830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Neurociência

Atualidade

“Se eu faço tudo bem, porque é que fui eu?”

Aos 31 anos, grávida de cinco meses, Mariana Cardoso teve um AVC. Recuperou das sequelas físicas, mas o medo de passar pelo mesmo condicionou algumas escolhas. Nomeadamente a de ter outro filho.
Comportamento

Para onde é que estás a olhar?

Estamos assoberbados por imagens. No tempo da economia da atenção, é isto que todas as marcas do mundo disputam: o tempo do nosso olhar.
Saúde

O cérebro que não sabia a importância do intestino

Sabia que o intestino é considerado o nosso 2.º cérebro? Descubra tudo sobre a relação destes dois órgãos num projeto do Observador, com o apoio de Matinal.
Saúde

Cérebro humano está a ficar maior

Revelação consta de estudo da University of California Davis Health e investigadores acreditam que aumento pode reduzir potencialmente o risco global de demências relacionadas com a idade.
Arterial

Via Verde AVC. Os minutos que salvam o cérebro

O Hospital de Santo António, no Porto, é um dos 34 em Portugal preparados para socorrer AVC com equipas rápidas, equipamento especializado e rotinas ensaiadas. Tudo começa com a chamada para o 112.
Neurociência

Homem paralisado joga xadrez através do pensamento

O implante controla o cursor ou teclado de um computador utilizando apenas pensamentos. Musk afirma que um dia o implante permitirá "que as pessoas voltem a andar e a utilizar os braços normalmente".
Neurociência

UC lidera projeto de regeneração do cérebro

O projeto Regenerar tem o objetivo de regenerar neurónios em doentes com opções terapêuticas limitadas. A investigação pode vir a melhorar o tratamento do AVC ou doenças neurodegenerativas.
Saúde Mental

Universidade e hospitais cooperam em neuroimagem

Universidade de Coimbra e hospitais assinaram protocolo de colaboração para investigação em neuroimagem. Tratamento com neuroestimulação prevê abranger cerca de 100 doentes por ano.
Neurociência

Cérebros de homens e mulheres são diferentes

É o fim de uma controvérsia de longa data entre os cientistas: os cérebros dos homens e das mulheres funcionam de maneira diferente, concluiu um estudo com ajuda de Inteligência Artificial.
Arterial

AVC e enfartes: Observador lança novo projeto 

A partir de 18 de março, o Observador terá uma secção totalmente dedicada às doenças cérebro-cardiovasculares. Com entrevistas, reportagens, explicadores, podcasts, vídeos, opinião e muito mais.
Ciência

Champalimaud em estudo europeu sobre psicadélicos

Juntamente com outros centros clínicos, a Fundação Champalimaud tratará mais de cem doentes, no seu caso com “perturbações do movimento em fase avançada, incluindo síndromes parkinsonianos atípicos”.
Neurociência

Espanto diminui à medida que cérebro se desenvolve

A capacidade de ser surpreendido é menor num cérebro mais desenvolvido. Embora alguns factos possam chamar a atenção, não provocam uma reação inesperada como na infância, segundo um estudo.
Iniciativas Observador

Aula prática. Cancro do cérebro, cancro no cérebro

Diana Matias e Miguel Castanho trabalham em diferentes formas de combater o cancro – e em diferentes tumores. Mas com o mesmo alvo, o cérebro, o órgão onde a doença se formou ou para onde evoluiu.
Neurociência

Nova descoberta sobre pessoas com surdez congénita

Cientistas da Universidade de Coimbra revelaram a forma como a informação visual chega ao córtex auditivo, o que pode ajudar no desenvolvimento de implantes cocleares para pessoas com surdez.
Universidade de Coimbra

UC: estudo ajuda a perceber estratégias do cérebro

Investigação liderada pela Universidade de Coimbra permitiu descobrir como se organiza a informação no cérebro: as pessoas quando pensam em objetos têm o espaço mental organizado em dimensões.
Neurociência

Aquel@s que passam por menopausa

Ainda vivemos em corpos determinados biologicamente e o máximo que podemos fazer é tentar dominar o elefante-que-tudo-quer pois viver em sociedade requer bom-senso, realismo e respeito face aos outros
Ciência

Champalimaud: 50 milhões para cancro pâncreas

A Champalimaud recebeu do Grupo Würth e da Fundação Würth 50 milhões de euros para estudar cancro do pâncreas, que "continua a ser um dos mais mortais e, ao mesmo tempo, um dos menos investigados".
Inovação

Parkinson. Implante melhora mobilidade de doente

Os elétrodos estimulam a medula espinal e, por sua vez, os músculos de forma a que o doente não perca o equilíbrio e ande tão normalmente quanto possível. Ainda só foi testado em uma pessoa.
Ciência

Imaginação. Descoberta evidência em animais

Um grupo de investigadores norte-americanos desenvolveu um sistema para medir a atividade neuronal de ratos. A descoberta permite medir a atividade elétrica do hipocampo e sondar os seus pensamentos.
Iniciativas Observador

A comunicação entre neurónios e vasos sanguíneos

Na Universidade de Coimbra, Vanessa Coelho-Santos estuda o desenvolvimento do sistema neurovascular. Objetivo: detetar mais cedo lesões provocadas aos bebés pela falta de oxigénio no momento do parto.
Neurociência

Atlas de células cerebrais permite criar curas

Novo estudo "é o início de uma nova era de análise cerebral", abrindo oportunidades para estudar como mutações causam doenças neurológicas e compreender como o cérebro se "desenvolve e envelhece".
Iniciativas Observador

Que ondas cerebrais são estas?

O cérebro emite misteriosos padrões de atividade que estão alterados em doentes com doenças neurológicas ou psiquiátricas. Na Universidade do Minho, Joana Cabral tenta conhecer melhor estes sinais.
Evolução

Seres minúsculos explicam a evolução de neurónios

Há células nos placozoários que têm um processo de formação e diferenciação semelhante aos neurónios, mas, ainda mais interessante, conseguem enviar mensagens. Serão estas os ancestrais dos neurónios?
Iniciativas Observador

Uma nanopartícula contra um tumor cerebral?

No Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, Diana Matias está a desenvolver nanopartículas capazes de lutar contra um dos mais temíveis cancros do cérebro.
Neurociência

Teoria explica relação entre cognição e assimetria

Investigador espanhol Luis Seoane "demonstra matematicamente" que a evolução das funções cognitivas avançadas é um ingrediente chave que pode quebrar a bilateralidade cerebral.
Alzheimer

Nova célula pode ajudar a estudar o Alzheimer

Novo estudo revela a existência de uma nova célula, que pode ajudar a explicar o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e a localizar "potenciais alvos terapêuticos".
Neurociência

Pink Floyd recriados a partir de ondas cerebrais

A música é um clássico de 1979 e era do agrado dos indivíduos sujeitos à experiência. Se os computadores aprenderem a melodia das palavras faladas podem recriar uma linguagem mais natural.
Doenças Cardiovasculares

Risco de hemorragia cerebral com toma de aspirina

Para quem tem mais de 70 anos e nunca teve problemas cardíacos ou cardiovasculares, tomar aspirina poderá trazer mais riscos do que benefícios de acordo com um ensaio clínico com 19.114 pessoas.
Neurociência

Ninguém tem de viver com dor de cabeça

No Dia Mundial do Cérebro é importante falar de uma doença muito comum e com um grande impacto na qualidade de vida: a enxaqueca, sendo que há tratamentos inovadores que podem fazer toda a diferença.
Neurociência

Cientistas descobrem "relógio interno" do cérebro

Estudo do Laboratório de Aprendizagem da Champalimaud Research descobriram um "relógio interno" do cérebro que pode ajudar a combater doenças como a Parkinson e Huntington.
MIT

Nova tecnologia controla ligação cérebro-intestino

Os investigadores mostraram que podem controlar circuitos neurológicos que ligam o intestino e o cérebro, induzindo assim sentimentos de saciedade ou comportamentos de procura de recompensa.
Neurociência

Cientistas demitem-se de revista "gananciosa"

Mais de 40 cientistas demitiram-se do conselho editorial da revista Neuroimage depois de esta se ter recusado a baixar os valores cobrados por cada artigo: "Tornaram-se demasiado gananciosos".
Ciência

Cérebro avalia várias estratégias ao mesmo tempo

Estudo conduzido pela Fundação Champalimaud indica que o cérebro é capaz de calcular várias estratégias alternativas de decisão em simultâneo, em vez de se comprometer apenas com uma.
Neurociência

Estudo revela avanço no diagnóstico de Parkinson

Parkinson pode ser amplamente identificada ao testar a presença elevada da proteína alfa-sinucleína no líquido que banha o cérebro. A doença é uma das principais patologias que afetam o órgão.
Saúde

Ingestão de sal e o AVC: uma relação perigosa

Um adulto em cada quatro que tem uma pressão arterial elevada e dois milhões de pessoas morrem todos os anos em resultado do consumo de demasiado sal.
caderno de apontamentos

Três ciências para saber como se aprende?

Já é tempo de perceber que o trabalho das equipas multidisciplinares não deve ficar só no papel e de que existe uma prevalência de mitos resultantes de uma profunda desatualização científica.
Neurociência

Cientistas completam mapa cerebral de inseto

Cientistas foram capazes de completar o primeiro mapa cerebral de um inseto, uma larva de mosca do vinagre. A descoberta foi considerada um avanço histórico para a neurociêcia.
Iniciativas Observador

Neurotecnologia para tratar doenças cerebrais

No i3S, no Porto, Paulo Aguiar desenvolve um nanodispositivo elétrico cerebral para responder, em tempo real, às falhas de atividade dos neurónios. A epilepsia é o primeiro modelo-teste do NeuroSpark.
Neurociência

Investigadora da Champalimaud recebe prémio

Ana Filipa Cardoso vence prémio Eppendorf & Science Prize -- Neurobiologia, que atribui anualmente 25,3 mil euros a jovens cientistas que contribuem para a compreensão do cérebro.
Neurociência

UC estuda traumatismos cranioencefálicos

A equipa de investigadores da Universidade de Coimbra quer identificar terapias mais eficazes para "tratar os efeitos secundários do trauma" e como prevenir essas consequências.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas