A plataforma Netflix e o filme “Nomadland” foram os grandes vencedores dos Critics’ Choice Awards, este último ao arrecadar quatro prémios, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado (Chloé Zhao) e Melhor Fotografia (Joshua James Richards).

Zhao tornou-se na primeira mulher chinesa a ganhar tanto como realizadora como argumentista, destacou em comunicado a Critics’ Choice Association (CCA), no final da 26.ª edição, que teve lugar este domingo, transmitido ao vivo pela rede de televisão The CW Network.

Critics’ Choice Awards. Quem arrasou na passadeira vermelha?

A Voz Suprema do Blues” ganhou três categorias, incluindo Melhor Ator (para o falecido Chadwick Boseman), Melhor Guarda-Roupa, e Melhor Penteado e Maquilhagem.

O galardão para Melhor Atriz foi atribuída a Carey Mulligan pelo desempenho em “Mulher Jovem Promissora“, que também ganhou o Melhor Argumento Original para Emerald Fennell.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O prémio de Melhor Ator secundário foi para Daniel Kaluuya em “Judas e o Messias Negro”, e o de Melhor Atriz Secundária para Maria Bakalova por “Borat, o Filme Seguinte”.

Nas séries, “The Crown” conquistou quatro categorias: Melhor Série Dramática, Melhor Ator numa Série Dramática (Josh O’Connor), Melhor Atriz numa Série Dramática (Emma Corrin), e Melhor Atriz Secundária numa Série Dramática (Gillian Anderson).

No género de comédia, “Ted Lasso” ganhou as três categorias para as quais foi nomeada: Melhor Série de Comédia, Melhor Ator de uma Série de Comédia (Jason Sudeikis) e Melhor Atriz Secundária de uma Série de Comédia (Hannah Waddingham).

Gambito da Rainha” levou o prémio de Melhor Minissérie ou telefilme, e a sua atriz principal, Anya Taylor-Joy, ganhou o galardão de Melhor Atriz na mesma categoria.

A corrida para “Melhor Especial de Comédia”, que foi inteiramente dominada pelos nomeados da Netflix, resultou num empate entre “Jerry Seinfeld: 23 Horas para Matar” e “Michelle Buteau”: Bem-vindos a Buteaupia“.

Depois de liderar as nomeações, a Netflix também ganhou o maior número de prémios de qualquer estúdio/canal, com um total de 14. A Amazon e Searchlight Pictures ganharam quatro cada.

A cerimónia decorreu em formato híbrido presencial/virtual e foi apresentada pela terceira vez pela aclamada estrela de cinema, televisão e teatro Taye Diggs.