Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa

PR já promulgou decreto de execução orçamental 

A descentralização de competências para as autarquias foi um dos motivos que levaram à rápida promulgação do diploma de execução orçamental. Marcelo quer que o diploma entre em vigor antes de julho.
Corrupção

Marcelo apoia PGR antes da greve do MP

863
PR diz que o combate à corrupção "é uma prioridade nacional" e que é impossível separá-la "do respeito da autonomia do MP". Declarações são um pré-veto a alterações do PS e do PSD ao Estatuto do MP.
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema "faz justiça" a Manoel de Oliveira

Na cerimónia de inauguração da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, o Presidente da República recordou o cineasta como "fiel às suas ideias e obsessões" que vê agora inaugurado o seu "lugar natural".
Execução Orçamental

"Excedente orçamental? Não há bela sem senão"

"É evidente que não há bela sem senão". Na reação ao excedente orçamental, Marcelo lembrou que há setores que se ressentem, como despesas sociais guardadas para o fim do ano. E este vai ter eleições.
Presidente Marcelo

PR vai promulgar Decreto de Execução Orçamental

Decreto que é "peça fundamental" para executar Orçamento de Estado surge no dia em que Portugal regista excedente orçamental. Marcelo salienta a "subtileza e inteligência" da gestão financeira lusa.
Jovens

O Presidente e os Jovens: Ato Um, Quarta Cena

Não parece abusivo dizer que as preocupações do Presidente com a juventude transmitem uma sensação de "déjà vu": os jovens destinatários dos discursos iniciais já fazem parte da atual geração grisalha
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo regressa a Braga para o São João

302
Voltou a Braga, chegou à avenida da festa sozinho, antes da hora marcada, assou umas sardinhas e levou hora e meia para subir os três degraus de acesso à sala onde ia jantar, após ser reconhecido.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo quer saber o que afasta jovens da política

1.219
Marcelo Rebelo de Sousa, pede uma reflexão aos responsáveis políticos sobre o que está errado no sistema, já que os jovens não se sentem motivados, empenhados e não têm "um sentimento de pertença".
Função Pública

PR quer privados a folgar no 1.º dia de aulas 

2.429
A nova medida justifica as faltas de funcionários públicos que acompanhem os filhos até 12 anos no primeiro dia de escola. Presidente pede que seja alargada a setores privado e social.
Mario Draghi

Marcelo condecorou Mario Draghi

O economista italiano termina um mandato de oito anos à frente do BCE. Marcelo atribuiu o mais alto grau da ordem Infante D. Henrique e agradeceu a Draghi "por tudo o que fez pela Europa".
Refugiados

Refugiados: Marcelo louva ação de Miguel Duarte

5.609
O Presidente da República diz não entender a "colocação da questão" da acusação italiana ao jovem português que arrisca pena de prisão por ter ajudado a salvar refugiados.
Diplomacia

Marcelo e Presidente Austríaco contra extremismo

Marcelo Rebelo de Sousa e Alexander Van der Bellen discutiram uma "visão do mundo aberto, multilateral, interligado" durante a visita de Estado do Presidente Austríaco a Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo à Fenprof: "uma história mal amanhada"

218
Presidente considerou incompreensíveis as críticas da federação dos professores alegando que a história contada pelos sindicalistas do 9.4.2 é "mal-amanhada".
SIRESP

Marcelo afirma responsabilidade total do Governo

693
Marcelo Rebelo de Sousa disse este domingo que, com a compra do SIRESP, tudo o que acontecer daqui em diante "será responsabilidade do Estado. Diploma sobre a compra do SIRESP promulgado esta tarde.
Militares

Marcelo visita militar ferido em África

O Presidente da República visitou o militar português ferido na República Centro-Africana (RCA)e que está internado no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, manifestando a sua "total solidariedade".
Regionalização

Regionalização. Costa evita confronto com Marcelo

737
António Costa não exclui a possibilidade de atualizar vencimentos da Função Pública. No caso dos técnicos superiores, admite "rever significativamente" os níveis remuneratórios.
Costa do Marfim

Costa do Marfim: PR elogia comunidade portuguesa  

145
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que as relações de Portugal com a Costa do Marfim vivem "um momento histórico" e que que esta "é uma grande comunidade, é uma comunidade que vai crescer".
Presidente Marcelo

Marcelo coroado na Costa do Marfim

390
O Presidente da República foi nomeado "Apôh", o que significa amor. Afirmou que era um título indicado por ser o presidente "dos sentimentos, das emoções, dos afetos".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo na Costa do Marfim e o "erro" da política

102
Presidente assistiu na Costa do Marfim à assinatura de um protocolo de acordo entre hospitais. E fez rir a plateia ao dizer que o pai era médico mas Marcelo seguiu a política. Um "erro", brincou.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo destaca importância do português no mundo

274
Marcelo afirmou que a História "é uma realidade" que temos de aceitar e sobre o possível ensino do crioulo em Cabo Verde e Portugal, o PR diz que o português é "um instrumento universal fundamental".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recusou casa oferecida por ex-autarca 

500
Marcelo Rebelo de Sousa revelou que recusou uma casa em domínio público marítimo oferecida por um ex-autarca da cidade cabo-verdiana do Mindelo.
Presidente da República

Marcelo pode tornar-se perigoso /premium

104
Ao pretender personificar a direita, o regime arrisca-se a que o Presidente extravase os seus poderes, e o sector liberal e conservador que está a surgir a que Marcelo pessoalize o seu espaço político
Marcelo Rebelo de Sousa

PR. Portugal quer apoiar exposição africana

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que o Governo português poderá apoiar a digitalização da exposição de arte africana Akuba, assim como a elaboração de um catálogo, para regozijo do colecionador.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo agradece a imigrantes cabo-verdianos

107
Marcelo concorda com António Costa: sem os jogadores com origem em Cabo Verde a seleção portuguesa de futebol não teria vencido o Campeonato da Europa e a Liga das Nações.
Marcelo Rebelo de Sousa

O comentador de televisão /premium

725
O presidente-comentador tem contribuído tanto como o PS para a paralisia política imposta pela «geringonça». Apenas lhes importa que as probabilidades de mútua reeleição não se alterem.
Presidente da República

Marcelo em silêncio sobre Lei de Bases da Saúde

101
Depois dos desenvolvimentos anunciados pelo Bloco de Esquerda, que podem permitir a viabilização da lei de Bases da Saúde, o PR diz que só fala quando o diploma chegar a Belém.
10 de junho

10 de junho. Comemorações começam em Portalegre

Comemorações do Dia de Portugal foram abertas este domingo, em Portalegre, com uma cerimónia de içar da bandeira nacional. Há "um compromisso" de Marcelo para, em 2020, a celebração ser na Madeira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo faz visita de Estado à Costa do Marfim

1.469
O Presidente da República viajará para a Costa do Marfim na quarta-feira, a partir de Cabo Verde, onde vai comemorar o Dia de Portugal.
Presidente da República

Marcelo vai condecorar militares em África 

259
O Presidente da República vai condecorar, no 10 de junho, em Portalegre, as quatro forças nacionais destacadas na República Centro Africana em missão ao serviço das Nações Unidas.
Agricultura

Marcelo fala de "milagre" da agricultura 

434
Na abertura da Feira da Agricultura de Santarém, o Presidente da República elogiou a forma como a agricultura portuguesa soube "exportar mais e melhor, produzir com cada vez mais qualidade".
Marcelo Rebelo de Sousa

"Feliz" por partidos "acreditarem na democracia"

828
Em declarações à margem da visita à Feira Nacional de Agricultura, o Presidente da República comentou as audiências com os partidos, mas não fez referências à sua declaração sobre a crise na direita.
TAP

PR diz que Estado deve acompanhar gestão da TAP

407
O Presidente da República considera que o Estado, tendo metade do capital da TAP, deve acompanhar toda a gestão da companhia aérea. Marcelo recusou comentar a polémica em torno da crise da "direita".
Marcelo Rebelo de Sousa

Promulgado alargamento de pensões provisórias

O Presidente da República promulgou o diploma que alarga as situações em que é possível atribuir pensões provisórias de invalidez e sobrevivência na Segurança Social.
Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente que pode tudo /premium

155
A solução para os problemas do país (incluindo a crise das direitas) não é mais Marcelo com instituições políticas enfraquecidas. É o contrário: menos Marcelo com instituições políticas fortalecidas.
Assunção Cristas

Rio propõe, Cristas desvaloriza. "Foco é outro"

Rio defende uma redução de deputados através da representação dos votos brancos e nulos na Assembleia da República. Cristas recusa-se a fazer comentários e prefere concentrar-se noutras matérias.
Ambiente

Ambiente. "É hora de mudar", alerta Marcelo

264
"Se nada fizermos, a humanidade corre o risco de extinção", adverte o PR. Marcelo diz que cabe a cada um de nós lutar pela preservação do ambiente e elogia ainda o "incoformismo" dos jovens.
Presidente da República

Um pequeno de Gaulle chamado Marcelo /premium

Para Marcelo Portugal é um quintal do qual põe e dispõe. Também era para Soares, mas o crescimento limitou-lhe a intervenção. Sem economia que nos valha e com a direita no bolso, Marcelo age como quer
António Pires de Lima

Pires de Lima pede a Marcelo que "não agoire"

473
O ex-ministro da Economia Pires de Lima lamentou "intervenção desadequada" de Marcelo quando considerou que "há uma forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos".
Política

Marcelo "atuou como comentador", diz ex-ministro

1.219
O antigo ministro do PSD diz que Marcelo "falhou e errou" ao mencionar a crise na direita. Ângelo Correia defende que o PR não deve simplesmente "diagnosticar" o problema, mas sim resolvê-lo.
Eleições Europeias

As contas de cabeça do Professor Marcelo

Aceitei a contestação, mas coloquei água na fervura do descontentamento. Chamei a atenção para algo que tinha ficado nas entrelinhas presidenciais. Algo que me tinha arrancado um sorriso.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo teme crise na direita e apela a equilíbrio

792
"Há uma forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos", disse o PR. Para Marcelo, o papel de Presidente da República "é importante para equilibrar os poderes".
Arquitetura

Souto Moura agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa

Com a faixa amarela ao peito, Souto Moura dedicou o prémio "aos arquitetos e jovens arquitetos". O Presidente da República elogiou a "vontade criadora e desassossegada" do arquiteto.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Portugueses preferem "a certeza ao risco"

A discursar na conferência que assinalou os 131 anos do JN, no Porto, Marcelo Rebelo de Sousa disse que os portugueses preferem a "certeza ao risco" e apelou para que o país não se "deixe adormecer".
UEFA

Finais da UEFA terão regime fiscal especial

189
A proposta já tinha sido aprovada no parlamento a 10 de maio. Medida atribui isenção de IRS e de IRC aos rendimentos auferidos pelos organizadores das finais.
Marcelo Rebelo de Sousa

Aviões lusos chamados por Marcelo após avaria

Marcelo chegou a São Tomé na passada terça-feira, a bordo de um Falcon, naquele que foi o primeiro voo a aterrar no aeroporto local. Na chegada, o avião sofreu um problema técnico.
António Guterres

Marcelo felicita Guterres por Prémio Carlos Magno

104
O PR "enviou uma mensagem calorosa" a António Guterres, "primeiro galardoado português" com o Prémio Carlos Magno que é atribuído a personalidades que tenham contribuído para a unidade europeia.
Pena de Morte

Guiné Equatorial promete a PR fim da pena de morte

117
O chefe da diplomacia do país africano garantiu a Marcelo que a pena de morte será abolida antes da próxima cimeira da CPLP. Marcelo diz que a abolição da pena de morte é fundamental para o país.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo faz aterragem inédita no Príncipe

884
O avião da Força Aérea Portuguesa em que seguia o chefe de Estado português foi o primeiro a aterrar de noite no aeroporto na ilha do Príncipe. "Uma aterragem nunca vista", comentou Marcelo.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Dois terços dos portugueses são pró-europeus"

785
O Presidente da República realçou que "há dois terços dos portugueses que são pró-europeus", referindo-se aos votos obtidos por forças como PS, PSD, CDS-PP, Aliança e Iniciativa Liberal nas europeias.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pede o sacrifício de ir votar no domingo

282
"É tentador ficar em casa", diz o Presidente, que apela ao voto, neste domingo, para o Parlamento Europeu. Apesar de não se ter falado só de Europa na campanha, as legislativas são só em outubro.
Eleições

PR. "Quem não votar depois não se arrependa"

4.858
Desperdiçar o voto num momento como o atual seria "um erro enorme", considerou o Presidente da República.
Jornalismo

As revelações de Marcelo nos 5 anos do Observador

1.073
Praticante de "ioga e meditação transcendental", o "otimista realista" esteve na festa dos cinco anos do Observador. Falou dos hábitos noctívagos, de um acidente de automóvel e do convívio com Costa.
Observador

Marcelo e o sonho de um banco de jardim

Os dias "começam à meia-noite". Recupera com ioga. O almoço de sonho é "uma sanduíche de queijo num banco de jardim". As confissões de Marcelo no 5º aniversário do Observador.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR critica "cegueira" face a alterações climáticas

227
Marcelo Rebelo de Sousa diz que os decisores políticos estão atentos e poderão decretar o estado de emergência climática se for necessário. O PR diz no entanto que Portugal "está bem nesta matéria".
Cultura

Maria João Pires premiada com Grã Cruz do Infante

356
A pianista Maria João Pires vai ser distinguida, em setembro, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, anunciou Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado em Castelo Branco.
Ministério da Cultura

Maria João Pires recebe Medalha de Mérito

215
A governante realçou que cada nome que é homenageado eleva a cultura portuguesa, deixando, como Maria João Pires, um registo inapagável. "É também um gesto de agradecimento do Governo", disse.
Vinho do Porto

Empresas do vinho do Porto satisfeitas com Marcelo

Para o presidente da AEVP, o presidente "mostrou que é uma pessoa ponderada e de bom senso" ao devolver o diploma ao parlamento, uma vez que "se deve dar a quem é viticultor a liberdade associativa".
Marcelo Rebelo de Sousa

PR salienta importância das Europeias e do voto

Marcelo diz que as Eleições Europeias são essenciais pois há muitas decisões sobre Portugal "tomadas ao nível europeu". Disse ainda que "seria triste" que pessoas com direito ao voto se abstivessem.
Marcelo Rebelo de Sousa

Fim de laço Europa-EUA é "suicídio", diz Marcelo

O Presidente da República falou em Europa "irrealista e distraída" e apelou à preservação do "vínculo transatlântico". Marcelo falou na necessidade de trabalhar em conjunto e a longo prazo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo apela a soluções para a crise nos media

Para Marcelo Rebelo de Sousa "comunicação social em crise é democracia em crise". O Presidente da República, em resposta ao estado do setor, apelou aos políticos "um programa de emergência".
Presidente da República

Júdice entrega condecoração se Berardo a mantiver

11.487
"Não quero pertencer a uma ordem em que tenho como companheiro de caminho Joe Berardo", ataca Júdice, que pede a PR para retirar Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a Berardo.
Presidente da República

Marcelo agenda reunião com partidos 

Marcelo Rebelo de Sousa tem encontro marcado com os partidos por ordem crescente de representação. A reunião surge ainda na sequência das eleições europeias de 26 de maio.
Marcelo Rebelo de Sousa

Em 2007, Berardo era figura do ano para Marcelo

19.067
Na altura comentador político televisivo, Marcelo Rebelo de Sousa elegeu Joe Berardo a figura do ano 2007 na economia portuguesa, pelo papel que tinha tido na definição do futuro do BCP.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)