Moçambique

Moçambique

Está Moçambique a gelar relações connosco?

502
Há três anos que o empresário português Américo Sebastião foi raptado, há três anos que o Estado moçambicano continua a resistir e a recusar a cooperação judiciária várias vezes oferecida por Portugal
Moçambique

Moçambique. Pior insegurança alimentar desde 2016

Um estudo refere que 67.500 crianças com idades entre seis e 59 meses sofrem de malnutrição aguda nos distritos analisados. Desse número, 6.500 crianças sofrem de malnutrição severa aguda.
Zimbabué

Zimbabué quer mais energia de Moçambique

Presidente Mnangagwa quer ter acesso à barragem de Cahora Bassa, em Moçambique. Motivo é a seca, que já fez reduzir em 50% o nível da água nas barragens do Zimbabué.
Moçambique

Resgatadas 600 crianças de "casamentos prematuros"

A legislação moçambicana impõe como idade mínima para o casamento 18 anos e, excecionalmente 16 anos, mas são frequentes uniões entre menores e homens adultos.
Renamo

Renamo. Guerrilheiros querem demissão do líder

O comandante Mariano Nhungue Chissingue pediu a demissão de Ossufo Momade, presidente da Renamo. Diz que os comandantes do partido vão eleger um novo líder e defende que não é um desertor.
Energia

Moçambique. Gás pode impulsionar cortes em juros

Um consórcio liderado pela petrolífera Anadarko formalizou um investimento de 25 mil milhões de dólares para extração, liquefação e exportação de gás natural a partir de 2024.
Moçambique

Moçambique ameaça suspender empresas mineiras

Rodrigues Alberto considerou haver um contraste muito grande entre a intensidade da exploração de ouro e a pobreza que caracteriza a região e anunciou a suspensão das atividades de empresas mineiras.
Moçambique

Moçambique. Começam as candidaturas às eleições 

As eleições legislativas e provinciais estão marcadas para 15 de outubro. A Frelimo já manifestou a vontade de concorrer às presidenciais. A Renamo ainda não apresentou a sua proposta.
Desastres Naturais

Segunda fase de vacinação arranca em Moçambique

A segunda fase de vacinação contra a cólera arranca esta segunda-feira em Moçambique. As autoridades de saúde preveem abranger cerca de um milhão de pessoas.
Gás Natural

Consórcio anuncia investimento de grande dimensão

O anúncio formal de um dos maiores investimentos de sempre em Moçambique está agendado para terça-feira pelo consórcio de exploração de gás natural liderado pela petrolífera norte-americana Anadarko.
Moçambique

Bilhetes do Tesouro em Moçambique sem procura

Governo moçambicano tem tido dificuldade em capitalizar-se no mercado, devido ao elevado endividamento público e à incerteza política no país.
Moçambique

UE espera que guerrilheiros não afetem paz

A União Europeia espera que as ameaças feitas por guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) ao presidente do seu próprio partido não prejudiquem o processo de paz.
Mercados Financeiros

Perfil de crédito de Moçambique ainda fraco

A analista financeira Moody's disse que o acordo com os credores da dívida soberana melhora a sustentabilidade da dívida, mas o perfil de crédito continuará "fraco".
Moçambique

Moçambique. BAD e agência turca apoiam agricultura

O Banco Africano de Desenvolvimento e a Agência de Cooperação e Coordenação Turca para África estão a cooperar na assistência técnica no setor agrícola em Moçambique.
Moçambique

Moçambique só recebeu 32,5% do valor orçamentado

O plano de resposta humanitária a Moçambique na sequência dos ciclones Idai e Kenneth recebeu até agora um terço do valor orçamentado. O plano de resposta está orçado em 440 milhões de dólares.
Moçambique

PR moçambicano acusa Renamo de ameaçar populações

O presidente Filipe Nyusi disse que há homens da Renamo que estão a ameaçar a população nas províncias de Tete e Manica, em Moçambique, dificultando o desenvolvimento local.
Moçambique

Hidroelétrica de Cahora Bassa procura alternativas

César Machava disse que Hidroelétrica de Cahora Bassa pretende identificar alternativas à barragem que alimento empreendimento. Utilização de mais energias renováveis é uma possibilidade.
Moçambique

Moçambique ratifica 11,4 milhões para saúde

Moçambique ratifica donativo de 11,4 milhões de euros com destino "ao financiamento adicional para um programa de fortalecimento dos cuidados de saúde primários".
Moçambique

Economia moçambicana cresceu 2,5%

A economia moçambicana cresceu 2,5% no primeiro trimestre, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.
Desastres Naturais

Idai. Mais de 3 mil famílias com água potável

341
O fornecimento foi garantido por uma estação móvel de tratamento oferecida pela Empresa Portuguesa de Águas Livres. Alberto Mondlane, do estado de Sofala, inaugurou hoje o mecanismo.
Moçambique

Moçambique. Inflação desceu para 4% em maio

Embora ligeira, foi a primeira descida da inflação média a 12 meses este ano. De janeiro a abril, a tendência foi de subida, de 3,91% para 4, 08%.
Moçambique

Portugal oferece 150 mil euros para Gorongosa

170
O apoio vai ser canalizado para pequenos projetos estruturas na área de formação e capacitação em conservação.
Moçambique

Moçambique. Parlamento sem energia devido a dívida

O parlamento esteve sem energia durante dois dias e teve de recorrer a um gerador. A empresa moçambicana restabeleceu a energia depois de o parlamento pagar metade das dívidas.
Moçambique

Contas da Segurança Social levantam dúvidas

A firma de auditoria BDO detetou pagamentos do INSS de Moçambique a empreitadas não concluídas assinalando que esta circunstância impede de saber se há uma situação de "imparidade".
Papa Francisco

Moçambique. Estádio acolhe missa do Papa 

A visita do Papa a Moçambique decorre entre 4 e 6 de setembro. Francisco foi convidado a visitar o país em 2016 por bispos moçambicanos. Será a segunda visita de um Papa a Moçambique.
Moçambique

Moçambique. PR formaliza candidatura a presidência

Nyusi já formalizou a candidatura a um segundo mandato pela Frente de Libertação de Moçambique e o principal partido da oposição, já anunciou o seu líder, Ossufo Momade, que também vai concorrer.
Moçambique

Moçambique. PR separa muçulmanos dos conflitos

Filipe Nyusi diz que os homens que têm protagonizado ataques no país tentam fazer-se passar por muçulmanos. Nyusi diz que o país não tem conflitos religiosos e que os ataques serão condenados.
Moçambique

Dívidas ocultas pagas pelos contribuintes

O diretor da consultora Eurasia considerou que o acordo entre Moçambique e os credores "continua a obrigar o povo a pagar milhares de milhões de dólares devido a um esquema de corrupção".
Moçambique

Moçambique. 23 pessoas condenadas por ataques

22 pessoas foram condenadas a uma pena de 16 anos de prisão. Um menor foi condenado a 12 anos. Foram acusados de se envolverem em ataques contra o Estado e perturbação da ordem pública.
Moçambique

Frelimo minimiza críticas ao recenseamento

Oposição fala em manipulação e exclusão de 700 mil eleitores. Partido do poder diz que as críticas são "normais e habituais", considerando que são "parte da construção de uma democracia".
Moçambique

Bruxelas envia 100 milhões de euros a Moçambique

A Comissão Europeia vai mobilizar 100 milhões de euros para Moçambique com o objetivo de fazer face aos "efeitos devastadores" dos ciclones Idai e Kenneth, que afetaram a região.
Moçambique

Dívida oculta. Receitas do gás fora da negociação 

O ministro das Finanças de Moçambique justificou a retirada das futuras receitas de gás natural da negociação com os credores das dívidas ocultas do Estado devido à posição da sociedade.
Moçambique

Médicos avisam que pessoas esqueceram tragédia 

510
Equipa médica que regressou de uma missão na Beira em Moçambique avisa que as pessoas estão a esquecer a região, depois de ter passado a fase de emergência causada pelos ciclones Idai e Keneth.
Moçambique

Angariado um terço do valor para a reconstrução

Moçambique angariou cerca de 1,2 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros) dos 3,2 mil milhões necessários para projeto de reconstrução dos pontos afetados por ciclones Idai e Kenneth.
Moçambique

Moçambique vai receber cerca de três mil animais 

1.283
Administração Nacional das Áreas de Conservação de Moçambique vai receber cerca de três mil animais selvagens -- Elefantes, búfalos, leões, pivas, zebras e impalas -- para os seus parques naturais.
Moçambique

Credores de Moçambique: novo acordo com vantagens

Os representantes dos credores dos títulos de dívida de Moçambique disseram à Lusa que a principal diferença do acordo atual está na estrutura e não nas implicações económicas.
Moçambique

Moçambique. Emboscada a camião faz 16 mortos

A onda de violência continua a assombrar o território moçambicano. Desta vez, uma viatura de caixa aberta foi alvo de uma emboscada por um grupo de homens armados. 16 pessoas morreram.
Papa Francisco

Papa vai dar missa num estádio moçambicano  

Machava ou Zimpeto. Um destes estádios, os maiores do país, será palco de uma missa campal presidida pelo Papa Francisco. Visita a Moçambique decorre de 4 a 6 de setembro deste ano.
Moçambique

Moçambique. Muchanga volta ao Tribunal supremo

Adelino Manuel Muchanga tinha sido nomeado para o cargo em 2014 para substituir Ozias Pondja, durante o mandato do presidente Armando Guebuza. A decisão foi anunciada em comunicado oficial.
Moçambique

Autarca da Beira pede fundos para reconstrução

Daviz Simango diz que nem todos os habitantes afetados pelo ciclone Idai têm fundos para reconstruir as suas casas. Pede facilidades na concessão de financiamento.
Moçambique

Moçambique. Queixas de escassez de gás doméstico

Os consumidores contam que a falta de gás de cozinha vem a registar-se desde abril deste ano: "Mal é descarregado, o gás acaba, porque há uma corrida causada pela escassez dos últimos dias".
Moçambique

Moçambique: governo e parceiros acompanham doações

O diretor executivo do Gabinete de Reconstrução pós-Ciclones referiu que "muitas vezes nem se chega a saber as razões que impedem o fluxo dos fundos, após a manifestação de compromisso".
Moçambique

Dívidas ocultas. Antigo ministro tem imunidade

Elísio de Sousa, jurista moçambicano, afirmou que uma detenção de Manuel Chang, caso se efetive o seu repatriamento, seria inconstitucional, porque o mesmo ainda goza de imunidade como deputado.
Moçambique

Um ano sem abate de elefantes em parque de Niassa

2.001
A anúncio foi feito a propósito da divulgação do programa de celebração do oitavo aniversário da ANAC, que se celebra a 01 de junho, próximo sábado.
Moçambique

A decorrer a maior operação na bolsa de Moçambique

As apresentações decorrem até 07 de junho e as ordens de subscrição devem ser entregues no período de 17 de junho a 12 de julho, decorrendo o apuramento a 17 de julho e a liquidação no dia seguinte.
Moçambique

Empresa portuguesa reforça segurança em Moçambique

112
O diretor-geral da empresa de construção portuguesa Gabriel Couto em Moçambique disse à Lusa que houve um reforço de segurança para prosseguir as operações no norte do país.
Moçambique

Dívidas ocultas. Chang julgado em Maputo

O ministro da Justiça moçambicano disse que "é o povo mais lesado e, por conseguinte, tem todo o interesse em julgar aquele que criou realmente prejuízo ao seu erário público".
Moçambique

Exploração sustentável dos oceanos em Moçambique

O governo de Moçambique organiza a primeira Conferência Internacional "Crescendo Azul" com vista à "conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos".
Moçambique

Dívidas ocultas: Moçambique diz respeitar decisões

O ministro da Justiça sul-africano anunciou que face aos pedidos de extradição dos EUA e Moçambique, optou pelo país de origem de Chang. José Pacheco disse que o governo respeita qualquer decisão.
Moçambique

Moçambique. 85 mil milhões de euros em gás natural

198
Moçambique deverá receber cerca de 85 mil milhões de euros nos próximos 25 anos que resultam da soma dos 46 mil milhões de dólares de receitas do consórcio liderado pela Exxon Mobil.
Moçambique

Manuel Chang será extraditado para Moçambique

O antigo ministro das Finanças de Moçambique detido na África do Sul desde dezembro no âmbito do caso das dívidas ocultas, vai ser extraditado para o seu país, anunciou o Governo da África do Sul.
Moçambique

Dívidas ocultas: ex-banqueira dá-se como culpada

137
Subeva, antiga banqueira, diz ter feito pagamentos ilícitos, tornando-se a primeira pessoa culpada de um esquema financeiro que a acusação norte-americana diz que chega aos 1,79 mil milhões de euros.
Moçambique

Padre assassinado em casa em Moçambique

1.532
Landry Ikwel terá sido esfaqueado na barriga e pescoço na sua própria residência e ainda envenenado por desconhecidos. Chegou com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Moçambique

Hidroeléctrica de Cahora Bassa lança OPV

A HCB vai realizar uma Oferta Pública de Venda de 2,5% do capital através de 680 milhões de ações a quatro cêntimos de euro. A operação vai ser liderada por um consórcio constituído pelo BCI e o BIG.
Moçambique

Moçambique e Seicheles debatem exploração marítima

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, recebe esta segunda-feira o chefe de Estado das Seicheles, Danny Faure, para discutirem a exploração sustentável dos oceanos.
Moçambique

Reserva Especial de Maputo salva elefante bebé

724
Dar leite de biberão a uma elefante bebé não estava nos planos de Graeme Madsen, mas passou a fazer parte da rotina diária dele e de três colegas desde há 10 dias na Reserva Especial de Maputo (REM).
Moçambique

Moçambique. Português encontrado morto em casa 

251
Alexandre Pamplona tinha sido visto pela última vez no domingo e o corpo foi encontrado na quarta-feira, na habitação no Bairro do Triunfo, com sinais de agressão com uma arma branca.
Moçambique

Ciclones. EUA ajuda Moçambique com 97 milhões

Com esta assistência financeira, a ajuda norte-americana a Moçambique sobe para 257,8 milhões de euros. Verbas que contribuem para a "jornada de desenvolvimento" depois dos ciclones Idai e Kenneth.
Moçambique

Moçambique. Seca e pragas assolam famílias 

182
Grande parte das culturas em Moçambique foram destruídas, o setor pecuário perdeu milhares de animais e infraestruturas cruciais foram destruídas. As mudanças climáticas acentuam os problemas.
Moçambique

Moçambique. Apoiadas vítimas de ciclones e guerra

A campanha "Cabo Delgado chama por nós" já reuniu um contentor de alimentos para as vítimas dos ciclones e ataques. Vai ainda ajudar nas áreas de habitação, saúde, educação e produção agrícola.
Moçambique

Moçambique espera decisão europeia sobre pescas 

O impasse sobre o acordo dura desde 2015. "O que posso dizer é que estamos sempre em prontidão à espera da União Europeia para fecharmos isso", disse o ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas.
Moçambique

Moçambique evita responder sobre valor da ajuda

129
O Governo moçambicano tentou contornar, no parlamento, uma questão sobre o montante exato da ajuda que recebeu do movimento de solidariedade para com as vítimas dos ciclones Idai e Kenneth
Moçambique

ONG acha declarações de PR moçambicano infelizes 

Filipe Nyusi disse que os investigadores das agressões a Ericino de Salema e a José Macuane estariam relacionadas com "causas sociais e outras explicações" e não com os seus pronunciamentos públicos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)