247kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Neurociência

Neurociência

Principal teoria para Alzheimer é como "exorcismo" /premium

128
Descendente de Afonso Henriques, filho de açorianos, passou a infância a caçar animais e a estudar os seus crânios. Agora, George Perry é dos maiores investigadores do Alzheimer. E rema contra a maré.
Resposta Pronta

AVC. "Alguns doentes protelaram ida ao hospital"

No Dia Nacional do Doente com AVC, Pedro Castro, Neurologista no Centro de Neurociências do Hospital CUF Porto, sublinha a importância de diagnóstico e tratamento precoces: "A chave está no tempo".
Projetos Observador

A dança do sistema imunitário e do sistema nervoso

A neuroimunologia estuda as ligações entre dois importantes sistemas do nosso organismo. Na Fundação Champalimaud, Henrique Veiga-Fernandes tenta “escutar as conversas” entre neurónios e linfócitos.
Projetos Observador

Os neurónios das coisas boas e das coisas más

Como é que o cérebro reage perante um estímulo positivo? E se for negativo? Como é que o prazer e a aversão são codificados pelos neurónios? A cientista Ana João Rodrigues está a tentar descobrir.
Projetos Observador

Ela quer ajudar a parar a esclerose múltipla

2433
Cerca de oito mil pessoas sofrem de esclerose múltipla em Portugal. Na Universidade do Minho, a cientista Ana Falcão está a trabalhar para desenvolver novas terapêuticas que ajudem a travar a doença.
Projetos Observador

Esquizofrenia e autismo: onde falha o cérebro?

285
É uma incógnita da neurociência: como percebemos o mundo? Como funcionam as conexões neurais da percepção sensorial? Na Fundação Champalimaud, Leopoldo Petreanu tenta responder a estas questões.
Projetos Observador

Um café para descobrir onde se oculta a depressão

416
No Centro de Neurociências e Biologia Celular, em Coimbra, Rodrigo Cunha estuda há anos os benefícios da cafeína. Agora tenta usá-la para descobrir os circuitos neuronais onde se esconde a depressão.
Projetos Observador

Novas terapias para a epilepsia e doenças mentais

1416
A investigadora Ana Luísa Carvalho descobriu uma nova função para uma proteína que pode ajudar a controlar a epilepsia e doenças neuropsiquiátricas – e quer aplicá-la em terapias inovadoras.
Projetos Observador

Nanodiamantes para detetar a Doença de Parkinson

163
A partir de Braga, a investigadora alemã Jana Nieder está a desenvolver uma tecnologia que utiliza nanosensores de diamantes para diagnosticar a Doença de Parkinson mais cedo.
Projetos Observador

Como o cérebro distingue o que é bom e o que é mau

182
Na Escola de Medicina da Universidade do Minho, a investigadora Ana João Rodrigues quer desvendar os mecanismos que levam os neurónios a codificar o prazer e aversão.
Projetos Observador

O que é que um neurónio diz a um linfócito?

362
Não sabemos ainda, mas Henrique Veiga-Fernandes, um dos pioneiros no estudo do sistema neuroimune, está a investigar a forma como os sistemas imunitário e nervoso comunicam numa infeção respiratória.
Convidado Extra

Os cérebros dos homens e das mulheres são iguais?

Usamos só 10% do cérebro? O Sudoku atrasa a demência? Alexandre Castro Caldas, catedrático de Neurologia, e Joana Rato, neuropsicóloga e investigadora, desmontam os mais famosos "Neuromitos".
Wearables

"Fitbit no crânio". Musk mostra implante neural /premium

563
Nem o atraso de 40 minutos demoveu 100 mil pessoas de ver a novidade: com "três porquinhos", Elon Musk mostrou um implante neural. E faz apelo para lhe enviarem curriculos para o ajudarem a construir.
Elon Musk

Musk promete mostrar protótipo de implante neural

247
Objetivo: "colocar elétrodos no cérebro humano". A Neuralink, o projeto de Elon Musk, vai revelar a 28 de agosto a primeira versão de um wearable para falarmos de forma mais "simbiótica" com máquinas.
Saúde

Epilepsia para além das crises

Hoje, dia 22 de Julho, Dia Mundial do Cérebro, é importante lembrar que ser epiléptico não é uma tragédia. É uma doença que tem de ser assumida, levada a sério. Pode e deve manter as suas consultas.
Elon Musk

Musk: novidade sobre implantes neurais em agosto

347
O multimilionário e inventor Elon Musk afirmou no Twitter que vai divulgar a 28 de agosto os progressos que a Neuralink, a sua empresa que quer ligar cérebros a computadores, tem feito.
Empresas

Liderar com o cérebro em mente: 8 dicas urgentes

Devemos agir no sentido de criar, nos círculos pessoal e profissional, um ambiente seguro para expor o nosso problema. Para que doença mental deixe de estar associada à incompetência profissional.
Neurociência

Solidão altera forma como cérebro representa laços

229
Quando pensam em si, os mais solitários mostram um padrão de atividade cerebral que é mais diferente do de quando pensam nos outros, concluíram duas investigadoras norte-americanas.
Neurociência

Lítio reverte malefícios de radiação no cérebro

664
Lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro e melhorar capacidade de memória e aprendizagem, dizem cientistas. Descoberta poderá beneficiar crianças que foram sujeitas a radioterapia.
Neurociência

Relógio biológico avariado pode causar obesidade

729
O grande relógio biológico no cérebro controla os restantes relógios nas células, incluindo nas do sistema imunitário. Se ficarem descoordenadas, deixam de cumprir funções essenciais no intestino.
Neurociência

Mini-cérebros com ondas parecidas às de prematuro

Cérebros com meio centímetro de diâmetro feitos em laboratório emitiam tantos sinais quanto os de um bebé prematuro com seis meses de idade. Só não eram pensantes nem conscientes.
Neurociência

PHDA: quando a ignorância faz vítimas inocentes

3539
Pela ética e pela saúde das nossas crianças e suas famílias temos de combater a ignorância de terceiros que fogem quando a floresta arde, deixando para trás as vítimas inocentes.
Neurociência

Porque não resistimos aos 7 pecados mortais? /premium

264
Os 7 pecados são, na verdade, 7 comportamentos humanos. Bem usados, trazem vantagens — o problema está nos extremos. Jack Lewis, neurobiólogo e ateu, analisou-os e explica porque não lhes resistimos.
Neurociência

A necessidade de acreditar e a morte da Ciência

473
A necessidade de acreditar é fundamental. Mas acreditar nos peritos, na ciência, aprender a ter opinião dá muito trabalho. Acreditar em algo simplista ou sem nexo não dá trabalho, tal como o populismo
Elon Musk

Musk quer dinheiro para ligar cérebro e computador

O empresário já angariou 39 milhões de dólares dos 51 milhões de que precisa para financiar a startup Neuralink. Quer ligar cérebros humanos a computadores, mas pouco se sabe sobre como vai funcionar.
Neurociência

Como uma pancada na cabeça o transformou num génio

620
Não experimente em casa, mas descubra como um homem que só pensava em festas se tornou num génio da matemática capaz de ver fórmulas em tudo o que o rodeia.
Ciência

Electricidade para reverter a perda de memória

310
O grupo de voluntários mais velho aproximou-se do mais jovem e recuperou algumas das funções que o cérebro vai deixando de ter com a idade. Apesar dos resultados, os especialistas pedem mais testes.
Psiquiatria

Pode o antidepressivo sertralina provocar a morte?

1348
Morreram dois doentes britânicos que tomavam sertralina. Não foi possível fazer a associação entre a morte e o medicamento, mas terão os doentes que fazem esta medicação razão para se preocuparem?
Fundação Calouste Gulbenkian

Uma exposição para mostrar como funciona o cérebro /premium

3107
"Cérebro: mais vasto que o Céu" abre a 16 de março. O Observador já viu a nova exposição multimédia da Gulbenkian. No mesmo espaço há robôs artistas, música neural e dados científicos.
Demência

Música, dança e museus. As novas receitas médicas /premium

5275
A experiência mostra os benefícios — até físicos — para doentes com demências ou sobreviventes de AVC. No Reino Unido já é um programa nacional, mas Portugal ainda estará longe de o conseguir fazer.
ADSE

Champalimaud admite doentes com cancro da ADSE

1447
A presidente da Fundação Champalimaud explica que é "perfeitamente normal" o relacionamento que a instituição mantém com a ADSE. No ano passado, a Fundação recebeu cerca de oito mil doentes da ADSE.
Neurociência

Neurociência. Novo sistema traduz sinas do cérebro

284
Esta tecnologia pode abrir caminho para novas formas de comunicação direta entre os computadores e o cérebro, e ajudar pessoas que não podem falar a recuperarem a capacidade de comunicação.
Neurociência

E se matar neurónios não for assim tão mau?

497
Uma equipa de investigadores do Centro Champalimaud colocou a hipótese de que se o organismo eliminar as células danificadas, isso pode ajudar um órgão a recuperar, mesmo o cérebro com Alzheimer.
Corrupção

Crime. E se alguém manipular o seu cérebro?

140
Com o avanço tecnológico, o acesso à atividade cerebral é cada vez mais comum. Investigadores propõem uma espécie de lei de proteção de dados para que o que sabemos e pensamos não seja arma de crime.
Ciência

Sim, a Bial também estuda a telepatia com cães  /premium

198
Surgem na lista de financiamentos, entre estudos sobre os neurónios, o envelhecimento do cérebro ou o funcionamento das hormonas. A Bial não estranha. Diz que a ciência tem de olhar para o paranormal.
Neurociência

Investigador português recebe 1,3 milhões de euros

137
Henrique Veiga-Fernandes, do Centro Champalimaud, conquistou um prémio de 1,3 milhões de euros criado pelo co-fundador da Microsoft Paul Allen.
Neurociência

Cientistas descobrem mais funções do cerebelo

130
Neurocientistas sugerem num estudo divulgado que o cerebelo, uma região do cérebro associada ao movimento, também é responsável pela atenção, pelo pensamento e pela tomada de decisão.
Neurociência

A imagem que desafia o cérebro: o que vê aqui?

565
Alice Proverbio, neurocientista e psicóloga na Universidade Milano-Bicocca, em Itália, testa os cibernautas com uma nova ilusão ótica. Veja a imagem e descubra que efeito tem sobre si.
Neurociência

A ilusão que leva o cérebro a "viajar no tempo"

Há uma nova ilusão ótica e auditiva que mostra como o cérebro consegue "viajar no tempo" para arrumar ideias e construir memórias. Experiência foi criada por cientistas da Caltech. Experimente-a aqui.
Doenças

O senhor Ibrahim, o Miguel, nós e os outros /premium

590
A vida pára para as vítimas de Traumatismo Crânio Encefálico, e a tragédia maior é que também pára as vidas de famílias e cuidadores, pois até a forma de amar e se relacionarem muda irremediavelmente.
Neurociência

Como é que o cérebro decide perante o perigo?

Através de um conjunto de moscas-do-vinagre, uma equipa de investigadores, incluindo portugueses analisou de que forma é que estes animais reagem ao perigo e como decidem o que fazer.
Neurociência

Cérebro de rapaz normal após remoção de pedaço

Um rapaz com seis anos foi submetido a uma cirurgia para tratar epilepsia. Perdeu um terço do hemisfério direito do cérebro. Mas o órgão continuou a funcionar com normalidade.
Ciência

"la Caixa" financia primeiros projectos de ciência

175
Os primeiros oito projetos investigação e desenvolvimento selecionados no âmbito da “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b” váo receber cinco milhões de euros.
Alzheimer

Identificada proteína que protege do Alzheimer

3984
Quando a proteína S100B interage com a proteína beta-amilóide atrasa a formação de placas senis, que levam à demência. Descoberta é de equipa internacional liderada por investigador português.
Neurociência

A serotonina pode ajudar a aprender mais depressa?

306
Sim, pelo menos nos ratos de laboratório que foram levados a produzir mais serotonina no cérebro. Se pode acontecer também em quem toma antidepressivos é a esperança dos investigadores.
Genética

Encontrados mil novos genes ligados à inteligência

176
O mais de mil genes relacionados com a inteligência e os quase 600 genes relacionados com o neuroticismo podem ajudar a perceber o aparecimento de distúrbios neurológicos e psiquiátricos.
Neurologia

A enxaqueca é muito mais do que uma dor de cabeça /premium

3102
Há quem tenha de se isolar num quarto escuro e silencioso para vencer a dor, mas os sintomas debilitantes podem começar dois dias antes da dor e prolongar-se muito tempo depois.
Neurociência

Os dilemas de um cérebro à busca de emoções

301
Assistimos à ascensão de um público ignorante e poderoso. A desinformação toma cada vez mais o lugar do conhecimento. O resultado deste lixo idiotizante está à vista de todos.
Neurociência

Resolver problemas de sono na doença de Parkinson

112
Os problemas motores são mais visíveis, mas quase todos os doentes com Parkinson sofrem de distúrbios de sono. Resolver estes problemas melhoraria a qualidade de vida dos doentes.
Ciência

60 mil euros para cancro, obesidade e tuberculose

157
Os prémios Jansen atribuídos na área da saúde distinguiram este ano investigação na área da imunoterapia, neurociências e infecciologia. Três prémios num total de 60 mil euros.
Neurociência

Aprende melhor quem corre mais? Entre ratos, sim

194
O estímulo locomotor parece ajudar a aprendizagem que se processa no cerebelo dos ratos de laboratório. Fica no ar a possibilidade de no cerebelo humano também ser assim.
Neurociência

Da união do Neuro com a Ética nasce a Bioética 4.0

Hoje, a neuroética, já adulta, não é apenas a "ética das neurociências", mas também a "neurociência da ética": as neurociências podem iluminar o que sucede no cérebro quando enfrentamos dilemas éticos
Observador Lab

A neurociência ao serviço do consumidor

“Enquanto criativo não posso criar coisas para as pessoas sem saber como funcionam”, foi com esta premissa que o Francisco voltou a estudar, desta vez uma pós graduação em Neurociência.
Neurociência

Picos de dopamina para nos pôr a mexer

Precisamos de picos de dopamina para iniciarmos um movimento e não de níveis constantes no cérebro. A conclusão é de uma equipa de investigadores da Fundação Champalimaud e foi publicada na Nature.
Estudo Científico

Anestesia geral afeta comunicação entre neurónios

234
O investigador Bruno van Swinderen afirmou que o "mecanismo agora descoberto"pode levar a perceber "o que leva a anestesia geral a ser por vezes problemática para pessoas muito novas ou muito velhas."
NOVA SBE: Management Hot Topics

Para onde vai o tempo? Ou 365 bons novos dias

244
A perceção do tempo pode ser influenciável, não sei se gerível. A agenda e as prioridades, essas sim, podem geríveis num tempo incompressível ou inextensível: o tempo é o tempo. Sempre, sempre o mesmo
Neurologia

Droga em teste abranda a doença de Huntington

O fármaco em ensaios clínicos mostrou ser capaz de diminuir a quantidade proteínas tóxicas no cérebro que causam a doença. Falta saber que impacto terá na progressão da doença.
Conselho Europeu de Investigação

Quem são os cientistas dos 16 milhões?

132
Oito investigadores a trabalhar em Portugal, entre os 329 seleccionados, vão receber 16 milhões de euros em bolsas do Conselho Europeu de Investigação. Conheça-os aqui.
Neurologia

Que imagem têm os transexuais do próprio corpo?

136
Sexo e género são conceitos diferentes. Se para muitas pessoas, são dois aspetos coincidentes, para outras não há concordância. O que acontece no cérebro destas pessoas?
Neurociência

Fundação Champalimaud vai estudar cérebros

510
Vinte e um laboratórios de neurociências vão trabalhar em rede para estudar como o cérebro controla a aprendizagem e a tomada de decisões. A Fundação Champalimaud participa na iniciativa.
Neurociência

3 ilusões óticas que desvendam fraqueza do cérebro

229
Acha mesmo que pode confiar no seu cérebro? Estas 3 ilusões óticas desvendam as fraquezas daquela que é uma das máquinas mais poderosas do mundo: a nossa mente. E explica-nos alguns dos seus segredos.
Estudo Científico

Puzzles ajudam a melhorar funções cerebrais

À medida que o ser humano envelhece, há um maior risco de se desenvolver deficiências em áreas relacionadas com a função cognitiva, mas existem formas de tentar combater esse ritmo de envelhecimento.
Neurociência

Os homens e as mulheres têm cérebros diferentes?

169
Por que é que há pessoas que se lembram dos seus sonhos e outras não? Em que pensamos quando não estamos a pensar em nada? São 7 perguntas e respostas sobre o funcionamento do nosso cérebro.
Literatura Infantil

O cérebro trocado por miúdos da Planeta Tangerina

611
Três anos depois do guia para descobrir a natureza chamado "Lá Fora", a Planeta Tangerina lança "Cá Dentro", para descobrir o cérebro. Uma obra para maiores de 10 que de cinzenta só tem a massa.
Neurociência

Homens, mulheres e a infinita guerra do cérebro

3155
O cérebro do homem pode até ser maior do que o das mulheres. Mas um novo estudo vem demonstrar que a mulher tem algumas zonas da inteligência mais desenvolvidas.
Neurociência

O implante que fez um tetraplégico mexer os braços

193
Uma tecnologia implantada no cérebro permitiu a um homem tetraplégico há oito anos voltar a mexer as mãos e os braços através do pensamento. Inovação abre portas a novos tratamentos para a paralisia.
Futebol

"Amor tribal". É o que sente um adepto de futebol

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Coimbra mostrou, pelas respostas cerebrais analisadas, que é o 'amor tribal' que classifica a paixão sentida pelos adeptos do futebol.
Família

Como perceber e estimular o cérebro do seu filho

658
"Bebés Brilhantes" é um novo livro que pretende mostrar como estimular a inteligência antes dos 3 anos. Esta é a pré-publicação do capítulo "A verdade do cérebro: 5 dicas que os pais devem conhecer".
Doenças

A nova arma contra a anorexia: choques elétricos

Um novo estudo fala sobre os benefícios da estimulação cerebral para a melhoria dos sintomas da anorexia e, inclusive, para a prevenção de possíveis recaídas neste transtorno alimentar.
Estudo Científico

Música dá tanto prazer como sexo e drogas

As sensações de prazer dadas pelo sexo, pelas drogas ou pela comida são reguladas pelas mesmas substâncias químicas que intervêm quando se ouve música, segundo um estudo.
Neurociência

Mulher ferida por raio ajuda a estudar sinestesia

113
Uma mulher perdeu a sinestesia quando foi atingida por um raio. Logo a seguir, o problema voltou. O seu cérebro está a ser estudado para entender o que leva pessoas a cheirar palavras ou tocar sons.
Maternidade

A gravidez muda o cérebro da mãe. E até se vê como

1172
A chegada de um filho muda para sempre a vida e a rotina de um casal. Mas há mais. Um estudo agora publicado mostra que não é só a vida em geral que muda. O cérebro de uma mãe sofre mesmo alterações.
Pais e Filhos

"As crianças têm direito a ter pais imperfeitos"

4048
Se quer controlar a birra dos seus filhos não perca a calma e lembre-se que a birra é um problema dele, não seu. Esta e mais umas quantas dicas do pai e neuropsicólogo Álvaro Bilbao.
Neurociência

Já pode navegar no mais completo mapa cerebral

Depois de estudar ao milímetro o cérebro de uma mulher morta de 34 anos, os cientistas norte-americanos divulgaram o mapa virtual do cérebro mais completo de sempre. Pode navegar nele online.
Neurociência

Colesterol: a arma secreta que protege a memória

730
Um novo estudo descobriu outra possível causa para a perda de memória e aponta o colesterol como solução. Cientistas espanhóis demonstram que pode evitar os sintomas da demência e de Alzheimer.
Neurociência

Afinal é mesmo o "João Pestana" que nos faz dormir

O nosso organismo está feito para dormirmos de noite e estarmos acordados durante o dia, mas não é o único mecanismo a controlar o sono. Quanto mais horas estivermos acordados, mais sono teremos.
Neurociência

Enjoa? O seu cérebro acha que foi envenenado

É muito comum o movimento provocar enjoos e um neurocientista diz ter percebido porquê. Segundo Dean Burnett a sensação de náusea surge porque o cérebro acredita que tem que vomitar uma toxina.
Neurociência

Cérebro dos mais gordos é 10 anos mais velho

145
Quanto maior for o IMC, mais acentuado o envelhecimento do cérebro. Esta diferença não se reflete, porém, na capacidade cognitiva, mas pode aumentar o risco de doenças ligadas ao envelhecimento.
Alzheimer

Alzheimer. Como é que afeta o cérebro?

333
Aceite o convite e entre nesta viagem ao cérebro (em inglês) para conhecer como é que a doença de Alzheimer ataca os neurónios. Um vídeo que pode ver em 360 graus.
Neurociência

Já há uma mapa para ligações distantes do cérebro

100
Um grupo de investigadores conseguiu pela primeira vez mapear a transmissão da atividade neural entre áreas cerebrais afastadas, concluindo que o cérebro processa a informação visual de forma diferente do que se pensava, anunciou a Fundação Champalimaud.
Neurociência

Podemos mudar o cérebro para sermos diferentes?

986
Durante muito tempo acreditámos que o nosso cérebro não podia mudar. Agora acreditamos que pode – se quisermos, muito. Mas será verdade? Will Storr separa os factos da ficção.
Neurociência

Cientistas descobriram como "ler pensamentos"?

Os cientistas descobriram as regiões do cérebro onde armazenamos as palavras e o seu significado. A investigação está no início mas poderá vir a levantar questões éticas importantes.
Sono

Porque é que só dormimos bem na nossa caminha?

956
Uma equipa de investigadores descobriu que quando dormimos noutra cama que não a nossa, o lado esquerdo do cérebro permanece ativo. E evita dormir profundamente como estratégia evolutiva.
Ciência

Porque nos esquecemos do que íamos dizer?

483
Os cientistas descobriram que o cérebro trava o fluxo do pensamento face a algo inesperado para nos ajudar a concentrar numa situação potencialmente perigosa.
Ciência

Descoberta. Como funciona o cérebro com LSD

108
É a primeira vez que os cientistas conseguem entender como funciona o cérebro sob efeito de uma das drogas mais poderosas do mundo. "É como ter descoberto o bosão de Higgs", dizem. Veja as imagens.
Neurociência

Identificado novo mecanismo dos neurónios falarem

992
Uma equipa de investigadores que inclui portugueses percebeu que o mecanismo que ajuda a eliminar proteínas defeituosas das células também pode regular a comunicação dos neurónios.
Transportes

Os mapas de metro mais confusos do mundo

233
O mapa do metropolitano de Nova Iorque é o mais complexo do mundo, afirma uma equipa de investigadores. Mas é a China que tem mais mapas confusos. Conheça os 15 mais complexos na fotogaleria.
Neurociência

"Dopar" o cérebro é inteligência ou batota?

270
Que limites aceitamos para o melhoramento cognitivo? Só aqueles que resultam do esforço ou o uso de substâncias também é admissível? Em vez de fugir do assunto, é importante discuti-lo em sociedade.
Neurologia

Tratamento devolve memória a doentes de Alzheimer?

3115
Um tratamento testado em ratos conseguiu devolver a memória à maior parte dos indivíduos da amostra. A técnica ainda não foi testada em humanos, mas pode representar um avanço na cura do Alzheimer.
Neurociência

Comer chocolate faz bem à inteligência? É possível

5737
Um estudo chegou à conclusão que o consumo de chocolate estará relacionado com melhores funções cognitivas cerebrais, como a memória visual e espacial, memória de trabalho ou o raciocínio abstrato.
Viral

Teste. A ilusão que vai atrapalhar o seu cérebro

148
Afinal, quais são as cores deste caso? Um vídeo no YouTube engana o cérebro de tal forma que vai conseguir ver uma imagem monocromática a cores. Experimenta e saiba porque é que isto acontece.
Albert Einstein

Mais de 60 anos a explorar o cérebro de um génio

Foi guardado numa caixa de bolachas, depois num Tupperware e só nos anos 80 é que chegou à Universidade de Princeton. O que tem o cérebro de Einstein que o seu não tem? A pergunta ainda paira no ar.
Neurociência

Crianças sem afeto têm cérebros mais pequenos

1463
O cérebro das crianças abandonadas perde massa cinzenta para sempre, comprometendo o seu futuro. Pais que pressionam demais os filhos também causam problemas. Charles Nelson, neurocientista, explica.
Neurociência

Divulgador do método Brazelton vem a Lisboa

1211
Joshua Sparrow, diretor do Brazelton Touchpoints Center, vem a Lisboa a 26 de janeiro no âmbito da conferência "Love Synapses". O método Brazelton tem ajudado muitos pais a perceber os seus bebés.
Natal

Porque é que não paramos de comer nesta quadra?

987
Começa com os jantares de Natal do trabalho, continua com os jantares em família e só acaba na festa de passagem de ano. Durante esta quadra as pessoas não conseguem parar de comer. Mas porquê?
Natal

De onde vem o espírito natalício?

A vontade de ver a casa enfeitada, o gosto em decorar o pinheiro, a correria para comprar os presentes de Natal. Não, não é tudo consumismo. Chama-se espírito natalício e tem a sua razão de ser.
Testes

Ilusão: que cores vê nestes comprimidos?

123
Depois do mistério do vestido com cores duvidosas, dois comprimidos cinzentos (?) estão a deixar os internautas com os olhos em bico. Experimente ver que cor vê.
Conferências

The Unknown. O mundo daqui a 100 anos

101
Dezenas de oradores reúnem esta sexta e sábado na Fundação Champalimaud para perceber como será o mundo daqui a um século. A conferência será transmitida em direto pelo Observador.
Ciência

Homens e mulheres são diferentes? No cérebro não

102
Um novo estudo indica que, em relação ao cérebro, não existem diferenças entre mulheres e homens. No fundo, há um mosaico geral para o órgão e esse não se altera consoante o género.
Drogas

Fumar canábis danifica a comunicação cerebral

537
Uma equipa de investigadores do King’s College London, liderada por um psiquiatra português, descobriu que fumar canábis de alta potência danifica uma zona essencial do cérebro humano.
Neurociência

Quase dois milhões de euros para estudar o cérebro

126
O Conselho Europeu de Investigação atribuiu uma bolsa de 1,8 milhões de euros a Noam Shemesh, investigador na Fundação Champalimaud, para desenvolver técnicas para estudar a função cerebral.
Neurociência

Qual a cor do vestido? A dúvida vem do cérebro

Em fevereiro um vestido tornou-se viral na internet: as pessoas viam cores diferentes na peça. Agora, uma equipa alemã percebeu porquê.
Neurociência

Sexo ou comida. O que eles querem primeiro?

147
O cérebro masculino pode ter neurónios específicos, que o feminino não tem, e que são até mais fortes do que os que controlam a necessidade de alimentação, acreditam alguns cientistas.
Neurociência

Consegue encontrar o bebé nesta imagem?

508
Olhe para a imagem inserida neste texto. Caso consiga encontrar um bebé, então pode ter mais propensão para desenvolver psicoses. Mas fique tranquilo: também pode dizer que é apenas mais criativo.
Ciência

A dependência digital prejudica a memória?

205
A questão é controversa: há estudos que sugerem que a dependência dos meios digitais prejudica a memória, mas há investigadores que refutam a ideia. Conheça os dois lados da questão.
Presidenciais 2016

Como fazer o tempo passar mais depressa?

Hoje o tempo é inimigo de candidatos e apoiantes. Como aguentar as horas até aos resultados? Falámos com um neurocientista e damos dicas de puzzles, filmes e alguns truques para enganar o cérebro.
Ciência

A gravidez aumenta o apetite por sal... nas moscas

As moscas da fruta partilham o desejo por sal na gravidez, tal como acontece com vários mamíferos. Os investigadores querem explicar o que acontece no cérebro nesta situação.
Neurociência

Mapear o cérebro "será como um novo humanismo"

Rafael Yuste, um dos criadores do projeto BRAIN, lançado por Barack Obama, defende que esta investigação faz mais do que salvar vidas. Entender como pensamos pode levar à inteligência artificial.
Neurociência

Projeto Kilimanjaro recebe Prémio Champalimaud

299
O Prémio António Champalimaud de Visão 2015 foi atribuído ao Projeto Kilimanjaro, que reúne três organizações de combate à pobreza e à cegueira no continente africano.
Biologia

Cérebro humano (quase) completo criado em laboratório

162
Um cérebro com 99% da informação genética humana foi criado em laboratório. É o modelo aproximado mais completo alguma vez criado. O objetivo é ajudar na investigação de doenças neurológicas.
Neurociência

Qual destes rostos lhe parece mais feliz?

301
Este teste de personalidade foi construído por um psicólogo japonês que queria entender como é que as pessoas analisam as emoções alheias. E agora voltou a correr pela internet.
Sono

Dormir pouco é "tão mau para a saúde quanto fumar"

5116
Neurocientista de Oxford não gosta de ouvir ninguém gabar-se de que dorme poucas horas. Dormir pouco ou fora de horas envelhece e aumenta o risco de várias doenças graves. E é risco para a sociedade.
Psicologia

8 perguntas para saber se o seu cérebro é feliz

702
Ter um cérebro feliz melhora a sua capacidade de trabalho e vai fazer com que consiga estar mais atento. Mas será que a sua cabeça precisa de mais otimismo? Descubra aqui e veja o vídeo.
Fome

Porque é que fica mal-humorado quando tem fome?

1762
Gabriel o Pensador já cantava: “cara feia… pra mim é fome, e cara alegre é a cara de quem come”. E o cantor brasileiro não podia estar mais perto da verdade.
Mulher

As mulheres podem ter orgasmos enquanto dormem?

511
Quando se fala de orgasmos durante o sono, a conversa recai sempre sobre os homens. Mas a verdade é que as mulheres também vivem essa experiência.
Neurociência

Teste: como está a sua memória?

1623
Chama-se Método de Loci e desvenda em que condições está a sua memória. Descubra se tem uma mente fora de série... para o bem ou para o mal.
Literatura

Cinco bons (e atraentes) motivos para ler um livro

2357
Ler torna-nos mais compreensivos, mais inteligentes, mais descontraídos. E pode mesmo trazer vantagens na atração sexual. Precisa de mais motivos?
Neurologia

O cérebro não dorme. Mas porquê?

312
Do sono leve até ao mais profundo, passando pelos sonhos. O cérebro ainda esconde grandes mistérios sobre a forma como dormimos. Mas já se levantou parte da cortina.
Psicologia

A ilusão que confunde o cérebro durante três meses

348
O efeito McCollough é a nova ilusão de ótica que está a pôr os olhos dos internautas em bico. E o fenómeno pode durar até três meses. Experimente e entenda porquê.
Neurociência

Não consegue fazer dieta? A culpa é do cérebro

1160
Os cientistas descobriram uma maneira de controlar o apetite e a fome sem fazer dieta. O segredo está guardado no cérebro. Mas por que é tão difícil fazer uma dieta?
Dinheiro

Más decisões económicas? A culpa pode ser da mente

Neurónios, emoções e hormonas. Na hora de tomar decisões relacionadas com dinheiro, as pessoas pode ser mais irracionais do que racionais. Apesar de acharem que estão a jogar pelo seguro.
Ciência

5 quebra-cabeças que testam o raciocínio lógico

506
Não resistiu ao quebra-cabeças matemático que correu as redes sociais esta semana? Aproveite para continuar a treinar o seu raciocínio lógico. E pelo caminho descubra como é que ele funciona.
Neurociência

Alzheimer: causa pode ser a falta de um nutriente

710
Há um processo descontrolado no cérebro - leva à degradação de uma molécula importante -, que pode ser responsável pelo aparecimento de Alzheimer, segundo uma equipa da Universidade de Duke.
Futuro

Transplante de cabeça já tem primeiro voluntário

159
Em fevereiro um cirurgião italiano disse que em 2017 vai ser possível executar um transplante de cabeça. A semana passada foi apresentado o primeiro voluntário.
Bioética

Alterar o cérebro: há limites?

António Jácomo não quer vender banha da cobra. O mais importante para o especialista em bioética é estar atento à investigação desenvolvida e ser capaz de falar a mesma linguagem dos cientistas.
Ciência

Cérebro humano é uma "Internet em miniatura"

142
Um novo estudo sugere que o cérebro é uma "Internet em miniatura", com redes locais que se ligam umas às outras.
Neurociência

O que Alice e a neurologia têm em comum?

736
No conto de Lewis Carroll, que celebra 150 anos, são levantadas muitas questões científicas que inquietam os profissionais da neurologia e da psicologia ainda hoje. Conheça algumas delas.
Ciência

São assim os cérebros autistas, vistos em 3D

2137
Uma equipa multinacional de investigadores criou um modelo tridimensional que identifica 20 regiões que são as principais responsáveis pelos sintomas associados ao autismo.
Neurociência

Falta de memória nos homens? A culpa é da educação

103
Com uma educação que continua a ser tendencialmente sexista, o cérebro de meninos e meninas desenvolve-se de maneiras diferentes, dando a cada sexo competências distintas.
Comportamento

O cérebro masculino escolhe sexo em vez de comida

2123
Os machos são capazes de ignorar a fome e ir à procura de um par. Um estudo de uma universidade americana comprovou que entre um prato de comida e uma parceira, eles correm atrás da parceira.
Livros

Treinar o cérebro para vencer maus hábitos

661
Identificar o problema, decidir a melhor forma de o eliminar, treinar, treinar, treinar e festejar os resultados. Só precisa de exercitar o cérebro para fazer o melhor por si.
Mundo

Depois de 27 balas, pedalar 90 km. Para ajudar

Mike Day, antigo fuzileiro norte-americano, decidiu participar num prova de triatlo para angariar fundos para um centro de tratamento de lesões cerebrais onde fez a própria reabilitação.
Neurociência

A droga do desejo, da justiça social e do Parkinson

Dopamina é um neurotransmissor que compele a procurar por uma recompensa. Uma droga baseada nessa hormona pode tornar-nos mais justos. E ajuda no tratamento de doenças como autismo ou Parkinson.
Estudo Científico

Usar o telemóvel pode torná-lo mais inteligente

Estudo conclui que novos modelos de telemóveis estimulam positivamente o córtex cerebral. Constante uso dos dedos é o responsável.
Coimbra

Hospital de Coimbra quer liderar estudo sobre cérebro de pessoas violentas

382
Em pareceria com o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde, a CHUC quer estudar a estrutura neurológica de pessoas com comportamentos violentos.
Viral

Como a visão e o cérebro nos pregam partidas

410
Depois do fenómeno viral do vestido que ora era branco e dourado, ora era azul e preto, escolhemos mais umas quantas ilusões de ótica para testar o seu cérebro. Aceita o desafio?
Futuro

Transplante de corpo inteiro num futuro próximo?

130
Um cirurgião italiano afirma que daqui a dois anos será possível realizar um transplante de corpo inteiro. A comunidade científica levanta muitas questões técnicas, mas também éticas.
Neurociência

Lanches noturnos perturbam o relógio biológico

Além de poderem causar obesidade e diabetes, os lanches noturnos podem perturbar o relógio biológico do organismo comprometendo certas atividades, como aprendizagem, memória e sono.
Neurociência

As carícias sabem bem... mas nem sempre

112
O cérebro é que manda. Felizmente também é ele que comanda as emoções. Esfregue as mãos e prepare-se para o carinho perfeito.
Neurociência

A atração sexual é culpa das hormonas?

261
Nos humanos, a atração sexual é influenciada por fatores físicos e sociais, mas estudar o que acontece com os ratos ajuda a perceber como as hormonas femininas condicionam a escolha de parceiros.
Explica-me

Cócegas a nós próprios

Consegue fazer cócegas a si próprio? Descubra porquê.
Explica-me

Bocejar para quê?

Será que o tema do vídeo vai ser tão contagioso como dizem?
Neurociência

Como tornar ratos de laboratório mais pacientes?

Normalmente associada à recompensa, o papel da serotonina ainda levanta muitas dúvidas na comunidade científica. O que os investigadores demonstraram agora é que pode estar associada à paciência.
Neurociência

Tenha atenção, se não quer perder a memória

121
Pare, escute e olhe. Se deixar que os seus sentidos retirem a maior quantidade de informação possível do ambiente que o envolve, terá melhor memória desse momento. E, já agora, treine-a também.
Explica-me

Explica-me: só usamos 10% do cérebro?

Esta lenda urbana tem, provavelmente, mais de um século. Aparece referenciada em livros e filmes, nomeadamente em "Lucy", realizado por Luc Besson (2014). Mas faz sentido?
Cancro

Fundação Champalimaud com internamento em 2016

312
Com a nova unidade, a fundação poderá passar a fazer cirurgias com necessidade de internamento a doentes com cancro. A obra custará perto de 10 milhões de euros.
Ciência

Ganhou o Nobel, agora quer vender a medalha

203
James Watson tinha apenas 34 anos quando ganhou o Prémio Nobel da Medicina. Hoje tem 86 e quer vender a medalha. Porque se sente esquecido e ostracizado.
Ciência

Alzheimer e esquizofrenia vêm do mesmo sítio?

152
Um estudo da Universidade de Oxford mostrou que as mesmas regiões do cérebro poderão ser responsáveis pelo desenvolvimento por duas doenças distintas: o Alzheimer e a Esquizofrenia.
Ciência

Os músicos têm uma memória melhor

192
Um novo estudo mostra que os músicos profissionais têm melhor memória a longo prazo e conseguem reter imagens com maior facilidade.
Neurociência

Neurónios “multitasking” em todos os cérebros

Alguns neurónios têm funções específicas consoante os estímulos que recebem, outros podem desempenhar várias tarefas em simultâneo quando as funções são mais complexas.
Os Retratos da Laurinda

Ciência: o estudo das moscas da fruta não é humor

151
Carlos Ribeiro neurocientista luso-suíço da F. Champalimaud estuda as moscas da fruta e as suas decisões de nutrição. RAP fala destes estudos com humor mas há grandes Bolsas de Estudo para este tema.
Ciência

Consumo prolongado de erva muda o cérebro. Em quê?

995
Cientistas concluíram que o consumo prolongado de cannabis transforma o cérebro: o volume cerebral diminui, mas parece haver uma compensação através do aumento das ligações entre neurónios.
Ciência

Trabalhar por turnos envelhece mais o cérebro

352
Um estudo de uma equipa de investigadores do País de Gales revelou que as pessoas que trabalham por turnos alternados sofrem perturbações e um envelhecimento da função cerebral.
Neurociência

Comichão? Coçar só vai piorar

Mais vale resistir à tentação: coçar alivia mas não vai fazer desaparecer a comichão. Agora há uma explicação científica para isso.
Ciência

Wall Street analisará genes no recrutamento

É a visão futurística de Hauke Heekeren, neurocientista da decisão: o recrutamento dos melhores gestores de fortunas incluirá análises genéticas e cerebrais.
Neurociência

O sono limpa o cérebro. Literalmente

2369
Numa conferência TED, um neurocientista revela dados surpreendentes sobre o "sistema de limpeza” do cérebro. E estabelece uma possível relação entre a fisiologia do sono e a doença de Alzheimer.
Ciência

Um "sistema GPS" no nosso cérebro deu o Nobel

John O'Keefe e May-Britt e Edvard Moser foram galardoados com o Nobel pela descoberta das células e mecanismos no cérebro que nos permitem ter noção do posicionamento no espaço que nos rodeia.
Saúde

Esqueci-me! Dicas para não perder a memória

3123
Todos os anos perdemos cerca de 0,5% da massa cinzenta o que significa que aos 90 anos já perdemos 1/3 do cérebro. Cientistas já encontraram formas de reverter deterioração.
Ciência

Os “multitaskers” estão a perder massa cinzenta

129
É dos que consulta o telemóvel, lê o jornal, vê os emails no computador portátil e vê TV, tudo ao mesmo tempo? Cuidado: pode estar a perder massa cinzenta.
Música

Adora uma canção? Saiba porquê

Autora do livro "On Repeat: How Music Plays the Mind", Elizabeth Margulis explica como a repetição é um elemento essencial para uma pessoa se deixar envolver com uma peça musical.
A página está a demorar muito tempo.