Estão escolhidos os primeiros cinco finalistas do Festival da Canção. Os Quatro e Meia, Aurea, FF, Diana Castro e MARO vão atuar na final do Festival da Canção, a 12 de março, próximo sábado. Pelo caminho ficaram TheMisterDriver, Norton, Kumpanhia Algazarra, Valas & Os Astronautas e Fado Bicha.

A primeira semifinal da edição de 2022 decorreu este sábado à noite, nos estúdios da RTP, em Lisboa. O evento foi conduzido por Jorge Gabriel e Sónia Araújo. Os restantes cinco finalistas serão selecionados na segunda semifinal, a 7 de março, segunda-feira.

Os vencedores foram revelados por ordem aleatória. À semelhança de anos anteriores, as votações só serão reveladas após a final, no site do Festival da Canção, seguindo o modelo da Eurovisão.

A votação seguiu o habitual esquema 50/50, com o peso dos votos a ser repartido entre o público e o júri, que este ano é composto por Dulce Pontes, Dino D’Santiago, Surma, Teresa Salgueiro, Pedro Granger, Miguel Cadete e Tatanka, compositor vencedor da edição anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2021, a canção vencedora foi “Love is on My Side”, composta por Tatanka e interpretada pelos Black Mamba. O tema ficou em 12.º lugar na final da Eurovisão, que decorreu em Roterdão, nos Países Baixos. Este ano, o festival europeu de música será organizado em Turim, em Itália, entre os dias 10 e 14 de maio. Os italianos Måneskin foram os vencedores da Eurovisão em 2021.

The Black Mamba vencem Festival da Canção com “Love is on My Side”

Fique a conhecer as canções e intérpretes que irão atuar na final da edição deste ano do Festival da Canção:

“Amanhã”

Os Quatro e Meia

Os Quatro e Meia nasceram em 2013, em Coimbra. Lançaram o primeiro álbum de originais, Pontos nos is, em 2017, e o segundo, O Tempo Vai Esperar, em 2020. A banda está a trabalhar num terceiro disco, que deve ser lançado ainda este ano.

A canção que apresentaram este sábado no Festival da Canção, “Amanhã”, foi composta por Tiago Nogueira, médico, músico e um dos membros do grupo. Foi escolhida através das candidaturas de livre submissão.

“Why?”

Aurea

Aurea deu-se a conhecer em 2010 com um primeiro disco homónimo, que foi editado em países como Hungria, Vietname, Polónia, Itália e Espanha, e que em Portugal atingiu a dupla platina. Um ano depois, lançou Aurea ao Vivo no Coliseu dos Recreios, outro dupla platina. Desde então, lançou mais três álbuns de originais. Um deles, Restart, foi gravado em Las Vegas. Em 2015, assumiu um lugar na equipa de mentores e jurados do programa “The Voice Portugal”, de que ainda faz parte.

A canção que apresentou neste Festival da Canção, “Why?”, foi composto por si e por Rui Massena.

“Como É Bom Esperar Alguém”

FF

A carreira musical de Fernando Fernandes, mais conhecido por FF, começou aos 11 anos, quando se sagrou vencedor do concurso “Bravo Bravíssimo”, da SIC, com uma interpretação de “Gaivota”. Uma passagem pela terceira temporada de “Morangos com Açúcar” consagrou-o dentro e fora do pequeno ecrã — o primeiro disco, Eu Aqui, atingiu a quádrupla platina e levou-o numa digressão pelo país. Nos últimos anos, tem-se dedicado sobretudo à representação, participando em vários musicais. Integra atualmente o elenco de Espero Por Ti No Politeama, de Filipe Lá Féria.

O tema que interpretou no Festival da Canção, “Como É Bom Esperar Alguém”, foi composto por si.

“Ginger Ale”

Diana Castro

Diana Castro é licenciada em Arquitetura e tem um mestrado em Design de Interiores, mas sempre preferiu a música. Estudou na Escola de Música de Cascais e no Hot Clube. É professora de expressão musical e tem integrado o elenco de vários musicais, como Terra dos Sonhos e Eusébio. Em 2018, tornou-se conhecida dos portugueses ao participar na sexta temporada do programa “The Voice”, da RTP. Chegou à final, mas ficou em segundo lugar.

O tema que interpretou, “Ginger Ale”, foi composto por Joana Espadinha, que se inspirou na experiência da maternidade. Joana Espadinha participou no Festival da Canção em 2018, quando deu voz a um tema de Benjamin, “Zero a Zero”.

“saudade, saudade”

MARO

MARO (nome artístico de Mariana Secca) cresceu numa família de músicos (a mãe é professora de música e o pai toca guitarra), mas foi só aos 19 anos que decidiu que queria dedicar todo o seu tempo à música. Formou-se no Berklee College of Music, em Boston, e, em 2017, mudou-se para Los Angeles. No primeiro ano na Califórnia, lançou seis álbuns escritos e produzidos inteiramente por si. Os vídeos que partilhava no Instagram chamaram a atenção do músico inglês Jacob Collier, que a convidou para se juntar à sua banda como vocalista e instrumentista. A solo, tocou nas salas portuguesas Capitólio e Casa da Música, e abriu para artistas como Jessie J ou Fatai.

A canção “saudade, saudade” foi composta por si e por John Blanda.