Eunice Muñoz está internada no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, desde 24 de julho para realizar alguns exames e manter-se-á hospitalizada por prevenção. Em declarações ao Observador, António Borges Munõz, filho da atriz, disse que a sua mãe “está bem e sente-se bem”, estando a ser “muito bem acompanhada e monitorizada”.

O filho da artista explicou que a sua mãe foi internada no dia 24 de julho no Hospital de Santa Cruz — onde habitualmente é seguida por um cardiologista “há já 10 ou mesmo 20 anos”—, para realizar alguns exames e análises por recomendação dos seus médicos, que a aconselharam a parar, uma vez que estava em tourné da peça A Margem do Tempo.

Os exames, que poderiam ser feitos em ambulatório, foram antes realizados sob ordem médica em internamento, o que, admite António, “descansou” a família. Na origem da recomendação estará “uma fadiga e fragilidade”, depois de estar a representar a peça com a neta desde abril.

“Tenho repetidamente dito que isto é muito natural de uma pessoa que tem 93 anos. E portanto esta foi a opção tomada. A minha mãe manter-se-á durante mais alguns dias para saber se essa fadiga e essa fragilidade pode ser resolvida ou tentar perceber as causas disso”, refere António.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O filho da atriz, que tem falado ao telefone com mãe todos os dias, quer que “se despistem todas as hipóteses” para perceber o que “é possível fazer na sua idade para desenvolver alguma capacidade e energia”.

Numa mensagem publicada nas redes sociais, Lídia Muñoz, neta da atriz, diz que as primeiras informações conhecidas sobre o estado de saúde da avó não correspondiam à verdade, desmentindo que esta tenha sofrido um enfarte e um AVC.

A mensagem da neta da atriz no seu Instagram

Em abril deste ano, para assinalar precisamente os 80 anos de carreira da atriz, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Eunice Muñoz com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, no auditório com o nome da artista, em Oeiras.

Depois de oito décadas de teatro, cinema e televisão, Muñoz despediu-se dos palcos precisamente em abril, com a peça A Margem do Tempo, onde passou o testemunho à neta Lídia, de 30 anos, com quem contracena nesse mesmo espetáculo — e com quem se encontrava em tourné, tendo apresentado pela última vez há duas semanas em Évora, antes do internamento. Nesse mesmo mês, em conversa com o Observador, a atriz disse que já era tempo de sair de se retirar. “Tenho 92 anos e há muita coisa que já me falha”.

Eunice Muñoz: “O teatro deu-me satisfações enormes e preocupações muito grandes. Foi a minha vida”

A atriz estreou-se no teatro aos 13 anos na peça Vendaval, de Virgínia Vitorino, no D. Maria II, a contracenar com  João Villaret, Palmira Bastos, Amélia Rey Colaço e Raul de Carvalho, marcando assim o início de uma carreira promissora.