460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Corrupção

Guerra na Ucrânia

Kiev. Bruxelas pede rapidez no combate à corrupção

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu à Ucrânia para acelerar a luta contra a corrupção, garantindo ainda o apoio da União Europeia no "longo caminho" para a adesão ao bloco.
Brasil

Brasil. Oposição pede investigação a ministério

O líder da oposição do Senado brasileiro pediu abertura de uma investigação aos casos de alegada corrupção no Ministério da Educação. E quer esclarecer envolvimento de Bolsonaro.
Explicador

Médicos/Falsas presenças. "Tolerância zero"

Roque da Cunha, presidente do SIM, garante que não havia conhecimento destas possíveis falsas entradas no serviço. O bastonário Miguel Guimarães refere que "falta equidade" no sistema de entradas.
Angola

Julgamento começa com 49 réus e 200 testemunhas

A Operação Caranguejo conta com 49 réus e 200 testemunhas. O major Lussati é acusado de ser o cabecilha de um esquema fraudulento que envolve militares da Casa de Segurança do Presidente angolano.
Corrupção

Ramaphosa: corrupção de Zuma foi um "trauma"

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considera que "a era da captura do Estado foi um tipo diferente de trauma nacional", comparativamente à pandemia de Covid-19.
Corrupção

Ex-líder da ENVC alega "corrupção" no Atlântida 

O antigo presidente da Empordef e líder da comissão liquidatária dos ENVC afirma em tribunal que existiu "alta corrupção" na venda do Atlântida pertencente à Douro Azul, do empresário Mário Ferreira.
Corrupção

MENAC deverá ser criado até junho de 2023

Portaria que deveria criar o MENAC é apenas provisória e 'dá' 4 funcionários para constituir o novo organismo — que tem de fiscalizar a prevenção de corrupção no Estado e em mais de 8.000 empresas.
Corrupção

Pires da Graça nomeado presidente do MENAC

Nome foi indicado pelo presidente do Tribunal de Contas e pela procuradora-geral da República, tendo sido aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros.
Brasil

Brasil. Ex-ministro diz que prisão é "injusta"

Polícia Federal brasileira realizou uma operação para investigar a alegada prática de tráfico de influência e corrupção para a libertação de recursos públicos no Ministério da Educação.
Brasil

Brasil. Polícia investiga ex-ministro da Educação

Ex-ministro Milton Ribeiro e 2 pastores evangélicos são suspeitos de intermediar pedidos de prefeitos para atribuição de verbas públicas do Ministério da Educação em troca de subornos.
Corrupção

AIMinho: Acusação contém "falsidades grosseiras"

António Marques considera que acusação do megaprocesso por fraude de quase 10 milhões de euros contém "falsidades grosseiras" e aludiu mesmo a uma "epifania que a acusação algures em Lisboa teve".
Corrupção

8 mil empresas obrigadas a proteger denunciantes

Canais de denúncia nos principais órgãos do Estado e em mais de 8 mil empresas entram em vigor este sábado. Denunciantes têm de ser protegidos. Entidade que fiscaliza lei ainda não existe.
Justiça

Uma (re)visão necessária dos mecanismos da Justiça

Um País que tem na sua égide um desrespeito e despudor profundo pelas instituições por parte das elites, quer empresariais quer políticas ou económicas, é um pais que está condenado à mediocridade.
Corrupção

Corrupção. Maior número de processos desde 2011

Uma das explicações para esta subida poderá a situação da pandemia da Covid-19, que motivou o recurso em massa à contratação pública por ajuste direto. Em 2021 entraram 705 casos na PJ.
Corrupção

As minhas aventuras na república das cunhas

A cunha é apenas a ponta do icebergue, os maus hábitos, as falhas nos procedimentos e a inexistência de valores empresariais ou instituicionais são mais poderosos que o empreendedorismo ou a inovação.
Resposta Pronta

Entrevista? "Há 20 anos de Vieira me incomoda"

Benítez, ex-candidato à presidência do Benfica, salienta que Luís Filipe Vieira "não é benfiquista, nem nunca foi". Acusa o ex-dirigente da Luz de ser alguém que "sempre se moveu por dinheiro"
O Bom, o Mau e o Vilão

Lutar contra a corrupção? Seria uma boa ideia

A Autoridade Tributária (que falou sobre o Almoçogate), Carlos Moedas (que recuou na ciclovia) e o Governo (que criou uma confusão na luta anticorrupção) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

19h. MENAC entra em vigor mas não é fiscalizado

O chamado "MENAC" continua a não ter órgãos, quadro de funcionários, nem sede. E ainda, Presidente da ANUSF acredita que vai continuar a aumentar o número de portugueses sem médico de família.
Corrupção

Prevenção de corrupção entra em vigor sem fiscais

Regime de Prevenção da Corrupção entrou em vigor mas autoridade fiscalizadora não existe. Atraso do Governo impede escrutínio de canais de denúncia. Morgado recusou convite para liderar Mecanismo.
Corrupção

Vietname. Comunistas expulsam ministro

O Partido Comunista do Vietname, no poder desde 1976, expulsou o ministro da Saúde e o presidente da câmara de Hanoi, por suspeita de corrupção relacionada com a pandemia da Covid-19.
Corrupção

Caso AIMinho. Produção de prova adiada outra vez

O tribunal desmarcou, por questões processuais, as sessões que estavam agendadas nos próximos dias do megajulgamento do "caso AIMinho", marcando para 20 de junho a continuação do julgamento.
Corrupção

Corrupção. 1 em 5 casos deu condenação ou acusação

Em 14 anos, o Conselho de Prevenção da Corrupção contabiliza quase 5.000 comunicações com suspeitas de corrupção das quais cerca de 900 resultaram em decisões de acusação ou de condenação.
Corrupção

Corrupção: TI Portugal "desapontada"

Portugal aplicou totalmente apenas três das 15 recomendações do Grupo de Estados contra a GRECO, tendo sete recomendações sido parcialmente aplicadas e cinco ficado por aplicar.
Corrupção

Portugal aplica três de 15 recomendações europeias

Segundo o relatório europeu, entre cinco recomendações de anticorrupção, Portugal não concretizou nenhuma na totalidade, tendo, em contrapartida, duas ficado por concretizar.
Justiça

EDP. Mexia com "enorme sensação de injustiça"

Em declarações ao Expresso, o antigo presidente executivo da holding da EDP queixa-se de ser arguido há cinco anos e declara-se inocente dos crimes de corrupção ativa de que é suspeito.
PRR

Fraudes no PRR? "Mecanismos de controlo existem"

Em entrevista ao Público e Renascença, o novo presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR garante: "Existem mecanismos de controlo" e nível de desvio de fundos tende a ser "relativamente reduzido"
Corrupção

Ex-ministro cabo-verdiano alvo de buscas

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros foi alvo de por suspeitas de "factos suscetíveis de integrarem, por ora, a prática do crime de corrupção" e uma alegada promessa de benefício patrimonial.
Viana do Castelo

MP arquiva queixa contra Câmara por corrupção

O Ministério Público arquivou, pela terceira vez, a queixa contra a Câmara de Viana do Castelo por corrupção em ajuste direto. Primeira queixa foi apresentada em 2017.
Capitalismo

A corrupção enquanto descendente capitalista

Existe um consenso social de que o capitalismo não terá fim, mas que com instituições políticas coesas e transparentes a prática capitalista e corrupta da nossa sociedade será passível de mitigação.
Braga

Presidente da CM Barcelos defende "vice" condenado

O Tribunal de Braga condenou Domingos Pereira a dois anos e dez meses de prisão, com pena suspensa, e a perda de mandato. Mário Constantino mantém "a confiança pessoal e institucional" no seu "vice".
Corrupção

Barcelos. Pena suspensa para ex-vereador do PS

O Tribunal de Braga condenou o antigo vereador socialista a dois anos e 10 meses de prisão, com pena suspensa, por ter recebido 10 mil euros para garantir um emprego no município de Barcelos.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa: combate à corrupção é "prioridade"

Na sequência das detenções desta terça-feira de dois fiscais da Câmara de Lisboa e o proprietário de uma obra, município veio afirmar que transparência e combate à corrupção são "prioridade central".
Guerra na Ucrânia

Ex-Presidente da Moldávia detido por corrupção

Igor Dodon, ex-presidente da Moldávia e apoiante de Putin, foi preso no decorrer de uma investigação. Dodon é suspeito de ter recebido dinheiro em 2019 de um aliado político e oligarca moldavo.
Corrupção

Câmara de Lisboa: três detidos por corrupção 

Polícia Judiciária deteve três homens por suspeita de corrupção: dois fiscais da Divisão de Fiscalização da autarquia de Lisboa e um empreteiro. Funcionários da CML ficam em preventiva.
EDP

MP arquiva caso contra ex-administrador da EDP

Suspeitas contra Pedro Rezende e contra um diretor da REN foram arquivadas por falta de indícios. Atual diretor da EDP continua a ser investigado no processo principal do caso EDP.
Noticiário

9h. Guerra na Ucrânia discutida em Bruxelas 

Os ministros da Defesa da União Europeia reúnem-se em Bruxelas esta terça-feira para discutirem a guerra na Ucrânia. Portugal vai estar representado por Helena Carreiras, ministra da Defesa,
Justiça

Casos por suspeitas de corrupção aumentaram 42%

Os crimes de branqueamento de capitais, na categoria da criminalidade contra o Estado, foram os que atingiram o número mais elevado, com 658 processos abertos em 2021 pela Polícia Judiciária.
Macau

Macau e Hong Kong colaboram em caso de corrupção

O Comissariado contra a Corrupção de Macau admitiu, esta segunda-feira, estar a colaborar com as autoridades de Hong Kong num caso de corrupção de um fornecedor de equipamentos de ar condicionado.
EDP

Supremo rejeita libertar Manuel Pinho

Ex-ministro da Economia e arguido do caso EDP fica em prisão domiciliária após Supremo Tribunal de Justiça ter indeferido o habeas corpus. Pinho está em prisão domiciliária desde dezembro.
Corrupção

Os argumentos do habeas corpus de Manuel Pinho

Ricardo Sá Fernandes apresentou um habeas corpus no Supremo a solicitar o fim imediato da prisão de Manuel Pinho, que considera ilegal e baseada num "erro grosseiro" da Relação de Lisboa
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.