Histórico de atualizações
  • O acompanhamento do Observador sobre os acontecimentos relacionados com o novo coronavírus desta terça-feira fica por aqui. Pode acompanhar toda a situação ao minuto nesta quarta-feira no novo liveblog diário do Observador.

    Pandemia já infetou mais de 10,5 milhões em todo o mundo e provocou mais de meio milhão de mortes

  • Covid-19: África com 9.879 mortes e mais de 393 mil infetados

    O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu hoje para 9.879, mais 222 face aos dados divulgados na manhã de segunda-feira. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 393.305, mais 10.653 casos.

    O número de recuperados é hoje de 186.807, mais 4.238.

    A África Austral é a região do continente africano que regista o maior número de casos (149.982) e contabiliza 2.601 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados em todo o continente (144.264) e que regista 2.529 vítimas mortais. O Norte de África lidera no número de mortes (4.199), em 98.698 infeções.

    A África Ocidental conta 1.291 mortos em 74.813 infetados, a África Oriental regista 1.059 vítimas mortais em 36.279 casos, enquanto na África Central há 729 mortos em 33.533 infeções.

    O Egito é o país africano com mais vítimas mortais, contabilizando esta terça-feira 2.872 mortos e 66.754 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 905 vítimas mortais e 13.571 infetados.

    O primeiro caso de Covid-19 em África surgiu no Egito a 14 de fevereiro.

    Lusa

  • Brasil tem 1.280 mortes e 33.846 infetados nas últimas 24 horas

    O Brasil, segundo país mais afetado pela pandemia da Covid-19 no mundo, registou 1.280 mortes e 33.846 infetados nas últimas 24 horas, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde brasileiro.

    No total, o Brasil concentra 59.594 óbitos e 1.402.041 casos confirmados desde o surgimento do novo coronavírus no país, no final de fevereiro.

    De acordo com a tutela da Saúde, 525 das 1.280 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas foram incluídas nos dados desta terça-feira, sendo que está ainda a ser investigada uma eventual relação de 3.950 vítimas mortais com a doença.

    A taxa de letalidade da doença no país mantém-se em 4,3%. Até ao momento, 790.040 pacientes infetados já recuperaram da Covid-19 e 552.407 doentes continuam sob acompanhamento.

    O foco da pandemia no país é o estado de São Paulo, que acumula oficialmente 281.380 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus e 14.763 vítimas mortais, sendo seguido pelo Rio de Janeiro, que tem esta terça-feira 112.611 casos de infeção e 10.080 óbitos.

    O país sul-americano tem agora uma incidência de 28,4 mortes e 667,2 casos da doença por cada 100 mil habitantes, num país com uma população estimada de 210 milhões de pessoas.

    Lusa

  • Portugal tem conversado com autoridades do Reino Unido mas decisão sobre abertura de fronteiras será unilateral para a parte britânica

    Augusto Santos Silva disse em entrevista à SIC Notícias que o seu Ministério dos Negócios estrangeiros está a trabalhar “com as autoridades britânicas há semanas” para dar todas as informações necessárias para responder às”preocupações do Reino Unido” num momento em que estes estão prestes a anunciar a sua “lista negra” de acesso ao país.

    “O Reino Unido prepara-se para anunciar a sua decisão e esta não é um entendimento bilateral. As conversações mantêm-se e Portugal tem tentado perceber quais as preocupações do Reino Unido, de forma a procurar responder com as medidas que nós estamos a tomar. Uma delas é o facto do atual surto que decorre em Portugal ser muito localizado: temos dito ao Reino Unido que os destinos tradicionais e prioritários do turismo britânico (Madeira, Algarve…) estão com situações mais controladas”, explica o Ministro.

    A propósito de critérios de abertura ou não de fronteiras, Santos Silva realçou que “se fossemos aplicar os critérios que alguns estados membros infelizmente estão a aplicar a Portugal — o número de casos novos reportados pelas autoridades nos últimos 15 dias –, amanhã tínhamos aberto fronteiras à Coreia do Norte, que não relata nenhum”. As criticas são direcionadas a países como a Grécia ou a Dinamarca que recusam, por enquanto, a entrada de portugueses no seu território.

  • Portugal só vai aceitar voos excepcionais do Brasil a partir de Rio de Janeiro e São Paulo

    No caso do Brasil, além de estarem limitadas às viagens consideradas essenciais, as entradas em Portugal só serão permitidas a partir de duas rotas, Rio de Janeiro e São Paulo. Augusto Santos Silva diz que é uma forma de desincentivar tentativas de entrada em Portugal por razões turísticas.

  • Portugal vai abrir excepções para permitir entrada de viajantes de países excluídos pela UE

    Portugal vai abrir algumas excepções para permitir a entrada de viajantes de países excluídos da lista da UE, na reabertura de fronteiras. Na SIC Notícias, o ministro dos Negócios Estrangeiros explicou que será permitido o repatriamento de portugueses ou europeus residentes em Portugal, mas também as viagens consideradas “essenciais” de passageiros vindos de países de língua portuguesa ou com uma grande comunidade portuguesa.

    “O que é que quer dizer viagem essencial? É viagem que não se faz por turismo”, explicou Augusto Santos Silva, especificando que serão casos humanitários, por razões de saúde ou de estudantes, por exemplo.

  • Assembleia Municipal de Lisboa sugere medidas extraordinárias durante Liga dos Campeões

    A Assembleia Municipal de Lisboa recomendou esta terça-feira que se pondere a possibilidade de aplicar medidas extraordinárias para o período da fase final da Liga dos Campeões, que decorrerá em agosto, para prevenir o aumento de casos de Covid-19.

    Assembleia Municipal de Lisboa sugere medidas extraordinárias durante Liga dos Campeões

  • Pandemia fez Brasil perder três anos de esforços para equilibrar contas

    O Brasil perdeu mais de três anos de esforços fiscais para tentar equilibrar as deficitárias contas públicas como consequência da pandemia da Covid-19, que fez cair a receita impostos e disparou as despesas.

    Pandemia fez Brasil perder três anos de esforços para equilibrar contas

  • Covid-19 em Lisboa. Equipas conjuntas já estão no terreno em freguesias mais afetadas

    A vice-presidente da administração regional de saúde de Lisboa afirmou esta terça-feira que já há equipas conjuntas a trabalhar nas freguesias mais afetadas pela Covid-19, alertando que os resultados não aparecem de um dia para o outro.

    Covid-19 em Lisboa. Equipas conjuntas já estão no terreno em freguesias mais afetadas

  • Joe Biden não vai fazer comícios na campanha para as presidenciais por causa da pandemia

    O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, disse esta terça-feira que vai seguir “as ordens dos médicos” que o impedem de organizar comícios eleitorais devido à pandemia da Covid-19, ao contrário do rival e atual Presidente, Donald Trump.

    Joe Biden não vai fazer comícios na campanha para as presidenciais por causa da pandemia

  • Vírus já matou mais de 506 mil pessoas e infetou 10,3 milhões em todo o mundo

    A pandemia de Covid-19 já matou 506.818 pessoas e infetou 10,3 milhões em todo o mundo desde dezembro. Mais de 5 milhões e 200 mil são agora considerados recuperados.

    Vírus já matou mais de 506 mil pessoas e infetou 10,3 milhões em todo o mundo

  • Entidades recebem Apoio de Emergência às Artes até ao final da semana, diz ministra

    A ministra da Cultura, Graça Fonseca, garantiu esta terça-feira que todos os apoiados pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, no valor de 1,7 milhões de euros, “receberão até ao final da semana” o valor que lhes foi atribuído.

    Entidades recebem Apoio de Emergência às Artes até ao final da semana, diz ministra

  • Governo diz que "é inviável" cumprir o distanciamento social nos comboios

    O ministro das Infraestruturas afirmou esta terça-feira que “é inviável” cumprir com o distanciamento social dentro dos comboios devido à pandemia da Covid-19, manifestando-se preocupado com a perda de 12 milhões de euros por mês na CP-Comboios de Portugal.

    Governo diz que “é inviável” cumprir o distanciamento social nos comboios

  • Cinemas NOS e City reabrem salas na quinta-feira

    As exibidoras NOS Cinemas e NLC — Cinema City reabrem as salas de cinema na quinta-feira, com novos procedimentos para clientes e medidas de segurança, depois de mais de três meses encerradas por causa da Covid-19, foi esta terça-feira anunciado.

    Cinemas NOS e City reabrem salas na quinta-feira

  • França com mais 30 mortes num dia

    A França registou nas últimas 24 horas mais 30 mortes por infeção do novo coronavírus, elevando o total desde o inicio da pandemia para 29.843, anunciou esta terça-feira o ministério da Saúde.

    Do número total de mortes por Covid-19, 19.346 morreram em hospitais, e 10.497 em lares de terceira idade e centros de acolhimento. Este registo não era atualizado há vários dias e mostra uma diminuição significativa do número de mortes em lares, noticia a agência EFE.

    A França regista ainda 8.536 pessoas internadas devido ao novo coronavírus, após se terem registado 152 altas no último dia. Dos doentes internados, 602 apresentam sintomas graves da infeção e estão hospitalizados em serviços de cuidados intensivos, registando-se menos 17 pacientes que no dia anterior.

    A região parisiense, juntamente com o Gran Este, Auvergne-Rhône-Alpes e Hautes-de-France, continuam a ser as zonas mais afetadas, com 74% dos casos do país.

    As autoridades de saúde franceses continuam preocupadas com a circulação da Covid-19 no território ultramarino da Guiana Francesa, onde procuram controlar a propagação da pandemia, apesar de no região metropolitana a situação estar estável e onde se controla o aparecimento de possíveis focos de contágio.

    Lusa

  • Angola com oito novos casos positivos e mais dois óbitos

    Angola registou, nas últimas 24 horas, oito novos casos de Covid-19, incluindo mais dois óbitos, aumentando o total de infeções para 284, dos quais 13 resultaram em mortes, anunciou o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública

    Segundo Franco Mufinda, entre os novos casos, duas mulheres e seis homens com idades entre os 14 e 60 anos, dois são de transmissão local e seis com vínculo em estudo, ou seja, está em curso uma investigação para detetar a origem da infeção.

    Quanto às duas pessoas que morreram estavam internadas na Clínica Sagrada Esperança e no Hospital da Zona Económica Exclusiva (ZEE), onde registaram agravamento do seu quadro clínico.

    Entre os 284 infetados, contam-se ainda 93 recuperados e 178 casos ativos. Contabilizam-se agora 210 infeções com transmissão local e 43 com vínculo epidemiológico a ser investigado.

    Lusa

  • Mais de 40% dos habitantes de uma cidade italiana com teste positivo sem sintomas

    Mais de 40% dos habitantes de uma cidade italiana, com testes positivos de Covid-19, não apresentavam qualquer sintoma da doença, segundo um estudo publicado esta terça-feira que evidencia o potencial de propagação do novo coronavírus.

    Mais de 40% dos habitantes de uma cidade italiana com teste positivo sem sintomas

  • OE2020: Chumbado suplemento salarial aos profissionais de saúde que combatem Covid-19

    As propostas do BE, PCP, Chega e de Joacine Katar Moreira para a implementação de suplementos remuneratórios a profissionais de saúde que combatem a Covid-19 foram esta terça-feira chumbadas no Parlamento.

    A proposta do BE propunha a criação de um suplemento remuneratório de risco “durante o período de prevenção, contenção, mitigação e tratamento de infeção epidemiológica por Covid-19, de funções que representem risco acrescido para os trabalhadores” para trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e organismos de administração direta ou indireta do Ministério da Saúde.

    O PCP propunha um suplemento remuneratório de 20% do salário base para os trabalhadores que “assegurem serviços essenciais”.

    Ambas as propostas foram rejeitadas com votos contra do PS, abstenção do PSD e CDS-PP, e votos favoráveis de PAN, IL, PCP e BE.

    As propostas do Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, que iam no mesmo sentido, também foram rejeitadas pelos deputados.

    Leia a notícia aqui.

  • Fauci: EUA podem atingir os 100 mil casos diários se não inverterem a tendência

    Os Estados Unidos podem ver o número de casos diários de Covid-19 aumentar de novo dos 40.000 para 100.000 a menos que haja intervenções para conter a pandemia, alertou esta terça-feira Anthony Fauci, diretor do instituto de doenças infecciosas norte-americano.

    “Eu não ficaria surpreso se atingíssemos os 100.000 casos por dia se não revertermos a tendência. Estou muito preocupado porque a situação pode piorar”, avisou Fauci, durante uma audiência no Senado norte-americano.

    O responsável recusou prever o número de mortes que a onda atual pode causar, mas de acordo com uma estimativa divulgada na semana passada pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, o país pode atingir entre 130.000 a 150.000 óbitos até 18 de julho.

    O número atual é de, pelo menos, 126.000 mortes e mais de 2,59 milhões o total de contágios, sendo que quatro Estados norte-americanos (Califórnia, Texas, Arizona e Florida) representam metade dos novos casos.

    Lusa

  • Surto no Coro de Fátima sobe para 38 infetados. Testados 105 idosos na Misericórdia de Abrantes

    O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo registou nas últimas 24 horas mais quatro casos positivos de Covid-19, em Ourém, entre os quais dois ainda relacionados com o surto identificado no coro do santuário de Fátima, que causou já 38 casos de infeção, avança o jornal Médio Tejo.

    A delegada de saúde pública do ACES do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, disse ao jornal que as vigilâncias ativas diárias se continuam a fazer, por poderem surgir sintomas no período de 14 dias subsequentes aos primeiros contactos. Na segunda-feira, foram contactadas cerca de 120 pessoas em vigilância ativa, não tendo havido nenhuma situação a exigir maiores cuidados, adiantou a delegada.

    Maria dos Anjos Esperança acrescentou também que foram realizados mais de uma centena de testes aos idosos internados na Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, na sequência de um teste positivo confirmado num prestador de serviços externo à instituição, que tinha estado nas instalações na semana passada. Os resultados devem ser conhecidos amanhã.

1 de 4