789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Landscapers". Talvez sejam culpados, talvez não. Mas será isso importante?

Este artigo tem mais de 2 anos

Na vida real, este casal foi condenado pela morte de duas pessoas. Na minissérie da HBO, Olivia Colman e David Thewlis são apaixonados, rendidos a um mundo insólito e particular. Quem queremos seguir?

David Thewlis e Olivia Colman são Christopher e Susan, os protagonistas da série do caso policial verídico que a inspirou
i

David Thewlis e Olivia Colman são Christopher e Susan, os protagonistas da série do caso policial verídico que a inspirou

David Thewlis e Olivia Colman são Christopher e Susan, os protagonistas da série do caso policial verídico que a inspirou

É tudo tão insólito que não poderia ter sido inventado — sob pena de não ter qualquer credibilidade. E, embora tenha muitos floreados para tornar a narrativa interessante, “Landscapers” é uma história verídica. Logo na primeira cena, quando se resume o caso de Susan e Christopher Edwards, condenados a 25 anos de prisão por homicídio, a legenda “esta é uma história verídica” perde a última palavra e transforma-se em “esta é uma história”, deixando estabelecido que realidade e ficção vão andar lado a lado nesta minissérie na HBO — cujo primeiro de quatro episódios fica disponível na plataforma esta quarta-feira, 8 de dezembro.

“Até hoje, [Susan e Christopher] mantêm a sua inocência”, diz também a introdução. A partir daqui, cada espectador é livre de elaborar a sua opinião em relação ao casal real. O que interessa no guião — escrito por Ed Sinclair, marido da protagonista, Olivia Colman — não é tanto esmiuçar teorias sobre “quem fez o quê”, “quando” ou “como”, mas sobretudo quem é este estranho casal.

Neste caso, Susan é Olivia Colman e Christopher é interpretado por David Thewlis — e que maravilha é vê-los a contracenar. Quando a série começa, vivem em França, onde convenientemente se instalaram há algum tempo. Os pais de Susan foram assassinados há 15 anos e enterrados no jardim da própria casa. O mais incrível é que ninguém estranhou o desaparecimento e, não fosse um deslize, provavelmente seria o crime perfeito que nunca ninguém descobriria.

[o trailer de “Landscapers”:]

Em França, o dinheiro acaba-se, Christopher não consegue arranjar um emprego com o seu fraco francês e telefona à madrasta a pedir ajuda. Enquanto isso, Susan vive fora da realidade — coleciona memorabilia num quarto que parece um mausoléu dedicado a Gary Cooper e os olhos brilham, tal e qual uma criança, quando assiste aos westerns com o ator americano. Aliás, isso é aproveitado para a própria narrativa de “Landscapers”, cujas cenas de vez em quando ficam a preto e branco e podiam perfeitamente pertencer a clássicos de Hollywood.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Colman é mais do que a atriz dos sete ofícios, não há papel que ela não domine e desta vez navega na perfeição entre uma mulher tonta — mas não burra, atenção, é uma escolha para não enfrentar a realidade — e uma apaixonada que ainda fica com o coração aos pulos e espera atrás da porta pela chegada do marido. Thewlis é um panhonha, não tenhamos medo das palavras, e ao mesmo tempo quer tanto proteger a mulher — a quem chama “frágil”, não num tom depreciativo, mas para que ela não sofra — que assume sozinho a pressão e as responsabilidades. Claro que é uma bomba-relógio que acaba por deitar tudo a perder.

Quando as provas começam a apontar para eles, já estamos envolvidos nesta história de amor à moda antiga, com jantares à luz das velas onde o simples ato de servir água como se fosse um vinho caro parece a coisa mais romântica do mundo. Susan e Christopher estão juntos nisto (seja lá o que isto for) e farão tudo para se protegerem um ao outro. Decidem entregar-se à polícia inglesa — depois da troca de e-mails mais educada entre detetive e possível assassino — para serem interrogados e na chegada a Londres são recebidos por um gigantesco aparato policial. Os dois aparecem de malas e com posters debaixo do braço, como se fossem os turistas mais inofensivos do mundo.

As personagens falam para a câmara, diretamente para nós, e a banda sonora vagueia entre suspense e comédia. Parece uma confusão, mas tudo faz estranhamente sentido aqui

Do lado das forças policiais estão personagens não menos insólitas. O detetive que lidera a investigação passa o tempo a refilar, ora porque o café está demasiado quente, ora porque quer apanhar aquela a quem chama “croque madame” (a expressão francesa que define uma tosta mista com ovo estrelado); a inspetora mais empenhada no caso está constantemente com uma expressão de incredulidade; e o terceiro polícia acha boa ideia aceitar um cachorro-quente quando está a interrogar os vizinhos do casal assassinado. Eu também estaria pasmada com tudo isto, como a detetive Emma Lansing (Kate O’Flynn).

Apesar de “Landscapers” parecer uma comédia, não se deixem enganar pelos elementos estapafúrdios. Eles existem, sim, e são hilariantes mas são apenas uma das peças de um puzzle que tem drama, amor arrebatado e a mistura do que é real com o que é bucólico. Susan transporta o cinema para a própria vida e o espectador é engolido por esta fantasia — que sabemos que nos afasta da realidade, mas contra a qual não lutamos. As personagens também falam para a câmara, diretamente para nós, e a banda sonora vagueia entre suspense e comédia. Parece uma confusão, mas tudo faz estranhamente sentido aqui.

No entanto, no final de cada episódio, como se acendessem a luz da sala de repente e nos arrancassem da vida destes amantes separados à força — a polícia faz tudo para virar um contra o outro, obviamente — ainda antes de acabar a história, há uma sequência de imagens verídicas da cobertura mediática do crime de 1998. Afinal, eles não são Romeu e Julieta, Rick e Ilsa (“Casablanca”), Scarlett e Rhett (“E Tudo o Vento Levou”). São Susan e Christopher Edwards, condenados a 25 anos por homicídio.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora