Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Para acompanhar as notícias sobre a pandemia de Covid-19 desta quarta-feira consulte o novo liveblog.

    EUA com 1.302 mortos e mais de 52 mil casos em 24 horas

  • Brasil supera os 2,8 milhões de infetados

    O Brasil superou esta terça-feira os 2,8 milhões de infetados pelo novo coronavírus, depois de registar nas últimas 24 horas 51.603 notificações da doença, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

    Além de 2.801.921 de infetados, o país totaliza 95.819 mortes provocadas pela Covid-19.

    Nas últimas 24 horas, o Governo brasileiro confirmou 1.154 vítimas mortais associadas ao novo coronavírus.

    Segundo o ministério, 1.970.767 pessoas já recuperaram, enquanto outros 735.335 pacientes estão sob acompanhamento.

    Lusa

  • OMS admite que novo coronavírus possa não ter surgido em Wuhan

    O facto de o alarme para o novo coronavírus ter surgido em Wuhan, na China, pode não ser sinónimo de que a epidemia teve origem nessa localidade, admite a OMS.

    Michael Ryan, diretor Executivo do Programa de Emergências de Saúde Pública da OMS frisou que “é preciso lembrar que havia um sistema de vigilância específico em Wuhan para a identificação de ‘clusters’ de pneumonia atípica”.

    “Estava lá com um propósito muito específico. O facto de o alarme ter sido acionado lá não significa que tenha sido aí que a doença passou dos animais para os seres humanos”, apontou num sentido diferente daquele que tem sido referido até aqui.

    Em Wuhan está uma equipa da OMS para tentar perceber melhor a origem do novo coronavírus, que já definiu as bases para poder estudar melhor o que se passou ali e, especificamente, os primeiros casos de doentes identificados.

  • Marcelo diz que não teve dúvidas nenhumas em promulgar a lei da app de rastreio

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta terça-feira aos jornalistas aquando da sua visita ao Algarve que não teve quaisquer dúvidas no que diz respeito à promulgação da lei para a app de rastreio.

    O PR considerou que a lei era ansiada por todos os portugueses e que “após estudo constitucional da mesma, eu não tive dúvidas nenhumas em promulgar a lei”.

    Ainda acerca da app, Marcelo Rebelo de Sousa disse que “as pessoas aderiram ao confinamento, perceberam que era muito importante. Aqui é voluntário, e esta aplicação é somente voluntária, as pessoas só beneficiam se quiserem, não há nenhuma violentação.”

    Aqui o estarmos munidos deste instrumento para conhecer a realidade é bom para o estado, para a saúde pública e para as pessoas”, acrescentou.

    Quando questionado acerca dos balanços epidemiológicos mais recentes de Portugal, o PR mostrou-se satisfeito, ainda que cauteloso, salientando “São positivos mas temos de ter cuidado, olhamos à nossa volta e vemos o agravamento da situação em muitos países da europa, do mundo, até diria que Portugal está nesta fase em contracorrente, os números parecem cada vez mais positivos quando em outros sítios a situação é negativa, mas todo o cuidado é pouco e o otimismo deve ser controlado”.

    Temos de continuar a estudar, agora com atenção aos testes serológicos, para percebermos qual a parte da população portuguesa que está imunizada, se há muitos ou poucos imunes e temos de nos manter atentos ao que se passa à nossa volta”, sentenciou Marcelo Rebelo de Sousa.

    Antes de acabar a sessão de esclarecimentos aos jornalistas, o PR teve tempo para deixar uma nota acerca da situação dos corredores aéreos, reforçando a ideia de que a situação está a evoluir e que este ponto tem figurado no conjunto de boas notícias que tem vindo a receber na última semana.

    há uma evolução em relação ao tratamento de Portugal porque em Portugal a evolução tem sido positiva e tenho recebido notícias dos nossos embaixadores dizendo que Portugal está a passar da lista x para lista y, o que tem sido das melhores notícias que tenho recebido nos últimos dias.”

  • Angola com mais 64 casos e uma morte nas últimas 24 horas

    Angola registou nas últimas 24 horas mais 64 infeções por Covid-19 e uma morte, bem como 27 doentes recuperados, segundo a diretora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas.

    No total, Angola soma agora 1.344 casos, incluindo 503 recuperados e 59 mortos.

    Dos 64 novos casos, 58 são de Luanda, 4 da província do Cunene e um da província do Bié, com idades entre os três e os 78 anos, 53 do sexo masculino e 23 feminino.

    Dos 782 casos ativos, quatro estão em estado crítico, com ventilação mecânica invasiva, 18 em estado grave e 760 assintomáticos.

    Lusa

  • Mais uma morte e 48 novos casos em Cabo Verde elevam total para 2.631

    Mais uma pessoa morreu em Cabo Verde por causa da Covid-19, aumentando para 26 o total de óbitos, havendo mais 48 novos casos positivos, com o acumulado a subir para 2.631 infeções, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que os laboratórios de virologia do país analisaram 430 amostras nas últimas 24 horas, tendo encontrado 48 casos novos positivos.

    A maioria dos novos casos foram diagnosticados na ilha de Santiago (44), distribuídos pelos concelhos da Praia (35), Santa Cruz e Tarrafal (2 cada), Ribeira Grande e São Miguel (1 cada) e São Salvador do Mundo (3).

    Os restantes quatro casos foram registados nas ilhas do Sal (3) e Ribeira Brava, em São Nicolau (1).

    Lusa

  • São Tomé e Príncipe regista quatro novos casos com total de 875

    São Tomé e Príncipe registou quatro novos casos de Covid-19 nos últimos quatro dias, aumentando o total de infeções para 875, anunciou esta terça-feira a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

    Segundo a fonte, destes quatro casos, três foram registados no sábado e um esta terça-feira. No domingo e na segunda feira realizaram-se pelo menos 30 testes, sem acusar qualquer infeção pelo novo coronavírus.

    O Boletim Diário Coronavírus divulgado hoje indica que os casos de recuperados aumentaram para 794, estando dois pacientes internados no hospital de campanha.

    Sessenta e quatro pacientes com casos positivos de Covid-19 permanecem em isolamento domiciliar e o número de óbitos mantém-se em 15.

    Lusa

  • Madeira regista mais um infetado e eleva para 117 os casos registados

    A Madeira registou esta terça-feira mais um caso de Covid-19, elevando para 19 as infeções ativas, num total de 117 casos, informou esta terça-feira o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), salientando haver dois casos à espera de resultados laboratoriais.

    Hoje há um novo caso positivo a reportar, tratando-se de um viajante que se encontrava em estudo pelas autoridades de saúde”, revela o boletim epidemiológico do ISAÚDE.

    Na segunda-feira, aquele organismo tinha indicado que existiam dois casos suspeitos que aguardam resultados laboratoriais.

    O segundo caso “não se confirmou”, indicou o IASAÚDE, acrescentando que hoje “foram identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira mais duas situações que se encontram em análise pelas autoridades de saúde”.

    Lusa

  • Três militares infetados no Comando Territorial de Bragança

    O Comando Nacional da GNR indicou esta terça-feira que há três militares infetados por Covid-19 afetos às subunidades que integram o Comando Territorial de Bragança, onde foram testados 48 agentes.

    A mesma fonte confirmou à Lusa, a 16 de julho de 2020, que o número de militares afetos aos postos do comando da GNR de Bragança era de “quatro positivos para a Covid-19”.

    A Unidade de Saúde da GNR testou ao todo 48 militares que pertencem aos postos territoriais de Miranda do Douro, Vimioso, Bragança, Sendim, Torre de Moncorvo e Mogadouro.

    A GNR já havia indicado que foram descontaminados os postos territoriais de Vimioso e Miranda do Douro, pelos militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

    Lusa

  • Mais um funcionário do Parlamento infetado, outros cinco negativos

    Mais um funcionário da Assembleia da República foi diagnosticado com Covid-19, enquanto outros cinco, atualmente em isolamento e que tinham estado em contacto com o primeiro infetado, testaram negativo, disse esta terça-feira à Agência Lusa fonte parlamentar.

    Como o primeiro funcionário infetado está em casa já há duas semanas e este segundo há semana e meia, a “cadeia de transmissão ficou fechada”, segundo a mesma fonte, não se prevendo mais diligências por parte do parlamento.

    O primeiro assistente parlamentar a quem foi diagnosticada a doença fora ao hospital devido a um pico de pressão arterial, uma vez que sofre de hipertensão, tendo na altura sido detetada a infeção pelo novo coronavírus.

    Mais um funcionário do Parlamento infetado, outros cinco negativos

  • Reino Unido regista 670 novos casos diários de infeção

    O Ministério da Saúde britânico indicou esta terça-feira que, nas últimas 24 horas, foram confirmados mais 670 novos casos de Covid-19, subindo o total para 306.293 infeções desde o início da pandemia.

    As autoridades britânicas, porém, não atualizaram esta terça-feira o número de óbitos associados ao novo coronavírus relativo ao mesmo período, cujo total se mantém nas 46.210 mortes em hospitais, lares de terceira idade e residências particulares, dados relativos a segunda-feira.

    Os números oficiais incluem todas as pessoas que morreram após terem testado positivo num teste de diagnóstico, se bem que as instituições ligadas à estatística britânica tenham indicado que pelo menos 56.400 certidões de óbito indicam a Covid-19 como possível causa de morte.

    Em Manchester, tal como noutras zonas do norte de Inglaterra, mais de quatro milhões de pessoas estão em confinamento parcial desde a semana passada devido à subida do número de novos casos.

    Lusa

  • Moçambique regista mais uma morte e ultrapassa as duas mil infeções

    Moçambique registou esta terça-feira a 15.ª morte de um paciente com Covid-19 e mais 56 novas infeções, elevando o total para 2.029, anunciou o Ministério da Saúde.

    A vítima, de 78 anos, é de nacionalidade moçambicana e deu entrada na unidade de cuidados intensivos de um hospital privado na Cidade de Maputo no dia 29 de julho, tendo falecido na segunda-feira, no mesmo dia em que se conheceu o resultado da sua testagem, refere-se num comunicado do Ministério da Saúde.

    [Ele] tinha um quadro clínico grave, sofrendo de outras doenças”, acrescenta o comunicado.

    No dia em que Moçambique regista o 15.º óbito por Covid-19, houve 56 novos casos, elevando o total para 2.029, dos quais 1.851 são de transmissão local e 178 casos são importados.

    Lusa

  • Itália regista mais cinco mortes e 190 contágios em 24 horas

    Itália confirmou esta terça-feira mais cinco mortes associadas à Covid-19, um dos menores aumentos durante a crise do novo coronavírus, e mais 190 novos casos de contágio, indicou esta terça-feira o Ministério da Saúde italiano.

    Segundo os dados oficiais, o total de mortes desde o início da epidemia, a 21 de fevereiro, ascende a 35.171, com o número global de infetados a chegar aos 248.419.

    Embora nas últimas 24 horas as novas infeções se tenham situado nos 190, número que se mantém em mínimos nas semanas mais recentes, marcadas por uma tendência estacionária, o número de contágios é superior aos 159 registados na segunda-feira.

    No entanto, nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde italiano, o total de testes de diagnóstico foi o dobro do da véspera, quase 44.000.

    Lusa

  • Espanha ultrapassa os 300.000 casos de infeção

    Espanha ultrapassou esta terça-feira os 300.000 casos de infeção por Covid-19 desde o início da pandemia, alcançando um total de 302.814 contágios, dos quais 1.178 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.

    De todos os novos casos, a maior parte foi detetada na comunidade de Aragão, com 365 novas infeções, seguida pela de Madrid, com 292, e pela Catalunha e Andaluzia, ambas com 109, segundo o último boletim do Ministério da Saúde espanhol.

    Lusa

  • Programa “Escola Solidária” no Porto assegura refeições até final de agosto

    O programa “Escola Solidária”, promovido pela Câmara do Porto, vai manter-se em funcionamento durante o mês de agosto, atendendo ao contexto de Covid-19, com vista a garantir o fornecimento de refeições aos alunos que necessitem.

    No âmbito deste programa, a autarquia assegura em todas as escolas nos períodos das pausas escolares, incluindo nas férias grandes, as refeições — almoço e lanche — aos alunos dos escalões A e B que frequentem as escolas do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância, garantindo refeições nutricionalmente equilibrados e aos preços que foram praticados durante o corrente ano letivo.

    Este ano, atendendo ao atual contexto da Covid-19, a iniciativa, retomada a 29 de junho, estará em funcionamento também durante o mês de agosto, até ao dia 31, na modalidade de take-away, explicou o município em resposta à Lusa.

    Lusa

  • Irão regista 2.751 novos casos em 24 horas

    O Irão registou 2.751 novos casos da doença Covid-19 nas últimas 24 horas, o que constitui o mais alto valor de novas infeções diárias em dois meses, indicou hoje o Ministério da Saúde iraniano.

    Nas últimas 24 horas, foram recenseados 2.751 novos casos, tendo-se registado também 212 mortes, referiu a porta-voz do ministério, Sima Sadat Lari, numa declaração televisiva. O novo balanço dá, assim, conta do maior número de casos diários de contaminação com o novo coronavírus desde o início de junho, quando foram registadas 2.886 infeções em apenas 24 horas.

    Segundo o último balanço, o total de infetados ascende a 314.786 e o de óbitos a 17.617 desde o início da pandemia no Irão, o país mais infetado do Médio Oriente.

    Desde maio que o número de mortes e de infeções se encontra numa curva ascendente, tendo as autoridades de Teerão tornado obrigatório o uso de máscara nos espaços fechados e a restabelecer as restrições. No entanto, nas ruas lojas e bancos existem ainda muitas pessoas sem máscaras, com a televisão do estado a criticar o comportamento. Para travar a propagação do vírus, o Irão tomou várias medidas de restrições, sem, porém, impor um confinamento ou uma quarentena.

    Lusa

  • Número de casos ativos (conhecidos) desce há 10 dias consecutivos

    Entre casos confirmados até ao momento e recuperados (subtraindo, também, os óbitos), o número de infeções ativas – conhecidas – está a cair consecutivamente desde 26 de julho.

    Leia mais aqui, sobre este e outros destaques do boletim desta terça-feira.

    Covid-19. Número de casos ativos (conhecidos) desce há 15 dias consecutivos

  • Doença matou mais de 694 mil pessoas e infetou mais de 18,3 milhões

    A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 694.507 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.

    Mais de 18.324.580 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios, dos quais pelo menos 10.707.500 já foram considerados curados. O número de casos diagnosticados só reflete, no entanto, uma fração do número real de infeções, já que alguns países testam apenas casos graves, outros fazem os testes para rastreio e muitos países mais pobres têm uma capacidade limitada de fazer testes.

    Na segunda-feira foram registadas 4.309 mortes e 207.124 novos casos da doença em todo o mundo, sendo que os países que mais vítimas mortais contabilizaram nos seus últimos relatórios foram a Índia, com 803 novos casos, o Brasil (561) e os Estados Unidos (532).

    Os Estados Unidos são o país mais afetado tanto em termos de vítimas mortais como de infeções, com 155.471 mortes e 4.717.716 casos, segundo a Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 1.513.446 pessoas foram declaradas curadas no país.

    Lusa

  • Mais 11 internados e mais dois em cuidados intensivos

    O boletim indica, ainda, que estão 401 pessoas internadas com Covid-19 nos hospitais, mais 11 do que na véspera. Desses doentes internados, 44 estão em unidades de cuidados intensivos – mais duas do que à meia-noite de segunda-feira.

    Há, contudo, a registar mais 207 casos de pessoas que as autoridades consideram recuperadas. São já 37.318 os recuperados, face a um total de infeções até ao momento de 51.681, o que aponta para 12.624 casos que estarão ativos.

    O óbito registado diz respeito a uma mulher na casa dos 70 anos.

  • 61% dos novos casos em Lisboa e Vale do Tejo

    61% dos novos casos registados nas últimas 24 horas surgiram em Lisboa e Vale do Tejo, uma percentagem próxima da tendência recente e que está longe dos cerca de 90% de concentração que chegou a registar-se no início do verão.

1 de 3