Dark Mode 98,3 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Presidente da República

Presidente da República

Marcelo promulga lei sobre elisão fiscal

190
Presidente da República promulgou, "embora com dúvidas", lei que transpõe diretiva sobre elisão fiscal que obriga a "comunicação à Autoridade Tributária de determinados mecanismos internos".
Marcelo Rebelo de Sousa

Diploma assegura resposta em casos de emergência

Presidente da República promulgou o diploma que assegura a resposta do Estado em casos de emergência, incluindo crises ou guerras. A nota foi divulgada esta sexta-feira no 'site' da Presidência.
Presidente da República

Sapadores florestais. Promulgado regime jurídico

325
Presidente da República promulgou diploma que estabelece regime jurídico aplicável aos sapadores florestais e respetivas equipas e define apoios públicos de que estas podem beneficiar.
Coronavírus

Covid-19. Marcelo alerta que há mais sem-abrigo

Presidente da República distribuiu refeições a pessoas carenciadas em Coimbra, alertando que, por todo o país, tem encontrado novos sem-abrigo, grande parte são jovens.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz que crise económica "pode ir até 2023"

2049
Em Coimbra, serviu refeições aos mais afetados pela crise económica provocada pela Covid-19 e avisou que "ninguém sabe até onde vai a crise", antecipando que se possa estender "até 2022 ou 2023".
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo seria reeleito com 65% dos votos

3941
Ana Gomes, com 13%, e André Ventura, com 7%, ficam a grande distância do Presidente da República na sondagem da Aximage para o Jornal Económico.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR promulga medidas aprovadas pelo Governo

101
Conjunto de medidas aprovadas incluem a reavaliação temporária dos escalões de abono de família para responder a "quebras abruptas de rendimentos" das famílias, e revisão dos valores de acesso ao RSI.
Coronavírus

PR e PM terminam reuniões do Infarmed. Em silêncio /premium

847
Participantes da reunião não foram informados que seria a última. Marcelo e Costa, articulados, não intervieram. À saída, Marcelo deu números mais positivos que os que foram apresentados na reunião.
Madeira

PSD/Madeira com esperança em Marcelo

Comissão Política do PSD/Madeira considera que visita do Presidente à região foi "fundamental" e espera que Marcelo possa ajudar no futuro a defender interesses dos madeirenses.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR visita instalações do Sistema de Informações

O Presidente da República fez uma visita às instalações do Sistema de Informações da República Portuguesa, localizadas no Forte D. Carlos I, em Lisboa.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo vai todas as semanas ao Algarve

3688
Presidente da República disse que é necessário "puxar pelo Algarve rápido" para superar perdas causadas pela exclusão do corredor aéreo com o Reino Unido. E promete presença semanal na região.
Coronavírus

Marcelo vai reunir-se com associações médicas 

291
O Presidente da República vai ouvir as associações médicas sobre o que está a correr mal no combate à Covid-19 na Grande Lisboa, onde o desconfinamento trouxe um aumento significativo de casos.
Presidente da República

Marcelo: visita foi "positiva" e "esclarecedora"

124
Não chegou a 24 horas, mas o Presidente da República fez um balanço "muito positivo" da visita à Madeira onde visitou várias unidades de Saude e de Solidariedade Social.
PCP

PCP. "Marcelo contribui para novo bloco central"

161
Jerónimo de Sousa falava no comício "Nem um direito a menos. Confiança e luta por uma vida melhor", no Porto. Acusou ainda o Presidente da República de "branquear o PSD" e a "política de direita".
Marcelo Rebelo de Sousa

Efacec: PR quer nacionalização rápida

113
Marcelo diz que não havia outra solução e que Estado teve de servir de "ponte transitória", por um "período curtíssimo de tempo". O objetivo, diz o Presidente, é que posição seja vendida rapidamente.
TAP

PR tinha "muitas dúvidas" em nacionalizar a TAP

178
O Presidente da República admitiu que uma proposta de nacionalização da TAP lhe suscitaria muitas dúvidas, caso tivesse de a assinar, mas reconheceu que a solução encontrada foi a que restou.
Marcelo Rebelo de Sousa

Visita tardia de Marcelo à Madeira

Miguel Albuquerque disse que a visita do Presidente da República à região vai "correr bem", mas "já devia ter acontecido antes" e que o PR deve dirigir mensagem de apreciação aos madeirenses.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se à Madeira 

O Presidente da República visitará a freguesia de Câmara de Lobos e ainda a Unidade de Rastreio e Vigilância à Covid-19 montada no Aeroporto Cristiano Ronaldo, no Funchal.
Coronavírus

PR encontrou-se com profissionais itinerantes

O Presidente da República encontrou-se com manifestantes da Associação dos Profissionais dos Itinerantes Certificados para ouvir a como está a situação do setor e as medidas que reivindicam.
Madeira

Marcelo: autonomia regional é feliz realização

Para Marcelo, "a autonomia da Madeira e dos Açores é um elemento de coesão nacional, um traço de união entre os portugueses, que une em vez de separar, que sana conflitos em vez de os fomentar".
TAP

Marcelo. Deixar cair a TAP "não é hipótese"

222
O Presidente da República sublinhou a importância de "ter uma TAP portuguesa" com ligações com as ilhas, PALOP e comunidades no estrangeiro. Mas recusou comentar se gestão deve ser privada ou pública.
Coronavírus

Fronteiras abrem com Rei e Marcelo. Mas em mínimos /premium

119
Era para haver um almoço, mas afinal não. Motivo: agenda de Sánchez, que pára em Badajoz vindo da Mauritânia e segue para Madrid. Marcelo e Rei vão lá estar, mas só para a foto.
Presidente da República

Marcelo condecora Regimento de Comandos

1144
Marcelo atribuiu o título de membro honorário da Ordem da Liberdade, que se destina a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, ao Regimento dos Comandos.
Coronavírus

A ética da responsabilidade de António Costa /premium

469
Seria bom termos um PM fiel à nobreza do cargo e que assumisse a responsabilidade das ações ou das omissões do Governo. Mas Costa não é esse tipo de líder. Pela razão de que a culpa nunca é sua.
Política

Os putos: o recreio acabou e eles estão aterrados /premium

2101
António Costa quis “deixar claro” que, se algo falhar, a culpa não será sua. Em seguida abandonou a reunião. O Presidente mostrava-se incrédulo. O show ilusionista de Marcelo & Costa demoronou-se.
Presidente da República

PR vai inaugurar ano letivo do Colégio da Europa

Mário Soares é o patrono do novo ano académico. A instituição convidou o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, para proferir a aula inaugural na cerimónia de abertura.
Escolas

Ministro rejeita atrasos no calendário letivo /premium

Criar condições de segurança para que o próximo ano letivo seja presencial é o plano A do ministro da Educação, mas admite ter outros. Visitou com Marcelo uma escola no Porto no último dia de aulas.
Eleições Presidenciais

A terceira candidatura é mesmo uma estupidez?  /premium

180
Parece-me uma imprudência forçar o eleitorado da direita tradicional a escolher entre um incumbente apoiado pelo PS (Marcelo) e um populista apoiado pelo Chega (Ventura). Não haverá mais do que isto?
Marcelo Rebelo de Sousa

PR: "Não há pandemia que trave a solidariedade" /premium

301
Visitou dois centros sociais e distribuiu refeições. Marcelo foi ao Porto provar que a pandemia não trava a solidariedade e espera que a Europa tome decisões que “correspondam à gravidade da crise”.
Coronavírus

O que dizem os números que não aparecem no boletim /premium

5528
O Observador teve acesso às apresentações feitas na reunião da elite política. Entre elas, há uma tabela que mostra que desde o desconfinamento Portugal tem um Rt de 1,19 — o maior entre 27 países.
Coronavírus

Especialistas contrariaram tese de Costa e Marcelo /premium

3252
Especialistas garantem que aumento da testagem e comportamento dos jovens não são os responsáveis pelo aumento do contágio. Rt de 1,08 em Lisboa não é necessariamente boa notícia.
Emissão Especial

Marcelo: "Números não mostram descontrolo"

241
As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa após a reunião "longa e interessante" com partidos e especialistas. "Temos adotado a metodologia da verdade. "Não guardamos números", garante.
Presidente da República

E se Marcelo não se recandidatar? /premium

171
Os desafios de agora são diferentes dos de 2016. São mais difíceis e pedem outro tipo de liderança. Uma eventual não recandidatura de Marcelo é um cenário que qualquer partido deve equacionar.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR veta apoio a sócios-gerentes. Mas tem solução

1782
Lei sobre sócios-gerentes tinha sido aprovada pela oposição, sem voto do PS. É "socialmente relevante" mas viola lei-travão. Solução? Incluir no orçamento suplementar. Marcelo veta mas com truque.
Eleições Presidenciais

Sondagem. 62% escolheriam Marcelo para Presidente

2419
Barómetro de junho da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã indica que seis em cada 10 portugueses escolheria Marcelo Rebelo de Sousa para Presidente da República.
Coronavírus

Marcelo ouve esta segunda-feira os partidos

Marcelo Rebelo de Sousa irá ouvir os partidos sobre a situação sanitária do país, o Orçamento Suplementar para 2020 e o Programa de Estabilização Económica e Social do Governo.
Coronavírus

PR alerta: pode haver "medidas mais duras"

2996
Marcelo Rebelo de Sousa considera que "terá de se aplicar as regras e o rigor será tanto maior quanto mais for a necessidade de ser rigoroso” e admite endurecer as medidas para impedir ajuntamentos.
Liga dos Campeões

A república das bananas no seu pior /premium

834
Os nossos líderes políticos olham para os portugueses como uns fanáticos de futebol e, por isso, acreditam que o desporto rei lhes dá popularidade. São todos uns grandes populistas.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR. Improvável acabar com sem-abrigo até 2023

567
Presidente da República voltou na sexta-feira à noite ao contacto com pessoas em situação de sem-abrigo e considerou que é agora improvável que se cumpra a meta de pôr fim a este problema até 2023.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR. Portugal exemplo no acolhimento de refugiados

9235
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que os portugueses têm "uma vocação de abertura e tolerância" e são "um exemplo mundial no acolhimento e integração dos refugiados".
Coronavírus

Marcelo. Portugal optou pela verdade nos números

598
Presidente da República considera que Portugal optou pela verdade na divulgação dos dados da covid-19 em vez de apresentar um cenário melhor para mais tarde corrigir números.
Marcelo Rebelo de Sousa

Champions: "Vitória antecipada dos portugueses"

1630
Portugal venceu com "mérito" o combate à Covid-19. E foi "premiado" pela UEFA, que o escolheu para a Final Eight da Champions, disse Marcelo. "Um golo de belíssimo efeito", acrescentou Medina.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Afetos de Marcelo foram com o cotovelo /premium

Os habituais abraços e beijos de Marcelo fosse por onde fosse deram lugar a cotoveladas de afeto onde mais se pedia abraços: Pedrógão Grande, no dia em que se assinala o terceiro ano da tragédia.
Noticiário

9h. Marcelo em Pedrógão: "Ainda há dor"

"O facto de o apuramento das responsabilidades abarcar de uma forma ou de outra responsáveis locais complica a mudança", diz Marcelo. "É uma região com problemas complexos."
Noticiário

7h. Pedrógão. Marcelo quer "responsabilidades"

162
Em entrevista ao Observador, o Presidente da República diz que "o facto de o apuramento das responsabilidades abarcar de uma forma ou de outra responsáveis locais complica a mudança".
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Marcelo quer "investigação até ao fim" /premium

1695
Presidente ao Observador em Pedrógão Grande, 3 anos depois: "O facto de o apuramento das responsabilidades abarcar de uma forma ou de outra responsáveis locais complica a mudança".
Presidente da República

Marcelo discutiu impacto da pandemia nos jovens

O Presidente da República recebeu hoje no Palácio de Belém dirigentes do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo regressou às aulas com saudades dos afetos /premium

176
Os afetos continuam confinados, pelos menos aqueles que dão "fama de beijoqueiro" ao Presidente. Marcelo divagou pela sua quarentena para os alunos da telescola e contou que violou regras.
Marcelo Rebelo de Sousa

Há racismo, mas vandalizar estátuas é "imbecil"

637
Se há racismo em Portugal? "Há setores racistas e xenófobos". Mas combater o racismo não é "vandalizar" estátuas. Isso é "imbecil". Depois da aula, Marcelo apelou ao fim da "radicalização gratuita".
Emissão Especial

"Não há aula que valha a aula que tiveram de vida"

705
Ouça aqui a aula sobre as lições da pandemia dada pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa na telescola. “Olá, chamo-me Marcelo Rebelo de Sousa e sou professor. E hoje vou matar saudades”.
Eleições Presidenciais

Marcelo não merece o apoio de ninguém

3315
Marcelo só é popular na medida em que segue as preferências dos que supostamente o seguem a ele. Não julga, não pensa, não avalia, não lidera. Pura e simplesmente orienta~se pelo "sentimento popular".
Presidente da República

Marcelo felicita Tolentino Mendonça por prémio

104
O Presidente da República felicitou o cardeal e poeta madeirense José Tolentino Mendonça pela sua distinção com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.
Política

Política Limitada

139
O nosso PR, o Prof. Rebelo de Sousa, faz uma leitura situacionista dos poderes presidenciais. É como o Diário de Notícias nos tempos de Estado Novo. Existe para dizer bem do Governo. É um estilo.
Coronavírus

Marcelo recebe partidos de 22 a 23 de junho

O Presidente da República vai ouvir os partidos com representação parlamentar sobre a crise sanitária, o orçamento suplementar e o Programa de Estabilização Económica e Social do Governo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: UE enfrenta desafios "quase existenciais"

Marcelo recordou a data em que Portugal aderiu à CEE, atual UE, e afirmou que, como nesse período, a Europa enfrenta "desafios difíceis, quase existenciais".
10 de junho

Dez minutos, 4 avisos. Marcelo quer "acordar" país /premium

541
Num discurso de dez minutos, numa cerimónia de 10 de junho breve, o Presidente da República questionou sem dar respostas concretas, mas deixando perceber por onde o país não pode ir no pós-pandemia.
10 de junho

Fotos. Um 10 de Junho com Portugal a desconfinar 

O dia de Portugal foi comemorado como nunca, com um país a desconfinar de uma pandemia mundial. Nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, onde a cerimónia teve lugar, estiveram só 7 convidados.
10 de junho

10 de Junho. Marcelo com programa mínimo

126
O Presidente da República assinala o Dia de Portugal com um programa mínimo no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde estarão apenas os dois oradores e seis convidados.
Coronavírus

A reunião "política" que deixou Costa com dúvidas /premium

291
As "hipóteses" levantadas pelos especialistas sobre a subida de casos em Lisboa deixaram Marcelo "incomodado" e Costa com dúvidas. O primeiro-ministro seguiu para nova reunião, mas à porta fechada.
Coronavírus

Governo dos Açores satisfeito com elogios do PR

No domingo, de visita aos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que os profissionais do centro de saúde do concelho do Nordeste, o mais afetado pela pandemia, são um "exemplo a nível nacional".
Oceanos

Marcelo apela à defesa e conservação dos oceanos

"A atual situação de combate à Covid-19 não pode, de modo algum, afastar-nos do nosso compromisso com os nossos mares", frisou o Presidente da República, pedindo a todos que contribuam com urgência.
Eleições Presidenciais

Presidenciais: vencer o pastelão de Belém-Bento

829
E nós abanamos a cabeça de como é que possível, com a nossa história e o valor das nossas gentes, ter à frente do nosso destino tão improdutivos políticos e tão entediantes TVs sem nunca os questionar
Coronavírus

Costa na areia, Marcelo no mar. O regresso à praia

Separados por 300 km, mas alinhados nas cautelas que querem fez seguidas no regresso às praias. Já quanto à recuperação do país, Marcelo diz a Costa que há muito trabalho pela frente.
Coronavírus

Marcelo visita concelho açoriano com mais mortes

Este domingo, o Presidente da República vai visitar a ilha de São Miguel, nos Açores, com visita ao concelho do Nordeste, que foi onde houve mais casos e mortes.
Regionalização

CCDR: Eleger presidentes não é regionalizar

354
Governo aprovou o decreto para avançar com eleição de presidentes das CCDR em setembro, atrasando o calendário previsto. Marcelo diz que medida só aproxima autarcas das comissões de coordenação.
Eleições Presidenciais

Marcelo e Rio almoçam a sós com Belém à sobremesa /premium

283
Rio e Marcelo almoçam pela segunda vez em menos de duas semanas. Encontro estava fora da agenda oficial. Aproximação ajuda a afastar a imagem de que o atual Presidente é o candidato do PS e de Costa.
Política

Marcelo felicita PSD por programa de médio prazo

Marcelo Rebelo de Sousa foi almoçar com Rio à beira Tejo. Antes, disse que o programa de recuperação económica apresentado pelo PSD constitui "uma perspetiva nova" neste período de pandemia".
Eleições Presidenciais

Rio: Apoio do PS a Marcelo é "honroso para o PSD"

1006
Presidente do PSD descarta à partida coligações autárquicas com o Chega e admite candidatos arguidos se estiverem envolvidos numa "coisa pequena". Antecipa que "mais provável" é PSD apoiar Marcelo.
Noticiário

7h. Marcelo espera "boas notícias" sobre Champions

Presidente da República reforça apelo das autoridades e dos clubes ao bom senso dos adeptos. A abrir este jornal, Governo abre a porta ao fim do lay-off simplificado. Saiba o que aí vem.
Cultura

Marcelo: regresso dos espectáculos é fundamental

O Presidente da República disse que o regresso dos espetáculos culturais é fundamental e manifestou a expectativa de que antes do inverno as autarquias reprogramem muitos dos que foram cancelados.
Futebol

Marcelo espera "boa notícia" sobre futebol

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esperar que haja "uma boa notícia" em agosto sobre futebol internacional em Portugal, mas alegou que não lhe compete fazer esse anúncio.
Marcelo Rebelo de Sousa

"10 de Junho como deveria ser o 25 de Abril"

O Presidente da República afirmou que a cerimónia do 10 de Junho em Lisboa, onde só haverá oito presenças, será como no seu entender deveria ter sido o 25 de Abril e o 1.º de Maio.
Presidente da República

Marcelo recebeu maçonaria em encontro discreto /premium

8953
A obediência mais influente, o GOL, foi recebida em Belém mas encontro ficou fora da agenda. Presidente da República e grão-mestre, que entrou pela lateral, falaram sobre impacto social da pandemia.
Presidência da República

Costa garantiu a PR: Costa Silva não é remodelação /premium

Se Marcelo escrevesse memórias, este ia ser o capítulo mais difícil. No dia da reabertura das creches, PR visitou Misericórdia da Amadora. E deixou garantia: ministro sombra de Costa não é "ministro".
Noticiário

15h. Cerimónia simbólica no 10 de junho

Marcelo Rebelo de Sousa e cardeal Tolentino de Mendonça vão discursar. Cerimónia estava prevista para a Madeira e África do Sul, mas foi adiada por causa da pandemia de Covid-19.
Eleições

Sondagem. Mais de 70% querem PS a apoiar Marcelo

157
Maioria dos portugueses (71%) gosta da ideia de Costa apoiar recandidatura de Marcelo, com a percentagem a subir no caso dos socialistas. Governo do PS continua a somar pontos.
Cultura

Marcelo recusa folclore como "aspeto menor" 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou que o folclore seja "um aspeto menor da cultura portuguesa" e reconheceu o "empenhamento autárquico e associativo".
Eleições Presidenciais

Contra o novo normal /premium

348
Alguém tem de representar os que defendem que somos iguais independentemente da nossa ideologia, que o PR tem de ter um programa e não uma táctica e que há vida, difícil, para lá da propaganda.
Coronavírus

Marcelo. "Não basta o dinheiro de Bruxelas"

198
O apoio União Europeia para minimizar os efeitos da Covid-19 "ajuda muito", mas "não basta o dinheiro de Bruxelas", "é preciso que a economia arranque", defendeu o chefe de Estado.
Coronavírus

Marcelo dormiu num hotel para ver condições

1682
O Presidente da República passou a noite num hotel para verificar as condições de higiene, considerando que "são muito estritas". O chefe de Estado revelou também que faz testes de 15 em 15 dias.
Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente e a direita que se habituou a perder /premium

172
Uma "candidatura da direita" contra o actual presidente da república serviria apenas para acabar de dividir e de desacreditar a mesma direita. Mas parece que a direita se habituou mesmo a perder.
Coronavírus

Marcelo elogia desconfinamento responsável

1869
O Presidente da República lembrou que no período pós-desconfinamento poderia ser expectável um aumento das tensões e conflitos sociais e até da criminalidade — mas tal não se registou no país.
Presidente Marcelo

Anita Fica em Casa e Costa e Marcelo Vão à Praia /premium

329
Com tantas praias, como terão descoberto o primeiro-ministro? Só se, agora que acabaram com o programa da Ana Leal, a TVI pôs os jornalistas de investigação à cata de líderes de governo no areal.
Coronavírus

PR promulga proibição de festivais (exceto Avante)

10196
Na nota publicada no site da presidência, Marcelo o deixa claro que os festivais de “iniciativa política” (como o Avante) ou os que tenham lugares marcados e lotação reduzida estão fora da proibição.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo saúda "exemplo de vida" de Gonçalo Telles

681
Marcelo Rebelo de Sousa elogia Gonçalo Ribeiro Telles "pela rara coerência de princípios e valores, entre os quais avulta o amor profundo ao seu país e aos seus concidadãos".
Presidente Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa: 11 valores

191
Na ausência de alguém com firme amor à liberdade, propósito reformista, defesa intransigente da sociedade aberta, Marcelo, com esta classificação, continua a ser, pasme-se!, o melhor da turma. Até ver
Presidente Marcelo

Em defesa do Presidente-árbitro /premium

Em vez de criticar o Presidente, talvez o centro-direita pudesse retomar a iniciativa expressando um vigoroso apelo à recandidatura do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Presidente Marcelo

Marcelo não merece um passeio triunfal /premium

885
O maior risco das eleições presidenciais é o discurso extremista das esquerdas encontrar uma direita calada sem defender as suas ideias contra um socialismo cada vez mais radical. E Marcelo nada dirá.
Coronavírus

"Há 400 mil pessoas a precisar de um contributo"

455
De visita ao Banco Alimentar, Marcelo reforçou o apelo à solidariedade dos portugueses. O Presidente apoia o prolongamento do lay-off até ao fim do ano e defende os corredores turísticos.
Coronavírus

Costa e Marcelo juntos na política pós-pandemia /premium

153
No dia em que fizeram uma vénia a Ovar, “um exemplo para o país”, Marcelo e Costa visitaram uma fábrica, um hospital de campanha e acabaram o dia a brindar com vinho do Porto e pão de ló.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz que tem seguido a situação na Madeira

Miguel Albuquerque acusou Marcelo de não ter ainda dirigido uma palavra aos madeirenses. Mas o Presidente garante que “tem acompanhado, com todo o empenho", a situação vivida na Região Autónoma.
Presidência da República

Marcelo em Ovar para elogiar Rio e Malheiro

407
Marcelo Rebelo de Sousa aterrou em Ovar para almoçar com Rui Rio e o autarca Salvador Malheiro. Depois de elogios e homenagens a ambos, garantiu que “não é o momento” para falar sobre presidenciais.
PS

Presidenciais em pausa. Mas já há apoios assumidos /premium

Lançou a lebre, e meteu-se na toca. Costa chutou presidenciais para fim do ano. É tempo de responder à crise. Mas houve quem defendesse Ana Gomes, quem defendesse Marcelo, e até houve um meio termo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo, a garoupa, confirma harmonia na política

127
PR foi ao Oceanário confirmar "harmonia das espécies". Mais ou menos como na política, onde há "unidade de diálogo" e "um grande esforço de parceria". Surpresa? É a garoupa quem manda, e não o tubarão
Coronavírus

Madeira critica silêncio de Marcelo 

O chefe do executivo madeirense criticou Marcelo por não ter tido "tempo ainda de dirigir uma palavra de conforto aos madeirenses e de admiração pela forma como enfrentaram esta epidemia"
Eleições Presidenciais

Os prováveis e improváveis candidatos a Belém /premium

128
A oito meses das Presidenciais, Ventura está pronto, Marcelo nasceu pronto, Ana Gomes está a refletir e Albuquerque não descarta. A lista vai longa, mas vai encurtar nos próximos meses. Provavelmente.
Presidente Marcelo

A lista de Marcelo /premium

352
Rui Rio desajudou. Foi um susto descobrir-se que acha que o PSD é social democrata. Como tal não vê “vantagem” em que o partido seja motor de arranque de um grande e vencedor espaço politico à direita
Presidência da República

Miguel Albuquerque admite candidatura a Belém

628
Líder do PSD-M disse à Rádio Observador que se Costa der apoio a Marcelo, Rio não pode declarar apoio oficial ao atual presidente e deve apoiar outro candidato ou dar liberdade de escolha
Coronavírus

Marcelo vai almoçar com líder do PSD em Ovar

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, convidou Rui Rio para um almoço a três com o Presidente. No mesmo dia, António Costa visitará o município, acompanhado pelo chefe de Estado
Coronavírus

A foto de Marcelo que os espanhóis estão a elogiar

10051
Marcelo Rebelo de Sousa foi ao supermercado de calções e máscara e a fotografia ganhou destaque na imprensa espanhola depois de se tornar viral nas redes sociais.
Eleições Presidenciais

A direita deve pôr água nos pulsos /premium

592
Os espaço não socialista tem de perceber duas coisas. Primeiro, o perigo real que representa o Chega. Depois, que tem de ter sangue-frio nas eleições presidenciais e preferir um Marcelo forte em Belém
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidenciais: "Não são prioridade"

123
Para Marcelo Rebelo de Sousa o desconfinamento é uma "maratona que só termina em 2022". Sobre as presidenciais, em 2021, admitiu que o assunto não é uma prioridade dos portugueses nem sua.
Eleições Presidenciais

Deve a direita votar em Marcelo? /premium

491
Uma candidatura presidencial da direita moderada levará Marcelo a ser (muito) mais exigente com o PS depois de 2021 e representará uma oportunidade para refundar um espaço político que está moribundo.
Política

O Novo Banco e o Príncipe

O caso “Novo Banco” recordou-me, no melhor requinte, o Príncipe de Maquiavel. Que equívocos, encontros e desencontros foi preciso criar para dois predadores do espaço mediático se entenderem entre si.
Novo Banco

Os bancos e os populistas /premium

Usar os bancos para conquistar votos é uma arma dos populistas. Políticos responsáveis deviam contribuir para literacia financeira. O que obviamente não impede um apertado escrutínio a todos os apoios
Coronavírus

Marcelo na rua: "Não a abraço porque senão mato-a"

263
O Presidente passeou pelas ruas da Ericeira, quase sempre de máscara e procurando evitar o contacto físico. "Na próxima vez beijo-a", prometeu a uma vendedora no mercado municipal.
Eleições Presidenciais

Votar Marcelo, para quê? /premium

1242
O vírus deu lugar às presidenciais. De repente votar Marcelo deixou de ser opção para se tornar destino. Todos os dias há um Marcelo a justificar o nosso voto. Mas será que vale a pena?
PS

PS. Congresso adiado para depois das presidenciais

134
As presidenciais serão em janeiro de 2021 e só depois acontecerá congresso do PS, inicialmente agendado para maio deste ano, diz o Público. César não quer que se torne "debate sobre presidenciais".
Eleições Presidenciais

Uma segunda volta entre Marcelo e Ventura?

2965
Com Marcelo como candidato transversal e ampla base de apoio, as candidaturas que terão maior potencial de mobilização contra ele serão as que se posicionem como anti-sistema - o caso de André Ventura
Política

Um vírus português /premium

2619
O português médio padece da exacta irresponsabilidade das “elites” (desculpem) que o pastoreiam. O português médio não se recomenda, donde os portugueses que nele mandam serem tão pouco recomendáveis.
António Costa

António Costa manda, a direita segue-o /premium

328
Esta foi a semana em que vimos as direitas, partidária e "inorgânica", a alistar-se em massa nos pelotões de fuzilamento político comandados por António Costa. Ele manda, as direitas seguem-no.
Presidente da República

Crise Costa/Centeno ultrapassada? Belém duvida /premium

170
Presidente estranhou comunicado ao estilo "Tratado de Tordesilhas", tem dúvidas sobre o futuro de Mário Centeno e ainda não percebeu o que se passou, afinal, no caso Novo Banco.
Coronavírus

Reabertura a 18 de maio sem avaliação da 1ª fase /premium

179
Reunião de elite política devia ter avaliado a 1ª fase de desconfinamento, mas ainda não há "conclusões firmes". Partidos vão esta quinta-feira a São Bento tomar posição sem certezas científicas.
Coronavírus

Desconfinamento "muito contido", R à volta de 1 /premium

Os portugueses foram "muito contidos" no desconfinamento e os dados disponíveis são ainda poucos para avaliar o real impacto do aumento da mobilidade. Dia 18 pode ser o dia "D".
Mário Centeno

Marcelo ligou a Centeno: "Foi um equívoco"

5097
O Presidente da República telefonou a Mário Centeno para explicar as declarações na Autoeuropa. Foram "um equívoco", disse Marcelo. Mas Belém rejeita que tenha havido um pedido de desculpas.
António Costa

A canção de Costa /premium

398
A canção de Costa, a canção que ele não hesita em tocar, é uma canção de hipocrisia e falta de vergonha. Merece ser cantada no festival do Avante! Se fosse a seguir a um elogio a Lénine era perfeito.
Presidente da República

PS surpreendido. "Não foi bem um apoio"

Já se sabia que ia haver um “número”, não se sabia qual. Houve surpresa no PS quando se ouviu a declaração de apoio de Costa a Marcelo. Mas há quem não veja mais do que um piscar de olho.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo surpreendido com declaração de Costa /premium

544
Marcelo foi apanhado de surpresa com o "apoio" de Costa a um segundo mandato do Presidente. Em Belém admite-se "desgaste" do primeiro-ministro que precisou de "criar um facto político".
Atualidade

O desafio de Costa e a resposta de Marcelo

Visita à Autoeuropa terminou com o primeiro-ministro a lançar a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. "Cá estaremos, porque isto é um espírito de equipa que nada vai quebrar", atirou o Presidente.
Marcelo Rebelo de Sousa

Costa lança Marcelo e Marcelo finta Centeno  /premium

2140
Marcelo e Costa foram juntos à Autoeuropa. Coincidência? Não. A coreografia parecia ensaiada. Marcelo desautorizou Centeno e Costa, provavelmente agradecido, desfez tabu do apoio socialista.
Coronavírus

Marcelo usou Falcon para ir buscar netos à China?

Publicações no Facebook sugerem que o PR usou o Falcon para ir buscar netos à China no início do surto da Covid-19. Não é verdade. Netas vieram a Portugal nas férias do ano novo chinês e não voltaram.
Eleições Presidenciais

Nem Marcelo nem Ventura /premium

306
É importante uma candidatura de direita contra Marcelo e Ventura. Não para marcar terreno político, mas porque esse candidato pode ser o futuro da direita em Portugal.
Coronavírus

Crise. Banco Alimentar e Caritas preocupados

A "situação dificílima" de muitas famílias não tem "fim à vista" e pode ser agravada pelo aumento do desemprego, devendo rever-se apoios sociais, defende o Banco Alimentar e a Caritas.
FC Porto

Pinto da Costa reúne com Marcelo em Belém

679
Pinto da Costa, líder do FC Porto, reuniu com Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. No final, abordou regresso do futebol, falou das críticas dos jogadores e deixou "farpa" a Santos Silva.
Coronavírus

PR promulga diplomas sobre comércio e seguros

O Presidente da República promulgou diplomas que estabelecem regimes excecionais para a redução de preços no comércio e pagamento de prémios de seguro, no âmbito da pandemia de Covid-19.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo dá condolências à família de Raul Cerveira

3235
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamenta a morte do antigo presidente da Federação Nacional de Karaté e mestre da modalidade Raul Cerveira.
Coronavírus

Marcelo pede "solidariedade de facto" na UE

O Presidente da República defende que o atual contexto exige "um verdadeiro sobressalto na alma europeia" e uma União Europeia com "solidariedade de facto" que corresponda ao sonho dos fundadores.
Coronavírus

Covid-19. Presidente chinês liga a Marcelo 

800
Presidência deu conta do telefonema em comunicado. Marcelo aproveitou para agradecer ao homólogo chinês as doações, mas também pediu que interviesse na entrega de material já pago e não entregue.
Língua Portuguesa

Marcelo e Costa: português é língua de futuro

Tanto o chefe de Estado quanto o primeiro-ministro frisaram que o português é a língua de futuro enquanto Guterres focou a sua diversidade. Para Sampaio da Nóvoa, este dia é uma "chamada de atenção".
Democracia

O “estado de emergência administrativo"

212
O estado de emergência permanente é uma ameaça sobre as nossas sociedades. Só não será assim se for aplicada, neste caso, uma alternativa mais cautelosa para evitar este risco de “legislativização”.
Coronavírus

Como foi o estado de emergência de Marcelo e Costa /premium

188
Houve o grupo do "Corona", uma agenda escondida, dezenas de reuniões à distância, termómetros no palácio, telemóveis sem bateria e até escapadelas para jantar com a família.
Coronavírus

Governo responde a Marcelo sobre 1º de Maio

587
Sobre o 1º de Maio, secretário de Estado não passou a palavra a Graça Freitas e respondeu ele a Marcelo, lembrando que "são as autoridades de saúde" a definir as regras e que a realidade é dinâmica.
Coronavírus

Marcelo desresponsabiliza-se pelo 1º de maio /premium

7082
Foi o Presidente que deu a abertura para a celebração, mas mostra-se desconfortável com o que aconteceu e diz que as regras foram definidas pelas autoridades de saúde.
Coronavírus

Marcelo: GNR é "crucial" no combate à pandemia

239
Presidente da República considerou que o papel da GNR perante a atual pandemia tem sido "crucial" e "insubstituível" junto dos mais carenciados e ajudando populações "confundidas" e "perturbadas".
Coronavírus

Marcelo pressiona: "Estado deve apoiar os media" 

1499
Presidente inicia semana a ouvir patrões dos órgãos de comunicação social. Critica "discurso anti-mediático" e pressiona Governo a garantir apoios porque está em causa "democracia inteira e completa".
Moçambique

Morreu arcebispo emérito D. Manuel Viera Pinto

Arcebispo emérito de Nampula D. Manuel Viera Pinto morreu na quinta-feira no Porto, segundo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que recorda "com saudade" os contatos que mantiveram.
Coronavírus

PR promulga diploma que impede compensação 

Diploma do Governo impede a compensação por quebras de utilização em contratos de execução duradoura com o Estado ou entidades públicas, incluindo parcerias-público privadas.
Coronavírus

João Lourenço felicitou governo português

264
O Presidente da República de Angola felicitou o Governo "pela forma como tem sido gerida a pandemia e como o povo português tem respeitado as orientações de precaução e confinamento".
Coronavírus

Carta Aberta ao Presidente da República

12907
As estimativas de alguns dos maiores especialistas são que a taxa de letalidade do vírus é muito inferior ao estimado e logo o risco é, também, muito inferior. Não se trata de uma calamidade sanitária
Atualidade

A "Grândola" foi à janela e até Marcelo se juntou

315
Em versão instrumental ou cantada, por todo o país e no estrangeiro houve interpretações da "Grândola, Vila Morena", às 15h deste 25 de Abril. Até o Presidente da República foi filmado pela vizinha.
Coronavírus

Marcelo distribuiu comida a sem-abrigo

873
Saído diretamente da sessão solene do 25 de Abril no parlamento, o Presidente da República juntou-se às Forças Armadas e ajudou na distribuição de refeições a pessoas em situação de sem-abrigo.
25 de Abril

25 de Abril. As entrelinhas do discurso de Marcelo

279
Apelar à unidade e marcar diferenças, tomar uma posição e ao mesmo tempo dar mil justificações, colar os cacos e partir a loiça. É possível fazer tudo ao mesmo tempo? É. Marcelo fê-lo no Parlamento.
25 de Abril

Marcelo nunca teve dúvidas. Seria "absurdo cívico"

691
Tentou não entrar na polémica, porque há "crises" para resolver. Mas Marcelo pôs-se de um lado da barricada: seria "absurdo cívico" não marcar 25 de abril. Mais à frente celebrará mortos da Covid-19.
Emissão Especial

"Não evocar 25 de Abril seria um absurdo cívico"

460
“Sendo este um tempo em que não se visita familiares e lares haver uma festa de políticos. Não. Esta não é uma festa de políticos." Ouça o discurso do Presidente a justificar a sessão do 25 de Abril.
Coronavírus

25 de Abril: Marcelo vê Costa quase sem oposição

159
No último 25 de Abril (deste mandato), Marcelo vê o xadrez político virado do avesso com a pandemia, Costa e Rio de mãos dadas e oposição à direita sem causas e sem discurso. Quem diria?
Coronavírus

Marcelo analisará "dezena e meia de indultos"

Ao ministério da Justiça chegaram menos de 400 pedidos de indulto, que foram reduzidos a "cerca de uma dezena, dezena e meia". Serão agora analisados por Marcelo Rebelo de Sousa.
Coronavírus

Marcelo chama comunicação social a Belém

237
Presidente começa a ouvir sexta-feira o sindicato, representantes do setor e administradores da comunicação social. Vários dias de audições para chamar a atenção para "pilar essencial" da democracia.
Coronavírus

Igreja marca presença no 25 de Abril na AR

3195
D. Manuel Clemente já respondeu ao convite de Ferro Rodrigues e anunciou que vai estar presente na Assembleia da República. Marcelo também lá estará, claro, mas fez saber que vai sozinho.
Coronavírus

Marcelo reafirma que participará no 25 de Abril

8189
Presidente da República vai participar na sessão comemorativa do 25 de Abril no parlamento e na "cerimónia simbólica" do 10 de Junho, duas "datas que não podem deixar de ser celebradas".
Coronavírus

Marcelo. O guião para o "milagre" da reabertura

671
Marcelo comprou tempo. Estado de emergência III serve para Governo ter tempo e espaço para preparar regresso. Será o último. Falta só mais um esforço. Depois virá o milagre de maio chamado Portugal.
Coronavírus

PR abre portas a alívio em função da idade e local

171
Projeto de decreto de renovação da emergência permite ao Governo reabrir serviços desde que dados científicos o sustentem. E permite restrições diferenciadas em função da idade e região.
Enfermeiros

Chamada não atendida

1007
Dar os parabéns ao Luís pelo desempenho que ele teve é omitir tudo o que eu fiz ano após ano, rotineiramente nos meus turnos, com a alma toda no sítio. Deixa-me envergonhada com o país que tenho.
Coronavírus

Novo discurso nos briefings. Bastidores da reunião

556
Marcelo quer número de "recuperados" antes do número de mortes e infetados. Só com menos de 500 novos contágios por dia é que há alívio do confinamento. Se maio é mês de abertura, decide-se dia 28.
Marcelo Rebelo de Sousa

Autópsia a um discurso

526
A 18 de Março o Presidente da República fez o que terá sido o discurso mais importante do seu percurso. Lamentavelmente esse discurso constitui hoje letra-morta pelo que esta análise será uma autópsia
Coronavírus

Quem é Luís, o enfermeiro de Boris?

61648
Chama-se Luís Pitarma, tem 29 anos, é de Aveiro e trabalha no St Thomas' Hospital, em Londres. Depois de Boris Johnson lhe ter agradecido publicamente, Marcelo Rebelo de Sousa fez o mesmo.
Coronavírus

Marcelo renova estado de emergência até maio

508
No dia em que são conhecidos os piores números de novos infetados, o Presidente da República defende que "não se pode brincar em serviço". Também esclarece polémica com indultos.
Coronavírus

Transplantados do Curry Cabral apelam a Marcelo

O Grupo de Transplantados do Hospital Curry Cabral apela à manutenção dos serviços da unidade hospitalar de Lisboa, frisando que doentes correm risco de vida.
Coronavírus

Evolução "lenta, mas positiva" no combate ao vírus

188
Depois de uma reunião com especialistas do Infarmed, o Presidente da República anunciou que o país está no bom caminho. Agora é só preciso manter a contenção por mais um tempo para "virar a página"
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo só quer "descompressão" depois de Abril

237
À Antena 1, o Presidente revela ter já feito um teste serológico e saber que não está imune à Covid-19. Fala várias vezes por dia com o primeiro-ministro com quem garante estar a dar-se "muito bem".
Coronavírus

Pós-surto. Seis avisos (mais um) de Marcelo 

332
O Presidente faz contas: surto deverá passar até ao verão. E alinha um guião para quem quiser ouvir. António Costa é um dos destinatários. Vai haver "erros", mas ação não pode ser "tapa buracos".
A página está a demorar muito tempo.