Moçambique
Instituto Camões

Três milhões para educação em Moçambique

O Instituto Camões disponibilizou três milhões em construção e expansão das infraestruturas de educação em Moçambique. O valor total foi distribuído ao longo de 10 anos.
Moçambique

Polícia chama todos no combate a grupos armados

A Polícia da República de Moçambique em Manica "está a pedir a aproximação de líderes comunitários, religiosos e a população em geral" para impedir e repelir situações de ataques.
Moçambique

Moçambique. Presidente toma posse 15 de janeiro

O presidente eleito de Moçambique, Filipe Nyusi, tem a tomada de posse marcada para o dia 15 de janeiro. Nyusi foi o mais votado nas eleições de 15 de outubro.
Moçambique

Moçambique. Grupo armado ataca três camiões

Um grupo armado desconhecido atacou esta quinta-feira três camiões de carga. Os ataques desta quinta-feira surgem na sequência de outros que, desde o mês de agosto, já fizeram pelo menos 10 mortos.
Crise em Moçambique

Moçambique. País vai tentar acordo com credores

Moçambique contraiu dívidas de elevado valor, mas "o desenvolvimento de uma capacidade massiva de exportação de gás natural liquefeito vai melhorar as finanças públicas", diz agência "Fitch".
Moçambique

Possível tempestade tropical em Moçambique

As autoridades moçambicanas estão a avisar a população de que pode estar para chegar, durante a próxima semana, ao norte do país, uma tempestade tropical.
Moçambique

Moçambique. Quatro feridos em ataque a autocarro

Quatro passageiros de um autocarro alvejado esta sexta-feira ficaram feridos na estrada nacional 1, no centro de Moçambique. Desde Agosto que já morreram 10 pessoas em ataques deste género.
Moçambique

Moçambique. 119 ME para construção de estradas

Moçambique vai receber 132 milhões de dólares (119 milhões de euros) para construção de estradas em zonas rurais, que incluem locais afetados pelos ciclones Idai e Kenneth.
Moçambique

Tribunal pede libertação de militantes da oposição

O Tribunal Judicial de Chokwé exige 10 mil euros para a libertação provisória dos 18 membros da Nova Democracia que foram detidos durante as eleições em Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Ausência estatal pode agravar conflito

"A possibilidade de uma radicalização da população em Cabo Delgado e o aumento da violência extremista existe", alertou o diretor do Centro Africano para a Resolução Construtiva de Disputas.
FIFA

FIFA vai reconstruir estádios em Moçambique

A FIFA vai investir 5,4 milhões de euros na recuperação de infraestruturas desportivas, dedicadas ao futebol, destruídas pelo furacão Idai. De Moçambique saíram jogadores como Eusébio ou Coluna.
País

PR guineense "será sempre amigo", diz Governo

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o presidente eleito na Guiné-Bissau "será sempre amigo" e poderá contar com Portugal. O ministro espera que as eleições continuem a correr ordeiramente.
Moçambique

Fitch melhora crescimento de Moçambique para 2%

A Fitch melhorou as previsões para Moçambique, considerando que o crescimento "deve acelerar gradualmente no seguimento da reconstrução pós-ciclone e nos investimentos no setor do gás".
Moçambique

Moçambique. Ataque armado faz dois feridos

Um ataque de um grupo armado contra um camião de carga provocou dois feridos. O motorista e o ajudante do camião, que transportava ração para aves, foram vítimas de uma emboscada.
Moçambique

Moçambique pede ajuda para época ciclónica

O Governo moçambicano frisou a insuficiência de recursos do país, solicitando ajuda financeira internacional para o plano de contingência para a época chuvosa e ciclónica de 2019-2020.
Moçambique

Agência S&P tira Moçambique do nível "default"

A agência de notação financeira Standard & Poor's melhorou o 'rating' de Moçambique para CCC+, retirando-o da categoria de Incumprimento Financeiro ('default').
Moçambique

Moçambique. 3.723 estrangeiros com contrato ilegal

Um total de 3.723 cidadãos estrangeiros foram detetados em contratos irregulares, desde 2015, em Moçambique, e por consequência obrigados a deixar de trabalhar.
Estado Islâmico

Estado Islâmico reivindica ataque em Moçambique

O grupo terrorista reivindicou o ataque contra postos militares onde se encontravam forças moçambicanas e russas que provocou oito mortos e a destruição de várias estruturas civis.
Moçambique

FMI defende transparência na gestão de recursos

O diretor do Departamento para África do FMI afirmou que o benefício que pode ser retirado dos recursos naturais "só será possível se os recursos forem geridos de forma transparente".
Moçambique

Dívidas ocultas põem em causa Presidente

O Movimento Democrático de Moçambique, terceiro partido parlamentar, pediu que o Presidente do país, Filipe Nyusi, coloque o seu lugar à disposição, depois das revelações feitas em Nova Iorque.
Moçambique

Moçambique. Presidente terá recebido para campanha

Segundo um arguido no caso das dívidas ocultas de Moçambique, a Frelimo terá recebido quatro milhões de dólares para apoiar a candidatura de Filipe Nyusi em 2014.
Moçambique

Moçambique pode aproveitar procura da Ásia

"Moçambique pode ter um lugar muito especial e muito relevante na exportação para a Ásia, uma região que tem défice de madeira e défice de fibra", frisou o presidente da Portucel Moçambique.
Natureza

WWF e Portucel promovem debate em Moçambique

Um debate sobre a possível plantação de florestas em África, de forma a produzir madeira para responder à crescente procura mundial, sem substituírem as florestas naturais, é a proposta.
Moçambique

FMI defende fundo soberano para receitas de gás

"Nós achamos que a criação de um fundo, apesar de adiar o consumo num cenário onde há necessidades, iria favorecer a economia moçambicana", disse o representante do FMI.
Moçambique

Grupo armado mata 8 pessoas, 5 das quais soldados

109
Um grupo armado atacou na última noite uma aldeia do Norte de Moçambique e matou oito pessoas, cinco das quais eram soldados. Ataque faz parte de onda de violência que dura há dois anos na região.
Moçambique

Acusados 8 arguidos pelo assassinato de observador

Anastácio Matavele foi morto a tiro por um grupo de quatro polícias e um civil no dia 7 de outubro deste ano, em Moçambique. A Procuradoria moçambicana acusou 8 pessoas.
Presidente Marcelo

Moçambique. Marcelo na posse de Nyusi em janeiro

O Presidente da República anunciou que irá à posse do Presidente Moçambicano, Filipe Nyusi, no dia 15 de janeiro, e pode ainda passar por Angola no caminho para Moçambique.
Moçambique

Moçambique perspetiva subida de rating

O ministro do Comércio e Indústria moçambicano diz crer que "rating" internacional ainda vai subir. Em causa esta a assinatura da decisão final de investimento relativa a um megaprojeto de gás.
Moçambique

Moçambique. Autores de ataques vão ser capturados

"Todos dizem que não estão envolvidos. Já que ninguém quer assumir [os ataques], nós orientamos as Forças de Defesa para perseguir essas pessoas para que sejam responsabilizadas", disse Filipe Nyusi.
Moçambique

Moçambique. Conselho Constitucional abstém-se 

O Conselho Constitucional absteve-se no caso dos 18 militantes do partido Nova Democracia que foram detidos há um mês. Alguns estão em idade escolar.
Moçambique

Jornalistas ameaçados após denúncia em Moçambique

Vários jornalistas envolvidos na denúncia de mau funcionamento do Tribunal Administrativo de Nampula foram ameaçados por telefone depois de revelarem uma fonte interna ao tribunal.
Fundo Monetário Internacional

FMI negoceia programa de apoio a Moçambique

"Se o governo tiver interesse em conversas sobre um possível programa de apoio financeiro com o FMI, nós estamos abertos a esse pedido e a ter essas conversas", afirmou o chefe de missão do FMI.
Moçambique

FMI prevê recuperação económica de Moçambique

O FMI prevê que Moçambique tenha uma forte recuperação económica em 2020 com uma inflação baixa, anunciou a missão técnica do fundo ao terminar uma visita ao país.
Moçambique

Moçambique: país não pode acomodar conflitos

"Não podemos continuar distraídos a acomodar conflitos, a dificultar o futuro e o crescimento de uma nação que pode ser próspera muito rapidamente", disse o Presidente moçambicano.
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
Contraceção

Moçambique lidera no acesso a contracetivos

Moçambique é o país com melhor desempenho entre 69 países no acesso de mulheres e raparigas a métodos contracetivos. Em 2019, 2,6 milhões têm acesso a planeamento familiar.
Moçambique

Moçambique. Má nutrição vai afetar dois milhões

"Milhares de pessoas estão em risco de surtos de doenças e degradação da segurança alimentar durante a estação de chuvas que se aproxima", lê-se na nota divulgada pela organização.
Moçambique

Renamo nega ligações a ataques em Moçambique

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, acusa Mariano Nhongo, dissidente do partido de organizar os ataques.
Moçambique

Moçambique transporta mais carvão na ferrovia

A linha ferroviária do norte de Moçambique transportou mais carvão das minas e Tete ao mesmo tempo que o porto de Nacala atingiu a marca do milhão e meio de toneladas métricas transportadas.
Moçambique

Moçambique. Grupos armados atacam dois camiões

Desde agosto que o centro de Moçambique tem sido alvo de ataques armados a camiões. Desta vez o ataque foi no distrito de Gôndola, ninguém ficou ferido.
Alterações Climáticas

Clima. "Vítimas devem ser compensadas"

O geógrafo José Maria Langa defendeu a compensação das vítimas dos desastres naturais em Moçambique, dizendo que os países mais industrializados e poluentes devem assumir essa responsabilidade.
Moçambique

Moçambique. Mobilidade elétrica é ainda problema

O maior desafio é a fiabilidade da oferta de eletricidade mas há vantagens em recursos como a grafite, utilizada nas baterias de automóveis elétricos e que está disponível em minas moçambicanas.
Moçambique

Fitch atribui rating CCC a Moçambique

"O rating de CCC reflete as contínuas vulnerabilidades da dívida do setor público empresarial", escreveram os analistas que retiraram Moçambique da lista de países em incumprimento financeiro.
Economia

Moçambique. Acordo faz dívida subir para 101%

Dívida de Moçambique sobe dos 97% para os 101% do PIB, onde 13% se deve aos empréstimos da ProIndicus e Mozambique Asset Management no valos de 1,2 mil milhões de euros.
Maputo

Moçambique. Comandante do GOE detido 

O comandante do Grupo de Operações Especiais (GOE) da polícia moçambicana na província de Gaza foi detido no âmbito da investigação ao assassinato de um observador eleitoral em outubro.
Maputo

Maputo. Projeto promete gestão sustentável do lixo

"Através desta iniciativa para melhorar a segurança da lixeira, há expectativas de garantir a segurança dos cidadãos e obter conhecimento sobre aterros sanitários", disse o autarca de Maputo.
Fraude

Maputo não quer Chang deportado

Moçambique vai recorrer da decisão do Tribunal Constitucional de África do Sul que quer extraditar para os Estado Unidos o ex-ministro das Finanças Manuel Chang por fraude e corrupção.
Moçambique

Maduro felicita Nyusi pela "contundente vitória" 

"Perante esta contundente vitória que lhe concedeu o povo moçambicano, quero desejar o maior sucesso para enfrentar os desafios que surgem neste novo período", felicitou Nicolás Maduro.
Moçambique

Portugal sétimo entre fornecedores de Moçambique

Portugal reduziu a participação no total das importações moçambicanas de 4,22% para 3,32% em 2018. Já enquanto cliente, Portugal quase duplicou o valor de compras feitas a Moçambique em 2018.
Mundo

Cinco mortos em naufrágio num rio em Moçambique

Canoa naufragou no domingo quando a água se infiltrou no casco devido ao excesso de peso. Foram esta segunda-feira encontrados cinco corpos, só uma das pessoas que iam a bordo sobreviveu.
Moçambique

Moçambique combate discriminação das mulheres

“Spotlight” foi apresentado em março na capital, Maputo, e avança agora para os 10 distritos piloto em regiões que têm registado mais casos de violação dos direitos da mulher e da rapariga.
Moçambique

Xi Jinping saúda Filipe Nyusi pela reeleição

O Presidente da China, Xi Jinping, felicitou o seu homólogo de Moçambique, Filipe Nyusi, pela reeleição para mais um mandato de cinco anos.
Minas

Syrah com produção nos EUA e minério em Moçambique

"Este é um marco para a Syrah na execução da estratégia da empresa de desenvolver a produção verticalmente integrada", ou seja, da origem à comercialização, explicou a empresa em comunicado.
Moçambique

Petrolíferas investem em agronegócios e formação

O consórcio liderado pela Total em Moçambique vai investir na formação de 1.000 jovens para o programa Catalisa, que procura explorar a agricultura na vila de Palma, onde ficará a Cidade do Gás.
Moçambique

Moçambique: pagamento da dívida é "lamentável"

A organização moçambicana Fórum de Monitoria do Orçamento classificou como "lamentável e grave" o pagamento que o Governo fez esta semana a credores das dívidas ocultas.
Moçambique

Decisão sobre ex-governante conhecida esta sexta

O ex-ministro das Finanças moçambicano Manuel Chang, detido na África do Sul no caso das dívidas ocultas, deverá conhecer esta sexta-feira a decisão sobre a sua extradição para Moçambique ou EUA.
Moçambique

Hospital da Beira reabre cirurgia e serviços

285
A reconstrução do bloco cirúrgico custou 400 mil euros e os municípios do Porto e Coimbra contribuíram com 100 mil euros cada, sendo o restante valor doado pela Health4MOZ.
Moçambique

Moçambique. Doados 15 mil euros para Cruz Vermelha

Seis meses depois da iniciativa de "O Conto da Ilha Desconhecida", a Porto Editora e a Fundação José Saramago vão doar mais de 15 mil euros para apoio às vítimas do ciclone Idai em Moçambique.
Moçambique

Polícia conclui inquérito a morte de ativista

Anastácio Matavel foi morto a tiro em 7 de outubro por um grupo de quatro polícias de uma unidade de elite da polícia moçambicana, quando saía de uma ação de formação de observadores eleitorais.
Facebook

Moçambique. Facebook elimina páginas falsas

160
O material era usado para provocar "interferência estrangeira", ou seja, "um comportamento dissimulado, coordenado em nome de um ator estrangeiro", para "enganar o público".
Moçambique

Moçambique. Polícia acusa Renamo de ataques

As acusações são feitas pelo comando-geral da polícia de Moçambique que aponta os uniformes utilizados nos ataques do centro do país como a principal prova. O governo já tomou medidas de proteção.
Frelimo

Marcelo felicita Filipe Nyusi pela reeleição

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicitou pessoalmente o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, pelo seu novo mandato", pode ler-se na mensagem divulgada no site da Presidência.
Moçambique

Moçambique. Aprovado plano para época chuvosa

O plano no valor de cerca de 30 milhões de euros "identifica as zonas de risco, as principais ameaças e os possíveis impactos na época chuvosa e ciclónica 2019-2020", segundo o Conselho de Ministros.
Renamo

Renamo recorre ao Constitucional após eleições

"Nós queremos a anulação das eleições, porque elas não foram eleições. Foram uma caricatura, uma exibição circense", declarou Venâncio Mondlane, mandatário da Renamo.
Eleições

CNE preocupada com eleições em Moçambique

A Comissão Nacional de Eleições está preocupada com algumas irregularidades nas eleições em Moçambique e o presidente afirma que nunca disseram "que as eleições tinham sido livres".
Moçambique

Privinvest pagou 10 milhões à Frelimo em 2014

A Privinvest é uma empresa moçambicana envolvida nas 'dívidas ocultas' de Moçambique. A empresa terá, alegadamente, transferido 10 milhões de euros para a Frelimo com intermédio a um banco americano.
Moçambique

Novo porto de pesca moçambicano na Beira

"A cadeia de valores, como a captura, conservação, processamento e comercialização, ganha aqui o seu verdadeiro sentido", disse o Presidente moçambicano na inauguração da nova infraestrutura.
Moçambique

Vale e Estado moçambicano condenados 

O Tribunal Administrativo de Tete decidiu condenar a multinacional brasileira Vale e o governo moçambicano a cumprirem o acordo relacionado com as populações afetadas pela exploração de carvão.
Moçambique

Eleições moçambicanas. Renamo recorre do resultado

A Renamo, partido que obteve 24% dos votos nas últimas eleições em Moçambique, apenas ultrapassada pela Frelimo, vai recorrer do resultado das eleições que atribuiriam 73,6% dos votos à Frelimo.
Mundo

Moçambique lança campanha agrícola

O Presidente lança esta segunda-feira uma campanha agrícola à luz do risco de insegurança alimentar causado pela seca, pelo ciclone Kenneth e pelos conflitos armados em várias zonas do país.
Moçambique

Moçambique. Debate parlamentar "não vai morrer"

A presidente da Assembleia da República e mandatária da candidatura da Frelimo diz que o debate no parlamento "não vai morrer" mesmo com a maioria qualificada do partido no poder.
Moçambique

Nyusi comprometido com desarmamento da Renamo

O candidato da Frelimo, declarado vencedor pela Comissão Nacional de Eleições, disse que continuará comprometido com o desarmamento do braço armado da Renamo.
Moçambique

Frelimo passa a ter mais de 2/3 do parlamento

A Frelimo, no poder desde a independência, reforçou a presença no parlamento e terá mais de dois terços dos lugares, segundo os resultados oficiais das eleições de 15 de outubro.
Moçambique

Filipe Nyusi reeleito Presidente moçambicano

Resultados foram anunciados numa cerimónia pública. Filipe Nyusi foi candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder desde a independência.
Moçambique

3 mortos em novo ataque no centro de Moçambique

133
Um camião de carga e uma outra viatura ligeira foram atingidos por uma "rajada de balas", disparadas de uma colina, por homens armados ainda desconhecidos
Eleições

CNE de Moçambique dá vitória à Frelimo

A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique aprovou com nove votos a favor e oito contra os resultados das eleições da última semana, com vitória do Presidente Filipe Nyusi.
Moçambique

Frelimo vai governar novamente em Moçambique

A Comissão Nacional de Eleições aprovou com 9 votos a favor e 8 contra os resultados das eleições. Os votos contra apontam alegada manipulação dos resultados por presidentes das mesas de voto.
Catástrofes

Moçambique. 24.000 ainda deslocados por ciclóne

Estão ainda cerca de 24.000 pessoas deslocadas cerca de seis meses depois da passagem dos ciclones Idai e Kenneth. Foi prestada assistência a mais de 200.000 pessoas.
Maputo

Eleições em Moçambique: duas pessoas condenadas

Duas pessoas foram condenadas a nove meses de prisão por tentarem encher urnas durante as eleições de dia 15, em Moçambique. "Um dos réus foi surpreendido na cabine de votação", disse o juiz.
Moçambique

Moçambique. Ex-dirigente da Renamo defende diálogo

Raúl Domingos, antigo dirigente da Renamo, defendeu que deve ser seguido o caminho do diálogo. Em causa está a contestação de uma ala da guerrilha da Renamo à liderança de Ossufo Momade.
Maputo

Moçambique. Incineradas 543 quilogramas de drogas

Foram incineradas mais de 500 quilogramas de drogas em Maputo pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal. As drogas foram apreendidas entre julho de 2018 e outubro de 2019.
Moçambique

Preso ex-presidente da Linhas Aéreas de Moçambique

António Pinto foi detido por suspeitas de corrupção. O ex-administrador financeiro da empresa e a gestora da revista usada na companha também foram detidos. Caso decorre em Maputo.
Moçambique

Moçambique nos dez que mais ajudam agricultores

Está entre os quatro na África subsaariana e os 10 no mundo num ranking de países que mais reformas conduziram para ajudar os agricultores. Isto segundo um documento do Banco Mundial.
Moçambique

"Turismo político" nas observações em Moçambique

Um analista condenou as observações às eleições em Moçambique da CPLP e da União Africana, e chamou-lhes "turismo político". UE aponta para "violência e limitações às liberdades fundamentais".
Moçambique

Joaquim Chissano apela a "cultura de paz"

"A cultura de paz faz-se no ambiente em que vivemos desde criança", declarou o antigo Presidente moçambicano, que celebrou os seus 80 anos com uma visita ao principal hospital da capital.
Moçambique

Moçambique. Frelimo conquista Maputo e Gaza

Maputo e Gaza foram conquistadas pelo partido no poder, Frelimo, nas eleições da semana passada. O resultado em Gaza motivou queixas devido a alegada fraude no número de eleitores.
Moçambique

Moçambique. Falsificados certificados em eleições

O grupo da Renamo, principal partido da oposição, foi detido na sexta-feira, após suspeita e posterior denúncia do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral do distrito de Panda.
Moçambique

Moçambique. Frelimo mantém-se com maioria absoluta

A Frente de Libertação de Moçambique conseguiu a maioria absoluta nas três votações realizadas na terça-feira. A Renamo e o MDM já anunciaram não aceitar a decisão, alegando fraude nas eleições.
Moçambique

Moçambique. Níveis de fraude são "preocupantes"

O investigador Justin Pearce considerou os níveis de fraude eleitoral em Moçambique "particularmente preocupantes" e mostrou-se apreensivo com a qualidade da gestão das receitas do gás natural.
Moçambique

Nyusi vence em Maputo com 69,23 % dos votos

O candidato da Frelimo venceu as eleições presidenciais na cidade de Maputo com 69,23 % contra 22,98 % do candidato da Renamo, anunciou a Comissão Provincial de Eleições.
Moçambique

Renamo recusa resultados e pede novas eleições

O 3.º maior partido moçambicano fala em enchimento de urnas a favor da Frelimo, violência contra delegados da oposição, boletins pré-marcados, observadores barrados e aliciamento de membros das mesas.
Moçambique

Situação descontrolada em Cabo Delgado, diz bispo

138
"As forças de defesa e segurança estão lá, mas os ataques continuam e de uma forma violenta", avisa Fernando Lisboa que prevê que vá acontecer algo "muito triste".
Moçambique

Moçambique. Estado Islâmico diz que fez baixas

O confronto no Norte de Moçambique provocou várias baixas e fez um prisioneiro, anunciou esta sexta-feira o grupo jihadista Estado Islâmico, que diz ter repelido um ataque militar.
Moçambique

Moçambique. Portugal encoraja todos à paz

O Governo Português encorajou "todos os atores políticos a contribuir para um clima de paz e estabilidade". A nota foi divulgada esta sexta-feira de manhã pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Moçambique

UE: Votação"bem organizada, mas campanha violenta

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia classificou a votação de terça-feira como ordeira, no entanto, considera que a campanha ficou marcada por violência e o recenseamento foi duvidoso.
Moçambique

Filho de Guebuza quis 11 milhões para comprar casa

Banqueiro Andrew Pearse contou em tribunal que o filho do ex-presidente Moçambicano queria contrair um empréstimo de 11 milhões de euros para se mudar para França com uma prostituta.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Polícia abateu homem a tiro 

300
A polícia moçambicana anunciou que abateu a tiro uma pessoa que tentou fugir com arma de um agente em Angoche, depois da denúncia de que uma pessoa foi morta em confrontos com a polícia em Nacala.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Um morto durante confrontos 

Dois grupos de observação eleitoral moçambicana disseram esta quarta-feira que uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas durante confrontos entre populares e a polícia numa assembleia de voto.
Moçambique

FMI. Dívida de Moçambique sobe para 109% do PIB

Moçambique deverá assistir a uma subida do rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto, que deverá aumentar de 99,8%, no ano passado, para 108,8% este ano e 106,8% em 2020.
Moçambique

Moçambique: 300 pessoas tentam assaltar urnas

Polícia deteve nove elementos do principal partido da oposição que terão liderado centenas de pessoas num assalto às urnas numa escola. Grupo vandalizou o local e pegou fogo a cinco casas.
Moçambique

Nova audiência sobre extradição de Manuel Chang

O ex-ministro Manuel Chang está detido na África do Sul desde o ano passado, devido ao caso das dívidas ocultas de Moçambique. A nova audiência começa esta quarta-feira, em Nova Iorque.
Moçambique

Votação "calma", apesar de alguns casos

As organizações de observação eleitoral que acompanharam as eleições gerais em Moçambique consideram que a votação decorreu de forma geral calma, apesar de alguns incidentes localizados.
Moçambique

Eleições em Moçambique: tentativas de fraude

ONG moçambicana deu conta de que os seus correspondentes reportaram “casos de tentativas de enchimentos de urnas em Nampula”, em vários locais de voto.
Moçambique

Eleições em Moçambique: votação já decorre

Filipe Nyusi, Presidente da República, foi o primeiro a votar, em Maputo. As primeiras assembleias de voto abriram às 7h00 em Moçambique. Votação decorre em todo o país até às 18h00.
Moçambique

Moçambicanos vão esta terça-feira às urnas

Esta terça-feira é dia de eleições gerais em Moçambique com 13.1 milhões de eleitores a acorrer às urnas para eleger pela primeira vez 10 governadores, um presidente, e 250 deputados.
Moçambique

Moçambique: presidente da república abre as urnas

Um total de 13,1 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher na terça-feira o Presidente da República, 250 deputados do parlamento, dez governadores provinciais e respetivas assembleias.
Moçambique

Moçambique. Ataques armados impedem 5 mil de votar

Ataques armados dos últimos meses em Cabo Delgado levaram autoridades a decidir que dez mesas de voto não irão abrir na próxima terça-feira, dia de eleições gerais.
Moçambique

Idai. Parceiros apoiam com tendas para eleições

União Europeia e a Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento disponibilizaram 265 mil euros para a compra de 120 tendas, que serão usadas para momento eleitoral nas zonas afetadas pelo ciclone.
Moçambique

Moçambique. UE mobiliza mais 10 milhões de euros

A ajuda humanitária foi mobilizada na sequência dos ciclones que atingiram o país em março e abril. Christos Stylianides afirma que a UE assume o compromisso de ajudar durante o tempo necessário.
Moçambique

Renamo responsabiliza governo por observador morto

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana responsabilizou o partido no poder, a Frelimo, pelo assassínio de um observador eleitoral na província Gaza, sul de Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Inflação média desce para 3,12%

A inflação média a 12 meses em Moçambique desceu em setembro, recuando para 3,12%. O indicador chegou a 4,08% em abril e está em queda desde então. A inflação acumulada anual, em 2018, foi de 3,52%.
Obras Públicas

Mota-Engil. Novos contratos em Angola e Portugal

A Mota-Engil venceu novos contratos, no valor de 327 milhões de euros, em segmentos diferenciados de obras públicas, serviços de mineração e construção civil, em Angola, Moçambique e Portugal.
Moçambique

Moçambique abate membros de grupo armado

O governo moçambicano ordenou um ataque de artilharia contra grupo armado que tem destruído aldeias e assassinado residentes no norte do país. Baixas são "consideráveis".
Moçambique

ONG inglesa critica morte de observador

Investigadora da Human Rights Watch para Moçambique e Angola criticou o assassinato de um observador eleitoral para as eleições gerais de Moçambique e pediu a responsabilização dos culpados.
Moçambique

Moçambique. CPLP vai observar eleições

A CPLP anunciou que vai enviar uma Missão de Observação Eleitoral às eleições gerais de Moçambique que envolvem 12,9 milhões de eleitores às urnas e estão marcadas para 15 de outubro.
Moçambique

LAM e TAP negoceiam voos diários Lisboa-Maputo

Diretor-geral das Linhas Aéreas de Moçambique afirma que a empresa está a tentar negociar com a TAP possíveis voos diários entre os dois países. As duas capitais estão ligadas três vezes por semana.
Moçambique

Moçambique: arranca o maior projeto de gás

Uma semana antes das eleições em Moçambique, o consórcio Rovuma LNG deverá adjudicar os contratos para extrair gás do fundo do mar, na zona Mamba. Galp detém 10% de interesse participativo.
Moçambique

Moçambique: Nove membros de grupo armado abatidos

As vitimas mortais estavam ligadas ao ataque do passado sábado na zona nortenha de Cabo Delgado. Os militares afirmaram que "as operações prosseguem" e mantém-se a "prontidão combativa"
Moçambique

Detidos 34 suspeitos de integrar grupos armados

A polícia moçambicana reteve, durante operações de patrulha, 34 pessoas que iriam integrar os grupos armados que têm "protagonizado ataques na região", em Nampula.
Moçambique

Moçambique. 6 mortos em ataque a autocarro

Grupo responsável pelo tiroteio ao autocarro de passageiros pôs-se em fuga após ataque. Segundo a TVI, há seis mortos e vários feridos. Quatro estão em estado grave e foram hospitalizados.
Moçambique

Idai. 300 famílias voltam para zonas de risco 

Na sequência do ciclone Idai, em Moçambique, um grupo de cerca de 300 pessoas tinha sido realojado em março na região de Nomiua, mas a falta de espaço obrigou-as a regressar às zonas de risco.
Cabo Verde

Moçambique e Cabo Verde com problemas de sono

Estudo científico publicado esta terça-feira na Acta Médica Portuguesa, revela que mais de um quarto das crianças de Cabo Verde e Moçambique apresenta problemas de sono.
Moçambique

Moçambique. Avião despista-se ao aterrar

Um avião das Linhas Aéreas de Moçambique saiu de pista ao aterrar no Aeroporto Internacional de Maputo, sem registo de feridos entre os 26 passageiros e quatro tripulantes.
Moçambique

Petrolífera Total: exploração de gás sem riscos

Petrolífera francesa classifica como "amplamente livre de riscos" a exploração de gás natural na Área 1 de Moçambique. "Estamos totalmente comprometidos com o projeto", diz diretor da Total.
Moçambique

Que fazem militares russos em Moçambique? /premium

707
Putin quer voltar a África porque procura mercados alternativos que permitam suavizar o impacto das sanções ocidentais contra o seu país depois da anexação da Crimeia em 2014.
Estado Islâmico

Daesh reivindica ataque em Moçambique

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou mais um ataque armado a um posto militar no Norte de Moçambique, ocorrido no início da semana e em que morreram pelo menos 10 pessoas.
Moçambique

Corredor logístico no centro de Moçambique

A viagem por terra entre Quelimane, na costa do Índico, até Tete, no interior, chega a levar mais de dois dias. Com as novas infraestruturas previstas passará a demorar dez horas.
Moçambique

Moçambique "capturado" por interesses criminosos

Tuesday Reitano, co-autora de um estudo sobre crime organizado em África, disse que "Moçambique está capturado" por interesses criminosos a níveis múltiplos, nomeadamente a nível político.
Moçambique

Chuvas: Moçambique precisa de mais dinheiro

O Governo de Moçambique anunciou que dispõe de cerca de metade dos 25 milhões de euros que estima necessitar para enfrentar a próxima época chuvosa.
Moçambique

Moçambique investiga emissão de cartas de condução

O Instituto Nacional de Transportes Terrestres nomeou uma comissão para averiguar a emissão de cartas de condução, depois de indícios de corrupção revelados numa investigação.
Moçambique

Moçambique aprova lei que institui justiça militar

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, promulgou esta terça-feira a revisão à lei da Defesa que institui a justiça militar, anunciou a Presidência da República em comunicado.
Moçambique

Moçambique elimina posto de governador na capital

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, promulgou esta terça-feira a lei que elimina o cargo de governador da cidade de Maputo, anunciou a Presidência da República em comunicado.
Moçambique

Moçambique. Ataque a aldeia faz dez mortos

Pelo menos dez pessoas morreram e várias casas, incluindo a sede da Frelimo, partido no poder, foram incendiadas na sequência de um ataque armado no norte de Moçambique, na aldeia de Mbau.
Moçambique

Moçambique. 56 feridos em despiste após comício

Um veículo de mercadorias despistou-se pouco depois de sair de um comício da Frelimo, resvalando para uma encosta onde capotou, o que causou ferimentos aos que seguiam na caixa de carga.
Moçambique

Liga portuguesa apoia futebol moçambicano

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou o apoio à congénere de Moçambique para tornar o campeonato moçambicano mais sustentável e credível, através de projetos de formação.
Moçambique

Maputo. Jovens contra xenofobia na África do Sul

Desde 1 de setembro, pelo menos 12 pessoas morreram naquele país. Marcha de "repúdio e indignação" juntou este sábado de manhã várias dezenas de jovens na capital moçambicana.
Moçambique

Depois dos ciclones, praga devora milho 

A FAO monitoriza a praga da lagarta de funil de milho nas zonas arrasadas pelo Idai, em março, através de uma aplicação para telemóveis. Os últimos dados dão conta de uma "infestação muito elevada".
Moçambique

Moody's melhora 'rating' de Moçambique

A agência de notação financeira Moody's melhorou o rating de Moçambique em um nível, assumindo que a reestruturação da dívida soberana prossegue, e perfil de crédito mantém-se "muito fraco".
Moçambique

Moçambique. Violência armada levanta "incógnita"

Violência armada coloca "incógnita" sobre a liberdade do escrutínio em certas regiões, e já causou a morte de, pelo menos, cerca de 200 pessoas. Missão da UE teme pelo direito de voto nas eleições.
Moçambique

Estado Islâmico reivindica ações em Moçambique

Os terroristas atacaram dois postos militares em Moçambique e deixaram vários mortos. Os atentados foram reivindicados num comunicado do Estado Islâmico.
Moçambique

Dívidas Ocultas. Arguido não era membro do governo

Os advogados de um dos principais suspeitos de um processo nos EUA sobre as dívidas ocultas de Moçambique defendem que Teófilo Nhangumele não pode ser julgado como membro de um governo estrangeiro.
Moçambique

Moçambique. Falta "honestidade" à sociedade

Isaque Chande considerou que reina uma "ausência generalizada" de honestidade e integridade, um "flagelo" que, disse, afeta "profundamente" a vida política, económica e social de Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Ataque à camiões fere quatro pessoas

Um grupo armado, munido de metralhadoras AK47, atacou dois camiões de mercadorias, ferindo quatro ocupantes em Zimpinga, centro de Moçambique. Os condutores foram alvejados e feridos com gravidade.
Moçambique

Moçambique acolhe vítimas de xenofobia em Muamba

Mais de 400 moçambicanos manifestaram interesse em regressar ao país natal depois da onda de violência contra estrangeiros na África do Sul, Centro já acolheu 138 vítimas de xenofobia.
Moçambique

Moçambique. Amnistia pede respeito nas eleições

A Amnistia Internacional apela aos partidos políticos que concorrem às eleições gerais para respeitarem os direitos humanos, lembrando os ataques contra dirigentes e ativistas dos últimos anos.
Moçambique

Moçambique. Espécies de faina e flora descobertas

247
Mais de mil espécies de animais e plantas foram encontradas na Área de Conservação de Chimanimani, província de Manica, centro de Moçambique, incluindo um tipo de morcego nunca antes visto.
Moçambique

Moçambique. 38 mil crianças poderão ficar em risco

117
Unicef alerta que Moçambique poderá ter 38 mil crianças malnutridas em risco de vida no próximo ano, sendo que cerca de um milhão de moçambicanos estão, atualmente, em "crise alimentar".
Moçambique

Renamo lamenta mortes em comício da Frelimo

As mortes ocorreram na quarta-feira quando uma multidão acabava de assistir a um comício, na cidade de Nampula, do candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi.
Zimbabué

Zimbabué compra energia a Moçambique

O presidente do Conselho de Administração da EDM, Aly Sicola Impija, disse que a empresa vai vender à ZESA 50 megawatts, ao abrigo do novo entendimento, ao contrário do que se queria, 400 megawatts.
Moçambique

Moçambique. 500 mil pessoas em risco de inundações

Mais de 500 mil pessoas estão em risco de ficarem inundadas na época chuvosa 2019/2020 em Moçambique, prevendo-se a ocorrência de chuvas normais com tendência acima do normal.
Moçambique

Moçambique. 3.º banqueiro do Credit Suisse culpado

O antigo diretor no Credit Suisse Global Financing Group Surjan Singh deu-se como culpado de conspirar para "lavar dinheiro" no caso das dívidas ocultas de Moçambique.
Emprego

UE e Camões apresentam projeto em Moçambique

A União Europeia e o Instituto Camões apresentam nesta quinta-feira em Maputo o projeto Procultura que disponibiliza 19 milhões de euros até 2023 para criar empregos no setor da cultura.
Sustentabilidade

CPLP. Desenvolvimento sustentável é avaliado

265
São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola ocupam as posições 95, 96, 136 e 149, respetivamente, num total de 162 países avaliados em novo relatório sobre desenvolvimento sustentável.
Nações Unidas

Moçambique. ONU faz plano humanitário pós-ciclone

As Nações Unidas lançam em Maputo plano revisto de resposta humanitária a Moçambique que abrange o apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que, juntos, afetaram mais de 1,7 milhões de pessoas.
Moçambique

Moçambique. Dez mortos à saída de comício

A Frelimo anunciou a morte de 10 pessoas e ferimentos noutras 85 quando uma multidão saiu de forma desordenada de um comício eleitoral num estádio de Nampula, principal cidade do norte de Moçambique.
África do sul

África do Sul. Xenofobia afetou 500 moçambicanos

Violência que eclodiu há mais de 1 semana contra estrangeiros fez com que cerca de 400 se interessassem pelo repatriamento voluntário. Casos de moçambicanos obrigados a sair de Moçambique são entrave.
Moçambique

Moçambique. Base de guerrilha da Renamo atacada

O líder da Junta Militar, disse que um contingente das Forcas de Defesa e Segurança invadiu uma base do grupo da Junta Militar da Renamo e disparou contra os guerrilheiros ali entrincheirados.
Papa Francisco

Papa Francisco apela ao combate à corrupção

O Papa Francisco enalteceu a riqueza natural e cultural de Moçambique, mas lamenta que, apesar destas riquezas, "uma quantidade enorme de população viva abaixo do nível de pobreza".
Moçambique

Moçambique. Prazo para reestruturação acaba 

Os credores dos títulos de dívida soberana emitidos por Moçambique em 2016, no valor de 657,6 milhões de euros, têm até esta sexta-feira para decidir se aceitam, ou não, a proposta de reestruturação.
Papa Francisco

Papa lembra perseverança de Eusébio em Moçambique

O Papa disse que numa equipa cada jogador é diferente, mas que é sempre possível "encontrarmo-nos". E o "Pantera Negra" serviu de exemplo: "Não faltavam razões para se resignar e não se resignou".
Papa Francisco

Papa: sem igualdade de oportunidades não há paz

O Papa Francisco disse que "sem igualdade de oportunidades" não há paz duradoura. O presidente moçambicano defende uma cultura "de não violência", influenciada pelos conselhos papais.
A página está a demorar muito tempo.