237kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Moçambique

Crise em Moçambique

Cabo Delgado. A saga dos miúdos que fogem sozinhos /premium

Alguns têm apenas 6 anos. Depois de correrem para escapar aos tiros, ficam semanas num lar sem saberem se algum dos pais está vivo. E desenham helicópteros de resgate. O Observador em Cabo Delgado.
Moçambique

Tumultos em Moçambique fazem três mortes

Um tumulto originado por informações falsas que davam conta da existência de um cativeiro com crianças raptadas levou à intervenção da polícia moçambicana. Três pessoas morreram e 11 ficaram feridas.
Moçambique

Portugal já tem 10 militares em Moçambique

Portugal já tem 10 militares em Moçambique, numa altura de tensão pelos ataques na província de Palma, e maior parte dos 175 elementos destacados no Afeganistão vou regressar a Portugal.
Moçambique

Portugal apoia Cabo Delgado com 250 mil euros 

“Face ao agravar da situação na província de Cabo Delgado”, Portugal vai ajudar com 250 mil euros projetos de organizações não-governamentais para o desenvolvimento na província moçambicana.
Moçambique

Moçambique. Número de deslocados sobe para 20.558

O total de deslocados depois do ataque de Palma sobe para 20.558, mas estima-se que o número seja maior, por haver população que não chega a ser registada ou que ainda esteja escondida.
Moçambique

Audição do ministro da Defesa sobre Cabo Delgado

O requerimento do CDS para audição do ministro foi aprovado na comissão de Defesa Nacional por unanimidade. O partido considera que o parlamento "não se pode alhear deste grave problema humanitário".
Moçambique

Palma. 18.661 pessoas já fugiram, diz organização

Fugiram de Palma 18.661 pessoas na sequência do ataque no dia 24 de março, onde 43% são crianças e 31% mulheres. "Centenas de deslocados continuam a chegar diariamente a pé."
Moçambique

Governo diz que ataques não afetam projeto de gás

O projeto de gás "não está ameaçado" pelos ataques a Palma e "vai continuar porque as Forças de Defesa e Segurança estão a fazer tudo para garantir a segurança daquela região".
Noticiário

8h. Pemba. "Quando vêm senhores para me cortar?"

Reportagem em direto do enviado especial do Observador Pedro Jorge Castro a Cabo Delgado. Neste noticiário, ainda as reações à entrevista de José Sócrates à TVI. PS fala em ataque "injusto".
Moçambique

ONU preocupada com ataques em Moçambique

O presidente do Conselho de Segurança da ONU assegura que situação em Cabo Delgado está a ser seguida com máxima atenção, devido à possibilidade da violência se expandir para outras regiões africanas.
Noticiário

8h. Pemba. Diretor da Cáritas assume medo 

Capital de Cabo Delgado fica numa península, o que pode dificultar operações de fuga. Enviado especial do Observador Pedro Jorge Castro entrevista um psicólogo a descrever atrocidade das mortes.
Moçambique

Portuguesa raptada em Maputo

138
Uma mulher com nacionalidade portuguesa residente no norte de Moçambique foi raptada em frente ao Consulado Geral de Portugal em Maputo. Este é o segundo rapto em menos de 48 horas na cidade.
Crise em Moçambique

Cabo Delgado. “Quem é que pode não ter medo?” /premium

155
Os traumas de quem viu as decapitações. Os homens que fazem planos para lidar com a eventual chegada de terroristas a Pemba. E o professor polígamo que fugiu de Palma com as suas duas famílias. 
Óbito

Morreu músico moçambicano Hortêncio Langa

Com uma carreira que se prolongou durante 50 anos, Langa é um dos músicos mais expressivos de Moçambique, tendo-se destacado como membro da banda Alambique e integrando vários projetos musicais.
Moçambique

Deslocados. ONG diz que governo falhou no apoio

Até fevereiro, segundo ONG, Cabo Delgado tinha um total de 21 centros de acolhimento definitivo para deslocados, com cerca de 10 mil famílias, enquanto em Nampula tem um, com 2.500 pessoas.
Moçambique

Moçambique. CPLP pronta para ajudar

"A organização coloca-se à disposição do governo moçambicano para aquilo que for necessário", disse o ministro Rui Alberto de Figueiredo Soares.
Moçambique

Igreja está atenta aos ataques em Moçambique

Os ataques que estão a acontecer em Moçambique estão a ser acompanhados "muito de perto" pela Igreja Católica, que apoia todos os esforços que têm vindo do Governo e das organizações internacionais.
Extremismo

Os amanhãs que cantam cheiram a queijo

A "queijificada" teoria cedo encontrou a dura realidade da sua fugacidade, devido a dois acontecimentos: a soez intervenção de Louçã acerca de Aline Beuvink e o embaraçoso ativismo do grupo Climáximo.
Moçambique

Há risco de ataque a Pemba e recuperação de Palma

Especialistas alertam para "vazio de segurança" em Cabo Delgado no próximo mês e nos próximos, o que deixa tanto Palma como outras localidades na província "expostas a mais ataques dos militantes".
Moçambique

O futuro de quem foge do terror em Moçambique

A vida de Muanacha António depois da invasão da Quissanga, na província de Cabo Delgado, em 2020, é como que um olhar para o futuro dos deslocados de Palma: incerto, repleto de saudade e de revolta.
Moçambique

PAM procura formas de assistir pessoas em Palma

Segundo a OIM, estima-se que haja 23 mil pessoas na área em redor do recinto da Total, mas "não há um número exato". PAM pretende cobrir as necessidades de 50 mil pessoas afetadas.
Moçambique

UE vai apoiar Moçambique com quase 8 milhões

A UE vai enviar quase 7,9 milhões de euros para responder à atual crise humanitária provocada pelo terrorismo no norte de Moçambique. Ajuda insere-se num pacote de 24,5 milhões para a África Austral.
Moçambique

Palma. Doze estrangeiros degolados em hotel

2037
Um ataque recente ao hotel Amarula, em Palma, levou ao brutal assassinato de 12 cidadãos estrangeiros. Não se conhecem as nacionalidades das vítimas, mas sabe-se que foram degoladas e decapitadas.
Moçambique

UCCLA apela à ajuda da comunidade internacional

Uma das decisões tomadas pelos representantes associados da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa foi escrever a altos representantes da comunidade internacional a pedir soluções.
Moçambique

Crise humanitária quase a atingir 800 mil pessoas

A crise humanitária no norte de Moçambique está prestes a atingir 800 mil pessoas. A organização não-governamental salienta a "falta de tudo" para fornecer a assistência humanitária adequada.
Moçambique

Parlamento condena violência em Moçambique

A Assembleia da República "condena veementemente os atos de violência extrema e horror" que estão a acontecer em Moçambique e que já provocaram a deslocação de mais 700 mil pessoas.
Crise em Moçambique

Fundação Aga Khan preocupada com Moçambique 

Fundação está presente em cinco distritos de Cabo Delgado e 190 aldeias atualmente, beneficiando mais de 197 mil moçambicanos. "Isto tem de se resolver", frisa Nazim Ahmad.
Moçambique

Palma. Deslocados ascendem a 12,8 mil

Na sequência dos ataques na vila de Palma o número de deslocados sobe para 12.800, dos quais 43% são crianças. "Espera-se que muitas mais pessoas ainda estejam em movimento".
PSD

PSD questiona Governo sobre Moçambique 

Os social-democratas querem saber se o Governo abordou na reunião do Conselho Europeu a agenda União Europeia-África: "É fundamental perceber se foi aproveitada a oportunidade."
Moçambique

Presidente quer reforço da cooperação fronteiriça

Nyusi enfatizou que a SADC deve implementar "ações práticas para combater este flagelo [do terrorismo]" para impedir a sua "expansão e desestabilização da região".
Moçambique

Moçambique. Guterres "profundamente preocupado"

O secretário-geral da ONU está "profundamente preocupado" com a possibilidade de grupos extremistas estarem a aturar no país e defende "uma ação concertada e coordenada da comunidade internacional".
Moçambique

Países da SADC debatem violência em Cabo Delgado

A cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que vai decorrer em Maputo, terá como tema de destaque a violência armada no norte de Moçambique e o apoio no combate aos grupos armados.
Moçambique

Moçambique. Crise marcará programa de cooperação

O próximo programa de cooperação com Moçambique, que vai ser assinado até ao final do ano, deverá ser marcado pela crise em Cabo Delgado. A intenção é de ir "o mais longe possível" com o programa.
Moçambique

Presidente moçambicano não quer direitos violados

O Presidente moçambicano disse esta quarta-feira que as violações de direitos humanos por membros das forças de segurança na luta contra os grupos armados "não são nem serão tolerados em Moçambique".
Moçambique

Insurgentes estarão a recrutar crianças em Pemba

174
Um padre da diocese de Pemba alertou para os indícios de recrutamento de crianças por parte dos grupos insurgentes, de acordo com relatos de quem já foi raptado pelos grupos armados e conseguiu fugir.
Moçambique

Aprovada audição de Santos Silva no parlamento

A audição foi aprovada na comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, anunciou o grupo parlamentar do CDS na sua página na rede social Facebook.
Moçambique

Moçambique. Renamo quer ajuda internacional

Ossufo Momade, presidente da Resistência Nacional Moçambicana, principal partido da oposição, apela ao governo para que peça ajuda internacional para combater a violência no norte do país.
Atualidade

Conflito em Moçambique. Como se chegou aqui?

As Forças de Defesa e Segurança moçambicanas recuperaram Palma, 11 dias depois do ataque que fez dezenas de mortos e milhares de desalojados. Mas o conflito armado em Cabo Delgado dura há três anos.
África

A aposta de Espanha em África

100
O primeiro-ministro espanhol apresentou em Madrid um plano de investimento em África, que vai esta semana explicar em Angola e no Senegal, realçando o interesse de Espanha neste continente.
Moçambique

Moçambique. Pelo menos 11 mil fugiram de Palma

De acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) pelo menos 11 mil pessoas fugiram da cidade moçambicana de Palma desde o ataque jihadista de 24 de março.
Moçambique

Palma. Cerca de 30 mil pessoas precisam de apoio

As vítimas dos ataques de Palma necessitam de imediato de alimentos, medicamentos e assistência médica e psicossocial. Já foram 722 mil as pessoas obrigadas a fugir de casa em Moçambique.
Coronavírus

Moçambique. Recolher obrigatório alargado

O recolher obrigatório vai ser alargado a mais cinco cidades devido ao aumento da taxa de positividade de Covid-19 no país e as as restrições em vigor desde o início do ano mantêm-se.
Moçambique

Deslocados de Palma rejeitados pela Tanzânia

A Tanzânia não quis aceitar os cerca de 600 deslocados moçambicanos que sobreviveram aos ataques de Palma. Até ao final do dia, o governo não tinha ainda reagido a estas informações.
Moçambique

Moçambique. Advogados pedem apoio de Portugal 

A Ordem dos Advogados apelou ao apoio de Portugal para que ajude o governo e a população devido aos ataques terroristas em Cabo Delgado.
Moçambique

Insurgentes, jihadistas ou terroristas?

344
Quais são, afinal, as causas da guerra em Cabo Delgado? Revolta popular contra o governo, o jihadismo islâmico ou os interesses nas riquezas naturais? Ensaio de Fernando Jorge Cardoso.
Terrorismo

Moçambique. Pemba recebeu 3.591 deslocados

Das 3.591 pessoas que chegaram a Pemba (capital de Cabo Delgado), vindas de Palma, 669 são crianças e 529 são mulheres.Três destas mulheres deram à luz durante as viagens.
Moçambique

Pés em ferida na longa caminhada até Montepuez

Montepuez é umas das cidades que tem recebido vítimas dos ataques de Palma, na província de Cabo Delgado. A caminhada é longa, mas o destino é longe o suficiente para se sentirem em segurança.
Moçambique

Forças governamentais assumiram controlo de Palma

Palma "está completamente [tomada pelas Forças de Defesa e Segurança]". O próximo passo será a criação de condições para um regresso seguro da população, obrigada a fugir na sequência dos ataques.
Coronavírus

Moçambique com mais 114 novos casos de Covid-19

Moçambique registou mais 114 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, mantendo-se nos 782 óbitos. Este domingo não há registos de mais
Moçambique

Maputo. Arcebispo pede solidariedade

O arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio, apelou à solidariedade dos moçambicanos e dos países vizinhos para as vítimas da violência armada em Cabo Delgado.
D. Manuel Clemente

Cardeal Patriarca manifesta tristeza por Pemba

O Cardeal-Patriarca de Lisboa manifestou "muita tristeza" pelo conflito e crise humana em Pemba. "É um problema trágico, que dura há tanto tempo e não tem nenhuma razão de ser", afirmou.
Coronavírus

Moçambique: Mais quatro óbitos e 82 casos de Covid

Mais quatro pessoas com covid-19 morreram em Moçambique e outras 82 foram infetadas nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
Moçambique

Cerca de 9.900 pessoas deslocadas de Palma

109
Quase 9.900 pessoas chegaram de Palma aos distritos de Nangade, Mueda, Montepuez e Pemba desde 24 de março. Quase metade são crianças.
Moçambique

Moçambique. Total retira pessoal do projeto de gás

157
A retirada inclui empresas subcontratadas que se mantinham na área do maior investimento privado em curso em África e cujos trabalhadores saíram por via marítima e aérea.
Moçambique

Cabo Delgado: da falta de esperança à insurgência /premium

147
Jovens marginalizados radicalizaram-se e acabaram a jurar fidelidade ao Daesh, recorrendo ao tráfico para se financiarem. Incapaz de resolver o problema, Maputo resiste a pedir apoio internacional.
Moçambique

Mais de 9 mil pessoas fugiram de Palma

Mais de 9.000 pessoas fugiram da Vila de Palma, no norte de Moçambique, desde o ataque de grupos 'jihadistas', no dia 24 de março, relatou gabinete das Nações Unidas para Assuntos Humanitários.
Moçambique

Deslocados chegam a Pemba em "estado de choque"

Muitas dos milhares de pessoas que fugiram do ataque armado de há nove dias a Palma, no norte de Moçambique, "estão altamente traumatizadas" e ainda "em estado de choque" ao chegar a Pemba.
Noticiário

8h. Climáximo cria campanha falsa contra Galp

Galp foi alvo de campanha de desinformação por duas vias: cartazes espalhados por Lisboa e envio de comunicado falso às redações. “É preciso que a Galp saia imediatamente de Cabo Delgado", exigem
Ativismo

Moçambique. Climáximo usa tragédia contra Galp /premium

300
Ativistas acusaram Galp de ter um "papel" no conflito armado que se vive no norte de Moçambique. Comunicado falso foi enviado às redações e houve cartazes espalhados por Lisboa.
Moçambique

Moçambique. 50 portugueses estavam em Palma 

Todos os portugueses conseguiram fugir da zona de conflito. Um deles foi atingido a tiro e encontra-se internado num hospital na África do Sul. ONU está preocupada com falta de fundos na região.
Moçambique

Deslocados enganam a fome com folhas de feijão

190
O preço da segurança é a fome. Não há comida que chegue, "mas as crianças dormem melhor. As crianças podem brincar", longe do som das armas dos grupos que atacam Cabo Delgado há três anos e meio.
Moçambique

CPLP está a sensibilizar comunidade internacional

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa está a envidar esforços, de forma a sensibilizar os estados-membros, para a necessidade de reforçarem ainda mais a sua colaboração bilateral com Moçambique.
Moçambique

Acordo para treino de tropas assinado em abril

Chegou a Maputo o brigadeiro-general Francisco Duarte, que irá comandar a missão de formação de tropas especiais, prevendo-se o envio de duas equipas avançadas de formadores portugueses em abril.
Moçambique

Moçambique. Missão da UE "vai chegar a bom porto"

Augusto Santos Silva sublinhou que a presidência portuguesa do Conselho da UE "colocou o norte de Moçambique, desde a primeira hora, como uma das suas prioridades".
Moçambique

Mais de 5.300 deslocados desde ataque a Palma

Estes números deverão aumentar nas próximas horas e nos próximos dias, na sequência do ataque da semana passada à vila de Palma, no norte de Moçambique.
Moçambique

Presidente de Moçambique: ataque "não foi o maior"

O chefe de Estado disse que o "impacto" do ataque a Palma deve-se ao facto de "ter sido numa zona na periferia dos projetos em curso naquela província". "Vamos abordar o inimigo como temos estado".
Moçambique

Assembleia Parlamentar Paritária-UE preocupada

Há "sérias preocupações com a escalada da violência na província de Cabo Delgado, em reação aos brutais ataques na semana passada contra a cidade de Palma", que expuseram problemas de segurança.
Moçambique

Quase cego, idoso passou 7 dias de fome no mato

155
"Estava com a minha mulher e com uma criança, apanharam-me e fugimos para o mato". Quase cego, o ancião conta os "sete dias sem dormir e sem comer" e as crianças que se perderam na fuga de Palma.
Moçambique

PCP condena "ações criminosas" em Moçambique

O Partido Comunista Português condenou os ataques terroristas na província de Cabo Delgado, em Moçambique, e alerta para os interesses de eventuais tentativas de intervenção externa na região.
Moçambique

Frelimo rejeita que Nyusi esteja em silêncio 

Frelimo diz que Nyusi nunca esteve em silêncio e que não tem "de vir todos os dias para retratar, passo a passo, o que está a acontecer" em Cabo Delgado. Respeito pelos direitos humanos? "É complexo".
Moçambique

Gulbenkian doa 80 mil euros para apoiar Moçambique

A Fundação Gulbenkian anunciou um apoio de emergência aos deslocados de Cabo Delgado no valor de 80 mil euros. A ajuda vai ser entregue à Helpo, uma ONG já implantada no norte de Moçambique.
Moçambique

População sente-se cada mais insegura em Pemba

População lembra que a província de Cabo Delgado já não se sente segura há muito tempo e recorda que Palma era considerada uma cidade segura. Muitos instam o governo central a pedir ajuda ao exterior.
Moçambique

Moçambique. Mau tempo atrasa chegada de novo barco

Chegada estava prevista para quarta-feira de manhã com cerca de mil pessoas a bordo a viagem em alto mar está a ser dificultada por mau tempo no percurso de 200 a 300 quilómetros até Pemba.
Moçambique

Amnistia Internacional pede "investigação oficial"

146
A Amnistia Internacional diz que os residentes de Cabo Delgado estão encurralados entre forças de segurança, milícias privadas que estão a lutar ao lado do governo e o grupo de oposição armada.
Moçambique

Moçambique. População mais pobre chega a Pemba

Perto de 200 pessoas começaram a desembarcar no aeroporto de Pemba, numa operação que continua, enquanto no porto se prepara o desembarque de outras 160 pessoas que chegaram por barco.
Moçambique

Agências da ONU descrevem "horror absoluto"

O número de deslocados foi registado desde que os ataques armados em Palma começaram na quarta-feira — equivalem a 672 famílias. Chegam a pé, de autocarro, de avião e de barco, desde Palma.
Moçambique

Em Palma, "o povo simples continua dentro do mato" /premium

O padre missionário Edegard Silva, que há um ano fugiu para Pemba, lamenta a falta de ação do Governo, diz que os militares pouco podem fazer e garante que o povo de Palma ainda precisa de ajuda.
Moçambique

Moçambique. Portugal deve apoiar e não pressionar

A missão do ministro dos Negócios Estrangeiros não é pressionar o governo moçambicano a aceitar a ajuda internacional, mas sim apoiar o país no momento em que dezenas de pessoas foram mortas.
Moçambique

Moçambique. Organizações pedem apoio internacional

18 organizações exigiram ao Presidente da República que acione um pedido de apoio internacional para ajudar combater os grupos armados no norte de Moçambique.
Resposta Pronta

Cabo Delgado. "Portugal tem papel importante"

512
Enoque João, presidente da Casa de Moçambique, lamenta a "inação" da CPLP perante a crise humanitária em Cabo Delgado e avisa: "Não há irmandade quando só enviamos 60 militares para darem formação".
Resposta Pronta

"Governo de Moçambique tem mudado a narrativa"

Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional em Portugal, defende a possibilidade de "crimes de guerra" em Cabo Delgado e sublinha: "Governo de Moçambique tentou encobrir acontecimentos".
Moçambique

Moçambique. Ataque em Palma foi "estratégico"

Analista considera que a crise de segurança em Cabo Delgado está a "tornar-se mais séria" e que "vai ser necessária uma intervenção internacional para recuperar o controlo da região" moçambicana.
Moçambique

Navio com cerca de mil deslocados ruma a Pemba

O navio transportará a população mais carenciada após o ataque à vila de Palma e que tem passado por dificuldades por falta de alimentos, água e abrigo junto ao recinto do projeto de gás.
Moçambique

Situação em Palma é "extremamente preocupante"

Relatório das Nações Unidas explica que a informação sobre o que está a acontecer é "extremamente difícil de verificar, devido a interrupções nas comunicações na cidade de Palma".
Moçambique

Rangel: Portugal e UE são responsáveis por omissão

119
Eurodeputado Paulo Rangel faz acusações ao Governo. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros confirmou que há dezenas de portugueses em Pemba e que Portugal enviará uma missão.
Moçambique

Moçambique. Militares portugueses partem em abril

Os primeiros elementos do contingente de 60 militares portugueses que vai rumar a Moçambique para dar formação às forças de segurança locais vão partir de Portugal na primeira quinzena de abril.
Noticiário

10h. Moçambique. Ajuda portuguesa vai demorar

Secretário de Estado diz ao Observador que o planeamento está a ser feito em articulação com as autoridades moçambicanas. Eurodeputado Paulo Rangel acusa o governo de estar a branquear negligência.
Noticiário

9h. Cabo Delgado. ACNUR pede mais apoios

Fundo de quase um milhão de euros está a esgotar-se, não chega para dar resposta a todas as necessidades, com o aumento da violência na região, diz a responsável do alto comissariado.
Resposta Pronta

Cabo Delgado. "Não sei quando vai acabar"

A responsável do Alto comissariado da ONU para refugiados alerta que fundos para apoiar população estão a esgotar-se. Margarida Loureiro fala em grandes atos de violência contra mulheres e crianças.
Moçambique

Palma. Milhares com dificuldades em sobreviver

170
Dormem nas ruas, na escola, onde é possível. Ricardo Machava, jornalista moçambicano, conta à Rádio Observador relatos dos sobreviventes, de decapitações e de fugas de 100 quilómetros pelo mato.
Moçambique

Cabo Delgado. Agências humanitárias sem recursos

As agências humanitárias das Nações Unidas afirmam que estão sem dinheiro e sem itens essenciais, como comida e medicamentos, para socorrer toda a população de Cabo Delgado.
Noticiário

8h. Moçambique. Mulheres e crianças violadas

Responsável do Alto comissariado da ONU para refugiados em Cabo Delgado alerta para violações dos direitos humanos na região. Cidade de Palma foi tomada por jihadistas. Há 700 mil deslocados.
Noticiário

7h. Moçambique. 100 km a pé para fugir

Não há ligação telefónica em Palma desde o ataque de quarta feira. Jornalista conta que a situação que está a dificultar os trabalhos de identificação de quantas pessoas precisam de ajuda.
Moçambique

Moçambique. Bebé alvejado entre os feridos 

Um dos familiares, que prefere falar no anonimato, conta que a fuga de Palma foi feita de súbito, pelo mato em direção à península de Afungi, para junto do recinto do projeto de gás do norte.
Moçambique

ONU condena "veementemente" violência em Palma

"Estamos profundamente preocupados com a situação ainda em evolução em Palma, onde os ataques armados começaram em 24 de março, matando dezenas de pessoas", dizem as Nações Unidas.
Moçambique

África do Sul envia avião militar a Moçambique

Cerca de 50 cidadãos sul-africanos foram afetados pelos recentes ataques terroristas no norte do país vizinho desde quarta-feira. Dois estão ainda desaparecidos e um morreu.
Moçambique

Ataque em Palma visa dividir meios militares 

O ataque a Palma constitui a ação de maior visibilidade dos insurgentes no norte de Moçambique e visa desviar os militares de Maputo da reconquista de Mocímboa da Praia, diz o investigador do ISCTE.
Moçambique

Moçambique. PSD e CDS questionam Governo 

O PSD questionou o Governo sobre a sua posição quanto à violência na província moçambicana de Cabo Delgado. O CDS pediu uma participação militar e a mobilização dos estados-membros da União Europeia.
Moçambique

Portugal empenhado em resolver a questão de fundo

O Governo português está a acompanhar permanentemente a situação no norte de Moçambique e quer resolver "a questão de fundo". António Costa falou pessoalmente com o presidente moçambicano.
Moçambique

Pentágono "determinado" a apoiar luta contra ISIS

207
Os Estados Unidos estão "determinados a cooperar com o governo de Moçambique" no combate aos insurgentes em Cabo Delgado, afirmou o porta-voz do Pentágono.
Moçambique

Brasil oferece apoio para combate ao terrorismo

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil ofereceu ajuda ao governo de Moçambique para combater os ataques terroristas na província de Cabo Delgado. Dezenas de civis já foram mortos.
Moçambique

Há o risco de jihadistas tentarem manter controlo

222
O analista político salienta que o conflito militar nasceu de uma insurgência local, mas neste momento tem uma dimensão difícil de controlar. "Isto é uma guerra, não é uma brincadeira".
Moçambique

Moçambique. ISIS reivindica controlo de Palma

111
A vila de Palma foi atacada na quarta-feira por grupos insurgentes 'jihadistas' que há três anos e meio aterrorizaram a região. Esta segunda-feira, o Estado Islâmico reivindicou o controlo do local.
Moçambique

Analistas defendem intervenção da União Africana

Analistas defendem "utensílios e enquadramentos" estabelecidos "ao longo dos anos" para lidar com a situação em Moçambique, como a possibilidade de uma missão no terreno e a emissão de declarações.
Moçambique

Moçambique. Centenas fogem para a vizinha Tanzânia

186
Estima-se que entre 200 a 500 pessoas tenham passado a fronteira com a Tanzânia, a norte de Cabo Delgado, e o número continua a aumentar. Muitas crianças tiveram de passar o mato e enfrentar o terror.
Moçambique

Ponte aérea leva pessoal de Pemba para Maputo

Os voos transportam sobretudo trabalhadores ligados ao projeto de gás do norte de Moçambique para a capital moçambicana. Um grupo de portugueses seguiu no primeiro avião que descolou de Pemba.
Moçambique

Ataques. Dezenas de civis mortos em Palma

1039
Ministério da Defesa moçambicano fez este domingo o rescaldo dos ataques a Palma, norte de Moçambique, iniciados na quarta-feira. Um número incalculado de pessoas está a fugir para Afungi.
Crise em Moçambique

Moçambique. Português ferido foi transferido

O português ferido nos ataques de grupos armados à vila de Palma, em Moçambique, foi transferido para a África do Sul para receber tratamento médico.
Moçambique

Os relatos de famílias angustiadas em Moçambique

Dezenas de famílias esperaram reencontrar familiares fugidos de Cabo Delgado como desembarque do navio de resgate Sea Star 1. A embarcação da petrolífera Total retirou 1300 que fugiram aos massacres.
Marcelo Rebelo de Sousa

Moçambique. Marcelo falou com mulher de ferido

Presidente da República "continua a acompanhar com preocupação a situação no norte de Moçambique", lê-se numa nota da Presidência. Ferimentos são "menos graves" do que se temeu inicialmente.
Moçambique

Suíça. Portugueses angariam fundos para escola

849
Escola destina-se a 300 crianças e projeto já conseguiu angariar cerca de 7.000 euros para a construção do estabelecimento escolar em Nampula.
Moçambique

Moçambique. Barco com 1.800 pessoas já ao largo

Embarcação partiu no sábado de Afungi com destino ao porto de Pemba onde há familiares a aguardar.
Marcelo Rebelo de Sousa

Ferimento "menos grave" do que avaliação inicial

Marcelo Rebelo de Sousa referiu estar a acompanhar, juntamente com o Governo, a evolução da situação em Palma, onde um cidadão português ficou gravemente ferido.
Moçambique

Português ferido num ataque em Moçambique 

Português ficou gravemente ferido numa operação de resgate. A embaixada em Maputo está a acompanhar a situação e a procurar identificar outros portugueses no local para prestar acompanhamento e apoio.
Moçambique

Moçambique. Sete mortos em ataque a caravana

188
Um residente que, juntamente com outros, fugiu de Palma, disse na sexta-feira à Lusa que são visíveis corpos de adultos e crianças assassinados nas ruas da sede de distrito.
Moçambique

Moçambique. Al-Shabab alvejou civis dentro de casa

763
A ONG Human Rights Watch apelou ao governo moçambicano que tome medidas urgentes para proteger a população de Palma. Há relatos de pessoas a ser alvejadas dentro de casa por terroristas da Al-Shabab.
Moçambique

Coreia do Sul apoia projeto de Moçambique

Coreia do Sul entregou 75 milhões de euros para a implementação da segunda fase do projeto de Sistema de Informação e Gestão de Segurança Pública de Moçambique. O governo moçambicano agradeceu.
Moçambique

Palma. Portugal condena violência "veementemente"

A cidade de Palma, em Moçambique, foi vítima de um ataque terrorista na passada quarta-feira. Ministério dos Negócios Estrangeiros condena "veementemente" a violência na cidade.
Terrorismo

Moçambique. ONU preocupada com crise humanitária

A Organização das Nações Unidas diz estar a seguir de perto os ataques em Palma e mostra-se preocupada com a rápida deterioração da situação humanitária em Moçambique.
Moçambique

UE segue "de perto" ataque em Palma, Moçambique

A União Europeia está a acompanhar o ataque armado em curso na região de Palma, no norte de Moçambique, e a avaliar necessidades de auxílio a cidadãos europeus afetados por este episódio de violência.
Moçambique

Governo moçambicano confirma ataque armado a Palma

O Ministério da Defesa de Moçambique confirmou um ataque à vila de Palma, norte do país, junto ao projeto de gás de Cabo Delgado. As comunicações com Palma estão interrompidas.
Moçambique

Tiroteio em Palma. População teve de fugir

A vila de Palma estava esta quarta-feira sob tiroteio e a população está em fuga. Na vila ouviam-se disparos de metralhadora e há estabelecimentos a ser assaltados.
África

Comunidade da África Austral promete não "vacilar"

O chefe de Estado moçambicano e recém-chegado à presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral prometeu, durante o funeral John Magufuli, continuar a lutar pelos povos da SADC.
Refugiados

Moçambique. Suécia dá apoio de quase 700 mil euros

O apoio da Suécia de mais de 7 milhões de coroas sueca vai permitir a assistência e proteção de 27.000 refugiados e requerentes de asilo que vivem em Moçambique e aos deslocados de Cabo Delgado.
Moçambique

BE questiona Governo acerca de apoio humanitário 

BE quer saber se o Governo considera "urgente o auxílio humanitário a Moçambique" e aferir a disponibilidade do Governo "para co-coordenar e colocar no terreno a ajuda humanitária" que o país precisa.
Aviação

Moçambique. LAM perde 30% de passageiros

Companhia de bandeira moçambicana transportou 20.936 passageiros em fevereiro de 2021 contra 29.923 em janeiro. Rota mais procurada foi a ligação entre a capital Maputo e a província do norte Nampula.
Coronavírus

Moçambique teve mais recuperados que casos novos

Moçambique passa a ter um total acumulado de 746 mortes e 66.212 casos, dos quais 79% recuperados e 128 internados (a maioria em Maputo)
Coronavírus

Mais três mortos e 265 casos em Moçambique

O país africano passa a ter um total acumulado de 743 mortes e 66.064 casos positivos.
Moçambique

Moçambique. São cerca de 700 mil os deslocados

146
São cerca de 700 mil refugiados deslocados devido aos ataques armados no norte de Moçambique: "Esta é uma verdadeira tragédia humanitária, que traz também necessidades de proteção".
Resposta Pronta

Idai. "Quase todos os dias as pessoas falam dele"

Na semana em que se assinalam dois anos da passagem do ciclone Idai, Isabel Fernandes, coordenadora na HELPO, conta como é tentar reconstruir Moçambique em plena pandemia.
Coronavírus

8 milhões de alunos voltam às aulas em Moçambique

Mais de 8 milhões de estudantes do 1º ao 12º ano vão iniciar as aulas em Moçambique, depois de uma nova interrupção devido à pandemia. Divisão de turmas e aulas ao sábado poderão ser uma realidade.
Crise em Moçambique

Moçambique. Católicos alertam para fome e cólera 

131
Segundo o relato de um missionário em Nangololo, destruída pelos terroristas, estes grupos continuam a atacar povoações, "há uma profunda precariedade alimentar" e há casos de cólera e de malária.
Saúde Pública

Moçambique com 2 clínicas móveis para saúde sexual

As autoridades de saúde moçambicanas receberam duas clínicas móveis, construídas para oferecer cuidados de saúde primários, com foco na saúde sexual e reprodutiva, a jovens dos subúrbios da capital.
Moçambique

Crianças são alvo de ataques em Moçambique

201
De acordo com a ONG Save The Children, cerca de metade das pessoas afetadas pela violência em Cabo Delgado são menores de 18 anos e "quase um milhão de pessoas enfrenta fome severa" na região.
Moçambique

Moçambique integra 300 guerrilheiros na polícia

Dos 300 ex-guerrilheiros na lista da Renamo, 36 serão afetos à Unidade de Proteção de Altas Individualidades. Processo faz parte do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional entre a Frelimo e a Renamo.
Moçambique

Nampula e Niassa fornecem combatentes

384
No norte de Moçambique as províncias de Nampula e Niassa são campos de recrutamento dos membros dos grupos armados que atacam Cabo Delgado, revelou uma investigação.
Moçambique

Violência em Cabo Delgado faz recuar liberdades

O relatório anual da Freedom House salienta também que a corrupção continua a existir "de forma generalizada nos mais altos níveis de governação".
Estados Unidos da América

ISIS-Moçambique. EUA dificultam redes de apoio

O governo dos Estados Unidos da América considera que a designação de ISIS-Moçambique como organização terrorista é um dos instrumentos mais eficazes para desfazer redes de apoio financeiro.
Estados Unidos da América

Moçambique. EUA contra grupos militares privados 

O coordenador interino do Contraterrorismo dos Estados Unidos da América considerou que a presença de grupos militares privados em Moçambique tem dificultado a luta antiterrorista.
Moçambique

Moçambique. Tribunal liberta onze dos 18 detidos 

Onze dos 18 detidos no país no âmbito do processo principal que decorre uma investigação sobre as "dívidas ocultas" vão ser libertados. As primeiras detenções em Moçambique foram feitas há dois anos.
Moçambique

Um terço dos guerrilheiros entregaram armas

Cerca de um terço dos antigos guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) já entregaram as armas no âmbito do processo de desmilitarização, desarmamento e reintegração.
Coronavírus

Moçambique. 15.873 profissionais vacinados em 24h

Moçambique vacinou 15.873 profissionais de saúde contra a Covid-19 em 24 horas após o início da campanha de vacinação. O país já recebeu 648.000 doses de vacinas contra o novo coronavírus
Coronavírus

Moçambique inicia vacinação 

Moçambique deu esta segunda-feira início à vacinação no país, depois de receber o segundo lote com mais 484 mil doses de vacina contra a Covid-19, no âmbito da iniciativa Covax.
Coronavírus

Mais sete mortes e 389 novos casos em Moçambique

Moçambique registou mais sete mortes por Covid-19 e 389 novos casos de infeção. Moçambique passa a ter um total acumulado de 693 mortes e 62.520 casos.
Coronavírus

Moçambique: Mais seis mortes e 602 casos de Covid

Moçambique registou mais seis mortes por Covid-19 e 602 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas foram testadas 2.558 pessoas.
Moçambique

Autarca quer Beira mais resistente ao clima

O novo presidente da Beira, em Moçambique, Albano Cariz, quer construir uma cidade cada vez mais resiliente às mudanças climáticas. Cerca de 90% da cidade foi destruída em 2019 por um ciclone.
Coronavírus

Banco Mundial prevê recessão para Moçambique 

O Banco Mundial elogia o governo pelas medidas adotadas, durante a primeira vaga a nível sanitário, económico e monetário, e defende um fortalecimento dessas medidas, para se conseguir o mesmo efeito.
Moçambique

Quatro trabalhadores desaparecidos em Moçambique 

Além dos desaparecidos, uma pessoa ficou ferida após um ataque armado contra um comboio. O porta-voz dos Caminhos de Ferro de Moçambique disse que é prematuro associar os incidentes.
Moçambique

Venezuela condecora antigo Presidente moçambicano 

Maduro decidiu distinguir Joaquim Chissano pelo seu papel na "luta pela liberdade, independência e soberania". Ex-presidente de Moçambique destaca a "forte relação de irmandade" entre os dois países.
Moçambique

Moçambique com maior recuo de liberdade em anos 

De acordo com o relatório da Freedom House a pontuação de Moçambique recuou 16 pontos na última década graças ao aumenta da violência, ao deslocamento forçado de populações e à insurgência em Cabo Delgado
Moçambique

Cabo Delgado: pior crise humanitária em décadas

Cabo Delgado vive a pior crise humanitária das últimas décadas, alerta ONG, e situação tem vindo a ser agravada pela "atuação violenta" das forças governamentais e empresa militar externa.
Coronavírus

Rapariga usa Covid para fugir da "tortura do amor"

O homem com quem viveu por quatro meses ficou retido no Zimbabué devido ao fecho das fronteiras. Resgatada por uma organização, Vaida Raposo, de 15 anos, quer estudar e teme pelo regresso do marido.
Moçambique

Relatório descreve violação de direitos humanos

A organização não-governamental Amnistia Internacional acusa o "grupo armado conhecido localmente como Al-Shabab" de diversas violações dos direitos humanos no norte de Moçambique.
Suécia

Aborto seguro. Suécia apoia Moçambique com verba

A Suécia vai disponibilizar 840 mil euros para promover o aborto seguro, cuidados anticoncecionais e ainda apoiar a criação de um ambiente favorável à implementação da lei do aborto em Moçambique.
Moçambique

Frelimo promete sucessor à altura de Filipe Nyusi 

A Frelimo promete não "dececionar a totalidade da população moçambicana" com a escolha do sucessor de Filipe Nyusi. O atual presidente termina o segundo e último mandato presidencial em 2024.
Moçambique

Grupo armado mata residentes em aldeia costeira

659
Um grupo armado invadiu e matou residentes da aldeia costeira de Quirinde, norte de Moçambique, na noite de sexta-feira, disseram à Lusa várias fontes locais.
Moçambique

Metical vai continuar a desvalorizar-se

Analistas estimam que a moeda nacional de Moçambique vá continuar a desvalorização este ano, passando a ser necessários 77,7 meticais por dólar, face aos 69,5 no ano passado.
Moçambique

Moçambique. Naufrágio mata quatro pessoas 

Quatro pessoas, todas da mesma família, incluindo uma criança de 1 ano morreram em Moçambique, após o naufrágio de uma canoa num dos afluentes do rio Zambeze.
Moçambique

Moçambique. Adiado julgamento de iranianos

O julgamento de 12 iranianos acusados pela justiça moçambicana de terrorismo, inicialmente marcado para quinta-feira foi adiado devido à falta de tradutor. O grupo foi detido em dezembro de 2019.
Moçambique

Moçambique: ONG alerta para milhares de deslocados

"Temos quatro distritos de acesso impossível para a assistência humanitária a milhares de deslocados em Cabo Delgado", afirmou Alain Kassa, representante da MSF em Moçambique.
Moçambique

Hidroelétrica moçambicana elege novo conselho

Um dos principais empreendimentos económicos de Moçambique, a Hidroelétrica de Cahora Bassa, elegeu um novo conselho de administração para os próximos três anos, foi anunciado esta quarta-feira.
Moçambique

Moçambique. Centros de acomodação congestionados

Áreas de acomodação para famílias desalojadas pelas intempéries em Moçambique "mostram congestionamento, falta de condições sanitárias e falta de medidas preventivas da Covid-19", alertou organização.
A página está a demorar muito tempo.