789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"The Underground Railroad". Este comboio não pára no esquecimento

Este artigo tem mais de 2 anos

Numa nova série, Barry Jenkins e a Amazon Prime contam uma das histórias mais duras e épicas da luta dos afroamericanos pela liberdade. É no século XIX, mas passa no XXI, sem surpresas.

“The Underground Railroad” adapta o romance homónimo de Colson Whitehead que ganhou o National Book Award e o Pulitzer em 2017
i

“The Underground Railroad” adapta o romance homónimo de Colson Whitehead que ganhou o National Book Award e o Pulitzer em 2017

“The Underground Railroad” adapta o romance homónimo de Colson Whitehead que ganhou o National Book Award e o Pulitzer em 2017

É difícil de acreditar que esta história nunca tivesse sido contada: no século XIX, escravos e abolicionistas escavaram uma rede de túneis e uma linha subterrânea de caminhos-de-ferro foi construída nos Estados Unidos da América, para permitir a fuga para os estados livres no Norte, o Canadá ou até o México. À rede, aos homens e mulheres que colaboraram na sua construção, manutenção e funcionamento e àqueles fugiram através dela, chamaram The Underground Railroad. Estima-se que, por volta de 1850, 100 mil homens e mulheres tivessem entrado nela em escravatura e saído na estação da liberdade.

Numa nota do realizador distribuída conjuntamente com a promoção do lançamento da nova série da Amazon Prime, Barry Jenkins fornece a pista para o porquê de esta história épica ser ainda tão estranha e desproporcionalmente pouco conhecida. 50 anos depois do holocausto, Steven Spielberg fazia “A Lista de Schindler” – tantos filmes se têm, felizmente, feito sobre o assunto. Mas – e salvaguardadas as devidas distâncias, até de meios para a captação documental – 50 anos depois da escravatura, Griffith ainda andava a fazer “Birth of a Nation”. “O trauma está aí”, conclui Jenkins, “mas não sentimos a vergonha como nossa”.

Portanto, a pergunta mais inquietante não é sequer porque é que nunca tínhamos ouvido esta história; é quantas histórias da escravatura não estarão por contar?

[o trailer de “The Underground Railroad”:]

“The Underground Railroad” adapta o romance homónimo de Colson Whitehead que ganhou o National Book Award e o Pulitzer em 2017. Acompanha a história de Cora (Thuso Mbedu) e da sua fuga de uma plantação de algodão na Geórgia para a Carolina do Sul, e depois por muitos estados num jogo de gato e do rato com o caçador de prémios Ridgeway (Joel Edgerton). São 10 episódios de fôlego, mais de uma hora cada, e um ritmo e uma coerência que o aproximam mais de uma longa longa-metragem, do que propriamente da série televisiva. Obviamente, não, não se vê bem. Vê-se mal. Vê-se com dor, com vergonha, com muito desconforto, regularmente aplacado por momentos de doçura e beleza, para que seja possível continuar. Mas o corpo de um homem em chamas enquanto outros almoçam placidamente não sairá da nossa memória, como não sai da criança que assiste. O terror faz-nos sempre crianças, obrigadas a crescer abruptamente para continuar a viver com o que acabamos de descobrir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O talento de Barry Jenkins já era evidente em “Moonlight”, que tirou, quase literalmente, os Óscares a “La La Land”, em 2017. Todavia, ainda era frágil, inseguro, a obra de um jovem artista. “The Underground Railroad” é a obra de um mestre. É invulgar encontrar realizadores tão atentos à forma que sejam também os autores dos seus próprios argumentos, mas Jenkins acumula ambas as artes oficinais: pena e pincel, palavra e luz. Não há um plano de “The Underground Railroad” que não pudesse ser uma pintura, e as palavras estão lá a saber dar-lhes espaço, não simplesmente a ser-lhes subjugadas como em “Moonlight”.

“The Underground Railroad” é a obra de um mestre. É invulgar encontrar realizadores tão atentos à forma que sejam também os autores dos seus próprios argumentos

Se devemos criar estas imagens? Estas terríveis imagens de crueldade e terror? Jenkins coloca-se a pergunta na mesma reflexão. Será moralmente correto ressuscitar o horror da escravatura americana, por detrás do mito da excecionalidade da terra das oportunidades e do “Let’s make America great again”? Quando tomam o Capitólio agitando bandeiras da Confederação? Mais do que nunca. E mesmo que doa. E sobretudo porque dói.

Há momentos na desumanização de “The Underground Railroad”, no desprezo com que se tratam homens e mulheres não reconhecidos como tal, no envenenamento, no controlo forçado da natalidade, no “acasalamento” igualmente forçado, na violência a que os negros americanos foram submetidos em geral, em que pensamos nas distopias que agora vemos, os “Handmaid’s Tale” e afins, que queremos que permaneçam ficções e nunca profecias. O tour de force de Barry Jenkins põe silenciosamente o dedo na ferida: o pior que nos pode acontecer é o esquecimento. A “distopia” não mora forçosamente no futuro; está ali, no passado recente, só à espera de voltar.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora