Depois de alguns meses a carregar energia, podemos, agora, finalmente gastá-la. Tal como o nosso Novo FIAT 500 Icon elétrico que, depois de carregado, pode rasgar as estradas de norte a sul do país. Vamos fazer tudo o que não podíamos fazer até agora, dadas as regras do confinamento, e celebremos a vida.

A Joana Barrios vai dar-nos algumas ideias para o que já podemos fazer, uma vez que as regras de confinamento estão menos apertadas. No entanto, lembra que ainda é preciso manter alguns cuidados, como a higiene das mãos, o uso das máscaras e o distanciamento físico. Fora isso, o mundo espera-nos.

A primeira proposta é um jogo de padel, um desporto semelhante ao ténis, mas com diferenças que vale a pena explorar. A Joana Barrios convidou três amigas para começar o dia da melhor maneira, junto ao rio, no Clube de Padel de Alcântara.

De acordo com a Federação Internacional de Padel, o jogo foi inventado em Acapulco, no México, por Enrique Corcuera, no ano de 1969. No entanto, há quem situe as raízes desta derivação do ténis na vontade que os passageiros de navios britânicos tinham de continuar a jogar, mesmo em alto mar, adaptando a prática ao confinado espaço a bordo. Seja como for, o jogo está hoje espalhado pelos cantos do mundo, e, em Portugal, existe inclusivamente a Federação Portuguesa de Padel. É disputado em duplas, num campo com 20 metros de comprimento por 10 de largura, dividido por uma rede com 90 centímetros de altura. Atrás dos jogadores, estão paredes ou redes metálicas, que funcionam como tabelas; a bola é de borracha e as raquetes têm 30 milímetros de espessura, perfuradas por buracos de nove a treze milímetros de diâmetro cada um, em toda a zona central.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para quem quer começar, podemos garantir que não faltarão parceiros, já que há cada vez mais pessoas e mais espaços para treinar. Com a chegada do bom tempo, e o prazer acrescido do desconfinamento, vale a pena procurar um campo ao pé de casa ou do trabalho. No que diz respeito à forma física necessária, há que ter algum cuidado e fazer aquecimento antes de começar, para evitar lesões. Mas, uma vez assegurada a saúde, só resta a diversão. Afinal, tal como ao carregar a bateria do Novo FIAT 500 Icon elétrico este garante até 320km, em ciclo combinado, e em cidade de até 460km, também nós acumulámos energia ao longo destes meses e estamos prontos para entrar em campo.

Palavra de ordem: sustentabilidade

Acabado o jogo e celebrado o desportivismo, aproveitamos a proximidade e vamos até ao MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, para ver a exposição “Earth bits – Sentir o Planeta”, que parte da questão “Quanto do que fazemos diariamente se repercute no ambiente?”. Pensada pela equipa do MAAT, ajuda-nos a perceber um pouco mais sobre o que é isto da ciência climática. Através de vídeos de animação e de outros conteúdos gráficos e digitais, percebemos como se mede a pegada de carbono provocada pelos humanos, entre outros conceitos mais ou menos complexos. Com várias camadas de explicações, a exposição está adaptada a todas as faixas etárias e vale a pena acompanhar os mais novos, enquanto avaliamos o impacto que todas as nossas ações têm no ambiente: desde tomar o pequeno-almoço ao acompanhamento das notícias nas redes sociais. A ideia é formar uma geração que seja mais leve ao nosso planeta. A FIAT está a fazer parte deste esforço e a tentar diminuir a sua pegada ecológica: os estofos do Novo FIAT 500 Icon elétrico são feitos de Fio Seaqual, um tecido reciclado produzido a partir de plástico retirado dos oceanos. A ideia é que o esforço seja conjunto, porque a Terra é de todos.

Ar puro e vitamina D

Se procuramos diminuir o impacto da nossa pegada, é precisamente para poderemos usufruir das maravilhas com que o nosso planeta nos presenteia diariamente, como a luz e o calor do sol, carregadas de vitamina D, indispensável à nossa saúde e bem-estar. Ao fim destes meses de confinamento, podemos voltar a sentar-nos numa esplanada a almoçar, enquanto também apreciamos o movimento de pessoas e, lá ao fundo, o suave correr do rio, a caminho do mar. E, se a nossa pegada ecológica é muito mais leve quando nos sentamos na esplanada do Noobai, no fabuloso Miradouro de Santa Catarina (em Lisboa), a ver a vida a passar, com o Novo FIAT 500 Icon elétrico, com zero emissões, também ficamos lá muito perto.

Joana Barrios faz uma última paragem, neste dia já tão recheado de experiências pelas quais ansiávamos como se de oxigénio se tratasse. Vamos até ao Atelier-Museu Júlio Pomar, na Rua do Vale, em Lisboa. Neste espaço fantástico, não só conhecemos melhor a vida e obra deste artista extraordinário, como, à boleia da curiosidade e espírito crítico que o caracterizam, podemos conhecer outras obras e artistas. Da mesma forma que Júlio Pomar explorou formas diversas de se exprimir, sem nunca deixar de acompanhar o seu tempo, também o Novo FIAT 500 Icon é o resultado da união da criatividade com a mais recente tecnologia, apresentando um novo estilo, mas sempre fiel ao espírito do Cinquecento.

Chegamos ao fim deste dia, mas há, obviamente, muito mais para ver e experimentar, não só na capital, como em todas os recantos do nosso país. Pegue naquela lista que fez enquanto não podia sair de casa, e comece a realizar todos os seus desejos colocados em espera!

Saiba mais em
https://observador.pt/seccao/observador-lab/na-melhor-volta-da-vida/