Depois de a ministra da Saúde, Marta Temido, ter admitido a presença de público na Supertaça – entre Sporting e Sp. Braga – até como “evento teste”, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou que o Estádio Municipal de Aveiro terá efetivamente público. Estarão disponíveis 33% dos lugares do recinto e os bilhetes são colocados à venda dia 29 de julho para o jogo que se realiza no dia 31 de julho às 20h45.

Assim, o estádio receberá cerca de 10 mil pessoas, visto ter aproximadamente 30 mil lugares. Segundo a FPF, “a decisão foi tomada pela Direção-Geral da Saúde em sintonia com o Governo e a Federação Portuguesa de Futebol”.

O detalhado comunicado da federação refere ainda que as bancadas do Estádio Municipal de Aveiro “estão destinados apenas a adeptos dos dois clubes que ganharam direito a disputar a Supertaça Cândido de Oliveira”.

É ainda avisado que “para além das habituais condições de acesso e permanência em espetáculos desportivos desta natureza, cumprir os requisitos e recomendações emanados pela DGS para entrada no recinto desportivo”. A saber:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  •  Certificado Digital Covid-19 válido que comprove vacinação completa, ou
  •  Teste PCR com resultado negativo realizado até 72 horas antes do jogo, ou
  •  Teste antigénio com resultado negativo realizado até 48 horas antes do jogo.
  •  Temperatura corporal inferior a 38 ºC, mediante controlo de temperatura no acesso ao recinto.

“Além destas condições, é obrigatório o uso permanente da máscara de proteção e a manutenção do distanciamento físico”, refere o comunicado.

Ainda sobre os bilhetes, é dito que “os dois clubes acordaram realizar a venda de ingressos para o jogo a partir do dia 29 de julho”, com o processo de venda dos ingressos a ser “da exclusiva responsabilidade de Sporting e Sp. Braga, cabendo-lhes definir os critérios para a sua aquisição”.

Para quem conseguir bilhete, a FPF vai disponibilizar um serviço de testagem (testes antigénio) em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa. Esta “operação decorrerá nos dias 30 e 31 de julho nos estádios José Alvalade e Municipal de Braga”. O custo do teste, que é “comparticipado pela FPF”, será de dez euros.

É ainda acrescentada mais uma medida: uma “pulseira específica do evento”. Isto para “evitar atrasos e longas filas no dia de jogo”, sendo a essa pulseira “fundamental para agilizar a entrada no recinto desportivo”. O acessório poderá ser recolhido pelos adeptos “mediante a confirmação do cumprimento da situação sanitária válida”. Estas confirmações podem ser conseguidas nos seguintes locais:

  • no Estádio José Alvalade e Municipal de Braga, nos dias 29, 30 e 31 de julho, aquando da compra do bilhete e/ou da realização do teste antigénio
  • no dia do jogo, no Estádio Municipal de Aveiro, em pontos disponíveis nas zonas de parqueamento dedicadas aos adeptos do dois clubes.

Antes deste anúncio da FPF, a ministra da Saúde Marta Temido tinha admitido público no jogo.  Em declarações aos jornalistas após a reunião no Infarmed, em Lisboa, que voltou a juntar dois meses depois peritos, membros do governo, Presidente da Assembleia da República e Presidente da República para a análise da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, a governante avançou também com a possibilidade de a decisão da Supertaça ser viabilizada “como um evento-teste”.

“É uma hipótese que está em cima da mesa. Ficámos mais confiantes e mais certos daquilo que eram as nossas perspetivas pelo que ouvimos nesta sessão. É possível isso, é até desejável isso, desde que as regras sejam cumpridas”, observou, lembrando a importância do uso de máscara, distanciamento físico e a possível utilização de testes ou de certificados para viabilização de entrada dos adeptos.

Embora tenha aberto a porta ao regresso dos adeptos, Marta Temido evitou comprometer-se de forma definitiva sobre essa matéria e remeteu uma decisão para quinta-feira, quando se realiza o próximo Conselho de Ministros. No entanto, foi já hoje que a FPF anunciou o público na Supertaça.

“Não sei exatamente o calendário desportivo, mas foi essa a recomendação que saiu hoje: eventos em espaço aberto, onde as pessoas se sentam e se organizam de uma forma coordenada e com respeito pelas regras, são possíveis”, finalizou.