Moçambique
Moçambique

Moçambique. Falsificados certificados em eleições

O grupo da Renamo, principal partido da oposição, foi detido na sexta-feira, após suspeita e posterior denúncia do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral do distrito de Panda.
Moçambique

Moçambique. Frelimo mantém-se com maioria absoluta

A Frente de Libertação de Moçambique conseguiu a maioria absoluta nas três votações realizadas na terça-feira. A Renamo e o MDM já anunciaram não aceitar a decisão, alegando fraude nas eleições.
Moçambique

Moçambique. Níveis de fraude são "preocupantes"

O investigador Justin Pearce considerou os níveis de fraude eleitoral em Moçambique "particularmente preocupantes" e mostrou-se apreensivo com a qualidade da gestão das receitas do gás natural.
Moçambique

Nyusi vence em Maputo com 69,23 % dos votos

O candidato da Frelimo venceu as eleições presidenciais na cidade de Maputo com 69,23 % contra 22,98 % do candidato da Renamo, anunciou a Comissão Provincial de Eleições.
Moçambique

Renamo recusa resultados e pede novas eleições

O 3.º maior partido moçambicano fala em enchimento de urnas a favor da Frelimo, violência contra delegados da oposição, boletins pré-marcados, observadores barrados e aliciamento de membros das mesas.
Moçambique

Situação descontrolada em Cabo Delgado, diz bispo

127
"As forças de defesa e segurança estão lá, mas os ataques continuam e de uma forma violenta", avisa Fernando Lisboa que prevê que vá acontecer algo "muito triste".
Moçambique

Moçambique. Estado Islâmico diz que fez baixas

O confronto no Norte de Moçambique provocou várias baixas e fez um prisioneiro, anunciou esta sexta-feira o grupo jihadista Estado Islâmico, que diz ter repelido um ataque militar.
Moçambique

Moçambique. Portugal encoraja todos à paz

O Governo Português encorajou "todos os atores políticos a contribuir para um clima de paz e estabilidade". A nota foi divulgada esta sexta-feira de manhã pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Moçambique

UE: Votação"bem organizada, mas campanha violenta

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia classificou a votação de terça-feira como ordeira, no entanto, considera que a campanha ficou marcada por violência e o recenseamento foi duvidoso.
Moçambique

Filho de Guebuza quis 11 milhões para comprar casa

Banqueiro Andrew Pearse contou em tribunal que o filho do ex-presidente Moçambicano queria contrair um empréstimo de 11 milhões de euros para se mudar para França com uma prostituta.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Polícia abateu homem a tiro 

300
A polícia moçambicana anunciou que abateu a tiro uma pessoa que tentou fugir com arma de um agente em Angoche, depois da denúncia de que uma pessoa foi morta em confrontos com a polícia em Nacala.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Um morto durante confrontos 

Dois grupos de observação eleitoral moçambicana disseram esta quarta-feira que uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas durante confrontos entre populares e a polícia numa assembleia de voto.
Moçambique

FMI. Dívida de Moçambique sobe para 109% do PIB

Moçambique deverá assistir a uma subida do rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto, que deverá aumentar de 99,8%, no ano passado, para 108,8% este ano e 106,8% em 2020.
Moçambique

Moçambique: 300 pessoas tentam assaltar urnas

Polícia deteve nove elementos do principal partido da oposição que terão liderado centenas de pessoas num assalto às urnas numa escola. Grupo vandalizou o local e pegou fogo a cinco casas.
Moçambique

Nova audiência sobre extradição de Manuel Chang

O ex-ministro Manuel Chang está detido na África do Sul desde o ano passado, devido ao caso das dívidas ocultas de Moçambique. A nova audiência começa esta quarta-feira, em Nova Iorque.
Moçambique

Votação "calma", apesar de alguns casos

As organizações de observação eleitoral que acompanharam as eleições gerais em Moçambique consideram que a votação decorreu de forma geral calma, apesar de alguns incidentes localizados.
Moçambique

Eleições em Moçambique: tentativas de fraude

ONG moçambicana deu conta de que os seus correspondentes reportaram “casos de tentativas de enchimentos de urnas em Nampula”, em vários locais de voto.
Moçambique

Eleições em Moçambique: votação já decorre

Filipe Nyusi, Presidente da República, foi o primeiro a votar, em Maputo. As primeiras assembleias de voto abriram às 7h00 em Moçambique. Votação decorre em todo o país até às 18h00.
Moçambique

Moçambicanos vão esta terça-feira às urnas

Esta terça-feira é dia de eleições gerais em Moçambique com 13.1 milhões de eleitores a acorrer às urnas para eleger pela primeira vez 10 governadores, um presidente, e 250 deputados.
Moçambique

Moçambique: presidente da república abre as urnas

Um total de 13,1 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher na terça-feira o Presidente da República, 250 deputados do parlamento, dez governadores provinciais e respetivas assembleias.
Moçambique

Moçambique. Ataques armados impedem 5 mil de votar

Ataques armados dos últimos meses em Cabo Delgado levaram autoridades a decidir que dez mesas de voto não irão abrir na próxima terça-feira, dia de eleições gerais.
Moçambique

Idai. Parceiros apoiam com tendas para eleições

União Europeia e a Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento disponibilizaram 265 mil euros para a compra de 120 tendas, que serão usadas para momento eleitoral nas zonas afetadas pelo ciclone.
Moçambique

Moçambique. UE mobiliza mais 10 milhões de euros

A ajuda humanitária foi mobilizada na sequência dos ciclones que atingiram o país em março e abril. Christos Stylianides afirma que a UE assume o compromisso de ajudar durante o tempo necessário.
Moçambique

Renamo responsabiliza governo por observador morto

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana responsabilizou o partido no poder, a Frelimo, pelo assassínio de um observador eleitoral na província Gaza, sul de Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Inflação média desce para 3,12%

A inflação média a 12 meses em Moçambique desceu em setembro, recuando para 3,12%. O indicador chegou a 4,08% em abril e está em queda desde então. A inflação acumulada anual, em 2018, foi de 3,52%.
Obras Públicas

Mota-Engil. Novos contratos em Angola e Portugal

A Mota-Engil venceu novos contratos, no valor de 327 milhões de euros, em segmentos diferenciados de obras públicas, serviços de mineração e construção civil, em Angola, Moçambique e Portugal.
Moçambique

Moçambique abate membros de grupo armado

O governo moçambicano ordenou um ataque de artilharia contra grupo armado que tem destruído aldeias e assassinado residentes no norte do país. Baixas são "consideráveis".
Moçambique

ONG inglesa critica morte de observador

Investigadora da Human Rights Watch para Moçambique e Angola criticou o assassinato de um observador eleitoral para as eleições gerais de Moçambique e pediu a responsabilização dos culpados.
Moçambique

Moçambique. CPLP vai observar eleições

A CPLP anunciou que vai enviar uma Missão de Observação Eleitoral às eleições gerais de Moçambique que envolvem 12,9 milhões de eleitores às urnas e estão marcadas para 15 de outubro.
Moçambique

LAM e TAP negoceiam voos diários Lisboa-Maputo

Diretor-geral das Linhas Aéreas de Moçambique afirma que a empresa está a tentar negociar com a TAP possíveis voos diários entre os dois países. As duas capitais estão ligadas três vezes por semana.
Moçambique

Moçambique: arranca o maior projeto de gás

Uma semana antes das eleições em Moçambique, o consórcio Rovuma LNG deverá adjudicar os contratos para extrair gás do fundo do mar, na zona Mamba. Galp detém 10% de interesse participativo.
Moçambique

Moçambique: Nove membros de grupo armado abatidos

As vitimas mortais estavam ligadas ao ataque do passado sábado na zona nortenha de Cabo Delgado. Os militares afirmaram que "as operações prosseguem" e mantém-se a "prontidão combativa"
Moçambique

Detidos 34 suspeitos de integrar grupos armados

A polícia moçambicana reteve, durante operações de patrulha, 34 pessoas que iriam integrar os grupos armados que têm "protagonizado ataques na região", em Nampula.
Moçambique

Moçambique. 6 mortos em ataque a autocarro

Grupo responsável pelo tiroteio ao autocarro de passageiros pôs-se em fuga após ataque. Segundo a TVI, há seis mortos e vários feridos. Quatro estão em estado grave e foram hospitalizados.
Moçambique

Idai. 300 famílias voltam para zonas de risco 

Na sequência do ciclone Idai, em Moçambique, um grupo de cerca de 300 pessoas tinha sido realojado em março na região de Nomiua, mas a falta de espaço obrigou-as a regressar às zonas de risco.
Cabo Verde

Moçambique e Cabo Verde com problemas de sono

Estudo científico publicado esta terça-feira na Acta Médica Portuguesa, revela que mais de um quarto das crianças de Cabo Verde e Moçambique apresenta problemas de sono.
Moçambique

Moçambique. Avião despista-se ao aterrar

Um avião das Linhas Aéreas de Moçambique saiu de pista ao aterrar no Aeroporto Internacional de Maputo, sem registo de feridos entre os 26 passageiros e quatro tripulantes.
Moçambique

Petrolífera Total: exploração de gás sem riscos

Petrolífera francesa classifica como "amplamente livre de riscos" a exploração de gás natural na Área 1 de Moçambique. "Estamos totalmente comprometidos com o projeto", diz diretor da Total.
Moçambique

Que fazem militares russos em Moçambique? /premium

707
Putin quer voltar a África porque procura mercados alternativos que permitam suavizar o impacto das sanções ocidentais contra o seu país depois da anexação da Crimeia em 2014.
Estado Islâmico

Daesh reivindica ataque em Moçambique

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou mais um ataque armado a um posto militar no Norte de Moçambique, ocorrido no início da semana e em que morreram pelo menos 10 pessoas.
Moçambique

Corredor logístico no centro de Moçambique

A viagem por terra entre Quelimane, na costa do Índico, até Tete, no interior, chega a levar mais de dois dias. Com as novas infraestruturas previstas passará a demorar dez horas.
Moçambique

Moçambique "capturado" por interesses criminosos

Tuesday Reitano, co-autora de um estudo sobre crime organizado em África, disse que "Moçambique está capturado" por interesses criminosos a níveis múltiplos, nomeadamente a nível político.
Moçambique

Chuvas: Moçambique precisa de mais dinheiro

O Governo de Moçambique anunciou que dispõe de cerca de metade dos 25 milhões de euros que estima necessitar para enfrentar a próxima época chuvosa.
Moçambique

Moçambique investiga emissão de cartas de condução

O Instituto Nacional de Transportes Terrestres nomeou uma comissão para averiguar a emissão de cartas de condução, depois de indícios de corrupção revelados numa investigação.
Moçambique

Moçambique aprova lei que institui justiça militar

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, promulgou esta terça-feira a revisão à lei da Defesa que institui a justiça militar, anunciou a Presidência da República em comunicado.
Moçambique

Moçambique elimina posto de governador na capital

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, promulgou esta terça-feira a lei que elimina o cargo de governador da cidade de Maputo, anunciou a Presidência da República em comunicado.
Moçambique

Moçambique. Ataque a aldeia faz dez mortos

Pelo menos dez pessoas morreram e várias casas, incluindo a sede da Frelimo, partido no poder, foram incendiadas na sequência de um ataque armado no norte de Moçambique, na aldeia de Mbau.
Moçambique

Moçambique. 56 feridos em despiste após comício

Um veículo de mercadorias despistou-se pouco depois de sair de um comício da Frelimo, resvalando para uma encosta onde capotou, o que causou ferimentos aos que seguiam na caixa de carga.
Moçambique

Liga portuguesa apoia futebol moçambicano

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou o apoio à congénere de Moçambique para tornar o campeonato moçambicano mais sustentável e credível, através de projetos de formação.
Moçambique

Maputo. Jovens contra xenofobia na África do Sul

Desde 1 de setembro, pelo menos 12 pessoas morreram naquele país. Marcha de "repúdio e indignação" juntou este sábado de manhã várias dezenas de jovens na capital moçambicana.
Moçambique

Depois dos ciclones, praga devora milho 

A FAO monitoriza a praga da lagarta de funil de milho nas zonas arrasadas pelo Idai, em março, através de uma aplicação para telemóveis. Os últimos dados dão conta de uma "infestação muito elevada".
Moçambique

Moody's melhora 'rating' de Moçambique

A agência de notação financeira Moody's melhorou o rating de Moçambique em um nível, assumindo que a reestruturação da dívida soberana prossegue, e perfil de crédito mantém-se "muito fraco".
Moçambique

Moçambique. Violência armada levanta "incógnita"

Violência armada coloca "incógnita" sobre a liberdade do escrutínio em certas regiões, e já causou a morte de, pelo menos, cerca de 200 pessoas. Missão da UE teme pelo direito de voto nas eleições.
Moçambique

Estado Islâmico reivindica ações em Moçambique

Os terroristas atacaram dois postos militares em Moçambique e deixaram vários mortos. Os atentados foram reivindicados num comunicado do Estado Islâmico.
Moçambique

Dívidas Ocultas. Arguido não era membro do governo

Os advogados de um dos principais suspeitos de um processo nos EUA sobre as dívidas ocultas de Moçambique defendem que Teófilo Nhangumele não pode ser julgado como membro de um governo estrangeiro.
Moçambique

Moçambique. Falta "honestidade" à sociedade

Isaque Chande considerou que reina uma "ausência generalizada" de honestidade e integridade, um "flagelo" que, disse, afeta "profundamente" a vida política, económica e social de Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Ataque à camiões fere quatro pessoas

Um grupo armado, munido de metralhadoras AK47, atacou dois camiões de mercadorias, ferindo quatro ocupantes em Zimpinga, centro de Moçambique. Os condutores foram alvejados e feridos com gravidade.
Moçambique

Moçambique acolhe vítimas de xenofobia em Muamba

Mais de 400 moçambicanos manifestaram interesse em regressar ao país natal depois da onda de violência contra estrangeiros na África do Sul, Centro já acolheu 138 vítimas de xenofobia.
Moçambique

Moçambique. Amnistia pede respeito nas eleições

A Amnistia Internacional apela aos partidos políticos que concorrem às eleições gerais para respeitarem os direitos humanos, lembrando os ataques contra dirigentes e ativistas dos últimos anos.
Moçambique

Moçambique. Espécies de faina e flora descobertas

247
Mais de mil espécies de animais e plantas foram encontradas na Área de Conservação de Chimanimani, província de Manica, centro de Moçambique, incluindo um tipo de morcego nunca antes visto.
Moçambique

Moçambique. 38 mil crianças poderão ficar em risco

117
Unicef alerta que Moçambique poderá ter 38 mil crianças malnutridas em risco de vida no próximo ano, sendo que cerca de um milhão de moçambicanos estão, atualmente, em "crise alimentar".
Moçambique

Renamo lamenta mortes em comício da Frelimo

As mortes ocorreram na quarta-feira quando uma multidão acabava de assistir a um comício, na cidade de Nampula, do candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi.
Zimbabué

Zimbabué compra energia a Moçambique

O presidente do Conselho de Administração da EDM, Aly Sicola Impija, disse que a empresa vai vender à ZESA 50 megawatts, ao abrigo do novo entendimento, ao contrário do que se queria, 400 megawatts.
Moçambique

Moçambique. 500 mil pessoas em risco de inundações

Mais de 500 mil pessoas estão em risco de ficarem inundadas na época chuvosa 2019/2020 em Moçambique, prevendo-se a ocorrência de chuvas normais com tendência acima do normal.
Moçambique

Moçambique. 3.º banqueiro do Credit Suisse culpado

O antigo diretor no Credit Suisse Global Financing Group Surjan Singh deu-se como culpado de conspirar para "lavar dinheiro" no caso das dívidas ocultas de Moçambique.
Emprego

UE e Camões apresentam projeto em Moçambique

A União Europeia e o Instituto Camões apresentam nesta quinta-feira em Maputo o projeto Procultura que disponibiliza 19 milhões de euros até 2023 para criar empregos no setor da cultura.
Sustentabilidade

CPLP. Desenvolvimento sustentável é avaliado

265
São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola ocupam as posições 95, 96, 136 e 149, respetivamente, num total de 162 países avaliados em novo relatório sobre desenvolvimento sustentável.
Nações Unidas

Moçambique. ONU faz plano humanitário pós-ciclone

As Nações Unidas lançam em Maputo plano revisto de resposta humanitária a Moçambique que abrange o apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que, juntos, afetaram mais de 1,7 milhões de pessoas.
Moçambique

Moçambique. Dez mortos à saída de comício

A Frelimo anunciou a morte de 10 pessoas e ferimentos noutras 85 quando uma multidão saiu de forma desordenada de um comício eleitoral num estádio de Nampula, principal cidade do norte de Moçambique.
África do sul

África do Sul. Xenofobia afetou 500 moçambicanos

Violência que eclodiu há mais de 1 semana contra estrangeiros fez com que cerca de 400 se interessassem pelo repatriamento voluntário. Casos de moçambicanos obrigados a sair de Moçambique são entrave.
Moçambique

Moçambique. Base de guerrilha da Renamo atacada

O líder da Junta Militar, disse que um contingente das Forcas de Defesa e Segurança invadiu uma base do grupo da Junta Militar da Renamo e disparou contra os guerrilheiros ali entrincheirados.
Papa Francisco

Papa Francisco apela ao combate à corrupção

O Papa Francisco enalteceu a riqueza natural e cultural de Moçambique, mas lamenta que, apesar destas riquezas, "uma quantidade enorme de população viva abaixo do nível de pobreza".
Moçambique

Moçambique. Prazo para reestruturação acaba 

Os credores dos títulos de dívida soberana emitidos por Moçambique em 2016, no valor de 657,6 milhões de euros, têm até esta sexta-feira para decidir se aceitam, ou não, a proposta de reestruturação.
Papa Francisco

Papa lembra perseverança de Eusébio em Moçambique

O Papa disse que numa equipa cada jogador é diferente, mas que é sempre possível "encontrarmo-nos". E o "Pantera Negra" serviu de exemplo: "Não faltavam razões para se resignar e não se resignou".
Papa Francisco

Papa: sem igualdade de oportunidades não há paz

O Papa Francisco disse que "sem igualdade de oportunidades" não há paz duradoura. O presidente moçambicano defende uma cultura "de não violência", influenciada pelos conselhos papais.
Papa Francisco

Papa Francisco já aterrou em Moçambique

161
O líder católico foi recebido por centenas de pessoas na Base Aérea de Maputo. O Papa chegou às 18h00 locais, menos uma hora em Lisboa, e foi recebido pelo Presidente da República moçambicano.
Papa Francisco

Papa Francisco visita Moçambique esta quarta-feira

A passagem do Papa Francisco por Moçambique está incluída numa visita de dez dias à África austral. A viagem inclui, ainda, a passagem por Madagáscar e Ilhas Maurícias.
Papa Francisco

Moçambique: tolerância de ponto para missa do Papa

O Papa Francisco chega a Moçambique na quarta-feira pelas 18h00. A visita dura até sexta-feira, dia em que o Papa celebra a missa no Estádio Nacional do Zimpeto.
Moçambique

Moçambique pede indemnização ao Credit Suisse 

O governo de Moçambique exige que os bancos Credit Suisse e VTB, que organizaram empréstimos a duas empresas públicas, não recebam o valor dos empréstimos e paguem uma indemnização pela crise.
Moçambique

Moçambique. Eliza Magaua é nova presidente do INE

Filipe Nyusi nomeou Eliza Mónica Ana Magaua, presidente do INE, em substituição de Rosário Fernandes, que se demitiu na semana passada, depois de polémica sobre dados do recenseamento eleitoral.
Moçambique

Manifestação acaba com detidos e gás lacrimogéneo

Uma manifestação contra mortes de grávidas que a população acredita estarem relacionadas com mau atendimento médico acabou com detidos e gás lacrimogéneo.
Papa Francisco

Papa Francisco em Moçambique 

166
Na segunda visita de um Papa a Moçambique, Francisco deverá chegar ao final do dia de quarta-feira a Maputo. Depois segue para as capitais de Madagáscar e Ilhas Maurícias.
Moçambique

Moçambique. Oposição inicia campanha sem líder

O principal partido da oposição em Moçambique, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), iniciou a campanha sem Ossufo Momade, e atacou o governo pelas dívidas que criou de milhares de milhões.
Moçambique

Presidente moçambicano pede convivência pacífica

Filipe Nyusi apelou à convivência pacífica entre os partidos políticos durante a campanha eleitoral, considerando-a um momento para aprofundar a democracia no país.
Moçambique

Campanha presidencial em Moçambique arranca hoje

Quatro candidatos presidenciais e 26 partidos moçambicanos iniciam este sábado a campanha para as eleições gerais de 15 de outubro.
Papa Francisco

Papa faz apelo à "reconciliação" em África

Francisco pede a "reconciliação fraterna em Moçambique e África inteira, única esperança para uma paz firme e duradoura", e Igreja apela para que não se faça campanha eleitoral durante a visita.
Moçambique

Noruega. 3,6 ME para zonas afetadas por ciclones

A embaixada da Noruega em Moçambique assinou acordos para apoiar com 3,675 milhões de euros o Programa Mundial da Alimentação e a Unicef em zonas afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth.
Moçambique

Moçambique. Opositor da Renamo ameaça ação militar

"Se insistirem em fazer campanha, vai morrer muita gente", avisou o líder da autoproclamada Junta Militar da Resistência Nacional Moçambicana, Mariano Nhongo.
Moçambique

Moçambique. Ajuda humanitária não foi transparente

Centro de Integridade Pública moçambicana disse que o não envolvimento da sociedade civil no processo "pode ter propiciado a ocorrência de desvios não detetados ao longo do percurso".
Animais

Antílopes chegam a Maputo após 36 horas de viagem

Mais de 160 novos pivas, uma espécie de antílope, estão a dar os primeiros passos no território onde vão passar a viver, no sul de Moçambique, após uma viagem de 36 horas, em camiões.
Moçambique

Moçambique. Promulgada Lei do Acordo de Paz

O pacto foi assinado no início do mês por Filipe Nyusi e Ossufo Momade, líder da Renamo. Objetivo é pôr fim à violência entre as Forças de Defesa e Segurança e o braço armado do partido da oposição.
Moçambique

Moçambique. Aceite a demissão do presidente do INE

O CNE anunciou em junho ter recenseado 1,1 milhão de eleitores na província de Gaza, o o equivalente a 80% da população maior de 18 anos, quando os dados do INE indicam 329 mil pessoas a menos.
Petróleo

Moçambique. Galp investe 125 ME em armazenamento

A Galp vai aumentar a capacidade de armazenamento de combustíveis em Moçambique com um investimento de 125 milhões de euros em novos parques logísticos.
Moçambique

Moçambique. Líder da comunidade ruandesa foi morto

O presidente da comunidade ruandesa em Moçambique, Louis Baziga, "chegou sem vida" ao Hospital. O jipe todo-o-terreno em que seguia foi intercetado e baleado por pessoas com armas de fogo.
Ministério da Economia

Moçambique. Pedro Vieira vai à feira de negócios

Pedro Siza Vieira participa na abertura da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique, certame em que estarão presentes 20 empresas de Portugal, o país estrangeiro mais representado.
Moçambique

Moçambique. Presidente do INE demite-se

O presidente do Instituto Nacional de Estatística de Moçambique demitiu-se após o organismo contestar o número de eleitores recenseados em Gaza, província do Sul, a dois meses das eleições gerais.
Moçambique

Moçambique quer Eurobonds a aceitar reestruturação

O Governo de Moçambique vai lançar convite aos portadores de dívida (Eurobonds) da EMATUM para aceitarem a proposta de reestruturação apresentada em maio.
Moçambique

Moçambique. 714 mortos na época das chuvas

A última época chuvosa foi a pior entre as últimas quatro, agravando a situação do país depois dos ciclones. "Foi um período atípico", diz o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.
Moçambique

Moçambique. Parlamento pede manutenção da paz

Verónica Macamo destaca a importância da Lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional e diz que manter a paz é um dever de todos, "para que o país continue no rumo do desenvolvimento".
Estados Unidos da América

Banco dos EUA dá 4,5 milhões a Moçambique

O Banco de Exportações e Importações vai pedir ao Congresso 4,5 mil milhões de euros de empréstimo para o projeto de gás natural no norte de Moçambique. Fundo pode apoiar a criação de 16.400 empregos.
Moçambique

Moçambique aceita candidaturas de 26 formações

A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique aceitou as candidaturas de 26 formações políticas às eleições legislativas. Frelimo, Renamo e MDM estão entre os aprovados.
Moçambique

20 arguidos nas dívidas ocultas de Moçambique

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo pronunciou os 20 arguidos, dos quais 19 estão em prisão preventiva, acusados de envolvimento no escândalo das dívidas ocultas em Moçambique.
Moçambique

Moçambique baixa preço dos combustíveis

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique anunciou esta quarta-feira uma revisão em baixa do preço dos combustíveis em cerca de um metical.
Moçambique

Moçambique promete facilitar investimento russo

Além da defesa e segurança, entre as principais áreas em que os dois países querem reforçar a cooperação, destaca-se o setor do gás e petróleo,
Moçambique

Moçambique vai aderir ao Banco Africano

Foi autorizado que o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, assinasse a adesão do país ao Banco Africano de Importação e Exportação, de capital social superior a 9,9 mil milhões de euros.
Moçambique

Moçambique. Presidente afasta três candidatos 

A "dispensa" dos três governadores, cabeças-de-lista da Frelimo, partido do Presidente da República Filipe Nyusi, visa aparentemente permitir que se concentrem na campanha eleitoral.
Diplomacia

Presidente de Moçambique faz visita à Rússia

Filipe Nyusi vai reunir com Putin, que o convidou, participar na abertura do Fórum Empresarial Moçambique-Rússia e reunir-se com a comunidade moçambicana no país. Visita termina na sexta-feira.
Diplomacia

Presidente de Cabo Verde faz visita a Moçambique

O também presidente em exercício da CPLP diz que não toma partido e não se pronuncia sobre divergências no interior de forças políticas, mas apelou ao diálogo e a que desavenças sejam "ultrapassadas".
Moçambique

Dívidas ocultas. Mais 9 arguidos detidos em Maputo

Entre as pessoas detidas está Renato Matusse, antigo conselheiro político de Armando Guebuza, Presidente da República de Moçambique entre 2005 e 2015. Apenas um dos 20 arguidos continua em liberdade.
Moçambique

Moçambique aumenta endividamento interno

O Banco Standard só antevê consolidação orçamental a partir de 2020. O departamento salienta ainda a importância da paz no Moçambique, um processo que considera "irreversível".
Moçambique

Dívida oculta só volta a ser negociada em março

A consultora Eurasia considera que o Governo de Moçambique só vai voltar à mesa das negociações sobre a dívida oculta em março do próximo ano, o que atrasa um eventual programa do FMI.
Moçambique

Braço armado da Renamo escolhe "novo presidente"

A autoproclamada Junta Militar da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) reúne-se na Gorongosa, em Moçambique, com o objetivo de eleger um novo presidente do maior partido da oposição.
Moçambique

Presidente da Segurança Social moçambicano detido

O Ministério Público moçambicano considera que Francisco Mazoio e outros quadros de direção do INSS violaram a lei na aprovação de um financiamento para a compra de quatro aeronaves da CR Aviation.
Moçambique

Governo moçambicano reduziu défice para 8,9%

"O défice orçamental passou de 9,7% do PIB, em 2016, para uma previsão de 8,9% em 2019", confirmou o ministro da Economia e Finanças moçambicano, Adriano Maleiane.
Energia

Moçambique lança concurso para rede elétrica

O Governo moçambicano vai lançar um concurso público para a aquisição de material elétrico destinado a garantir o acesso de 260 mil famílias à rede elétrica em várias províncias moçambicanas.
Moçambique

Moçambique recebeu 80% da ajuda internacional 

Dos 1,1 mil milhões de euros prometidos para a reconstrução das infraestruturas destruídas pelos ciclones, o governo moçambicano reuniu 940 milhões de euros. Verba corresponde a 80% da ajuda.
Moçambique

PIB moçambicano cresceu 2,5% no primeiro semestre

A porta-voz do Conselho de Ministros, Ana Comoana, disse que a inflação atingiu 3,83%, de janeiro a junho, contra 6,5% de igual período do ano passado.
Moçambique

Acordo é transformado em Lei da Paz em Moçambique

O debate da proposta da Lei da Paz visa a transformação em lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado no dia 6 de agosto.
Moçambique

Moçambique: menos funcionários fantasma poupa 45ME

O Estado moçambicano poupou cerca de três mil milhões de meticais (45 milhões de euros) em salários retirados de falsos funcionários, nos últimos quatro anos.
Moçambique

Moçambique/Dívidas Ocultas: liberdade negada 

O Tribunal Superior de Recurso de Maputo chumbou recursos contra a detenção de três arguidos no âmbito das dívidas ocultas de Moçambique, mas o último pedido de 'habeas corpus' está por decidir.
Moçambique

Moçambique. Forças Armadas vão respeitar acordo

Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M'tumuke apoiou acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado pelo Presidente da República e pelo líder da Renamo, principal partido da oposição.
Moçambique

Febre aftosa. Moçambique vacina 450 mil animais

Mais de 450 mil animais foram vacinados contra o surto de febre aftosa em Moçambique, no âmbito das medidas preventivas de proteção do gado bovino contra uma eventual ocorrência da febre.
Moçambique

Renamo pede que muçulmanos apoiem acordo de paz

"Aproveitamos este momento para pedir aos nossos irmãos muçulmanos que tenham presente nas suas preces a benevolência de Alá pelos acordos de cessação das hostilidades", disse Ossufo Momade.
Moçambique

Havia um plano de fuga em massa da prisão

Segundo o diretor nacional dos Serviços Penitenciários as autoridades tinham conhecimento de um plano para uma evasão em massa. Três reclusos acabaram por ser baleados mortalmente.
Moçambique

Moçambique. MP deduz acusações nas dívidas ocultas

Entre os arguidos estão Ndambi Guebuza, filho do ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza, e antigos dirigentes dos Serviços de Informação e Segurança do Estado.
Moçambique

Ex-ministra moçambicana em novo caso de corrupção

A ex-ministra do Trabalho moçambicana Helena Taipo está agora a ser acusada pelo Ministério Público de envolvimento no desvio de verbas dos trabalhadores moçambicanos no estrangeiro
Moçambique

Petrolífera estatal moçambicana com financiamento

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moçambique vai concluir o seu financiamento em setembro para participar no projeto de exploração de gás liderado pela norte-americana Anadarko.
Moçambique

Tumulto em prisão de Moçambique faz 3 mortos

Os confrontos iniciaram-se depois de um guarda prisional ter deixado cair uma granada de gás lacrimogéneo. O incidente terá provocado uma reação violenta por parte dos reclusos.
União Europeia

União Europeia acompanha paz em Moçambique

A alta representante da União Europeia para a Política Externa disse que a UE tem interesse em destacar uma equipa de observadores para acompanhar as eleições gerais de 15 de outubro.
Malária

Moçambique. Mortes por malária baixaram 60%

Redução deve-se a medidas como distribuição de redes mosquiteiras e campanhas de pulverização com inseticidas. Número de mortes por malária em mulheres grávidas também baixou.
Renamo

Acordo final de paz em Moçambique vai ser assinado

A assinatura está marcada para as 16h00 locais (15h00 em Lisboa), na Praça da Paz. Portugal estará representado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Moçambique

Investimento no gás é "passo gigantesco"

Filipe Nyusi afirmou que o projeto do consórcio da Anadarko e outros associados à produção de gás natural vão catapultar a economia do país, ao nível regional, continental e global.
Moçambique

Moçambique. Acordo final de paz assinado na terça

O acordo será assinado na Praça da Paz, em Maputo, às 16h00 locais. Acordo de cessação das hostilidades foi assinado na quinta-feira. Objetivo é terminar a violência entre o governo e a Renamo.
Moçambique

Renamo recusa entregar armas sem novo presidente

O líder do braço armado da Renamo que contesta a liderança do partido recusou entregar as armas no quadro do acordo de paz assinado com o Governo sem que seja eleito um novo presidente.
Moçambique

Presidente angolano saúda acordo em Moçambique

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, saudou o entendimento alcançado entre o Governo moçambicano e a Renamo para a cessação de hostilidades.
Moçambique

MDM preocupado com guerrilheiros da Renamo

O líder do Movimento Democrático de Moçambique, Daviz Simango, defendeu ser decisivo "acarinhar a expetativa" da desmobilização dos guerrilheiros da Renamo.
Moçambique

Moçambicanos nascidos após guerra são "obstáculo" 

O padre Ângelo Romano disse que os moçambicanos nascidos após a guerra civil foram e serão um "obstáculo" às tentativas de retrocesso no processo de paz.
Moçambique

Guterres elogia acordo de paz em Moçambique

O secretário-geral da ONU afirma que o acordo é "um passo adiante para a assinatura do acordo de paz definitivo na próxima semana". Documento foi assinado quinta-feira e visa "enterrar a violência".
Moçambique

Helicóptero militar despenha-se em Moçambique

Acidente aconteceu no distrito de Muidumbe, província de Cabo Delgado, norte do país. Os seis ocupantes sobreviveram à queda, mas ficaram feridos. Um deles está em estado grave.
Moçambique

Moçambique. PR e Renamo juntos contra ameaça à paz

Governo moçambicano e o líder da Renamo, Ossufo Momade, vão juntar-se para "ir buscar aqueles que dispararem ou continuarem com armas" a tentarem prejudicar o acordo de paz recentemente assinado.
Moçambique

Moçambique. Governo vende empresa de medicamentos

Instituto de Gestão de Participações do Estado refere que pretende alienar a empresa pública Medimoc a entidade nacional ou estrangeira, técnica e financeiramente capaz de dar continuidade ao negócio.
Moçambique

Moçambique. 9 estrangeiros condenados à prisão

Condenados pelo envolvimento em ataques armados na região de Cabo Delgado, norte de Moçambique, os arguidos são da Tanzânia e do Burúndi, e vão enfrentar até 16 anos de prisão.
Moçambique

Histórico. Assinado acordo de paz com Renamo

Líder da Renamo diz que acordo visa "enterrar a cultura da violência e da falta de aceitação do outro". Momade pede agora eleições livres, justas e transparentes para a duração do entendimento.
Moçambique

Moçambique. Homens armados atacam veículos

301
Local do ataque fica a 200 quilómetros do distrito de Gorongosa, onde o Presidente da República e o líder da Renamo assinam acordo de paz. Motorista e o ajudante de um dos veículos ficaram feridos.
Moçambique

Tráfico de pessoas. Moçambique quer rever lei

A legislação moçambicana sobre o combate ao tráfico de pessoas está desajustada e deve ser atualizada, defendeu a PGR de Moçambique, que ainda não dispõe de um plano de ação concreto contra o tráfico.
Moçambique

Moçambique. Governo e Renamo assinam acordo de paz

FRELIMO e Renamo voltam a assinar formalmente um acordo de paz. Processo de desarmamento, desmobilização e reintegração dos membros do braço armado da Renamo foram a chave para cessar hostilidades.
Moçambique

Nyusi e líder da Renamo candidato a presidenciais

Além de Filipe Nyusi e Ossufo Momade, da Renamo, foram aprovados também Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, e Mário Albino, do Ação do Movimento Unido para a Salvação Integral.
Moçambique

Moçambique. Nyusi anuncia acordo de paz com Renamo

Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou na Assembleia da República que vai assinar na quinta-feira o acordo de paz para a cessação definitiva das hostilidades militares com o líder da Renamo.
Moçambique

Moçambique aprova prorrogação dos mandatos da CNE

O parlamento moçambicano aprovou a prorrogação do mandato de nove membros da Comissão Nacional de Eleições, para que todos os elementos participem na condução das eleições gerais de outubro.
Moçambique

Moçambique. Estado da Nação discutido na AR

O Presidente moçambicano vai cumprir um imperativo que a Constituição da República impõe ao chefe de Estado. Filipe Nyusi vai dirigir-se ao país, a partir da sede do parlamento em Maputo.
Moçambique

Guerrilheiros da Renamo querem voltar à vida civil

Guerrilheiros da Renamo, partido da oposição em Moçambique, entregaram voluntariamente as armas no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração, e querem voltar à vida civil.
Moçambique

Moçambique. 1.700 bebés infetados com VIH

O Ministério da Saúde de Moçambique submeteu 27 mil bebés ao teste desde 2017. 6,5% tiveram diagnóstico positivo. A maior parte já iniciou tratamento, com novo equipamento disponível nas províncias.
Moçambique

Maputo. União Africana analisa eleições 

Uma missão pré-eleitoral da União Africana vai estar em Moçambique para avaliar os preparativos para as eleições presidenciais, legislativas e provinciais de outubro próximo.
Moçambique

Moçambique. Malária mata cada vez menos

Malária mata cada vez menos em Moçambique. Número de casos também regista tendência decrescente. Diretora de Saúde de Maputo diz que números são resultado das estratégias implementadas na comunidade.
Moçambique

Moçambique. ONG estudou financiamentos eleitorais

A ONG moçambicana Centro de Integridade Pública fez um estudo sobre o financiamento público a campanhas eleitorais e prestação de contas, no âmbito da contribuição para os processos eleitorais.
Moçambique

De que massa somos feitos?

911
Três anos passados, como é que a questão Américo Sebastião nos interpela, desde a comum cidadania até a instâncias internacionais, com destaque para a União Europeia? De que vale ser cidadão europeu?
Moçambique

Moçambique. Parlamento aprova Lei de Amnistia

A Lei de Amnistia cobre crimes contra a segurança do Estado cometidos nos confrontos entre o braço da Resistência Nacional Moçambicana e as Forças de Defesa e Segurança nos últimos cinco anos.
Moçambique

Presidente quer integrar guerrilheiros da Renamo

O Presidente moçambicano anunciou que será reformulada a lista de homens armados da Renamo a ser entregue ao governo para integrar guerrilheiros "insatisfeitos" com o processo de Desarmamento.
Moçambique

Mina na África do Sul é ameaça ambiental

433
Um megaprojeto de extração de carvão na África do Sul, ameaça afetar a maior reserva mundial de vida selvagem e contaminar o abastecimento de água ao vizinho Moçambique.
Moçambique

Ação de solidariedade em Lisboa com Moçambique

134
Uma dezena de embaixadores e responsáveis de instituições africanas juntaram-se para pintar uma tela que será leiloada para ajudar as vítimas dos ciclones que afetaram Moçambique.
A página está a demorar muito tempo.