Portugal está na final do Festival Eurovisão da Canção 2022. MARO, que apresentou o tema “saudade saudade”, com o qual venceu o Festival da Canção em março, foi escolhida para atuar na final do evento, este sábado. Os ucranianos Kalush Orchestra também passaram à final. O grupo recebeu a maior ovação da noite e, no fim da atuação, agradeceu o apoio dado à Ucrânia.

[MARO na primeira semifinal da Eurovisão:]

A primeira semifinal da Eurovisão 2022 decorreu esta terça-feira à noite, no PalaOlimpico, em Turim, Itália, o país vencedor da edição do ano passado e, por isso, o anfitrião deste ano. Ao todo, participaram na semifinal desta terça-feira 17 concorrentes, mas apenas dez conseguiram um lugar na final. O evento foi conduzido pelo apresentador de televisão Alessandro Cattelan e os cantores Laura Pausini e Mika, que vão na segunda semifinal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lista dos dez primeiros finalistas, apresentada aleatoriamente, é a seguinte: Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Portugal, Noruega, Grécia, Ucrânia, Moldávia, e Países Baixos.

Depois de vencer o Festival da Canção, até onde quer ir Maro? “Quero fazer isto, seja no topo ou completamente fora”

Os restantes finalistas serão apurados esta quinta-feira na segunda semifinal do concurso internacional de música. A estes juntam-se França, Alemanha, Espanha e Reino Unido, que fazem parte dos chamados “Big Five” e que passam diretamente à final, e Itália, na qualidade de país anfitrião. Os temas de França, “Fulenn”, dos Alvan & Ahez e cantado em bretão, língua que o trio fala desde a infância, e Itália, “Brividi”, do duo Mahmood & BLANCO, foram apresentados esta terça-feira.

Em 2021, os italianos Måneskin foram os vencedores da Eurovisão, com “Zitti e buoni”. Portugal foi representado pelos Black Mamba, com o tema “Love is on my side”, que alcançou o 12.º lugar na competição.

Recorde as atuações dos vencedores desta terça-feira e as músicas de França e Itália, apresentadas esta noite:

Suíça

Marius Bear — “Boys Do Cry”

Arménia

Rosa Linn — “Snap”

Islândia

Systur — Með Hækkandi Sól

Lituânia

Monika Liu — “Sentimentai”

Portugal

MARO — “saudade saudade”

Noruega

Subwoolfer — “Give That Wolf A Banana”

Grécia

Amanda Georgiadi Tenfjord — “Die Together”

Ucrânia

Kalush Orchestra — “Stefania”

Moldávia

Zdob şi Zdub & Advahov Brothers — “Trenulețul”

Países Baixos

S10 — “De Diepte”

França (“Big Five”)

Alvan & Ahez — “Fulenn”

Itália (“Big Five” e país anfitrião)

Mahmood & Blanco — “Brividi”