Quase duas semanas após ter sido internado, o marido de Isabel II foi transferido para um outro hospital, também em Londres, segundo informou esta segunda-feira, em comunicado, o Palácio de Buckingham. “O Duque de Edimburgo foi hoje transferido do Hospital King Edward VII para o Hospital de St Bartholomew, onde os médicos vão continuar a tratar a infeção, mas também fazer exames e mantê-lo sob observação devido a uma doença cardíaca pré-existente”, pode ler-se no comunicado.

Aos 99 anos, o príncipe Philip foi internado no dia 17 de fevereiro, uma “medida de precaução” na sequência do mal-estar apresentado pelo duque, que completará o centenário o próximo dia 10 de junho. Até agora, o palácio não se pronunciou sobre a natureza da infeção diagnosticada. Sabe-se apenas que não está relacionada com o novo coronavírus, contra o qual foi vacinado em janeiro, juntamente com a rainha.

BRITAIN-ROYALS-HEALTH-PHILIP

Imagem da transferência do príncipe Philip, esta segunda-feira, em Londres © DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP via Getty Images

“O Duque mantém-se confortável e a responder ao tratamento, mas espera-se que continue no hospital até, pelo menos, ao final da semana”, esclarece ainda o Palácio de Buckingham. A própria família tem estado a pronunciar-se sobre o estado de saúde do príncipe — depois da visita de Carlos, na semana passada, William referiu que o avô se encontrava “OK”.

Entretanto, também o príncipe Edward, o filho mais novo de Isabel II, garantiu que o pai se encontrava muito “muito melhor” e que a família continuaria a “torcer” pela melhoria do seu estado de saúde. O duque estaria então “ansioso por ter alta, o que é o sinal mais positivo”.

Entre as complicações de saúde do príncipe Philip contam-se uma artéria bloqueada em 2011 e uma infeção urinária no ano seguinte. Entre 2013 e 2014, foi submetido a duas intervenções cirúrgicas — ao abdómen e à mão direita. Já em dezembro de 2019, o duque havia sido internado a conselho do seu médico privado. Na altura, regressou a casa a tempo de passar o Natal em família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR