

Especial/ GES pagou meio milhão a Pinho quando era ministro

8.443
Offshore de Manuel Pinho recebeu cerca de 1 milhão do saco azul do GES entre 2006 e 2012 - 500 mil quando era ministro. MP diz que foi para beneficiar BES e a EDP. Salgado vai ser arguido no caso EDP.
PGR

Elementos da GNR e PSP entre detidos por corrupção

194
Dezasseis pessoas foram detidas, entre elas um elemento da GNR, um da PSP e outro da Autoridade Tributária, por suspeitas de corrupção passiva, tráfico de influências e abuso de poder.
Malta

Daphne: Mataram a jornalista, mas não a história

Seis meses depois do assassinato, um projeto jornalístico divulga uma investigação detalhada sobre a morte da jornalista maltesa. Equipa vai também investigar os casos incómodos que Daphne seguia.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Preso em Lisboa para ser extraditado

216
Raúl Schmidt foi novamente preso esta sexta-feira para ser extraditado para o Brasil após o Supremo Tribunal de Justiça ter revogado a decisão da Relação de Lisboa que tinha levado à sua libertação.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Supremo revoga libertação de suspeito

O Supremo Tribunal de Justiça revogou "a decisão que substituiu a detenção de Raul Schmidt por medidas de coação não detentivas". Medida de coação deve ser alterada para outra que determine a detenção
Lula da Silva

Venezuela aprova moção de apoio a Lula da Silva

Autor da proposta diz que Venezuela está "a apoiar a defesa da Constituição". Vice-presidente da Assembleia Constituinte disse que "Lula da Silva está sequestrado pelas elites corruptas do Brasil".
Caso José Sócrates

Defesa de Sócrates assinala 6 meses de acusação

Advogado do ex-primeiro-ministro continua a queixar-se que continua sem ter acesso a todos os meios de prova que sustentam a acusação deduzida em outubro de 2017 contra José Sócrates
Justiça

Funcionário das Finanças detido por corrupção

138
"A atividade criminosa passava por um esquema fraudulento de remoção de dívidas fiscais", explica a Polícia Judiciária. Os três detidos têm entre os 50 e os 65 anos.
Justiça

Caso que envolve Vara continua a marcar passo

2.511
Um ano depois da Relação do Porto ter mantido condenações -- e 3 anos e 7 meses após decisão de 1.ª instância -- o Face Oculta não tem fim à vista. Recursos de Vara e dos Penedos ainda pendentes.
Lula da Silva

Lisboa. Ativistas clamam por inocência de Lula

1.080
Numa manifestação, em Lisboa, com mais de duas centenas de pessoas os gritos de ordem foram "Lula da Silva tem de ser libertado" e "Brasil vive uma ditadura". Ativistas clamaram pela inocência de Lula
Mundo

Coreia do Sul. Ex-presidente julgado por corrupção

O ex-presidente da Coreia do Sul vai ser o quarto chefe de Estado do país a enfrentar os tribunais. O Ministério Público apresentou um total de 16 acusações contra Lee Myung-bak.
Lula da Silva

A corrupção e a superioridade moral da esquerda

1.293
A corrupção não é de esquerda nem de direita, não é católica nem protestante, não é branca nem preta e não é do norte nem do sul. A corrupção atinge todos os países, partidos e grupos sociais.
Caso Lava Jato

Quem é Sérgio Moro, o juiz que quer prender Lula

708
Sérgio Moro tem 45 anos, é casado com uma advogada e tem dois filhos. Estudou num colégio de freiras, foi professor e citava "Breaking Bad" nas aulas. Agora, é o juiz que quer prender Lula da Silva.
África do sul

Julgamento de Zuma adiado para 8 de junho

Jacob Zuma vai ser julgado a 8 de junho por alegada corrupção num processo de venda de armamento que terá ocorrido há vinte anos. O juiz adiou o julgamento do ex-presidente sul-africano.
Crime Económico

15 mil pedidos de quebra de sigilo bancário

Em 3 anos, o Banco de Portugal recebeu mais de 15 mil pedidos de quebra de sigilo bancário. Depois da alteração à lei em 2010, os investigadores têm maior acesso a informações bancárias de suspeitos.
Coreia do Sul

Ex-presidente condenada a 24 anos de prisão

1.402
Park Geun-hye foi condenada a 24 anos de prisão num caso em que foi acusada de abuso de poder e corrupção. Juiz aplicou sentença severa para servir de mensagem a futuros líderes.
Brasil

Brasil. "Políticas erradas" agravaram corrupção 

O secretário do Tesouro brasileiro admitiu à agência Lusa, em Lisboa, que a corrupção no Brasil foi agravada com "políticas e escolhas erradas" em projetos de investimento que não trouxeram retorno.
Brasil

Juíz diz que julgamento de Lula prejudica Brasil

O juíz Gilmar Mendes diz que não há dúvida de que o julgamento de Lula da Silva prejudica a imagem do Brasil, mas que a médio e longo prazo será algo positivo.
Corrupção

GPS. Empresas-fantasma e 800 mil horas fictícias

3.305
Os 22 esquemas que terão desviados mais de 30 milhões de euros do financiamento do Estado contaram, alegadamente, com a participação de empresas sem atividade nem funcionários.
Corrupção

UNITA fala em "segunda libertação" de Angola

118
A UNITA, o maior partido da oposição angolana, afirma que o país vive uma "segunda libertação", com a "luta contra a corrupção" a ser agora "política oficial" do presidente João Lourenço.
EDP

Casa de Pinho em Nova Iorque custou 1 milhão

6.838
A sociedade offshore do ex-ministro da Economia que detém o imóvel terá recebido cerca de 1,3 milhões de euros do saco azul do Grupo Espírito Santo.
Corrupção

Nicolas Sarkozy vai ser julgado por corrupção 

133
Os dois casos estão ligados ao financiamento de campanha apoiado por Muammar Gaddafi. O ex-presidente terá tentado convencer o juiz a passar-lhe informações sobre esse processo.
Corrupção

GPS. Dinheiro do Estado pagou férias e carros 

3.742
Dinheiro pago a colégios do grupo GPS, nos contratos de associação com o Estado, pagou férias, carros, bilhetes para o mundial de 2006, jantares, vinhos e até seguros pessoais, diz Ministério Público.
Corrupção

Colégios GPS. 60 veículos apreendidos a arguido

663
Ministério Público apreendeu 60 veículos a um dos arguidos no processo dos colégios do grupo GPS, revela a acusação, que pede a devolução de mais de 36 milhões de euros.
Israel

Corrupção. Primeiro-ministro israelita interrogado

Benjamín Netanyahu, mulher e filho estão a ser interrogados num caso que envolve obstrução à justiça. O primeiro-ministro israelita não é a única pessoa "ligada ao Estado" que está a ser interrogado.
Corrupção

Colégios GPS. Ex-secretário e ex-diretor acusados

500
José Manuel Canavarro e um antigo diretor regional de educação estão acusados de corrupção passiva, por, alegadamente, favorecerem, no exercício das funções, interesses do grupo empresarial GPS.
Vistos Gold

Associação quer suspensão de Vistos Gold

A Associação Transparência e Integridade quer suspender o programa dos Vistos Gold, uma vez que se corre o "risco de estar a abrir as fronteiras do espaço Schengen ao crime organizado".
Coreia do Sul

Mandado de detenção contra ex-presidente Lee

O ex-presidente da Coreia do Sul foi alvo de um interrogatório sob acusações de corrupção. O tribunal emitiu depois um mandado de detenção contra Lee Myung-bak.
França

Sarkozy: "Desde 2011 vivo o inferno desta calúnia"

O antigo presidente francês, acusado de corrupção passiva, garantiu estar a ser vítima de uma manipulação. O jornal Le Figaro publicou as suas declarações feitas aos juízes esta quarta-feira.
Nicolas Sarkozy

Sarkozy vai ser acusado de três crimes

Nicolas Sarkozy será acusado dos crimes de "corrupção passiva","financiamento ilegal de campanha eleitoral" e "ocultação de fundos públicos da Líbia". Interrogatório terminou ao fim de 25 horas.
EDP

Pinho tem casa em Nova Iorque em nome de offshore

5.915
Ex-ministro confirma ao Observador que é dono da offshore que detém o apartamento onde mora em Nova Iorque. Procuradores do caso EDP preparam-se para investigar contas bancárias de diversos arguidos.
Moçambique

Moçambique. 368 pedidos de BI anulados

Foram anulados 368 pedidos de bilhete de identidade nas últimas quatro semanas, em Moçambique, devido à deteção de casos de duplicação de registo de nascimento com alteração de dados.
Corrupção

Procurador Orlando Figueira fica em liberdade

Procurador acusado de corrupção pediu ao coletivo de juízes para deixar de estar preso em casa. Figueira estava em prisão domiciliária há ano e meio.
Internet

Tramavam políticos com subornos e mulheres bonitas

505
Sem saber que está a ser filmado, Alexander Nix revela que a Cambridge Analytica recorre a "mulheres ucranianas bonitas" para obter informação de opositores políticos, que tramam com falsos subornos.
EDP

Especial/ MP tenta ligar saco azul do GES a Mexia

425
Os procuradores do caso EDP querem contornar os obstáculos que o juiz Ivo Rosa tem colocado ao desenvolvimento da investigação e vão recorrer a Carlos Alexandre para recolher prova no caso BES/GES.
Angola

Angola cria direção de combate à corrupção

O Presidente angolano, João Lourenço, criou este mês a Direção de Combate aos Crimes de Corrupção, que passará a centralizar a investigação deste tipo de casos.
Rio de Janeiro

Milhares manifestam-se na favela de Marielle 

Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se este domingo, no Rio de Janeiro, na favela onde nasceu Marielle Franco, a conselheira municipal assassinada na quarta-feira.
Corrupção

Despacho da operação e-toupeira do DIAP na net

748
Blogue Mercado do Benfica disponibilizou despacho que pertencerá à 9.ª secção do DIAP de Lisboa sobre a investigação do processo e-toupeira. Divulgação já está a ser investigada.
África do sul

Jacob Zuma vai ser acusado de corrupção

O ex-Presidente da África do Sul vai ser acusado de fraude e corrupção num caso que remonta ao fim da década de 90. Em causa está um contrato de armamento com industriais estrangeiros.
Operação Fizz

Relação proíbe Blanco de ser advogado de angolanos

O Tribunal da Relação de Lisboa proibiu Paulo Blanco, arguido na Operação Fizz, de ser advogado, por exemplo, do antigo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do ex-Presidente angolano.
Operação Fizz

Carlos Alexandre acredita na inocência de Figueira

O juiz está a ser ouvido como testemunha no julgamento do caso Fizz. Confirmou que foi o banqueiro Carlos Silva quem contratou Orlando Figueira e diz que tentou convencer o procurador a não aceitar.
Caso Vistos Gold

Adiadas alegações finais do caso Vistos Gold

As alegações finais do caso Vistos Gold estavam marcadas para esta segunda-feira, mas foram adiadas para o próximo dia 19 de março, devido a requerimento do Ministério Público.
Benfica

Benfica nega ter recebido informações de processos

453
Benfica emitiu um comunicado onde nega ter recebido informações sobre processos ou inquéritos em curso, ao mesmo tempo que fala de violação de segredo de justiça de fontes judiciais e da PJ.
Corrupção

Benfica seria avisado de todas as buscas

1.537
Benfica seria avisado por antecipação de todas as buscas programadas, de acordo com o Expresso que cita uma fonte judicial. Operação e-toupeira terá sido a primeira sem qualquer indicação prévia.
Corrupção

Vieira terá estado com funcionário judicial na Luz

458
CM avança que Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, terá tido um encontro com José Silva, funcionário judicial em prisão preventiva. JN diz que PJ procura mais duas "toupeiras" na zona Centro.
Corrupção

Porque foi presa a toupeira e Gonçalves libertado?

1.327
Saiba as razões para a prisão preventiva da alegada toupeira e da libertação o diretor jurídico do Benfica - e os pormenores de como José Silva teve acesso aos processos em segredo de justiça.
PGR

PGR diz que magistrada do MP nunca foi suspeita

PGR esclarece que assessora de Maria José Morgado não sabia nem autorizou utilização de passwords por funcionário que é o principal suspeito do caso e-toupeira.
Operação Fizz

Adjunta não concordou com decisão de Figueira

Questionada esta manhã em tribunal, a procuradora-adjunta Teresa Sanchez diz que não reparou que Orlando Figueira tinha pedido que fossem eliminadas as referências a Manuel Vicente no caso Portmill.
José Sócrates

A amizade dos corruptos

118
Há uma corrupção que se organiza em torno dos que precisam de “amigos” que “defendam os seus privilégios, que os ajudem perante as mutações do poder”. Portugal anda cheio de “amigos” destes.
Brasil

11 anos de prisão para ex-presidente da Petrobras

Aldemir Bendine, ex-presidente da petrolífera Petrobras e do Banco do Brasil, foi condenado a 11 anos de prisão. É acusado de corrupção e braqueamento de capitais, no âmbito da operação Lava Jato.
Corrupção

Especial/ O cerco da Justiça ao Benfica e a Vieira

4.073
Quantos processos envolvem o Benfica, Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves? Como e onde estão a ser investigados? E que consequências podem ter para o clube encarnado?
Moçambique

Presidente moçambicano defende combate à corrupção

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, afirma que é necessário atuar de forma implacável "por forma a acabar com a corrupção antes que este fenómeno maligno nos elimine".
Moçambique

UE financia combate à corrupção em Moçambique

A União Europeia anunciou que vai desembolsar 9,7 milhões de euros nos próximos cincos anos para o combate à corrupção em Moçambique.
Corrupção

Especial/ Como a rede de toupeiras do Benfica foi descoberta

2.432
Um telefonema anónimo para um coordenador da PJ deu o pontapé de saída para a investigação da Operação E-Toupeira e para a descoberta de uma rede de informadores do Benfica no interior da Justiça.
Benfica

Portista de coração e "vieirista" de profissão

848
Advogado de formação, o assessor do Benfica esteve sempre ligado a clubes: primeiro o FC Porto, o clube de sempre, depois o Boavista campeão, e agora o clube da Luz, onde é braço-direito de Vieira.
Corrupção

Ministério da Justiça contesta conclusões do GRECO

175
O relatório do GRECO - Grupo dos Estados Contra a Corrupção - disse estar "desapontado" com as medidas que Portugal deixou por implementar. Ministério da Justiça contesta avaliação e justifica-se.
Operação Fizz

"Cortei com um x-ato o nome de Vicente dos autos"

380
Ex-funcionária do DCIAP diz que recebeu um despacho de Orlando Figueira a ordenar que o nome de Manuel Vicente fosse retirado dos autos do processo Portmill. Ela fê-lo com um x-ato.
Parlamento

Parlamento vai retomar debate da transparência

PSD está pronto e o (ainda) presidente da comissão eventual da transparência vai convocar uma reunião para a semana. O primeiro ponto é a mudança de presidente.
Lula da Silva

Supremo brasileiro vota a favor da prisão de Lula

297
O Supremo Tribunal de Justiça brasileiro recusou o habeas corpus pedido pela defesa de Lula da Silva. Cinco juízes votaram a favor da detenção do antigo presidente do Brasil.
Corrupção

Grupo contra corrupção "insatisfeito" com Portugal

862
Há três anos, o Grupo de Estado Contra a Corrupção da UE apontou o dedo a deputados, juízes e procuradores. Pediu mudanças pela transparência. Mas das 15 recomendações, só uma foi cumprida.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site