Corrupção

Corrupção

Brasil. Aceite denúncia contra ministro de Lula

O juiz Sergio Moro, aceitou a denúncia apresentada na sexta-feira, pelo que Mantegas deverá responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Benfica

Benfica desmente aliciamento de jogadores do Aves

720
Em causa está o jogo do Porto contra o Aves da 29ª jornada do campeonato, na jornada que antecedeu o clássico na Luz. O Benfica já veio desmentir qualquer aliciamento a jogadores do Aves.
Corrupção

Protestos contra corrupção em Santo Domingo

Milhares marcharam em Santo Domingo para reclamar o fim do "regime de corrupção e impunidade" na República Dominicana e pedir justiça no caso de subornos envolvendo a brasileira Odebrecht.
Moçambique

Corrupção custou 3,7 milhões de euros a Moçambique

Moçambique perdeu 250 milhões de meticais (3,7 milhões de euros) no primeiro semestre deste ano em casos de corrupção envolvendo funcionários públicos.
Macau

Empréstimo à Viva Macau está sob nvestigação

O caso remonta a 2010, quando em março desse ano a transportadora deixou de operar depois de as autoridades terem anulado a licença por dívidas e cancelamento de voos.
Futebol

Selecionador da Nigéria gravado a aceitar suborno

O selecionador nigeriano, Salisu Yusuf, foi apanhado a receber cerca de 900 euros de uma repórter infiltrada. O caso de Yusuf aconteceu num momento em que o futebol africano está sob investigação.
Presidente Trump

Advogado gravou Trump a falar de suborno a modelo

A notícia é avançada pelo jornal The New York Times e volta a trazer à ribalta as várias supostas tentativas de Trump em silenciar as suas amantes antes das eleições de 2016
Moçambique

Ex-ministro moçambicano acusado de corrupção

O Tribunal de Maputo acusou o ex-ministro dos Transportes e Comunicações Paulo Zucula e o ex-presidente da transportadora Linhas Aéreas de Moçambique por corrupção na compra de aviões "Embraer".
Corrupção

Corrupção na Força Aérea vai ser julgada em Sintra

Juízes de Sintra e de Lisboa tinham alegado incompetência territorial para julgar o caso. 68 arguidos respondem por corrupção na adjudicação de contratos nas messes da Força Aérea.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

504
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.
EDP

Pinho vai ser ouvido no DCIAP antes de ir à AR

Ministério Público forçou interrogatório do ex-ministro da Economia esta terça-feira de manhã nas instalações do DCIAP. Magistrados do caso EDP não abdicam de ouvir Pinho primeiro do que os deputados.
Governo

O reino da impunidade /premium

536
Os portugueses são os campeões da indignação contra os seus políticos, mas são também os principais culpados pelos políticos que têm: votam neles, porque deles aceitam tudo e já não esperam nada.
Contratos de Associação

10 milhões para o grupo GPS, acusado de corrupção

8.285
Governo vai dar 10 milhões de euros em contratos de associação a dez colégios do grupo GPS. Ministério da Educação fez novos contratos com o grupo cujos administradores são acusados de corrupção.
Armando Vara

Vara perde recurso e fica mais perto da prisão

2.244
Ex-ministro do PS vai apresentar reclamação junto do plenário do Constitucional para impedir trânsito em julgado. Prisão de Vara pode ter de esperar por decisão de recursos de outros arguidos.
EDP

Pinho volta a ser arguido após ida ao Parlamento

121
Ex-ministro da Economia vai ser constituído arguido pela segunda vez no caso EDP, após ser ouvido na Comissão Parlamentar de Economia no dia 17 de julho. Opções para ouvir Pinho são 18 ou 19 de julho.
PSD

Rui Rio saúda investigação da PJ ao PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou "muitíssimo bem" que o Ministério Público e a PJ investiguem as suspeitas de corrupção no partido, defendendo que "é a saúde da democracia que está em causa".
Corrupção

Tutti Frutti, transparência e democracia /premium

251
Estudo feito na Universidade do Minho mostra que empresas que têm contratos com câmaras de um dado partido têm uma muito maior probabilidade de conseguir outros contratos com câmaras do mesmo partido.
Venezuela

Venezuela. Detidos 23 procuradores por corrupção

Os procuradores estariam a converter o MP "num cartel de extorsão". Foram também detidas outras 20 pessoas pelo alegado envolvimento com máfias que desviavam dólares a preços preferenciais.
Corrupção

Ex-7º mais rico do mundo leva 30 anos de prisão

558
O empresário brasileiro Eike Batista, que já foi o sétimo homem mais rico do mundo, foi condenado a 30 anos de prisão na sequência do processo Lava Jato no Rio de Janeiro.
Corrupção

Corrupção. Técnico de centros de Emprego condenado

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a condenação a 10 anos de prisão de um técnico superior dos centros de Emprego de Penafiel e Lamego, por corrupção.
Malásia

Ex-PM da Malásia detido por suspeitas de corrupção

Najib Razak é suspeito de ter desviado 600 milhões de euros de fundo estatal. Antigo líder será acusado na quarta-feira. Ao todo, cerca de quatro mil milhões de euros do fundo desapareceram.
Corrupção

Megaoperação em Madrid, Barcelona e Asturias

A operação está a cargo da polícia nacional e do Ministério Público e decorre de uma investigação relacionada com alegadas irregularidades na gestão das multas de trânsito e regulação de tráfego.
PSD

Tutti Frutti. Deputado PSD serviu de intermediário

482
Sérgio Azevedo serviu de intermediário para uma reunião que está na origem de um apoio de 200 mil euros da Câmara de Lisboa. Deputado do PSD recebeu dinheiro emprestado por assessor social-democrata.
Futebol

O nojo em que mergulhou o futebol português /premium

694
Um magistrado dizia que investigar um ex-primeiro-ministro como José Sócrates é mil vez mais fácil que ‘mexer’ no futebol em geral, ou num clube em particular como o Benfica.
Corrupção

Tudo sobre a Operação Tutti Fruti /premium

559
Adjudicações superiores a 1 milhão de euros de juntas de freguesia de Lisboa a militantes do PSD estão no centro da Operação Tutti Frutti -- que cruza com o caso Huawei. PS também está na mira do MP.
Benfica

O esquema de empréstimos do Benfica sob suspeita

492
O sistema de empréstimos de jogadores do Benfica está sob suspeita numa nova investigação aberta contra o clube de Vieira. Está em causa alegada corrupção e manipulação da verdade desportiva.
Benfica

Mala Ciao: PJ do Porto faz buscas na SAD do SLB

1.654
No âmbito de uma investigação por corrupção desportiva, a PJ está a fazer buscas na SAD do Benfica e às instalações do Vitória de Setúbal, do Desportivo das Aves, do Marítimo e do Paços de Ferreira.
Corrupção

Férias do líder do Turismo do Norte sob suspeita

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, é suspeito de corrupção. A investigação começou depois de o gestor ter ido passar férias ao Algarve sem pagar.
Vistos Gold

Governo: Vistos gold não criaram muitos empregos

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, os vistos gold, como "projetos de investimento com criação de postos de trabalho" têm sido utilizados "residualmente".
António Vitorino

EDP: Pinho quis Vitorino em nome do Estado em 2007

E-mail a que o Bloco de Esquerda teve acesso mostra que Manuel Pinho recomendou António Vitorino para justificar à Comissão Europeia "rendas excessivas" pagas à EDP, em 2007.
Corrupção

Saco azul. Salgado terá recebido 25 mil euros/mês

199
"Ricardo Espírito Santo #REF 25.431 euros". O nome do banqueiro aparece assim numa lista de pagamentos mensais da Espírito Santo Enterprises. Era o valor mais elevado.
Vistos Gold

Só 9 vistos gold, em mais de 5700, criaram emprego

307
Bloco de Esquerda vai entregar esta quinta-feira uma proposta de lei para revogar "a autorização de residência para atividade de investimento". Medida estimula corrupção e especulação, justificam.
Corrupção

Presidente de Moçambique quer acabar com corrupção

Filipe Nyusi, Presidente moçambicano, considera que é a burocracia e a corrupção que estão a dificultar o desenvolvimento do turismo no país.
Isaltino Morais

Empresa de Isaltino Morais alvo de buscas

510
A empresa de Isaltino Morais foi alvo de buscas, no âmbito do processo que investiga crimes de tráfico de influência e corrupção no projeto Porto Cruz. A PJ apreendeu também emails na Câmara de Oeiras
Caso BES

Salgado, o "fininho", as "maçãs" e a Venezuela /premium

517
Uma ex-procuradora-geral da Venezuela, a viver em Lisboa, e o ex-líder da PDVSA terão recebido parte dos 105 milhões pagos pela ES Enterprises. Tudo para garantir aplicações de 8 mil milhões no GES
Benfica

UEFA diz que vouchers do Benfica não são crime

608
O Comité de Apelo da UEFA rejeitou o recurso interposto pelo Sporting e considerou que os vouchers oferecidos pelo Benfica são legais. O caso foi denunciado por Bruno de Carvalho em 2015.
Câmara Municipal de Oeiras

PJ e MP fazem buscas na Câmara de Oeiras

710
Em causa estão alegados "crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, participação em negócio e abuso de poder" relacionados com o projeto de um empreendimento no Jamor.
Japão

Japão. Corrupção faz ministro abdicar de salário 

O ministro das Finanças do Japão anunciou que vai abdicar de um ano de vencimento, depois de um escândalo de falsificação de documentos e de favorecimento ilícito ter vindo a público.
Angola

PR angolano assume cruzada contra corrupção

João Lourenço está em Bruxelas numa visita oficial e garantiu à comunidade empresarial que está a travar "uma verdadeira cruzada contra a corrupção e impunidade".
EDP

A teia de poder da EDP /premium

1.666
O que parecia ser um caso de alegados benefícios concedidos à EDP pelo ex-ministro Manuel Pinho, transformou-se numa espécie de mini Operação Marquês. Pinho pode ser apenas a ponta do icebergue.
Corrupção

Justiça investiga oito jogos da Primeira Liga

Sete das oito partidas da principal liga de futebol nacional que estão a ser escrutinadas pelo Ministério Público, por suspeitas de corrupção para condicionar os resultados, envolvem os três grandes.
Justiça

Corrupção: 3 funcionários das finanças julgados

O Tribunal Criminal de Lisboa vai começar a julgar três funcionários de uma repartição de finanças, acusados de corrupção, por passarem informações confidenciais a outros oito arguidos no processo.
PS

A cantiga do bandido /premium

130
Ao pretender reformar leis sobre transparência democrática enquanto viola códigos éticos, o PS só está a defender-se a si mesmo. Como? Perpetuando o entendimento de que lei e ética são a mesma coisa.
EDP

Juiz Ivo Rosa com nova derrota na Relação

991
Juiz de instrução impediu procuradores de acederem a informação bancária e fiscal de António Mexia e de João Manso Neto. Relação diz que não tem competência para impedir investigação do DCIAP.
Espanha

33 anos de prisão para antigo tesoureiro do PP

1.394
Tribunal condena antigo tesoureiro do PP, Luis Bárcenas, a 33 anos de prisão, o empresário Francisco Correa a 51 anos de prisão e o próprio PP foi condenado a pagar multa de 245 mil euros.
Corrupção

PSD. Militantes condenados podem ser expulsos

204
Rui Rio, confirmou que o regulamento de disciplina do partido, cujas alterações serão apreciadas e votadas no Conselho Nacional, incluirá uma norma para expulsar militantes condenados por corrupção.
Benfica

Caso e-toupeira chega a Coimbra e Leiria

1.227
O caso "e-toupeira" já atingiu três comarcas: Coimbra, Leiria e Braga. A fase mais recente da investigação constituiu dois novos arguidos. Um funcionário judicial permanece em prisão preventiva.
Corrupção

Futebol: afinal, era tudo verdade /premium

Os nossos aspirantes a censores querem calar os debates sobre futebol na TV. Só há um problema: segundo as autoridades, os comentadores que andam há anos a falar em golos roubados tinham razão.
Caso José Sócrates

"Eu fui o homem que não prendeu Sócrates"

1.343
O ex-PGR garante à RTP que investigou tudo sobre Sócrates. E falou sobre os seus contactos com o ex-primeiro ministro: "Se Sócrates sabia [que ia ser preso] nunca me devia ter convidado para almoçar".
Corrupção

Rafael Marques "honrado" com prémio jornalístico

Rafael Marques manifestou-se "honrado" pelo prémio Herói Mundial da Liberdade de Imprensa, mas sobre a situação em Angola lamentou haver "sinais de corrupção" do novo Presidente.
Espanha

Ex-ministro do Trabalho espanhol detido por fraude

O irmão e o sobrinho do ex-diretor geral da Polícia, Juan Cotino, são mais duas de um total de cinco pessoas que estão a ser visadas neste processo. Estima-se que o número de detidos pode aumentar.
Sporting

Cashball. Venda de bilhetes alimentou saco azul

631
Mais pormenores sobre o alegado esquema de suborno de árbitros liderado por André Geraldes, o (suspenso) team manager do Sporting Clube de Portugal, começam a ser conhecidos.
Sporting

Marta Soares: eleições "de imediato" se BdC sair

Presidente da Mesa da AG do Sporting esclarece que marca eleições "de imediato" para os órgãos sociais se Bruno de Carvalho se demitir. Rejeita, assim, que venha a existir uma comissão de gestão.
Sporting

"Devia ser internado". Reações a Bruno de Carvalho

1.009
Sobrinho, Ricciardi, Marta Soares e a "teia cartilheira do Benfica" foram alvos de Bruno de Carvalho este sábado. "Devia ser internado", diz Ricciardi. "É um mentiroso compulsivo", responde Sobrinho.
Corrupção

Pinho: "Foi Costa que me apresentou Sócrates"

948
Diz que voltar à política "nem pensar", e que conheceu José Sócrates em 2004: foi António Costa quem os apresentou num camarote do BES na Luz. Ex-ministro respondeu a 16 perguntas do Expresso.
Sporting

PJ quer saber tudo sobre o saco azul do Sporting /premium

329
Contas bancárias do Sporting vão ser passadas a pente fino por causa de alegado saco azul para 'luvas' a árbitros de andebol e a jogadores de futebol. Geraldes não pode falar com Bruno de Carvalho.
Sporting

As mensagens que põem (também) o Benfica em cheque

546
As novas mensagens divulgadas pelo Correio da Manhã envolvem um jogador do Estoril no alegado esquema de corrupção do Sporting. Mas também deixam o Benfica em maus lençóis. Explicamos as conversas.
Sporting

Operação CashBall tem três novos arguidos

Os três novos arguidos da Operação CashBall serão agentes desportivos ligados ao andebol, mas não se sabem os nomes nem os cargos que ocupam.
Corrupção

Ex-diretor do Museu da Presidência acusado

194
Diogo Gaspar, ex-diretor do museu da presidência que foi alvo de buscas da polícia judiciária em 2016, e viu apreendidas peças que tinha do instituto em casa, foi acusado de crimes de abuso de poder.
Sporting

Tondela, Aves, Sporting e corrupção: a explicação

576
As mensagens reveladas pelo Correio da Manhã envolvem dois novos jogadores no alegado esquema de corrupção do Sporting. Tondela e Desp. Aves já reagiram. Esta é a explicação de todas as conversas.
Vitória de Guimarães

Cashball. João Aurélio nega envolvimento

O futebolista João Aurélio, do Vitória de Guimarães, negou qualquer envolvimento num esquema de viciação de resultados em benefício do Sporting, como foi noticiado na quarta-feira.
Sporting

Sporting. Os jogos em que pode ter havido suborno

201
Veja as imagens dos lances suspeitos nos jogos do Sporting com Feirense e Guimarães. Nas mensagens de Paulo Silva fala-se de penaltis propositados e subornos a jogadores adversários
Sporting

Sporting. As mensagens da corrupção no futebol

1.421
O alegado esquema de corrupção que envolve o Sporting e já conta com 4 detidos chegou ao futebol. Seis jogos estão a ser investigados. Explicamos o que querem dizer todas as mensagens já reveladas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)