829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mentes Brilhantes

Iniciativas Observador

Aula prática. Cancro do cérebro, cancro no cérebro

Diana Matias e Miguel Castanho trabalham em diferentes formas de combater o cancro – e em diferentes tumores. Mas com o mesmo alvo, o cérebro, o órgão onde a doença se formou ou para onde evoluiu.
Iniciativas Observador

Um teste para preparar a próxima pandemia

No Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Mónica Serrano está a desenvolver um novo teste barato, rápido e versátil para detetar doenças infecciosas.
Iniciativas Observador

Melhores cateteres, menos infeções

São um dos principais equipamentos médicos utilizados atualmente, mas são também uma porta aberta a infeções. Fabíola Costa e Inês Gonçalves numa conversa sobre como tornar os cateteres mais seguros.
Iniciativas Observador

Cancro da mama: novos alvos, novos tratamentos?

O cancro de mama triplo-negativo metastizado não tem cura. Ainda. Guadalupe Cabral está a desenvolver um biomarcador para prever a eficácia da imunoterapia — e que funcione como novo alvo-terapêutico.
Iniciativas Observador

Como reverter os efeitos do envelhecimento?

Viver mais? Viver melhor? Viver melhor nos anos que nos restam? Miguel Seabra, Pedro Sousa-Victor e Cláudio Franco conversam sobre os projetos que investigam e os desafios da ciência nestas questões.
Iniciativas Observador

Uma bateria tão fina e elástica como a nossa pele

No Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Ana Pina lidera um consórcio que desenvolve biobaterias à base de colagénio, um dos constituintes da pele, para dispositivos médicos.
Iniciativas Observador

Bactérias resistentes a antibióticos. E agora?

Os investigadores Ricardo Monteiro e Pedro Matos Pereira trabalham num dos maiores desafios do futuro da medicina: as bactérias resistentes e a necessidade de desenvolver novas formas de as combater.
Iniciativas Observador

O que podemos aprender com as rochas dos vulcões

Entre o chão que pisamos e o magma ardente do interior da Terra estão rochas. Na Universidade dos Açores, Luísa Pereira estuda-as para melhorar a avaliação de risco e desenvolver energias renováveis.
Iniciativas Observador

A comunicação entre neurónios e vasos sanguíneos

Na Universidade de Coimbra, Vanessa Coelho-Santos estuda o desenvolvimento do sistema neurovascular. Objetivo: detetar mais cedo lesões provocadas aos bebés pela falta de oxigénio no momento do parto.
Iniciativas Observador

Cancro. O que é, e como funciona, a imunoterapia

Bruno Silva Santos é uma referência nacional em imunoterapia. João Barata estuda esse tratamento para desenvolver novas formas de combater o cancro do pulmão. Conversa com os investigadores do IMM.
Iniciativas Observador

Fígado gordo: novos diagnósticos e tratamentos

Conversa com Cecília Rodrigues e Rui Castro – que, no Instituto de Investigação do Medicamento, trabalham para melhorar a qualidade de vida de quem pode vir a sofrer de doença metabólica do fígado.
Iniciativas Observador

Que ondas cerebrais são estas?

O cérebro emite misteriosos padrões de atividade que estão alterados em doentes com doenças neurológicas ou psiquiátricas. Na Universidade do Minho, Joana Cabral tenta conhecer melhor estes sinais.
Iniciativas Observador

Como recuperar as lesões da espinal medula?

Três investigadores, três projetos, um objetivo. Diogo Trigo, Leonor Saúde e Mónica Sousa trabalham para que, no futuro, as terríveis lesões da medula deixem de significar uma sentença irreversível.
Iniciativas Observador

Uma nanopartícula contra um tumor cerebral?

No Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, Diana Matias está a desenvolver nanopartículas capazes de lutar contra um dos mais temíveis cancros do cérebro.
Iniciativas Observador

Como a investigação científica chega ao mercado

Convidámos três investigadores para nos ajudar a perceber como atravessar "o vale da morte": o período entre a validação científica de uma ideia e a confirmação de que é um bom negócio. Assista aqui.
Iniciativas Observador

O combate às infecções gastrointestinais infantis

No Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Manuela Ferreira tenta aumentar as defesas do intestino das crianças nos primeiros anos de vida.
Projetos Observador

A mosca da fruta vai ajudar-nos a comer melhor?

Carlos Ribeiro quer perceber se as bactérias do intestino podem decidir o que nós comemos — tal como acontece com a mosca da fruta. A investigação está a ser feita na Fundação Champalimaud.
Iniciativas Observador

A equipa que prepara o combate à próxima pandemia 

Um grupo multidisciplinar liderado por Cláudio M. Soares e Diana Lousa, da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com outras instituições, estuda uma resposta mais rápida a futuros surtos virais.
Iniciativas Observador

Desvendar o mapa da resistência antimicrobiana

No i3S, no Porto, João Morais Cabral procura os caminhos para invadir o mundo dos micróbios, mesmo que estes aprendam a resistir aos antibióticos.
Iniciativas Observador

Prevenir a principal causa de cegueira nos idosos

Na Universidade Nova de Lisboa, Miguel Seabra estuda formas de desenvolver um tratamento preventivo para a degenerescência macular da idade (DMI).
Iniciativas Observador

Ressonâncias magnéticas com imagens melhores

A investigadora Teresa Matias Correia tenta aperfeiçoar a recolha de imagem e apresentação de dados de ressonância magnética. Objetivo: melhorar o diagnóstico da cardiopatia coronária.
Iniciativas Observador

Neurotecnologia para tratar doenças cerebrais

No i3S, no Porto, Paulo Aguiar desenvolve um nanodispositivo elétrico cerebral para responder, em tempo real, às falhas de atividade dos neurónios. A epilepsia é o primeiro modelo-teste do NeuroSpark.
Iniciativas Observador

Algas dão pistas sobre a saúde do oceano

No Instituto Gulbenkian de Ciência, Giulia Ghedini investiga o metabolismo do fitoplâncton e a influência na política de pescas, resistência aos antibióticos e produtividade sob alterações climáticas.
Iniciativas Observador

Como fazer vacinas (ainda) mais eficazes?

No Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, o investigador Luís Graça estuda uma nova estratégia para potenciar a resposta do sistema imunitário às vacinas, sobretudo entre os mais velhos.
Iniciativas Observador

Descodificar a complexidade da atividade neuronal

Com luz. Sem luz. A forma como o peixe-zebra reage a estímulos destes pode ajudar o cientista Adrien Jouary a desenvolver um modelo de redes neurais para decifrar a resposta do cérebro aos fármacos.
Iniciativas Observador

Qual a causa da leucemia mais comum nas crianças?

No Instituto Gulbenkian de Ciência, a investigadora Vera Martins tenta perceber a origem de um dos mais agressivos cancros de sangue pediátricos: a leucemia linfoblástica aguda de células T.
Iniciativas Observador

Viver mais anos, mas com menos doenças

No recém-criado Católica Biomedical Research Centre, Cláudio Franco trabalha com células endoteliais. Objetivo: prevenir as doenças associadas ao envelhecimento e prolongar os anos de vida saudável.
Iniciativas Observador

Economia de mercado a favor das mudanças sociais?

Francisco Carvalho acredita que sim. Tem 20 anos, média de 19 valores e especializou-se em Finanças Internacionais em Paris “para aplicar o capital privado onde a sociedade mais precisa”
Iniciativas Observador

Vaso com grafeno para tratar doença coronária

O GO-Graft é um vaso sintético inovador constituído por um hidrogel reforçado com óxido de grafeno para o bypass coronário, prevenindo trombose e evitando infeções bacterianas.
Iniciativas Observador

Como enganar a bactéria do cancro gástrico?

Nanopartículas produzidas pela equipa de investigação da microbióloga Paula Parreira, no i3S (Porto) conseguem matar a Helicobacter pylori, responsável por 90% dos cancros gástricos.
Iniciativas Observador

Matar as células más, poupar as células boas

Na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Diogo Magalhães e Silva está a trabalhar numa tecnologia que poderá tornar a quimioterapia menos tóxica.
Iniciativas Observador

Saúde mental: acabar com práticas coercivas no SNS

Internamentos involuntários, medicação forçada ou doentes isolados. Deborah Aluh investiga os fatores que influenciam o uso e a perceção destas e outras práticas nos cuidados de saúde mental no SNS.
Iniciativas Observador

Desarmar bactérias: alternativa aos antibióticos

No i3S, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto, Ricardo Monteiro trabalha numa forma de tornar menos mortal uma bactéria particularmente perigosa para grávidas.
Iniciativas Observador

Limpar rios e lagos através da natureza

A irrigação das plantações agrícolas pode comprometer a segurança alimentar. No CIIMAR, em Matosinhos, a investigadora Guna Bavithra recorre à cortiça e ao bagaço de azeitona para limpar água poluída.
Iniciativas Observador

Mar profundo português: como conservá-lo?

No CIIMAR, em Matosinhos, Alejandra Mejía vai utilizar ADN ambiental do mar profundo português para detetar indicadores de ecossistemas marinhos vulneráveis. O objetivo é ajudar a conservar.
Iniciativas Observador

Obesidade: evitar complicações pós-operatórias

A cirurgia bariátrica limita a capacidade de ingestão e é um sucesso contra a obesidade. Mas pode ter uma complicação: hipoglicemia. Carolina Brito Lobato está em Copenhaga a tentar perceber porquê.
Iniciativas Observador

A caminho de uma nova vacina contra a malária

No iMM, em Lisboa, Miguel Prudêncio está a desenvolver uma vacina inovadora para a terrível doença tropical que, três mil anos depois, continua a matar tanta gente.
Iniciativas Observador

Células que nos vão proteger de doenças no futuro

No Instituto de Medicina Molecular, Marc Veldhoen quer reativar a memória de algumas células do sistema imunitário para prevenir infeções, alergias, doenças autoimunes ou risco aumentado de cancro.
Iniciativas Observador

Cancro da mama: proteger o cérebro das metástases

Um dos órgãos preferidos para a metastização do cancro da mama é o cérebro. No Instituto de Medicina Molecular, Miguel Castanho desenvolve um fármaco para travar esta progressão das células malignas.
Iniciativas Observador

A tecnologia que vai tratar as lesões da medula

Chama-se NanoSpin e é um emplasto para lesões na medula com libertação de medicamentos mediada por nanopartículas. Está a ser desenvolvido pelo investigador Diogo Trigo na Universidade de Aveiro.
Iniciativas Observador

Depressão: no caminho das “estrelas” no cérebro

Na Universidade do Minho, João Filipe Oliveira estuda o papel dos astrócitos, as misteriosas células cerebrais que podem ajudar a identificar alvos terapêuticos mais eficazes para combater a doença.
Projetos Observador

A dança do sistema imunitário e do sistema nervoso

A neuroimunologia estuda as ligações entre dois importantes sistemas do nosso organismo. Na Fundação Champalimaud, Henrique Veiga-Fernandes tenta “escutar as conversas” entre neurónios e linfócitos.
Projetos Observador

Os neurónios das coisas boas e das coisas más

Como é que o cérebro reage perante um estímulo positivo? E se for negativo? Como é que o prazer e a aversão são codificados pelos neurónios? A cientista Ana João Rodrigues está a tentar descobrir.
Projetos Observador

Uma vacina anti-Covid-19 em forma de pó

Entre Lisboa e Telavive, uma portuguesa e uma israelita trabalham numa vacina contra a Covid-19 diferente de todas as que existem no mercado. A cientista Helena Florindo espera ter novidades em 2022.
Mentes Brilhantes

Ele quer ajudar a recuperar a força da juventude

Recorrendo a células estaminais, o investigador Pedro Sousa-Victor está a estudar um método de reverter a perda de massa muscular que acompanha a idade. Já que vivemos mais, podemos viver melhor?      
Mentes Brilhantes

Cancro: identificar metástases com antecedência

Vera Constâncio é investigadora no IPO-Porto, onde tenta descobrir uma forma de identificar os tumores da próstata que podem vir a metastizar no futuro, poupando os doentes ao excesso de tratamentos.
Mentes Brilhantes

A revolução na produção de proteínas

Na Universidade do Porto, a investigadora Alexandra Moreira está a desenvolver um acelerador genético para aumentar a produção de proteínas em larga escala – e mudar a indústria farmacêutica mundial
Iniciativas Observador

Depois do 5G: a rede que se segue

No Instituto de Telecomunicações, em Aveiro, Fernando Guiomar desenvolve tecnologia wireless inovadora, através de comunicação ótica, para dar resposta ao crescimento massivo do tráfego de internet.
Iniciativas Observador

Como travar a doença metabólica do fígado?

Não tem tratamento e afeta 25% da população europeia. A diabetes e a obesidade são fatores de risco. Cecília Rodrigues investiga uma proteína promissora para um fármaco eficaz contra o fígado gordo.
Iniciativas Observador

Como prever o risco de diabetes?

A diabetes tipo 2 é um problema global de saúde pública – que pode causar morte prematura. No i3S, no Porto, José Bessa e a equipa trabalham numa forma de prever o risco do desenvolvimento da doença.
Projetos Observador

Mapear lixo no oceano para salvar vida marinha

O lixo marinho e a ação humana ameaçam lobos-marinhos, baleias e golfinhos na Madeira. A escocesa Ashlie McIvor vai estudar essa interação, produzir mapas de risco e ajudar na conservação de espécies.
Iniciativas Observador

Cancro: entender o “código da estrada” celular

Como é que algumas células cancerígenas originam metástases? E porque resistem à medicação? No i3S, no Porto, Helder Maiato procura respostas para desenvolver tratamentos oncológicos personalizados.
Iniciativas Observador

No princípio era a célula

Como é que as células neuronais estaminais dão origem a diferentes tipos de neurónios? No Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Nova Medical School, Patrícia Grácio está à procura da resposta.
Iniciativas Observador

A proteína que acelera a recuperação

No i3S, no Porto, Mónica Sousa identificou uma proteína que aumenta a regeneração de neurónios quando existe lesão no nervo ciático ou na medula espinhal.
Projetos Observador

Acabar com as infeções ósseas numa única cirurgia

A osteomielite ainda não tem tratamento eficaz. Estas infeções ósseas afetam anualmente quatro milhões de novos doentes no mundo. No i3S, no Porto, a equipa de Susana Sousa está mais perto da solução.
Iniciativas Observador

Stress: combater o mal do século XXI

Dos sintomas às causas, Paulo Pinheiro, investigador da Universidade de Coimbra, tenta desvendar os mecanismos do stress crónico – que aumentou com a pandemia e cujos efeitos são devastadores.
Iniciativas Observador

A doença do sono pode ter os dias contados?

A cientista Luísa Figueiredo estuda os mecanismos que o parasita da doença do sono usa para se camuflar. O objetivo é fazer com que a picada da mosca tsé tsé deixe de afetar humanos e animais.
Iniciativas Observador

Como podemos travar a tuberculose?

É a segunda doença respiratória mais fatal no mundo. No i3S, no Porto, a investigadora Margarida Saraiva desenvolve uma terapia que pode reduzir a mortalidade da tuberculose.
Projetos Observador

Combater a obesidade e o fígado gordo

A doença do fígado gordo afeta 25% da população mundial. A partir da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Rui Castro procura novas formas de diagnóstico e tratamento da enfermidade.
Projetos Observador

Como prever quais os cancros que vão metastizar?

No IPO-Porto, Vera Constâncio procura encontrar uma forma de antever quais os cancros da próstata que vão metastizar e quais não vão. Objetivo: evitar o sobretratamento.
Iniciativas Observador

Os vírus que matam bactérias sem criar resistência

Na Universidade do Minho, Joana Azeredo desenvolve vírus sintéticos para tratar infeções bacterianas. Uma solução personalizada para combater uma grande ameaça: a resistência aos antibióticos.
Iniciativas Observador

Um dispositivo para ouvir as conversas do cérebro

No Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, Pedro Alpuim desenvolve um nanodispositivo capaz de traduzir a comunicação cerebral para ajudar a tratar a ansiedade e a depressão.
Projetos Observador

É possível detetar o cancro da mama mais cedo?

Esha Madan acredita que sim. A investigadora da Fundação Champalimaud está a estudar a inibição de tumores e a tentar identificar novos biomarcadores para diagnosticar e tratar a doença precocemente.
Projetos Observador

Combater o cancro com uma imunoterapia universal 

O investigador Bruno Silva-Santos trabalha num subtipo específico de células que pode, em breve, tornar-se um tratamento universal contra alguns tumores – usando o sistema imunitário como arma.
Iniciativas Observador

Como é que os animais se movem?

Esta é a pergunta de João Marques. A resposta, que o investigador da Fundação Champalimaud continua a procurar, pode ajudar-nos a compreender melhor as doenças do movimento... e a programar robots.
Projetos Observador

Ela quer ajudar a parar a esclerose múltipla

Cerca de oito mil pessoas sofrem de esclerose múltipla em Portugal. Na Universidade do Minho, a cientista Ana Falcão está a trabalhar para desenvolver novas terapêuticas que ajudem a travar a doença.
Iniciativas Observador

Estudar o fitness das células e combater o cancro

Na Fundação Champalimaud, Miguel Pinto quer perceber quais são as células mais aptas – fit – na luta por espaço dentro do nosso corpo. A resposta pode ajudar a trilhar novos caminhos contra o cancro.
Projetos Observador

Um café para descobrir onde se oculta a depressão

No Centro de Neurociências e Biologia Celular, em Coimbra, Rodrigo Cunha estuda há anos os benefícios da cafeína. Agora tenta usá-la para descobrir os circuitos neuronais onde se esconde a depressão.
Iniciativas Observador

Morte súbita: a cura está cada vez mais perto?

Uma das doenças responsáveis pela morte súbita em atletas – como a que vitimou Fehér – parte de um erro genético e não tem cura. A investigadora Maria Carmo-Fonseca está a desenvolver um tratamento.
Projetos Observador

Novas terapias para a epilepsia e doenças mentais

A investigadora Ana Luísa Carvalho descobriu uma nova função para uma proteína que pode ajudar a controlar a epilepsia e doenças neuropsiquiátricas – e quer aplicá-la em terapias inovadoras.
Iniciativas Observador

Era uma vez... uma outra origem da vida

Sean Jordan cria fósseis artificiais para provar que alguns dos primeiros organismos são moléculas orgânicas, alterando a ideia da origem e evolução da vida na Terra... e a procura de vida fora dela.
Projetos Observador

Decrescimento sustentável: o desafio ecológico

A partir da Universidade Nova de Lisboa, e juntando decisores políticos, sociedade civil e académicos, o australiano Nicholas Fitzpatrick procura uma forma de desacelerar o impacto humano no planeta.
Iniciativas Observador

Mais infecções, novos antibióticos

As bactérias resistentes podem vir a matar mais do que o cancro. No Instituto de Tecnologia Química e Biológica, em Oeiras, Pedro Matos Pereira estuda a forma como elas escapam às nossas defesas.
Projetos Observador

Esquizofrenia e autismo: onde falha o cérebro?

É uma incógnita da neurociência: como percebemos o mundo? Como funcionam as conexões neurais da percepção sensorial? Na Fundação Champalimaud, Leopoldo Petreanu tenta responder a estas questões.
Iniciativas Observador

O exterminador de infeções

No i3S, a equipa de Inês Gonçalves desenvolve uma tampa de cateter antimicrobiano com grafeno e infravermelhos para combater infeções de cuidados de saúde e ajudar três milhões de doentes renais.
Iniciativas Observador

Lesões na medula espinhal? Este peixe pode ajudar

Todos os anos, os acidentes na piscina ou na estrada provocam lesões graves a dez mil pessoas, só na Europa. Em Lisboa, graças ao peixe-zebra, Leonor Saúde investiga uma forma de as regenerar.
Projetos Observador

Inês à procura da nova física 

Inês Ochoa está a desenvolver um algoritmo inédito que permita encontrar novas partículas elementares – como o famoso bosão de Higgs. A investigadora do LIP-Lisboa quer descobrir nova física.
Projetos Observador

Como melhorar a vida dos doentes transplantados?

Carolina Pacini quer melhorar a qualidade de vida de pacientes sujeitos a transplante de medula. A Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro é um risco mas a investigadora está empenhada em minimizá-lo.
Iniciativas Observador

O tubo personalizado que regenera os nervos 

Jorge Coelho, investigador da Universidade de Coimbra, prepara-se para produzir em grande escala tubos-guia que vão melhorar as cirurgias de nervos lesionados.
Iniciativas Observador

Como é que os robôs não se perdem?

No Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente, em Bragança, João Braun aperfeiçoa sistemas de localização dos robôs autónomos – para que as máquinas saibam sempre onde estão.
Projetos Observador

Nanodiamantes para detetar a Doença de Parkinson

A partir de Braga, a investigadora alemã Jana Nieder está a desenvolver uma tecnologia que utiliza nanosensores de diamantes para diagnosticar a Doença de Parkinson mais cedo.
Projetos Observador

Como o cérebro distingue o que é bom e o que é mau

Na Escola de Medicina da Universidade do Minho, a investigadora Ana João Rodrigues quer desvendar os mecanismos que levam os neurónios a codificar o prazer e aversão.
Iniciativas Observador

O fungo que mata – e está em todo o lado

Todos os dias respiramos um fungo que é uma das principais causas de infeções pulmonares mortíferas. Em Braga, o investigador Agostinho Carvalho procura combatê-las com imunoterapia.
Iniciativas Observador

Uma nova esperança no combate ao cancro do pulmão

O investigador João Barata procura um alvo molecular que se possa converter, no futuro, numa nova imunoterapia para um dos cancros mais prevalentes - e mortais - no mundo.
Projetos Observador

A vida sexual das plantas e a comida do futuro

Jessy Silva estuda os processos envolvidos na reprodução das plantas. A investigadora do LAQV/REQUIMTE, no Porto, quer maximizar a produção de sementes – e, consequentemente, a produção agrícola.
Projetos Observador

O microchip que nos diz como vai o coração

No Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, a cientista Inês Mendes Pinto está a criar um biossensor portátil para controlar a insuficiência cardíaca... através das lágrimas.
Projetos Observador

Miguel Soares quer que a sépsis deixe de matar

No Instituto Gulbenkian de Ciência, Miguel Che Soares investiga outra forma de lutar contra a sépsis, a terrível resposta do corpo a uma infecção generalizada, que mata 11 milhões de pessoas por ano.
Projetos Observador

O que é que um neurónio diz a um linfócito?

Não sabemos ainda, mas Henrique Veiga-Fernandes, um dos pioneiros no estudo do sistema neuroimune, está a investigar a forma como os sistemas imunitário e nervoso comunicam numa infeção respiratória.
Projetos Observador

Voltar a ter os músculos perdidos com a idade 

A perda de massa muscular é uma incapacitante condição da terceira idade. Mas a medicina pode vir a ter opções para recuperarmos a força perdida, graças ao investigador português Pedro Sousa-Victor.
Projetos Observador

Este novo pacemaker pode salvar (ainda mais) vidas

A insuficiência cardíaca afeta 250 mil portugueses. Na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o cirurgião Adelino Leite-Moreira está a desenvolver uma terapia inovadora para tratá-la.
Projetos Observador

O que vai acontecer às tartarugas marinhas? 

Estão entre as espécies mais sensíveis às alterações climáticas. A bióloga marinha Ana Rita Patrício está há anos a estudar como é que tartarugas marinhas vão lidar com este impacto.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas