Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 10
  • Vamos continuar a seguir a atualidade relacionada com a Covid-19 noutra ligação, que deixamos aqui, para que este liveblog seja encerrado. Muito obrigado por nos seguir.

    Já há mais de 600 mil pessoas infetadas em todo o mundo

  • Dos curandeiros aos pokemóns: as piores desculpas para fugir à quarentena na Argentina

    O jornal argentino Olé fez um compacto das piores desculpas que já foram relatadas no país às autoridades para justificarem a fuga ao período de quarentena a que os sul-americanos se encontram há quase uma semana. Alguns exemplos: andar a caçar pokémons na rua, estar aborrecido de ficar por casa, visitar a mãe apesar de levar duas pranchas na parte de cima do carro ou levar o cavalo a um curandeiro porque estava deprimido…

  • Donald Trump ligou a Boris Johnson após conhecer resultado do primeiro-ministro britânico

    Após saber do resultado positivo no teste ao novo coronavírus de Boris Johnson, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ligou ao primeiro-ministro britânico para desejar “uma rápida recuperação”. Ficou também acordado no telefonema que os dois países irão continuar a trabalhar juntos no G7 e no G20, entre outros palcos, para superar o mais depressa possível a pandemia

  • O resumo das últimas 24 horas de pandemia no mundo, em cinco números

    • Os Estados Unidos tiveram mais do dobro de novos casos positivos do que a Espanha (16.961), segundo país com mais testes positivos esta sexta-feira (7.993). A Alemanha teve também mais casos positivos do que a Itália (6.933 e 5.909, respetivamente)
    • A Itália teve uma sexta-feira negra, naquele que foi o dia com mais mortes desde que começou a pandemia: 919 apenas em 24 horas, o que aumentou o número de vítimas no país para 9.134. A Espanha, que registou mais 773 vítimas, tornou-se o segundo país do mundo a passar a barreira das 5.000 vítimas da Covid-19. França registou 299 mortes apenas nesta sexta-feira
    • O Irão é o segundo país do mundo com mais casos recuperados, num total de 11.133, um pouco mais do que a Itália (10.950)
    • O Brasil entrou esta sexta-feira no top 20 dos países do mundo com mais casos positivos, tendo esta sexta-feira chegado aos 3.417 (mais 432 num dia). Registaram-se também mais 15 mortes no país (total de 92), com especial incidência em São Paulo
    • África do Sul, Jordânia, Uzbequistão, Togo e Nicarágua tiveram esta sexta-feira a primeira vítima mortal pelo novo coronavírus

  • Brasil fecha fronteiras a todas as nacionalidades

    A partir da próxima segunda-feira, nenhum estrangeiro de nenhuma nacionalidade pode entrar no Brasil, segundo uma portaria do Governo que foi publicada esta sexta-feira numa edição suplementar do Diário Oficial da União. A restrição vai durar por 30 dias e não se estende ao transporte de mercadorias.

    A decisão aparece numa altura em que, internamente, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro ordenou o fim do “confinamento em massa”. Na semana passada, o país tinha imposto restrições à entrada de estrangeiros vindos dos países com maior risco de contágio, agora a restrição alarga-se a todas as nacionalidades — a medida prevê exceções, segundo o Estadão: brasileiros, imigrantes que moram no Brasil, parentes diretos de brasileiros e estrangeiros em missão em organismos nacionais.

    A justificação para o aperto desta restrição foi dada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro: “Como houve uma disseminação do coronavírus por vários outros países, entendemos por bem tomar essa iniciativa.

  • O dia de Trump, da economia maior e melhor aos "ventiladores RÁPIDO"

    Em apenas 24 horas, Nova Iorque teve mais 134 mortos vítimas da Covid-19, num total de 519. Um salto tremendo que apareceu no preciso momento em que o presidente norte-americano discordava publicamente das previsões do governador de Nova Iorque sobre as necessidades de ventiladores. Pelo menos 30 mil, reclamava Andrew Cuomo. “Eu não acredito que precisem de 40 mil ou 30 mil ventiladores”, respondia Donald Trump, quinta-feira à noite numa entrevista à Fox. Esta sexta. Trump cedeu e passou às maiúsculas: “A General Motors TEM de começar a fabricar ventiladores agora. RÁPIDO”.

    Mas também no dia em que os EUA atingiram os 100 mil casos de infeção por Covid-19 — e depois de ter assinado um gigante pacote de ajudas para estimular a economia norte-americana, no valor de 2,2 mil milhões de dólares — Donald Trump surgiu, mais uma vez, extremamente confiante na Casa Branca para anunciar que “a melhor economia do mundo” vai regressar “mais forte”. “Eu estava a presidir à mais bem-sucedida economia da história do mundo — e agora vamos ter de reconstruí-la”, disse Donald Trump aos jornalistas na Casa Branca.

    Trump cede e invoca lei de guerra para ter ventiladores “RÁPIDO”

    Trump espera quatro trimestre “incrível” dos EUA — “Vamos surgir maiores, melhores e mais fortes”

  • Mulher presa por 12 semanas no Reino Unido após tossir para cima de polícia

    Uma mulher britânica vai ficar presa durante 12 semanas por ter tossido para cima de um agente da polícia, afirmando que estava infetada pelo novo coronavírus. Na quarta-feira, Joanne Turner, 35 anos, foi abordada por agentes da polícia por ter pontapeado e danificado um carro em Norwich. Embriagada, começou a tornar-se agressiva para os agentes. Depois, tossiu para cima de um deles dizendo sofrer de COVID-19.

  • Medicamento com cloroquina está a esgotar no Reino Unido

    Um medicamento à base de hidroxicloroquina, um derivado da cloroquina, está a esgotar nas farmácias britânicas por ter sido sugerido que a sua utilização tem resultado como terapêutica contra a COVID-19, está a noticiar o The Guardian. Há dois problemas: a eficácia deste composto contra a COVID-19 ainda não está cientificamente comprovada; e estes medicamentos são essenciais para quem sofre de lúpus.

    Em Portugal, a utilização de cloroquina (para a malária) e de hidroxicloroquina está autorizada em doentes de COVID-19, mas apenas para quem se encontra internado, ora nas enfermarias, ora nos cuidados intensivos, e apenas em circunstâncias especiais. Em termos mundiais, a utilização dessas terapêuticas nestes doente parecem ter resultado, mas ainda não há ensaios clínicos que o comprovem, nem uma noção de que efeitos secundários podem surgir neste contexto.

  • Sem medidas restritivas, coronavírus mataria 40 milhões de pessoas

    Se nenhuma medida restritiva tivesse sido tomada em todo o mundo para controlar a pandemia, o novo coronavírus atingiria 90% da população e 40 milhões de pessoas morreriam. Esta é a previsão da equipa do Imperial College dedicada exclusivamente ao novo problema de saúde pública. Ainda assim, não basta adotar estas estratégias — é necessário implementá-las o mais cedo possível.

    As mais recentes conclusões do Imperial College dizem ainda que, se as medidas de distanciamento social, testagem e isolamento de pessoas infetadas fossem tomadas quando cada país atingiu uma taxa de fatalidade de 0,2 por cada 100 mil pessoas por semana, o número de mortes em todo o mundo seria de 1,9 milhões de pessoas. Se essas mesmas medidas fossem tomadas quando os países chegam às 1,6 mortes por 100 mil pessoas por semana, então o número de mortes seria de 10,5 milhões.

  • Sindicato dos Enfermeiros vai avançar com uma providência cautelar contra o estado português

    Em comunicado enviado hoje às redações o Sindicato dos Enfermeiros informa que vai avançar com uma providência cautelar contra o Estado português.

    À Rádio Observador o presidente do Sindicato dos Enfermeiros diz que a ação acontece em sinal de protesto contra a insegurança vivida pelos enfermeiros dado as condições em que estão a exercer a sua profissão.

    José Correia Azevedo afirma mesmo que o Estado tem de assumir as consequências pessoais e sociais na vida dos enfermeiros decorrentes da falta de equipamento de proteção pessoal e considera ainda que há tratamento preferencial quando chega à hora de escolher que profissionais de saúde fazem o teste à Covid-19.

    Ouça aqui as declarações do presidente do Sindicato dos Enfermeiros.

    Enfermeiros: providência cautelar contra o Estado

    Já ontem em entrevista à Rádio Observador a bastonária da Ordem dos Enfermeiros tinha dito que os enfermeiros não estavam seguros no local de trabalho e pediu que todos os profissionais de saúde fizessem o teste para despistar a Covid-19.

  • Irlanda anuncia também confinamento (mas pode praticar-se desporto)

    A Irlanda anunciou também esta sexta-feira o confinamento da população a partir da meia noite e até 12 de abril para evitar a propagação de Covid-19 no país. As exceções são os trabalhadores de setores essenciais, quem se desloque a consultas médicas, quem for fazer compras de bens essenciais ou for fazer desporto cumprindo as regras. “Todas as pessoas devem ficar em casa, seja em que circunstâncias for”, disse o primeiro ministro, Leo Varadkar

  • Avião com material médico e de proteção proveniente da China voltou sem reagentes e ventiladores

    O avião da Hi Fly que aterrou hoje em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de Covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para testes e os ventiladores.

    Fonte da transportadora disse à agência Lusa que o carregamento de reagentes para os testes à doença provocada pelo SARS-CoV-2 e ventiladores ainda não estava pronto para ser enviado e, por isso, a aeronave apenas voltou com 24 das 35 toneladas previstas.

    A mesma fonte acrescentou que está agendada uma segunda viagem na próxima quinta-feira, 2 de abril, para ir buscar o material em falta.

    Lusa

  • Parlamento de Cabo Verde aprova declaração do estado de emergência

    A comissão permanente da Assembleia Nacional de Cabo Verde aprovou hoje o pedido do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, para declaração do estado de emergência no país, devido à pandemia de Covid-19.

    “Decidimos por unanimidade conceder a devida autorização constitucional ao senhor Presidente da República para declaração do estado de emergência nacional”, anunciou ao início da noite o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

    O período de emergência em Cabo Verde deverá vigorar até 17 de abril.

    Lusa

  • Já estão a sair os 56 utentes do lar em Vila Real que estão infetados com covid-19

    Uma operação que envolve cerca de 25 ambulâncias e 50 operacionais entre bombeiros, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército e Proteção Civil.

    Estes 56 utentes estão todos infetados com o novo coronavírus e serão transportados para o hospital da Trofa. O autarca admite que esta operação poderá demorar horas até estar concluída.

    O relato é feito pelo fotojornalista do Observador Octávio Passos.

    Octavio Passos/Observador

    Octavio Passos/Observador

    Octavio Passos/Observador

  • Espanha prende quem quebra quarentena

    Uma mulher e um homem estão em prisão preventiva por terem quebrado várias vezes a quarentena em Espanha. Uma terceira pessoa teve pena suspensa. Podem ficar presos até 3 anos.

    Duas pessoas em prisão preventiva em Espanha por quebrarem quarentena

  • Trump vai obrigar General Motors a produzir ventiladores nos EUA, que já passaram 100 mil infetados

    Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, vai obrigar a General Motors a produzir ventiladores para ajudar na luta contra a pandemia da Covid-19, que nesta altura fez 1.543 mortes no país e mais de 100 mil infetados. O líder americano, que invoca a Lei de Produção de Defesa para a medida, adiantou ainda que será Alex Azar, secretário da Saúde e dos Serviços Humanos, a definir o número de ventiladores a produzir

  • Presidente italiano pede mais solidariedade europeia

    O Presidente italiano, Sérgio Mattarella, apelou hoje à solidariedade europeia, “antes que seja tarde demais”, dizendo que o país vive “uma página triste” da sua história, por causa da pandemia de covid-19.

    Passámos por momentos difíceis e dramáticos em outros momentos. Certamente também teremos sucesso – juntos – desta vez”, disse o Presidente italiano, no dia em que Itália registou o número recorde de quase mil mortes por coronavírus, em 24 horas.

    Mattarella agradeceu aos “muitos chefes de Estado, da Europa e de outras regiões, que expressaram a sua proximidade com Itália”, lembrando que muitos deles salientaram a importância da experiência italiana para poder melhor atacar o problema da pandemia nos seus países. Contudo, o Presidente italiano deixou um recado para os líderes que têm bloqueado reforço de ajuda financeira e humanitária para os países europeus afetados, pedindo mais solidariedade.

    Lusa

  • Associação de Lisboa contraria FPF sobre fim dos campeonatos de formação

    O presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) contrariou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e negou o cancelamento dos campeonatos lisboetas dos escalões de formação da época 2019/20, devido à pandemia de Covid-19.

    Num vídeo divulgado na rede social Facebook e dirigido aos clubes filiados, Nuno Lobo afirmou que “o que está escrito no comunicado da FPF, designadamente, no ponto oito, não é verdade, no que concerne à AFL”, e que apenas na próxima semana será tomada uma decisão, “tendo sempre em atenção a integridade física, a saúde e a vida de todos”.

    Lusa

  • Hospital de Santa Maria inaugura urgência 100% dedicada ao coronavírus

    O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, inaugura no sábado uma urgência exclusivamente dedicada a doentes suspeitos ou já com infeção confirmada de covid-19, anunciou a direção da unidade.

    Hospital de Santa Maria inaugura urgência 100% dedicada ao coronavírus

    FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

  • Trump assina lei que permite injetar 2 biliões na economia americana

    É oficial. Donald Trump assinou hoje a lei que permite injetar uma dose industrial de dinheiro na economia americana.

    “Acabo de assinar a lei CARES, o maior pacote de ajuda, de uma só vez, da história americana — duas vezes mais elevado do que qualquer outro projeto de lei de assistência já aprovada”, anunciou o presidente norte-americano no Twitter.

    O pacote de estímulos vale 2,2 biliões de dólares (2 biliões de euros), o equivalente a 10 vezes o que produz a economia portuguesa num ano.

    “Este projeto de lei dará o alívio de urgência necessário às famílias, aos trabalhadores e às empresas do nosso país”, escreve Trump.

1 de 10