Dark Mode 47 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Moçambique

Moçambique

Moçambique. Seca e crise alimentar persistem

Na província de Cabo Delgado, a causa da fome que vai crescendo no dia-a-dia dos habitantes é provocada pelo abandono dos campos, com o alastrar do conflito armado com grupos insurgentes.
Coronavírus

Moçambique. Habitantes continuam a vida normal

Apesar dos apelos ao distanciamento social e da entrada em vigor do estado de emergência, que ainda não impõe limitações à circulação, os cidadãos moçambicanos continuam a sair à rua.
Moçambique

Nove novos casos de cólera no norte de Moçambique

Nampula registou esta quarta-feira um cumulativo de 1.355 casos contra os 1.284 que se verificavam até sábado, desde o início do surto, que afeta 11 dos 23 distritos da província.
Coronavírus

Moçambique recebeu 22 mil "kits" para diagnóstico

Moçambique recebeu um total 22 mil "kits" de diagnóstico, sendo que foram distribuídos 20 por cada província. O Ministério da Saúde quer expandir o diganóstico a outras províncias.
Coronavírus

Moçambique. Banco reduz encargos nas transações

Os bancos comerciais deixam de cobrar "encargos e comissões para as transações efetuadas através de canais digitais até ao limite diário de cinco mil meticais (67 euros), para clientes singulares".
Moçambique

Moçambique quer renegociar exportação de caju

O governo moçambicano quer reduzir de 70% para 45% a taxa aplicada ao caju vendido à Índia, afirmando que negociação deve seguir o exemplo de outras culturas, como o feijão-bóer.
Coronavírus

Moçambique. Patrões querem suspender contratos

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique sugere que os salários sejam substituídos por subsídios durante seis meses. Objetivo é apoiar as empresas mais afetadas pela pandemia.
Coronavírus

Um novo caso em Moçambique, total sobe para oito

171
Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, Moçambique testou 205 casos suspeitos, 64 dos quais nas últimas 24 horas.
Coronavírus

Moçambicanos regressaram da África do Sul

Um total de 7.235 moçambicanos atravessaram na quinta-feira a fronteira de Ressano Garcia com a África do Sul. Em causa está o recolher obrigatório de 21 dias que o governo decretou.
Moçambique

Moçambique. "Jihadista" quer impor lei islâmica

Esta foi a primeira mensagem divulgada pelos autores dos ataques que ocorrem há dois anos e meio na província de Cabo Delgado, gravada numa das povoações que invadiram.
Moçambique

Moçambique. "Jihadistas" reivindicam ocupações

450
Elementos armados com a bandeira do grupo jihadista Estado Islâmico reivindicaram a segunda vila em menos de 48h, publicando quatro fotografias na Internet em edifícios da vila de Quissanga.
Moçambique

Moçambique: "Estamos abandonados à nossa sorte" /premium

1600
Só esta semana, milícias armadas em Moçambique tomaram controlo de duas vilas. Um bispo local relata ao Observador o medo — e a chegada de famílias separadas, que fugiram pelo mato.
Coronavírus

Moçambique cresce 4,2% com investimento no gás

As consequências da pandemia, as repercussões no comércio e no investimento e o fardo da dívida pública fazem com que os painelistas apontem um crescimento de 4,2%, menos 0,5 pontos do que em 2019.
Moçambique

Moçambique. Grupos armados invadem vila

É a segunda invasão de uma vila por parte do movimento que há dois anos e meio aterroriza a região, depois de na segunda-feira terem ocupado durante quase todo o dia Mocímboa da Praia.
Coronavírus

Parlamento de Moçambique com menos deputados

O país suspendeu atividades com mais de 50 pessoas, sendo o parlamento uma exceção, que ainda assim vê os seus deputados reduzidos para que haja um mínimo de um metro de separação entre pessoas.
Coronavírus

Número de infeções em Moçambique sobe para três

O número de casos de infeção por Covid-19 em Moçambique subiu de um para três: uma mulher com mais de 70 anos que esteve em contacto com o primeiro caso e uma mulher sul-africana com mais de 30 anos.
Moçambique

Ex-presidente das Linhas Aéreas condenado a prisão

Foram também condenados por peculato o antigo diretor financeiro da transportadora e a diretora da Executive, entidade gestora da Índico. Os três condenado serão obrigados a pagar uma indemnização.
Moçambique

Tomada de Mocímboa revela falhanço do governo

109
Há três anos que os grupos armados têm feito ataques perto de Cabo Delgado, causando um enorme sofrimento humano sem serem responsabilizados. O governo do país não conseguiu evitar o pior.
Moçambique

Moçambique/Ataques. Mocímboa da Praia já sai à rua

Os residentes afirmam que voltaram a circular nalgumas zonas, mas há corpos nas ruas e marcas das confrontações entre as forças de defesa e segurança e o grupo que atacou a vila na segunda-feira.
Moçambique

Moçambique. Encontrados 64 mortos em contentor

2622
Os cadáveres foram encontrados durante uma operação de controlo de peso. Alguns dos 14 sobreviventes começaram a bater no contentor e a gritar — o que chamou a atenção da polícia.
Coronavírus

ONG: Moçambique não deve pagar dívida oculta 

A ONG afirma que o dinheiro "precisa de ficar em Moçambique para ajudar a financiar os serviços de saúde e lidar com a crise económica e a queda nos preços das matérias-primas".
Coronavírus

Moçambique terá que fazer alterações no Orçamento

A receita fiscal e a atividade económica estão a ser afetadas "severamente" pela pandemia do Covid-19, implicando que sejam feitas alterações ao Orçamento do país.
Moçambique

Grupo armado ataca Mocímboa da Praia

A vila é um dos principais centros urbanos da região, tendo a única estrada asfaltada que cruza a província. A população relata disparos de armas de fogo e gritos de confrontação em vários locais.
Coronavírus

Moçambique impõe quarentena em casa a viajantes

Algumas das medidas a implementar serão a quarentena domiciliária de 14 dias para todos os viajantes e o fecho de todas as escolas.
Coronavírus

Filipe Nyusi. Moçambique está em risco eminente

O Presidente moçambicano afirmou que o país está em "situação de risco eminente e de grande preocupação", uma vez que a maior parte dos países da região reportaram já reportaram casos.
Coronavírus

Portugueses retidos em Moçambique regressam

214
O regresso está marcado para sábado e segunda-feira. Em causa esteve o cancelamento de um voo da TAAG com escala em Luanda quando os passageiros já estavam na sala de embarque.
Moçambique

Moçambique prevê atribuir 3,3 milhões de terras

Aposta do governo, que prevê a atribuição de mais de 3,3 milhões de títulos de terra em 5 anos, destina-se a particulares ou empresas ocupantes de terra por via sucessória ou a novos requerentes.
Moçambique

Um ferido grave em ataque armado em Moçambique

Uma das balas atingiu um dos três ocupantes do camião na zona de Matenga, no limite entre os distritos de Nhamatanda e Gorongosa, junto à principal via rodoviária do país, a estrada nacional 1.
Moçambique

Moçambique. Bebé tem o nome do ciclone Idai

"Acabava de ter o parto, nem tinha segurado ainda no bebé, quando ouvi gritos de socorro e um barulho de corrente de água a vir na nossa direção”, descreveu a mãe, recordando o 15 de março de 2019.
Moçambique

ONU precisa de 120 milhões após o Idai

A ONU afirma que são necessários de imediato 120 milhões para a ajuda básica para evitar mais vulnerabilidades e cair em "mecanismos negativos", como o abandono escolar ou casamentos precoces.
Moçambique

Dívidas Moçambique. Arguidos não pagam compensação

Os arguidos afirmam que não são responsáveis pela degradação da situação económica em Moçambique no seguimento da crise da dívida oculta e negam que a República tenha direito a qualquer compensação.
Moçambique

Moçambique. Um ano após ciclone, ainda há estragos

O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março, provocou 603 mortos. A cidade da Beira, uma das principais do país, foi severamente afetada, e ainda há zonas por recuperar.
Moçambique

Cabo Delgado. ONU defende reforço humanitário

"De momento há segurança na sede dos distritos e é muito importante preservar esta segurança", referiu a coordenadora das Nações Unidas em Moçambique, que defende que haja, a partir delas, um reforço.
Nações Unidas

ONU quer mudar situação em Cabo Delgado

A ONU afirma que a situação pode ser revertida através de "um esforço conjunto de desenvolvimento, criação de emprego e utilização das oportunidades que há em Cabo Delgado".
Moçambique

Falta de equipamento básicos em unidades de saúde

E Moçambique, a disponibilidade média nacional dos elementos necessários para controlo de infeções nas unidades de saúde é de 66%.
Moçambique

Moçambique. Consórcio de gás garante segurança

Em fevereiro de 2019, viaturas do consórcio foram atacadas e um condutor moçambicano que estava ao serviço das obras de construção do megaprojeto de processamento de gás de Afungi foi morto.
Moçambique

Sul de Moçambique e costa de Cabo Delgado em crise

O aumento da violência armada levou ao abandono de campos a Norte. A seca prejudica a produção agrícola a Sul. Apenas a "assistência alimentar humanitária impede que haja situações mais severas".
Moçambique

Moçambique. Primeiros 12 mestres em Biologia

559
A formação teve como principal objetivo "agregar conhecimentos e especialidades para os setores de conservação e ciência", uma vez que a caça ilegal é apontada como um dos principais desafios do país.
Moçambique

Moçambique: 19% das unidades de saúde sem luz

O inventário do Instituto Nacional de Saúde indica que um número significativo de unidades de saúde não têm luz, água, nem casas de banho. Para além disso, também há escassez de recursos humanos.
Moçambique

Dois corpos baleados encontrados em Moçambique

Dois corpos, com sinais de terem sido baleados, foram encontrados perto da capital provincial de Cabo Delgado, norte do país, disse à Lusa fonte da polícia, que está a investigar o caso.
Moçambique

FMI retoma programa de assistência em Moçambique

O Fundo Monetário Internacional vai enviar a Moçambique no final do mês uma equipa para discutir com as autoridades locais o reinício do programa de assistência, disse fonte da instituição.
Moçambique

Japão doa 12 milhões de euros a Moçambique

Governo japonês doou 12 milhões de euros para financiar 122 projetos comunitários moçambicanos no "programa de assistência para projetos e segurança humana", que responde a necessidades básicas.
Moçambique

Moçambique promove inclusão financeira nas aldeias

Iniciativa visa "contribuir na extensão da atividade financeira às zonas rurais" e aumentar "níveis de inclusão financeira no país". A plataforma apresenta localização de serviços em tempo real.
Conversas à Quinta

Como o Islão radical ameaça o norte de Moçambique

A presença da religião muçulmana não é nova no norte de Moçambique e é bom perceber como lá chegou e criou raizes para entender o alcance do terrorismo islamista que atormenta a região de Cabo Delgado
Moçambique

Moçambique condena brasileira por tráfico de droga

Ariane Monteiro Aragão, de 24 anos, transportava 5,4 quilos de cocaína escondidos na bagagem quando foi detida no ano passado no Aeroporto de Maputo. Confessou que foi recrutada no Brasil.
Moçambique

Moçambique: UE canaliza 7,5 milhões para apoio

O apoio vai surgir através do fornecimento direto de alimentos e entrega de dinheiro para a compra de alimentos de retalhistas para as populações afetadas pela seca, inundações e violência armada.
Maputo

Quilos de pescado apreendido em Maputo

Foi apreendido camarão, caranguejo e peixe, cuja exploração está proibida devido ao período de veda em vigor. A medida visa permitir uma reprodução do marisco, através de "uma pesca responsável".
Moçambique

Moçambique. Polícia quer evitar recrutamento jovem

A polícia moçambicana pede auxilio às comunidades para alertar os jovens, de forma a evitar o recrutamento para as "fileiras dos malfeitores". Foram intercetados 250 jovens que tinham sido recrutados.
Moçambique

Ministro da Finlândia visita Moçambique

A visita do ministro da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Externo da Finlândia tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os dois países. Ville Skinnari tem marcadas várias reuniões.
Moçambique

Moçambique. Carne fresca levada em frigoríficos

Direção Nacional de Veterinária anunciou que transporte de carne fresca para venda em Moçambique vai passar a ser feito em veículos com câmaras frigoríficas, devido à falta de "condições de higiene".
Moçambique

Surto de cólera "muito próximo" de ser controlado

O Governo moçambicano anunciou que o surto de cólera que matou pelos menos 12 pessoas em Cabo Delgado, Norte do país, está quase controlado.
Moçambique

Governo eleva duas vilas à categoria de cidade

O Governo moçambicano elevou à categoria de cidade as vilas de Moatize e Vilanculos, no centro e norte do país, devido ao desenvolvimento socioeconómico nos locais.
Moçambique

Mineira pede ação do Governo contra garimpo ilegal

Uma empresa que explora uma mina de rubis no norte de Moçambique pediu o apoio do Governo para travar o garimpo ilegal na região, depois de três seguranças seus terem sido feridos num ataque.
Moçambique

Moçambique. Presidente lembra Machungo

Filipe Nyusi lembrou a "entrega" do ex-primeiro-ministro "à causa moçambicana". Machungo ocupou vários cargos ministeriais, incluindo as pastas da Indústria e Comércio, Agricultura e Planificação.
Moçambique

Moçambique. Garimpeiros ilegais ferem 3 seguranças

Três seguranças ficaram gravemente feridos após terem surpreendido um grupo de garimpeiros ilegais que estavam a fazer exploração ilegal numa mina de rubis em Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Moçambique

Suécia defende fortalecimento de instituições

A provedora de Justiça da Criança da Suécia defendeu que aposta no "diálogo para encontrar formas para implementar as leis, baseadas na Convenção sobre os Direitos da Criança, é o mais importante".
Moçambique

Moçambique: um seguro de sementes no telemóvel

Um pequeno seguro de sementes disponível por telemóvel, que proteja um agricultor isolado do risco de as perder em inundações ou ciclones, é uma forma de inclusão financeira em Moçambique.
Moçambique

Moçambique declara surto de cólera após 12 mortos

150
Na sequência das chuvas que caem e devido a problemas de saneamento, consumo de água imprópria e falta de casas de banho, foram detetados mais de 200 casos de diarreia desde janeiro.
Formação

Empresa italiana dá formação em petróleo e gás

A formação é fruto de um acordo que "tem como objetivo a cooperação, entre as duas instituições, para promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas, formação, [e] capacitação".
Moçambique

Moçambique condena americano por tráfico de droga

O homem de 66 anos vai ser deportado para os Estados Unidos, depois de cumprir a pena. Rodney Willord Baldus foi detido no Aeroporto Internacional de Maputo na posse de droga.
Moçambique

Cabo Delgado. Ataques ameaçam gás natural 

"Desenvolvimento das fábricas para a exploração de gás na província nortenha de Cabo Delgado é ameaçado pela crescente presença militar de grupos islamitas", considerou a Economist Intelligence Unit.
Moçambique

Moçambique: Parlamento reúne-se pela primeira vez

A nova assembleia tomou posse em 13 de janeiro. Na primeira sessão extraordinária da legislatura vão ser escolhidos os membros da Comissão Permanente e das comissões especializadas do órgão.
Moçambique

Presidente moçambicano elogia Marcelino Santos 

Os ataques de grupos armados no Norte de Moçambique já provocaram pelo menos 350 mortos e 156.400 pessoas perderam os seus bens e foram obrigadas a abandonar as suas casas em busca de lugares seguros.
Moçambique

Presidente cubano visita Moçambique em março

O diplomata afirmou que este encontro vai dar a conhecer os negócios em que os países podem cooperar, como a produção de tabaco, o turismo e a saúde, e para reforçar a relação entre os povos.
Moçambique

Cheias em Moçambique matam adolescente e mulher

As cheias já desalojaram 15.755 famílias que estão a ser encaminhadas para centros de acomodação ou casas de familiares. As autoridades locais consideram que a área afetada chega a 8 mil hectares.
Moçambique

Produção de gás em Moçambique vai crescer até 2029

A agência de notação financeira Fitch Solutions avança que Moçambique representa o país com maiores margens de crescimento e que vai disputar mercado com a Nigéria, o maior produtor de gás na região.
Óbito

Morreu Mário Machungo, ex-primeiro-ministro

O último cargo ocupado por Mário Machungo foi a presidência do banco Millenium Bim, até 2015, uma das maiores instituições financeiras do mercado moçambicano.
Maputo

Autoridades detêm 41 caçadores furtivos em Maputo

Com vista a preservar o ecossistema da Reserva Especial de Maputo, as autoridades retiraram ainda 1.200 armadilhas de uma área com 1.040 quilómetros quadrados.
Moçambique

Como o Daesh se impõe pelo terror em Moçambique /premium

393
Desde 2017, um grupo radical islâmico matou mais de 500 pessoas e levou 60 mil a fugir. Terá 3 mil membros, que ninguém sabe quem são e como se organizam: espalham o terror com decapitações e ataques.
Frelimo

Morreu Marcelino dos Santos, fundador da Frelimo

199
Marcelino dos Santos, um dos fundadores da Frente de Libertação de Moçambique Frelimo, faleceu aos 90 anos vítima de paragem cardíaca. O fundador da Frelimo já tinha sido "proclamado herói nacional".
Futebol

Horácio Gonçalves: 5 troféus em Moçambique

Horácio Gonçalves, treinador do Costa do Sol de Moçambique, vence cinco títulos de futebol e atribui a conquista ao sacrifício e à dedicação. Assume a ambição de repetir o êxito em 2020.
Moçambique

Filipe Nyusi visita zonas alvo de ataques

O Presidente de Moçambique reuniu o Governo em Cabo Delgado para uma visita de trabalho. Nesta zona têm-se registado ataques armados e há um novo megaprojeto de exploração de gás natural.
Moçambique

PGR moçambicano tenta acelerar extradição de Chang

Manuel Chang é acusado de ter avalizado ilegalmente dívidas ocultas do Estado moçambicano. Para acelerar a decisão final, a PGR abdicou dos recursos judiciais na África do Sul para o extraditar.
Fundo Monetário Internacional

FMI pede a Moçambique para manter reformas

O diretor-geral do FMI apelou em Maputo ao novo Governo moçambicano para continuar as reformas estruturais e estabilidade macroeconómica, assinalando que o país tem registado um desempenho positivo.
Fundo Monetário Internacional

FMI e governo de Moçambique reunidos para negociar

O FMI reúne-se, em Maputo, com o ministro da Economia e Finanças e o governador do Banco de Moçambique, admitindo um programa de apoio. FMI suspendeu apoios devido ao escândalo das dívidas ocultas.
Moçambique

Empresário raptado no centro de Moçambique

143
Issufo Satar foi raptado pelas 19:00 (17:09 em Lisboa) quando estava a sair de uma das suas lojas, relatou um dos seguranças do estabelecimento comercial citado pela AIM.
Moçambique

FMI envia missão a Moçambique

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Maputo para analisar o relacionamento com Moçambique. Visita pode antecipar a retoma de apoios ao país, após caso das dívidas ocultas.
Moçambique

Moçambique precisa de mais ajuda alimentar em 2020

Numa nota sobre a economia do país, os analistas da Economist Intelligence Unit escrevem que "a perspetiva para o setor agrícola é agora mais pessimista devido à continuação da seca.
Moçambique

Ataques em Moçambique afetam 156.400 pessoas

439
Os ataques de grupos armados no Norte de Moçambique já afetaram 156.400 pessoas, das quais 25.000 são crianças, segundo um relatório do governo provincial de Cabo Delgado.
Moçambique

11 mortos em desabamento de mina em Moçambique

O desabamento de uma das paredes da minha foi provocado pela sobrelotação. O acidente foi reportado pela empresa concessionária Montepuez Rubi Mining (MRM).
Moçambique

Moçambique. Instituto de Petróleos espera decisão 

A decisão envolve um investimento na exploração de gás no Norte do país, na jazida Mamba da Bacia do Rovuma, que pode ascender a 25 mil milhões de dólares (22,7 mil milhões de euros).
Moçambique

Moçambique. Caminhos de Ferro aumentam preços

A empresa pública Caminhos de Ferro subiu os preços das viagens, justificando que tem acumulado anualmente quase três milhões de euros de prejuízos devido às baixas tarifas praticadas.
Moçambique

Tribunais reduzem tempo de resolução de litígio

A taxa de resolução de litígios aumentou de 37,6% (2014) para 45% (2019), valor que contorna o arrastamento temporal de processos visto como "o nó de estrangulamento no ambiente de negócios do país".
Polícia

Polícias moçambicanos recebem ordens ilegais

O presidente da Associação Moçambicana de Defesa dos Direitos dos Polícias afirma que têm vindo a público casos de abusos dos direitos humanos por polícias a mando dos seus superiores hierárquicos.
Moçambique

Moçambique. Ataque armado mata um camionista

Um ataque armado no centro de Moçambique provocou a morte de um camionista em Amatongas, distrito de Gondola, junto à principal estrada da região, a EN6. O motorista seguia sozinho na viatura.
Moçambique

Justiça. PR moçambicano defende revisão de custas

A Ordem dos Advogados de Moçambique afirma que as custas judiciais moçambicanas estão entre as "mais caras" e realça a importância da igualdade de acesso aos tribunais para todos.
Moçambique

Moçambique: Cabo Delgado e Tete em crise alimentar

A rede de vigilância humanitária Fews.net elaborou um relatório sobre a segurança alimentar em Moçambique. Alertou para as áreas afetadas pelos ciclones de 2019 e pelos conflitos armados no país.
Moçambique

Homicídio de observador "mancha" polícia

Anastácio Matavel, ativista da sociedade civil, foi assassinado durante a campanha para as eleições de 15 de outubro. Houve envolvimento de polícias moçambicanos.
Moçambique

Moçambique. Ataques já causaram mais de 500 mortos

Desde outubro de 2017, já mais de 500 moçambicanos morreram e milhares ficaram deslocados na sequência de ataques armados. O Bispo de Pemba alertou para aquilo a que chama "uma tragédia".
Doenças

Moçambique. Pelagra ressurge após ciclone Idai

146
Doença, que se caracteriza pela deficiência da vitamina B3, não seria diagnosticada no país "há muito tempo". Surto está associado à deficiência nutricional, agravada pelos efeitos do ciclone Idai.
Minas

Dez mortos em desabamento de mina em Moçambique

O desabamento de uma mina de extração de ouro, no distrito de Manica, em Moçambique, provocou dez vítimas mortais e vários feridos. Os garimpeiros iniciaram clandestinamente a exploração de ouro.
Moçambique

Moçambique. Destruição elevada em várias aldeias

População terá iniciado a retirada das aldeias para o mato no princípio da tarde de quarta-feira, quando começaram a circular mensagens de um possível ataque. Ainda não há registo de mortes.
Fome

Moçambique. Urgência no combate à desnutrição

A Sociedade Civil de Moçambique pediu ao Governo ações concretas no combate à desnutrição crónica, um problema de saúde pública que constitui "uma emergência nacional".
Moçambique

UE admite reavaliar apoios a Moçambique

A União Europeia poderá avaliar no próximo ano o regresso de apoio ao Orçamento do Estado de Moçambique para o período 2021-2027. Até lá, as verbas estão já aplicadas em várias intervenções.
Inundações

Chuva: 45 mortos em Moçambique

As chuvas já provocaram inundações em habitações, salas de aula, escolas e unidades de saúde e já afetaram mais de 14 mil famílias. Só na Zambézia foram registadas 31 mortes.
Estado Islâmico

Moçambique. Estado Islâmico reinvindica ataques

O grupo "jihadista" confirmou, através da Internet, que foram usadas duas viaturas carregadas com armas automáticas e munições, e que morreram 22 pessoas, mais 7 do que revelam os relatos dos locais.
Moçambique

Moçambique. Época das chuvas já matou 40 pessoas

Pelo menos 40 pessoas morreram e 66 ficaram feridas devido ao mau tempo em Moçambique durante a atual época chuvosa. Há ainda mais de 13 mil famílias afetadas por inundações nas suas habitações.
Sida

Moçambique quer controlar VIH/Sida

As autoridades moçambicanas estão a estudar formas de incentivar prostitutas que circulam nas zonas fronteiriças do país a realizaram ali tratamentos de VIH/Sida, visando controlar a doença.
Inundações

Mau tempo. 38 mortos em Moçambique

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGC) estima que 62 mil pessoas tenham sido afetadas pelas chuvas. O maior número de mortes (27) ocorreu na província da Zambézia.
Coronavírus

Coronavírus. Moçambique intensifica controlo

O Ministério da Saúde de Moçambique intensificou o controlo nos principais pontos de entrada de estrangeiros no âmbito das medidas de prevenção face ao coronavírus chinês de Wuhan.
Moçambique

Moçambique investe 12,6 milhões em medicamentos

Objetivo passa pela "distribuição de kits de medicamentos essenciais de modo a flexibilizar, por um lado, a logística, e, por outro, diminuir os custos a eles associados"
Economia

Reino Unido disponibiliza 20 milhões a Moçambique

Este valor faz parte de um financiamento de 320 milhões de libras disponibilizado pelo Reino Unido para desenvolver o setor financeiro em África e melhorar as condições de vida das comunidades.
Moçambique

Moçambique. 29 mortos devido ao mau tempo

Já se registaram 29 mortos devido ao mau tempo que se faz sentir na época chuvosa em Moçambique. Em causa estão descargas atmosféricas e desabamentos de casas.
Educação

Governo Moçambicano distribui livros escolares

Vão ser distribuídos 18 milhões de livros didáticos, 162 mil manuais e 163 mil guiões do professor. Medida pretende incentivar o ensino, reduzir o abandono escolar e ajudar famílias carenciadas.
Moçambique

Nyusi avisa Governo que não vai aceitar desculpas

148
Presidente Filipe Nyusi advertiu os membros do novo Governo que não vai aceitar "desculpas" em caso de falhanço e apela a ministros para se focarem nos resultados que permitam melhorar a vida do povo.
Moçambique

Cabo Verde considera Moçambique referência na CPLP

Moçambique é uma referência democrática na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, defendeu o Presidente de Cabo Verde, afirmando que eleições "foram consideradas eleições livres e justas".
Moçambique

Marcelo: estratégia para Cabo Delgado é soberana

Marcelo classificou como "decisão soberana" a estratégia para lidar com a violência armada em Cabo Delgado e defendeu uma aposta no investimento como forma de o ocupar e travar insegurança.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: "Nós somos bons, muito bons"

257
O Presidente português elogiou as qualidades dos portugueses, afirmando que "com um povo assim não é difícil ser Presidente da República de Portugal. É trabalhoso, mas não é difícil".
Moçambique

Portugal apoia zonas moçambicanas afetadas

Marcelo Rebelo de Sousa verificou as dificuldades que a região da Beira ainda enfrenta e salientou que, para além de apoios financeiros, são necessários voluntários para que a zona recupere.
EFACEC

Moçambique. Efacec ganha contrato de central solar

A empresa controlada pela empresária angolana Isabel dos Santos ganhou o contrato para a operação e manutenção da "central de energia solar de maior capacidade instalada em Moçambique".
Moçambique

Presidente moçambicano quer diálogo com credores

O Presidente moçambicano quer reforçar a confiança dos parceiros de cooperação e do mercado financeiro nacionais e internacionais. O país vai manter a política de fazer mais amigos e aliados.
Moçambique

Ex-Presidente moçambicano alerta para prioridades 

O antigo Presidente moçambicano alertou Filipe Nyusi para a necessidade da promoção do emprego e a formação profissional dos jovens.
Moçambique

Moçambique. Presidente começa segundo mandato

Filipe Nyusi é empossado esta quarta-feira como Presidente de Moçambique. Nyusi já exonerou todos os membros do governo, vice-ministros, conselheiros presidenciais e o seu adido de imprensa.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo elogia influência internacional do país

121
O Presidente português elogiou a crescente influência de Portugal em cargos internacionais, justificando-a com os progressos sociais do país na área das finanças, emprego, economia e dívida pública.
Moçambique

Marcelo: relação com Moçambique não liga a ruídos

O Presidente português disse a relação de Portugal com Moçambique não se deixa distrair por "ruídos", garantindo estar atento a estes, mas sem os tomar pelo essencial da relação.
Moçambique

Moçambique. Comcerciante foi raptado

O comerciante Faizel Patel  foi raptado no bairro Ponta Gea, no centro de Moçambique. Este é o segundo caso de rapto que se regista naquela província em pouco mais de um mês.
Moçambique

Marcelo e Nyusi revêm crimes contra portugueses

Os chefes de Estado passaram "em revista" os casos do homicídio de Inês Botas e do desaparecimento de Américo Sebastião. Marcelo comprometeu-se a acompanhar o desenvolvimento das investigações.
Moçambique

Marcelo e Nyusi apelam ao reforço de investimento 

Marcas portuguesas lideram o setor da banca moçambicana e são incontornáveis noutros como o comércio, construção e serviços. Marcelo considera que é importante investir ainda mais no país.
Moçambique

Marcelo vai discutir casos por resolver com Nyusi

Os processos do homicídio de Inês Botas e do desaparecimento de Américo Sebastião estarão em cima da mesa de forma "evidente", anunciou o chefe de Estado, referindo-se ao encontro com Filipe Nyusi.
Moçambique

Moçambique. Tolerância de ponto na tomada de posse

Governo moçambicano decretou tolerância de ponto para o dia da tomada de posse de Filipe Nyusi. Na cerimónia está prevista a presença de três mil convidados, incluindo Marcelo Rebelo de Sousa.
Moçambique

Moçambique vai importar 80 autocarros a gás

A Agência Metropolitana de Transportes de Maputo vai importar 80 autocarros de 40 lugares cada movidos a gás, o que vai permitir abrir novas rotas de ligação entre as áreas adjacentes.
Moçambique

Presidente moçambicano pede consenso parlamentar

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exortou a nova Assembleia da República a primar pelo consenso. A Frelimo detém uma maioria parlamentar qualificada, ocupando 184 dos 250 assentos.
Moçambique

Distritos moçambicanos estão sem eletricidade

Cinco distritos moçambicanos estão sem eletricidade devido à queda de uma torre de alta tensão, após a subida do rio Messalo. Algumas províncias estão isoladas devido ao desabamento de uma ponte.
Moçambique

Moçambique. Marcelo apela a apoios à paz

Marcelo considera está a ser feito um esforço pela paz em Moçambique que merece apoio global, sendo o investimento a melhor forma de travar a instabilidade militar que ainda se vive no país.
Moçambique

Marcelo em Moçambique: "É importante estarmos cá"

905
O Presidente da República está em Moçambique para assistir à tomada de posse de Filipe Nyusi. É o único chefe de Estado de um país da União Europeia a estar presente.
Moçambique

Dissidente da Renamo ameaça intensificar ataques 

156
"Agora não vou poupar mais ninguém: autocarros de passageiros, homem ou mulher, vou bater. Já não há mais brincadeiras", disse à Lusa Mariano Nhongo, líder dissidente da Renamo
Moçambique

Moçambique. Seis mortos em desabamento de mina

Morreram seis pessoas e três estão gravemente feridas devido ao desabamento de uma mina abandonada na província de Zambézia, Moçambique. A mineração ilegal tem preocupado as autoridades moçambicanas.
Moçambique

Moçambique. Apoiadas zonas afetadas pelos ciclones

Projeto de recuperação do setor agrícola "para garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias e a restauração económica das comunidades" vai apoiar mais de 22.500 pessoas durante dois anos.
Moçambique

Renamo faz acusações à Polícia de Moçambique 

A Polícia de Moçambique responsabilizou a Resistência Moçambicana pelos ataques armados no centro do país. Renamo diz que as acusações revelam a incapacidade de resposta da polícia aos ataques.
Frelimo

Moçambique. ONG contra tomada de posse de deputado

Trinta organizações da sociedade civil moçambicana exigiram a suspensão da tomada de posse do deputado eleito pela Frelimo, acusado de violar uma menor. "Deve, primeiro, responder na justiça".
Moçambique

Nyusi exonera primeiro-ministro e cinco ministros

O Presidente moçambicano exonerou o primeiro-ministro, cinco ministros, dois governadores provinciais e uma conselheira presidencial seis dias depois de tomar posse. Razões não são conhecidas.
Moçambique

Moçambique. Aumento de alunos no ano letivo 2020

8,4 milhões de alunos começam este mês o ano letivo em Moçambique. O Ministério da Educação espera contratar cerca de 12 mil professores para responder aos desafios que o sistema enfrenta.
Moçambique

Banco russo processa Moçambique

O VTB Capital, banco de investimento do grupo russo VTB, abriu uma ação judicial no Tribunal Comercial de Londres contra a República de Moçambique. O grupo recusou-se a prestar declarações.
Moçambique

Mau tempo. Preços sobem em Cabo Delgado 

Os efeitos do mau tempo cortaram o acesso a uma das principais estradas de Cabo Delgado, em Moçambique. Nove distritos ficaram isolados e os preços dos transportes e da comida dispararam.
Moçambique

Chuvas em Moçambique afetam 47 mil pessoas

Um total de 47.572 pessoas foram afetadas, cinco morreram e outras 53 ficaram feridas em Moçambique na sequência da época das chuvas. A província Cabo Deslgado está a ser particularmente afetada.
Moçambique

Moçambique. 20 mil jovens para serviço militar

O recenseamento para o Serviço Militar Obrigatório (SMO) de 2020 em Moçambique visa todos os cidadãos moçambicanos entre os 18 e os 35 anos de ambos os sexos, quer estejam dentro ou fora do país.
Moçambique

Mau tempo afeta 8.600 pessoas em Moçambique

Há registo de 8.600 pessoas afetadas pelas chuvas fortes, bem como de 1.700 casas danificadas em Cabo Delgado. Uma ponte desabou e já morreram cinco pessoas. Época de chuvas acaba em abril.
Moçambique

Governo emite alerta laranja para o norte do país

O Governo moçambicano emitiu um alerta laranja para todas províncias do país, na sequência do mau tempo que já provocou cinco óbitos e destruiu infraestruturas na província de Cabo Delgado.
Moçambique

Novo acampamento para turistas na Gorongosa

Cercado por grandes árvores, o acampamento vai ter seis tendas elevadas com decks privativos. Apesar de estarem no meio de um parque natural africano, os turistas terão piscina, lavandaria e wi-fi.
Moçambique

Dissidente exige renúncia do atual líder da Renamo

Mariano Nhongo defende que só haverá paz em Moçambique quando o líder do principal partido da oposição renunciar ao seu cargo. Desde agosto, morreram 21 pessoas vítimas de ataques armados.
Moçambique

Moçambique. 6 detidos por desvio em hospital

Seis funcionários do Hospital Central da Beira, incluindo o administrador do hospital e um agente de execução orçamental, estão detidos por suspeita do desvio de 130 mil euros entre abril e setembro.
Moçambique

Segurança reforçada para conter ataques 

O ministro do Interior de Moçambique o reforço das medidas de segurança em Manica e Sofala, centro do país, onde grupos armados têm protagonizado ataques desde agosto deste ano.
Moçambique

Novo ataque armado em Moçambique mata 10

349
Dez pessoas morreram e outras nove ficaram feridas na sequência de um novo ataque contra um autocarro no centro de Moçambique.
Moçambique

PR moçambicano em contacto com líder da Renamo

Em causa estão os ataques que têm afetado as províncias de Manica e Sofala, nos dois principais corredores rodoviários do país. Estes ataques têm estado ligados ao partido de Filipe Nyusi.
Moçambique

Moçambique. Renamo ameaça com manifestações

Em causa está a proclamação de Filipe Nyusi como presidente moçambicano, bem como a maioria absoluta do seu partido (Frelimo) nos 11 círculos eleitorais do país. Observadores estão de acordo.
Moçambique

Oposição contra eleição de Nyusi

O Movimento Democrático de Moçambique considera que a confirmação da reeleição de Filipe Nyusi para um segundo mandato constitui uma "grande rasura" na democracia deste país africano.
Moçambique

Moçambique. Confirma-se reeleição de Filipe Nyusi

O Conselho Constitucional de Moçambique confirmou a reeleição de Filipe Nyusi. Os resultados não haviam sido aceites pelos partidos da oposição no parlamento, que alegaram fraude generalizada.
Moçambique

Presidente de Moçambique diz-se aberto ao diálogo

Na região de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, têm-se sucedido ataques de grupos armados desde outubro de 2017, após anos de atritos entre muçulmanos de diferentes origens.
Moçambique

Agricultura de conservação cresce em Moçambique

Desde 2017 um total de 15 mil camponeses de zonas áridas e semiáridas das províncias de Tete, Manica e Sofala (centro) e Gaza (sul) passaram a usar técnicas de conservação nos seus campos de cultivos.
Moçambique

Moçambique. Dois mortos em ataque a autocarro

O ataque ocorreu às 6h, na estrada que liga a cidade de Pemba aos distritos do norte da província da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique. As vítimas seguiam num autocarro da NAGI.
Moçambique

Moçambique: 7 instituições financeiras sem licença

O Banco de Moçambique (BM) revogou as licenças de atividades de duas cooperativas de crédito e cinco casas de câmbio, informou esta quinta-feira um comunicado da entidade.
Moçambique

Moçambique. Eletricidade perde 90 milhões

A empresa pública Electricidade de Moçambique perde anualmente cerca de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) devido a ligações clandestinas.
Moçambique

Moçambique. Programa quer duplicar benefíciários

O Programa Alimentar Mundial quer duplicar o número de beneficiários em Moçambique e chegar aos 1,2 milhões mensais. Durante o pico da emergência no país, o PAM apoiava 2,3 milhões de pessoas.
Moçambique

Estados Unidos investem na nutrição de Moçambique

Os Estados Unidos vão disponibilizar 24 milhões de dólares para apoiar projetos de nutrição para mulheres grávidas e crianças em província moçambicana onde taxa de nanismo é superior à nacional.
Moçambique

Empresa pública passa a explorar porto de Nacala

A Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, empresa pública, vai passar a explorar o porto de Nacala mal termine o atual período de concessão à CDN — em 2035.
Moçambique

Moçambique. Já foram asfaltados 700 km de estradas

O apoio financeiro do Banco Mundial já permitiu recuperar ou construir 700 quilómetros de estradas asfaltadas nas zonas que ficaram afetadas na sequência dos ciclones que atingiram Moçambique.
Moçambique

Um morto e dois feridos em Cabo Delgado

Uma pessoa morreu e duas outras ficaram feridas na sequência de tumultos de habitantes de uma aldeia no distrito de Muidumbi, em Moçambique, que decidiram expulsar as forças militares da localidade.
Moçambique

Moçambique. Leis de revisão do Código Penal

O Presidente moçambicano promulgou as leis de Revisão do Código do Processo Penal. Uma das principais inovações legais é a criminalização de gravações de áudio, vídeo ou fotografia sem autorização.
Moçambique

Moçambique prevê a passagem de 800 mil pessoas 

O Serviço Nacional de Migração prevê que mais 100 mil pessoas atravessem as fronteiras moçambicanas para o Natal e Ano Novo em relação ao período homólogo de 2017.
Moçambique

Banco de Moçambique cria fundo com receitas de gás

Os trabalhos técnicos da elaboração da proposta deverão estar concluídos em 2020. O objetivo é a "implementação de um modelo transparente para a gestão das receitas dos recursos minerais".
Moçambique

Moçambique. Investimento privado na eletricidade

O Fundo de Energia (Funae) em Moçambique anunciou a intenção de envolver o setor privado no fornecimento de energia, pois a rede de distribuição pública não consegue chegar a todos os pontos do país.
Agricultura

Moçambique:134 milhões de euros para a agricultura

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola vai disponibilizar cerca de 134 milhões de euros para a agricultura em Moçambique com o objetivo de apoiar os pequenos produtores deste país.
Moçambique

Moçambique. Intercetados supostos traficantes

Uma embarcação onde seguiam 15 alegados traficantes de droga foi intercetada, no sábado, pelas autoridades moçambicanas, que estão a interrogar os 12 tripulantes que conseguiram deter.
Moçambique

Moçambique. Mau tempo causa 5 mortes desde outubro

Cinco pessoas morreram e três mil infraestruturas, maioritariamente escolas e habitações, foram destruídas desde outubro em Moçambique. Plano de contingência precisa de cerca de 12 milhões de euros.
A página está a demorar muito tempo.