Quebrou o domínio de Cyril Neveu nas motos em 1981, voltou a ganhar nas motos em 1983 roubando o título ao piloto francês, arriscou e venceu nos carros no início da década de 90 tirando a coroa a Ari Vatanen. Hubert Auriol tornou-se uma lenda do Dakar não só pelos três títulos que alcançou na prova mas também pelas várias participações que o levaram mais tarde a ser o diretor de corrida, por ter sido o primeiro de sempre a ganhar em duas categorias diferentes e por ter fundado, em 2008, a África Eco Race. Morreu este domingo, aos 68 anos.

Auriol estava internado numa unidade hospitalar desde o final de novembro, por complicações relacionadas com a infeção por Covid-19, numa informação avançada pela Gazzetta dello Sport. A informação da morte foi avançada pela France TV e pela AFP, citando fontes próximas do antigo piloto e um responsável da Amaury Sport Organisation (ASO), após sofrer “um acidente cardiovascular na luta contra doença prolongada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Africano”, como também era conhecido, que nasceu na Etiópia, tornou-se também conhecido em França por ter sido o primeiro apresentador do programa Koh-Lanta, a versão gaulesa do Survivor. Entre várias outras façanhas de alguém que sempre se descreveu como um aventureiro, Auriol bateu com Henry Pescarolo, então piloto de Fórmula 1, o recorde da volta ao mundo em avião em hélices num total de 88 horas e 49 minutos.