787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cinema Batalha reabre a 9 de dezembro com ciclos temáticos, filmes portugueses e programas para escolas

Este artigo tem mais de 1 ano

Depois de ter encerrado em 2010 e de estar em obras desde 2019, o Batalha Centro de Cinema, no Porto, reabre a 9 de dezembro. Programação arranca com o ciclo temático “Políticas do Sci-Fi”.

A apresentação do Cinema Batalha decorreu esta quarta-feira, com Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e Guilherme Blanc, diretor artístico do espaço
i

A apresentação do Cinema Batalha decorreu esta quarta-feira, com Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e Guilherme Blanc, diretor artístico do espaço

Rui Oliveira/Observador

A apresentação do Cinema Batalha decorreu esta quarta-feira, com Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e Guilherme Blanc, diretor artístico do espaço

Rui Oliveira/Observador

Está revelada a data para o renovado Cinema Batalha voltar a abrir portas e a ser devolvido à cidade do Porto: 9 de dezembro. Mais de uma década depois de ter sido encerrado, a mítica sala vai voltar e já tem programação definida até julho do próximo ano, começando com o ciclo temático “Políticas do Sci-Fi”, dedicado à ficção científica.

“Mais do que uma sala de cinema, pertence à memória coletiva da cidade e é um dos seus principais elementos identitários”, referiu Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, durante a apresentação do projeto do Batalha Centro de Cinema, que decorreu esta quarta-feira. Para o autarca, a reabertura do Batalha não é o “resgatar do esquecimento uma velha sala de cinema, num gesto de mero diletantismo nostálgico”, mas sim o recolocar deste espaço cultural “no centro das vivências da cidade do Porto e das suas gentes”.

As obras no espaço estarão a decorrer até 31 de outubro. Além das duas salas de projeção preparadas para exibição de formatos digitais e analógicos — a Sala Grande com 341 lugares e a Sala Estúdio com 126 lugares –, o Batalha Cinema Centro reabre também com um espaço de galeria dedicado às artes visuais, uma biblioteca especializada em cinema, uma filmoteca e uma cafetaria e bar. Foi também reabilitado um painel da autoria de Júlio Pomar, em 1948, que foi ocultado pelo anterior regime devido às suas posições políticas.

Na programação anunciada esta quarta-feira por Guilherme Blanc, diretor artístico, estão incluídos ciclos temáticos, retrospetivas e focos em práticas contemporâneas, bem como ligações entre o cinema e outras artes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para março, maio e junho estão programados três ciclos temáticos que abordam e debatem questões sociais, culturais e políticas: “Domesticidade(s)”, “El Futuro Ya No Está Aqui” e “Contra-Fluxos”, um ciclo temático sobre a água, migrações e clima, com a curadoria de Almudena Escobar Lopez e Margarida Mendes.

Na programação há também ciclos dedicados à filmografia de cineastas e artistas nacionais e internacionais, entre eles Melvin Van Peebles, André Gil Mata, Zacharias Kunuk, Luísa Homem, Joanna Hogg, Lorenza Mazzetti, Basil da Cunha, Annemarie Jacir e Mai Zetterling. O primeiro ciclo é centrado em Claire Denis, um dos nomes mais influentes do cinema contemporâneo.

As obras de requalificação do Cinema Batalha começaram em novembro de 2019 e terminam a 31 de outubro deste ano

Rui Oliveira/Observador

O Batalha terá também lugar para o cinema português, com exibições semanais (Seleção Nacional) e Luas Novas que mensalmente destacam novos nomes nacionais. Há também as Matinés do Cineclube para revisitar os momentos mais marcantes da história da instituição. A pensar nos mais jovens há ainda o programa Escolas, um programa de cinema gratuito para as escolas do Porto, dividido em quatro temáticas: Ecologia, Amizade, Identidade e Diáspora.

Guilherme Blanc sublinha que a programação foi pensada “para que as pessoas pudessem aceder a cinema contemporâneo, novo cinema, numa dinâmica de complementaridade com o novo cinema que já é apresentado em estreia comercial no Porto, mas também para que fosse uma oferta que pudesse ligar as pessoas ao cinema clássico ou ao cinema de arquivo”. O Cinema Batalha, reforça, não vai fazer estreias comerciais.

O Batalha vai funcionar numa dinâmica de complementaridade relativamente aos cinemas que já existem na cidade — nos centros comerciais ou de rua, como o Trindade ou o Paços Manuel. Não vamos fazer sessões comerciais, o que nos vai diferenciar imediatamente relativamente a outros operadores. Por outro lado, achamos que há uma expressão a nível de públicos que pode fazer esta constelação funcionar. Achamos que o Batalha pode ser um motor importante para amplificar os públicos do cinema“, explicou o diretor artístico do Cinema Batalha.

Também Rui Moreira reforçou a importância de se alcançarem novos públicos: “Há uma nova gramática relativamente ao cinema — e também muito ligada às crianças e que é à parte formativa. Uma parte significativa da programação será dedicada exatamente a esses públicos, para voltarmos a criar público, voltarmos a criar desejo e inquietação que o cinema revela”, referiu o autarca em declarações aos jornalistas.

As bilheteiras do Cinema Batalha abrem no dia 17 de novembro, sendo que a média de sessões por semana será de sete filmes e o preço dos bilhetes é de 5 euros.

“O Batalha pode ser um motor importante para amplificar os públicos do cinema“, explicou o diretor artístico do Cinema Batalha. (Rui Oliveira/Observador)

Uma obra de reabilitação que durou três anos

Inaugurado em 1947 e projetado pelo arquiteto Artur Andrade, o Cinema Batalha foi sala de cinema até 2000, altura em que foi encerrado. Manteve-se fechado até 2006, quando reabriu como espaço cultural pelas mãos da Associação de Comerciantes do Porto (ACP). No fim de dezembro de 2010, no entanto, a ACP acabaria por entregar as chaves do edifício devido a “prejuízos mensais avultados”. Dois anos depois, o Batalha foi classificado como Monumento de Interesse Público.

Em janeiro de 2017 a Câmara Municipal do Porto assumiu a gestão do Batalha por 25 anos e em novembro de 2019, arrancaram as obras de reabilitação, comandadas pelos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez. O objetivo inicial era que o edifício pudesse abrir portas ao público e funcionar na plenitude até fevereiro deste ano, mas foram várias as vezes em que a obra teve de ser adiada devido a vários contratempos — desde o elevado estado de degradação do edifício a uma pandemia que veio dificultar a obtenção de matéria-prima.

Cinema Batalha: a ruína antes da mudança que toda a gente quer ver

A empreitada no histórico edifício correspondeu a um investimento da autarquia de cerca de 5,17 milhões de euros, sendo que o valor final do custo da obra, inicialmente orçada em cerca de 4 milhões de euros, “inclui os trabalhos de restauro dos frescos de Júlio Pomar, descobertos em junho, assim como algumas imprevisibilidades, tais como: a necessidade de reforço de elementos estruturais; o aparecimento de fibrocimento nas coberturas e palco; a descoberta de um poço enterrado que continha hidrocarbonetos; e, ainda, a falta de materiais e algumas alterações ao projeto solicitadas pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC)”, revela a Câmara Municipal do Porto.

A autarquia portuense assume os encargos das obras e vai pagar ainda uma renda mensal de 10 mil euros à família proprietária do imóvel, Neves Real, que não quis alienar o edifício.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora