A banda portuguesa The Black Mamba apurou-se esta quinta-feira para a final do festival Eurovisão da Canção, que está agendada para sábado. O grupo composto por Marco Pombinho, Tatanka, Miguel Casais, Guilherme Salgueiro e Rui Pedro Pity carimbou a passagem na segunda semifinal do concurso de canções.

Foram ainda apurados nesta segunda semifinal os representantes da Albânia, da Sérvia, da Bulgária, da Moldávia, da Islândia, de São Marino, da Suíça, da Grécia e da Finlândia.

Esta terça-feira, na primeira semifinal, tinham já sido apurados os cantores e bandas que representam Azerbeijão, Bélgica, Chipre, Israel, Lituânia, Malta, Noruega, Rússia, Suécia e Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A estes 20 que carimbaram a passagem nas semifinais juntam-se ainda seis automaticamente apurados: os representantes dos Países Baixos, por ser o país anfitrião este ano, e os concorrentes dos chamados “big five”, cinco nações europeias que têm apuramento direto e automático: França, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido.

The Black Mamba e a concorrência: estes são os 26 finalistas da Eurovisão. Recorde aqui as atuações

Depois de um ano em que o Festival Eurovisão da Canção não se realizou, devido à pandemia da Covid-19, os The Black Mamba foram apurados para a edição deste ano por terem vencido o Festival da Canção da estação pública de televisão do país, a RTP, que apura anualmente o representante nacional.

A banda portuguesa sucedeu assim a Elisa (intérprete) e Marta Carvalho (compositora), vencedoras de 2020 que não puderam competir na Eurovisão por a edição ter sido cancelada devido à pandemia, e a Conan Osiris (2019), a Cláudia Pascoal (intérprete) e Isaura (compositora) — vencedoras em 2018 — e a Luísa Sobral (compositora) e Salvador Sobral (intérprete), que em 2017 ganharam o Festival da Canção e tornaram-se depois os primeiros e até agora únicos vencedores portugueses da Eurovisão.

The Black Mamba: “O Festival e a Eurovisão foi uma bênção que veio dos céus”