Beyoncé lançou o seu novo álbum “Renaisance” há apenas três dias e já está sob ataque. Em causa está a música “Heated” e a utilização de um termo considerado ofensivo. Beyoncé já confirmou que vai fazer alterações, segundo avança o site Insider.

A música “Heated” contém na sua letra um verso com as palavras “spazzin” e “spaz”. O termo pode ser usado de forma pejorativa em relação a pessoas com paralisia cerebral espástica, explica a BBC.

Segundo o site Insider, no vocabulário “afro-americano” a palavra significa “ficar louco” ou “lutar” (ou seja “go crazy” ou “fight”). No entanto, o seu significado é diferente em outras latitudes. “É uma palavra que nunca usaríamos no Reino Unido – embora reconheçamos que é por vezes usada de maneira diferente nos Estados Unidos”, escreveu a correspondente da BBC para assuntos que afetam pessoas com deficiências, Nikky Fox.

Beyoncé está a ser alvo de críticas por parte de associações de pessoas com deficiência e ativistas, mas um representante da artista já garantiu que a letra vai ser mudada: “A palavra, não usada intencionalmente de forma prejudicial, será substituída”, cita o Insider.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A música foi co-escrita com o músico Drake e outros autores e integra o álbum “Renaissance”, lançado no final do mês de julho.

“Break My Soul”: o primeiro single do aguardado álbum de Beyoncé já saiu

Nos últimos tempos, também a cantora Lizzo se viu na mesma situação com sua música “GRRRLS” – e, no espaço de poucos dias, alterou a letra. Na sua conta de Instagram, a artista escreveu que “nunca quis promover linguagem depreciativa” e anunciou: “Tenho orgulho em dizer que há uma nova versão de ‘GRRRLS’ com uma mudança na letra”. “Enquanto uma artista influente estou dedicada a ser parte da mudança que tenho estado à espera de ver no mundo”, rematou Lizzo.