Morreu o artista plástico Christo Vladimirov Javacheff, conhecido por Christo, aos 84 anos. A morte do artista que se notabilizou com obras de arte ao ar livre, em conjunto com a sua mulher Jeanne-Claude (que morreu em novembro de 2009), foi anunciada na conta de Twitter oficial. Christo morreu em casa, em Nova Iorque este domingo.

O projeto do artista, de embrulhar o Arco do Triunfo, em Paris, que estava previsto para este ano irá manter-se, mas adiado para o próximo ano, entre 18 de setembro e 3 de outubro. Depois de embrulhar, por exemplo, o Reichstag (parlamento alemão) de Berlim (1995), o Central Park de Nova Iorque (2005) e a Pont-Neuf (1985) o artista tinha preparado ainda mais uma instalação para Paris que iria coincidir com uma exposição dedicada ao casal Jeanne-Claude e Christo no Centro Pompidou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O museu suíço Kunsthalle, em Berna, foi o primeiro prédio público embrulhado por Christo e Jeanne-Claude (1967-1968) e uma das obras mais recentes do artista búlgaro foi pensada para Itália e permitiria aos visitantes “andar sobre a água”. O facto de ter recebido mais de um milhão de visitantes obrigou a que os acessos tivessem de ser encerrados.

Instalação de Christo vai ter de fechar durante a noite

A instalação em Itália foi terminada já depois da morte de Jeanne-Claude, tendo Christo dedicado os últimos 11 anos a completar os projetos que tinham sido iniciados pelos dois.

Em 2018, Christo apresentou o primeiro trabalho ao ar livre no Reino Unido o “The London Mastaba”: uma instalação flutuante no lago Serpentine, em Londres, composta por mais de 7.000 barris de petróleo. Já para o próximo trabalho, idealizado para o memorial de guerra Arco do Triunfo, o artista disse-se surpreendido com a rapidez com que conseguiu autorização da capital francesa. A garantia, pelo menos para já, é que a instalação irá mesmo para a frente, estando agendada para o último trimestre de 2021.

Veja abaixo algumas obras da carreira de Christo e Jeanne-Claude

6 fotos