Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente da República

Noticiário

16h. Gémeas. Aguiar-Branco pede um parecer à PGR

Presidente da AR pede parecer à PGR após Chega querer aceder às comunicações do Chefe de Estado. Ainda este jornal, Luís Montenegro atacou Pedro Nuno Santos no debate do estado da nação.
E o vencedor é...

Estado da Nação? Hoje é dia de réveillon na AR

Debate-se o Estado da Nação, mas há tempo para falar do impasse em todos os setores? Ainda os novos episódios da novela TAP. Não faltam gargalhadas, ação e as muitas explicações que continuam por dar.
Orçamento do Estado

Marcelo evita "ruído" no OE, mas pressiona acordo

Em 2021, com negociações emperrados, Marcelo falou na dissolução e a crise precipitou-se. Desta vez gere o silêncio e promete "criar ambiente favorável" à aprovação do Orçamento para 2025.
Noticiário

13h. PR felicita Roberta Metsola 

Marcelo Rebelo de Sousa fala no excelente trabalho, na coragem e na capacidade de diálogo e de inovação de Roberta Metsola. Ainda neste jornal, Manifesto dos 50 tem novos aderentes.
E o vencedor é...

Já não há bóia que salve o SNS

Não adianta mudar os “titulares" se ninguém sabe resolver os problemas da saúde. Marcelo anda a dormir mal, o Governo “apaga fogos” e o PS já percebeu que não pode votar sempre ao lado do Chega.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

As sondagens andam a tirar o sono a Marcelo?

Os estudos de opinião que são divulgados dão conta que o presidente da república caiu muito em popularidade. O mais recente mostra que os portugueses confiam mais em Montenegro do que em Marcelo.
Diplomacia

Marcelo tem prevista visita à Estónia em outubro

A Estónia será o 20.º país a receber uma visita de Estado do Presidente português. Marcelo pede também ao Parlamento autorização para se deslocar à abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
E o vencedor é...

Trump renasceu e agora quer unir o país e o mundo

Os partidos alinham-se e chegam a uma conclusão: afinal, é mesmo preciso investir na defesa. Biden perde (ainda mais) terreno e Trump tem uma missão. Está empenhado em deixar a “retórica musculada”?
Noticiário

1h. Donald Trump retoma agenda depois de ataque

O ex-presidente dos Estados Unidos garante que não vai deixar que um atirador ou assassino imponha uma mudança de calendário. Ainda, Espanha é campeã da Europa de Futebol.
Imigração

Manifestação de interesses. PR promete "pressão"

Marcelo Rebelo de Sousa "considera que o diploma, que saiu do Conselho de Ministros e foi promulgado por ele em três horas, é temporário e vai lutar por isso mesmo", dizem associações.
Noticiário

12h. Marcelo condena veemente o atentado a Trump

O PR apela a que se combata a violência política com "toda a firmeza" e em pleno respeito pelos valores democráticos. Marcelo Rebelo de Sousa deseja ainda as melhoras rápidas a todos os afetados.
E o vencedor é...

Donald Trump, o candidato que "sobrevive incólume"

O ataque a Trump traz consequências? A primeira parece ser a permanência de Biden como cabeça-de-lista dos democratas. Trump também sai beneficiado: é um homem "forte" contra um Biden "fraco".
Noticiário

4h. Trump e Biden falaram após ataque a comício 

oe Biden e Donald Trump já falaram após ataque a comício republicano. Ainda, FBI tomou conta da investigação ao ataque ao comício.
Noticiário

3h. Trump diz estar em segurança

Donald Trump diz ter sido baleado na orelha, mas "em segurança". Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa está atento à ataque ao comício republicano.
E o vencedor é...

Cores partidárias diferentes, vícios iguais

Há coisas que não mudam e o Governo continua a "razia" aos dirigentes da Administração Pública. Na Justiça, Lucília Gago parece dividir o MP e permanecem as dúvidas sobre a reforma do setor. 
Coroa Espanhola

As sete horas da princesa das Astúrias em Portugal

A primeira visita da princesa Leonor de Espanha ao estrangeiro teve paragem no Mosteiro dos Jerónimos, Palácio de Belém e Oceanário. Foi condecorada pelo Presidente Marcelo e alertou para os oceanos.
Reportagem Observador

"Os meus pais falam de Portugal com saudade"

De cerimónias em Belém às lontras do Oceanário, a princesa das Astúrias passou o dia em Lisboa "muito feliz" na primeira visita oficial sozinha. "Os meus pais falam de Portugal com saudade".
Noticiário

21h. EUA. Financiadores de Biden suspendem apoios

Segundo o jornal New York Times, esta suspensão tem como objetivo forçar a desistência de Joe Biden à corrida eleitoral. Foram congelados 90 milhões de dólares em fundos.
Fora do Baralho

A PGR, uma entrevista, um trunfo. Ou talvez não?

Os democratas que deixaram Biden concorrer a novo mandato, o pedido de Boaventura Sousa Santos para ser arguido, o destrato de Fernando Medina ao presidente da  AdP e o elogio a Joana Marques Vidal.
Noticiário

20h. PS quer ouvir Vítor Almeida no parlamento

O deputado João Paulo Correia, do Partido Socialista, afirma que antes vai ainda ser ouvido Luís Meira, o presidente do INEM. Adianta ainda que Vitor Almeida não foi formalmente nomeado para o cargo.
Hospital de Santa Maria

Gémeas: começam diligências para ouvir Marcelo

Marcelo é o único cidadão que se pode recusar a depor perante a Comissão Parlamentar de Inquérito, até por escrito. Pedido vai seguir para Belém ainda este mês.
Casas Reais

A visita da Princesa Leonor, de Belém ao Oceanário

Na primeira visita oficial ao estrangeiro, a Princesa começou a manhã em Belém, onde foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, e à tarde visitou o Oceanário. Veja as imagens.
E o vencedor é...

Pedro Nuno Santos não aprendeu nada com Costa?

Apesar dos erros de quem o rodeia, o líder do PS mantém as pessoas por perto, tal como o antecessor. Tem razões para se preocupar: os primeiros 100 dias de governo não foram desastrosos para o PSD.
360º

Rankings, gaffes e um eurodeputado do Chega 

Os rankings das escolas saíram e entraram mais escolas públicas para o top 50. Joe Biden voltou a dizer que não vai a lado nenhum — mas voltou a cometer gaffes. E Tiago Moreira de Sá em entrevista.
Fundação Calouste Gulbenkian

Marcelo elogia Gulbenkian por promover o diálogo

Marcelo destaca o "ADN universalista" da Fundação Gulbenkian e lembra que os tempos atuais são "muito diferentes em termos geopolíticos" da conjuntura de 2020, quando o prémio foi criado.
360º

A entrevista à MAI e os 100 milhões que voaram

A ministra Margarida Blasco, em entrevista, diz que não admite radicalismos nas polícias. Os 100 milhões que voaram da Águas de Portugal. Chumbo do OE não levará a demissão do Governo.
Serviço Nacional de Saúde

Marcelo promulga suplemento para médicos do SNS

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou decreto-lei que define a atribuição de um suplemento de 40% a 70% do salário base em casos de trabalho extraordinário e fora do horário laboral dos médicos.
360º

Marques Vidal morreu e o acordo do MAI e polícias

Joana Marques Vidal morreu na manhã desta terça-feira com 68 anos após várias semanas em coma induzido. E o dia em que um acordo do Governo com sindicatos separou os polícias.
Guerra na Ucrânia

Marcelo condena ataques russos contra alvos civis

Na sequência dos mais recentes ataques de segunda-feira a um hospital pediátrico em Kiev, Marcelo refere que ataques a crianças e "contra infraestruturas civis como hospitais" são "chocantes".
360º

A PGR nas entrelinhas e os avisos de Montenegro

Diretas do PSD vão realizar-se a 6 de setembro e Montenegro anunciou, sem surpresas, que será recandidato. As acusações da Comunidade Israelita do Porto a Costa. E o fim do silêncio de Lucília Gago.
Ministério Público

As quatro ideias que ficam da entrevista à PGR

Lucília Gago recusou responsabilidades na demissão de Costa, respondeu à ministra da Justiça, garantiu que não se demite e considerou que há "uma campanha orquestrada" contra o Ministério Público.
Noticiário

20h. PNS recusa frente de esquerda em Portugal

Secretário-geral do PS foge ao desafio da líder do Bloco de Esquerda, que quer replicar em Portugal a união da esquerda em França. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o comité olímpico.
Reportagem Observador

Jogos Olímpicos. Portugueses "embaixadores da paz"

Marcelo pediu aos atletas portugueses que vão estar em Paris para melhorarem um mundo marcado pela guerra. O Presidente do Comité Olímpico mostra preocupações pelo momento político em França.
Noticiário

7h. França. Primeiro-ministro demite-se esta manhã

A aliança de esquerda venceu as eleições legislativas em França, mas não conseguiu maioria absoluta para formar governo. Ainda o arranque das jornadas parlamentares do PS.
E o vencedor é...

Justiça e a "novela de fraca qualidade"

António Costa agora é defendido por todos, até por Montenegro que ficou "agradecido" pela polémica que fez cair o antigo Governo. Falta coerência para Portugal não parecer um "país bipolar". 
E o vencedor é...

Já não há respeito pela AR?

Lucília Gago parece não respeitar a AR como devia. A procuradora-geral da República não esclarece o país no Parlamento, mas vai fazê-lo numa entrevista. Já a IL está enredada em problemas internos.
Noticiário

12h. Urgências em Portimão sem especialistas

Joana Bordalo e Sá, Presidente da FNAM considera a situação lamentável e aponta responsabilidades ao Ministério da Saúde. Em Faro, as urgências pediátricas têm dois especialistas para todos os turnos.
Fora do Baralho

Preço do Brexit, bloqueios em França… e Fausto!

No Reino Unido, Sunak foi gestor de massa falida, Starmer é mal menor. 2ª volta em França ainda pode ter surpresas? Ainda o prego no caixão dos EUA, a concorrência desleal no IRS e o grande Fausto.
Noticiário

16h.PS/Madeira considera orçamento "mais do mesmo"

O vice-presidente da bancada parlamentar do PS afirma que o orçamento apresentado na primeira reunião é insuficiente. Ainda, PR espera uma vitória frente à França.
Noticiário

15h. EURO. PR espera uma vitória frente à França

Marcelo Rebelo de Sousa não se arrisca a fazer uma previsão dos resultados, mas diz que quer assistir às meias-finais. Ainda, Keir Starmer diz que o Reino Unido votou pela mudança.
E o vencedor é...

Ventura e as marionetas: as forças de segurança

O Chega quis trazer a rua para a AR e criou um clima antidemocrático e intimidatório que não deixa resolver problemas. Albuquerque já não sabe viver sem governar? E o que significa a sombra do Chega?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada