Foi uma contratação muito falada ainda antes de acontecer mas nem por isso levou a qualquer mudança no que estava a ser pensado: Rui Vitória, treinador português que depois de sair do Benfica passou pelo Al Nassr da Arábia Saudita, vai ser o novo treinador do Spartak Moscovo em ano de centenário do clube.

O técnico português de 51 anos estava sem clube desde dezembro, altura em que deixou o Al Nassr e aquela que foi a sua primeira experiência no estrangeiro depois de quase 20 anos em Portugal, numa carreira que começou pelo Vilafranquense e que foi subindo entre Fátima, P. Ferreira, V. Guimarães e Benfica. “Pronto para este novo desafio! É uma honra representar um clube com a grandeza do Spatak Moscovo, sobretudo em ano de centenário. Juntos e com ambição vamos conseguir”, escreveu Rui Vitória na sua página oficial no Instagram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda antes do anúncio oficial, Zarema Salikhova, mulher do dono do clube, tinha pedido a demissão do cargo diretivo que tinha por não concordar com a opção. “Para o Spartak, em ano de centenário, escolheria um treinador com ambições, que procurasse através deste clube entrar na elite do futebol mundial em vez de ver o Spartak como ir em busca de dinheiro da Arábia Saudita. Afastou-se do futebol europeu em 2017, preferindo condições económicas confortáveis e falta de competição. Para mim, pessoalmente, os campeonatos árabes são como um cemitério. Os jogadores e treinadores vão para lá apenas por dinheiro”, disse ao Sport Express.

Depois das passagens por Vilafranquense, Fátima e P. Ferreira, Rui Vitória ganhou uma Taça de Portugal pelo V. Guimarães e chegou em 2015 ao Benfica, tendo estado cerca de três anos e meio na Luz com seis títulos: dois Campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças. Uma semana após sair das águias, o treinador assinou pelo Al Nassr, tendo ganho um Campeonato e uma Supertaça em dois anos na Arábia Saudita.

Rui Vitória. Do “pé de chumbo” à força mental, quem é o treinador que sai do Benfica sem o penta

Existe um outro ponto curioso na chegada de Rui Vitória do Spartak Moscovo: após ter terminado a Liga russa no segundo lugar, apenas atrás do campeão Zenit, o conjunto de Leste, que não é cabeça de série, surge como um dos possíveis adversários do Benfica na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions.