Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblogue, referente às notícias da Covid-19 de 11 de maio de 2020, fica por aqui. Para continuar a acompanhar as notícias sobre este tema, siga-nos no novo liveblogue:

    Com 27.003 mortos, Nova Iorque ultrapassa o número de vítimas de Espanha

  • DGS reduz em meio metro distância mínima entre crianças

    A DGS reduziu em meio metro a distância mínima a ser garantida entre as crianças que na próxima segunda-feira regressam às creches, que passa agora a ser de metro e meip. A notícia é avançada pela Rádio Renascença, que teve acesso ao documento final com as orientações para estes equipamentos.

    Segundo a RR, nas orientações oficiais recomenda-se reduzir ao indispensável os contactos próximos com as crianças, devendo ser sempre o mesmo educador a orientar o grupo. Nas casas de banho nunca deve haver mais duas crianças ao mesmo tempo.

  • Brasil regista 396 mortes por Covid-19 em 24 horas e mais 5 mil casos num só dia

    Do Brasil chegam novos números, que dão conta, uma vez mais, de que a curva epidemiológica da Covid-19 continua a subir naquele país. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 5.632 casos positivos do novo coronavírus, elevando o número total de infetados para os 168.331.

    Em termos de mortes, só nesta segunda-feira registaram-se mais 396. Contudo, ficaram aquém do recorde, registado na passada sexta-feira, de 751 mortes num só dia. Na semana passada, registaram-se mais de 600 mortes por dia na maior parte dos dias.

    Ao todo, 11.519 pessoas já morreram no Brasil por causa da Covid-19.

  • Estados Unidos atravessam a barreira de 80.000 mortes

    Os Estados Unidos ultrapassaram a barreira das 80.000 mortes relacionadas com a Covid-19, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins. Os números oficiais desta segunda-feira mantém os Estados Unidos como o país mais afetado quer em número de óbitos, quer em número de infetados.

    Só na cidade de Nova Iorque foi registado um quarto das mortes no país, quase 20.000 óbitos.

  • Anthony Fauci não garante que NFL possa regressar já em setembro

    Anthony Fauci, o especialista de topo em doenças infecciosas que tem estado a aconselhar a Casa Branca de Donald Trump, deu uma entrevista a propósito do início da temporada da primeira liga de futebol americano (NFL), marcado para 10 de setembro, dizendo que ainda é cedo para aferir se a NFL pode recomeçar nessa data e em que condições.

    “O vírus vai tomar a decisão por nós”, resumiu o especialista. “Parece-me que é possível que jogadores que tenham testado negativo possam jogar em estádios vazios, à porta fechada”, exemplificou, como sendo um cenário provável.

    Para voltar a permitir que os jogos se realizem com público, explicou, é necessário atingir um ponto em que a transmissão do vírus entre a comunidade é muito baixa: “Numa situação em que até dentro da população em geral o risco é baixo, vejo como possível permitir que se encha 1/3 do estádio”, afirmou.

  • Brasil. Bolsonaro considera ginásios e cabeleireiros serviços essenciais durante a pandemia

    Ginásios e cabeleireiros foram considerados como serviços essenciais durante a pandemia. A decisão de Jair Bolsonaro, presidente brasileiro, foi anunciada esta tarde. Nos próximos dias, disse, irá anunciar que outros serviços farão parte da lista.

    “Coloquei hoje, porque saúde é vida: academias, salão de beleza e cabeleireiro, também. Higiene é vida”, sublinhou. “Essas três categorias ajudam mais de um milhão de empregos”, justificou Bolsonaro.​

  • Trump abandona briefing diário depois de discutir com jornalistas

    Foi com uma saída tempestiva que Donald Trump terminou esta segunda-feira o briefing diário na Casa Branca. Depois de discutir com duas jornalistas, o presidente norte-americano acabou por abandonar a conferência de imprensa sem responder às últimas perguntas.

    O primeiro incidente foi com Weijia Jiang, da CBS, que perguntou a Trump por que motivo está tão fixado em comparar a capacidade norte-americana de fazer testes à Covid com a de outros países. “Essa é uma pergunta que deveria fazer à China. Não me pergunte a mim, pergunte à China.” Em seguida, Trump chamou Kaitlan Collins, da CNN, enquanto a jornalista americana asiática da CBS perguntava ao presidente por que motivo lhe estava a responder, a si especificamente, aquilo. “Respondo a quem quer que me faça uma pergunta maldosa dessas”, disse Trump.

    Já quando a repórter da CNN ia lançar a sua pergunta, Trump interrompeu-a e passou a vez ao jornalista seguinte, argumentando que quando lhe pediu para falar, ela não o vez. Antes de lançar a sua pergunta, Collins esperou que Jiang respondesse ao presidente. E enquanto a jornalista tentava colocar a sua questão, Trump acabou por sair do pódio, abandonando o briefing.

  • Espanhola de 113 anos é a recuperada mais velha

    María Branyas, de 113 anos, é a mulher mais velha da Espanha e agora a pessoa mais velha a superar o novo coronavírus. María foi diagnosticada em abril, tendo permanecido em isolamento várias semanas:

    Mulher mais velha a superar a doença é espanhola e tem 113 anos

  • Mulher mais velha a superar a doença é espanhola e tem 113 anos

    María Branyas, de 113 anos, é a mulher mais velha da Espanha e agora a pessoa mais velha a superar o novo coronavírus, segundo a associação do Grupo de Pesquisa em Gerontologia de Olot, Girona, cidade onde reside.

    María foi diagnosticada em abril com a Covid-19, permanecendo isolada várias semanas no seu quarto, na residência de Santa Maria del Tura, em Olot, Girona, mas deu um resultado negativo para a presença do vírus no último teste, o que mostra que superou a doença.

    O centro onde reside sofreu a letalidade do novo coronavírus, registando várias mortes confirmadas ou por suspeitas da Covid-19.

    Mulher mais velha a superar a doença é espanhola e tem 113 anos

  • SATA continua sem voar para Estados Unidos e Canadá até 14 de junho

    O grupo SATA, detentor das transportadoras Azores Airlines e SATA Air Açores, irá continuar sem voar para quatro destinos até 14 de junho, incluindo os Estados Unidos e o Canadá, devido à Covid-19, anunciou esta segunda-feira a empresa.

    “Considerando a evolução da situação relativa à Covid-19, a Azores Airlines irá estender a suspensão dos seus voos para Toronto, Boston, Praia (Cabo Verde) e Frankfurt até 14 de junho de 2020”, avançou esta segunda-feira a empresa açoriana em comunicado.

    Os voos para Toronto (Canadá), Boston (Estados Unidos), Praia (Cabo Verde) e Frankfurt (Alemanha) estavam inicialmente suspensos até 6 junho, período que se prolonga agora até dia 14.

    SATA continua sem voar para Estados Unidos e Canadá até 14 de junho

  • Elon Musk desafia regras do condado e anuncia reabertura da Tesla. "Se prenderem alguém, peço que só me prendam a mim", diz

    O empresário Elon Musk anunciou no Twitter esta tarde que irá “recomeçar a produção” na fábrica da Tesla, indo “contra as regras do condado de Alameda”, no estado da Califórnia, onde ainda se mantêm em vigor medidas de confinamento.

    “Estarei na linha de produção com toda a gente. Se prenderem alguém, peço que só me prendam a mim”, declara o empresário.

  • Vírus já matou 283.978 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões no mundo

    A pandemia do novo coronavírus já matou 283.978 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h TMG desta segunda-feira, baseado em dados oficiais dos países.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19h GMT (20h de Lisboa) 4.148.350 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 195 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na província chinesa de Wuhan.

    Porém, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 1.396.200 são agora considerados curados.

    Desde a contagem feita às 19h GMT de domingo, 3.294 novos óbitos e 77.313 novos casos ocorreram em todo o mundo. Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são os Estados Unidos, com 836 novas mortes, o Brasil (496) e a França (263).

    Vírus já matou 283.978 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões no mundo

  • O "filme de terror" do Greg Mortimer chegou ao fim

    A tripulação do navio Greg Mortimer, que esteve quase dois meses dentro de um cruzeiro onde havia casos de Covid-19, irá finalmente ser autorizada a sair esta terça-feira, depois de o governo do Uruguai ter aceitado que desembarcassem.

    É o fim de uma novela que inclui dezenas de infetados a bordo, uma tripulação à beira da loucura, um médico alegadamente pressionado pela companhia a esconder os casos do novo coronavírus e passageiros que já ameaçam processar a empresa, que organiza estes cruzeiros para a Antártica.

    O navio Greg Mortimer esteve dois meses em alto-mar, com metade da tripulação infetada com Covid. Agora, o “filme de terror” chegou ao fim

  • Visitas aos lares de idosos recomeçam a 18 de Maio

    As visitas a lares de idosos podem ser retomadas a 18 de maio, anunciou a Direção-Geral da Saúde, que publicou também uma série de recomendações para que o processo possa decorrer em segurança. Por exemplo, todas as visitas devem ser agendadas.

    É também obrigatório que os lares e outras respostas para idosos tenham um plano para a operacionalização das visitas e que nomeiem um responsável por todo o processo. As famílias devem ser informadas de todas as regras e condições de segurança e o distanciamento social deve ser mantido durante as visitas.

    As pessoas com sintomas de covid-19 ou que tenham tido contacto com um caso suspeito ou confirmado nos últimos 14 dias, não devem realizar ou receber visitas.

  • Noruega. Reabrir escolas e creches não piorou a pandemia no país

    Abrir creches e escolas não fez piorar a pandemia na Noruega. A garantia foi dada pelas autoridades de saúde do país nórdico, três semanas depois de as primeiras crianças terem regressado às creches e jardins de infância. Uma semana depois, também os alunos até 10 anos regressaram às escolas primárias.

    “Ainda não vimos que a abertura das escolas e jardins de infância tenha tido um efeito negativo na propagação da infeção”, disse Frode Forland, diretor-geral do FHI (Folkehelseinstituttet), o instituto norueguês de Saúde Pública.

    Apesar disso, o responsável quis ter um discurso cauteloso e frisou ser ainda cedo para tirar conclusões definitivas. Ainda assim arriscou: “Se a abertura tivesse tido um efeito negativo teríamos começado a ver um aumento progressivo no número de infeções”, acrescentou o diretor-geral do FHI.

    Noruega. Reabrir escolas e creches não piorou a pandemia no país, garantem as autoridades de saúde

  • Funcionários da Casa Branca serão obrigados a usar máscara — exceto o Presidente

    O jornal Washington Post avança que a Casa Branca irá hoje publicar uma diretiva que obriga a maioria dos seus funcionários a passarem a usar máscara no trabalho, para impedir o contágio do novo coronavirus. A diretiva não se aplicará dentro dos gabinetes de cada funcionário, mas apenas nas zonas comuns.

    Contudo, segundo três fontes confirmaram ao jornal, o mais provável é que o Presidente Donald Trump continue a poder não usar máscara.

    Já em abril, quando as autoridades de saúde norte-americanas recomendaram o uso de máscara à generalidade da população, o Presidente disse que não iria seguir essa recomendação, dizendo que não lhe parecia indicado usar máscara com “Presidentes, primeiros-ministros, ditadores, reis, rainhas”. “Acho que não irei fazê-lo”, confessou na altura.

  • Fabricantes para indústria automóvel estimam perda de 12 mil postos de trabalho

    A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) estimou esta segunda-feira uma perda de 12 mil postos de trabalho no setor até ao final do ano devido à pandemia Covid-19, defendendo como solução o prolongamento do layoff simplificado.

    “Dos 59 mil trabalhadores que trabalham nesta indústria (…)a expectativa é de chegarmos ao final do ano com menos 12 mil trabalhadores”, disse o presidente da AFIA, José Couto, numa conferência de imprensa para apresentação de resultados de um inquérito sobre layoff realizado pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, em parceria com o ISCTE.

    “Não queremos perder 12 mil trabalhadores. É muito importante a extensão do layoff provavelmente até ao final do ano porque desta maneira bloqueamos a perda de trabalhadores”, defendeu José Couto.

    Fabricantes para indústria automóvel estimam perda de 12 mil postos de trabalho

  • Número oficial de mortes em Nova Iorque pode ser pior, dizem autoridades

    O número de mortes com a Covid-19 na cidade de Nova Iorque pode ser de 24.000, uma conta mais elevada do que os 20.000 óbitos registados oficialmente, dizem as autoridades federais.

    Um relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) esta segunda-feira divulgado, diz que o número total de mortes em Nova Iorque pode ser de 24.000, cerca de 4.000 mais do que os números oficiais registados entre março e início de maio.

    Segundo a agência federal, as chamadas “mortes em excesso” podem ter origem em razões que foram provocadas pela Covid-19, incluindo as relacionadas com a falta adequada de serviços hospitalares e cuidados de saúde, bem como pelo medo público causado pela pandemia.

    Número oficial de mortes em Nova Iorque pode ser pior, dizem autoridades

  • Primeiras cidades do Rio de Janeiro entram em confinamento obrigatório

    Duas cidades do estado brasileiro do Rio de Janeiro entraram esta segunda-feira em confinamento obrigatório a fim de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, que já fez 11.123 mortes e 162.600 casos confirmado no país.

    Niterói e São Gonçalo tornaram-se nos primeiros municípios do estado do Rio de Janeiro a intensificar as medidas restritivas de tráfego e circulação de pessoas, decretando o chamado “lockdown”, que será aplicado por um período inicial de cinco dias.

    Com esses dois municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, já são 20 as cidades brasileiras que adotaram um bloqueio total para impedir a propagação da pandemia.

    Primeiras cidades do Rio de Janeiro entram em confinamento obrigatório

  • Polícia dispersa ajuntamento no canal de Saint-Martin, em Paris

    Hoje é o primeiro dia oficial de relaxamento das medidas de confinamento em França. E eis que, em Paris, a polícia teve mesmo de intervir para dispersar o ajuntamento que se formou à beira do Canal de Saint-Martin, onde dezenas de pessoas se juntaram a aproveitar o sol, à beira da água.

1 de 6