O Príncipe Philip, Duque de Edimburgo e marido da Rainha Isabel II de Inglaterra, foi internado “por precaução” esta sexta-feira, avisou o palácio de Buckingham num comunicado citado pela BBC.

O monarca estava na propriedade de Sandringham, em Norfolk, na companhia da família, e foi enviado para o hospital King Edward VII em Londres na manhã desta sexta-feira. Na declaração citada pela BBC diz-se que foi admitido para observação e tratamento de um problema de saúde pré-existente por conselho do seu médico privado. Não foi transportado de ambulância e a admissão foi programada.

O duque tem 98 anos e retirou-se da vida pública em agosto de 2017. Desde esse momento só apareceu em público em eventos familiares ou celebrações religiosas.

Do casamento à reforma: o príncipe Philip em fotos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Repórteres da BBC dão conta de que Philip entrou no hospital pelo seu próprio pé e deverá ficar por lá nos próximos dias. No Natal passado não participou na tradicional caminhada real rumo à missa natalícia mas sabe-se que está de boa saúde.

Em fevereiro deste ano foi noticiado que o monarca abdicou da sua carta de condução depois de ter estado envolvido num acidente de carro que envolveu outra viatura.

Em 2011 recebeu tratamento por causa de uma artéria bloqueada e no ano seguinte foi obrigado a falhar o concerto do Jubileu de Diamante da Rainha por causa de uma infeção urinária. Em 2013 foi internado para ser operado ao abdómen e em 2014 foi novamente operado à mão direita.