Para muitas pessoas o automóvel é apenas um meio de transporte. “Elas veem os carros como uma tonelada e meia ou duas toneladas de cabos, vidro, metal e borracha”, disse Jeremy Clarkson numa entrevista com Eric Bana, explicando que “pessoas como você ou eu temos uma crença inabalável de que os carros são entidades vivas”.
Clarkson afirma que é possível criar laços emocionais com os carros, dando origem ao excerto que se tornou viral nas redes sociais, do Instagram ao Tik Tok, sendo usado como banda sonora em inúmeras publicações de fãs e apaixonados por automóveis.
A conversa foi gravada para o documentário “Love the Beast” que estreou em 2009. Realizado pelo ator australiano, o filme aborda a relação de 25 anos com o seu primeiro carro, um Ford XB Falcon Hardtop de 1974 que comprou quando tinha apenas 15 anos.
Na cultura anglo-saxónica, expressões como petrolhead, motorhead ou pistonhead são designações comuns para identificar os entusiastas dos automóveis e do automobilismo, em geral. Formam uma espécie de clã que se reúne regularmente em locais de tradição, onde guiam os seus automóveis, trocam experiências ou simplesmente apreciam a beleza do design e da engenharia.
Em vários locais do mundo, como Le Mans, Spa-Francorchamps ou Monza, os eventos dedicados ao mundo motorizado são já parte da história. Em Portugal, é no Estoril Classics que se reúnem os carros e as competições de clássicos mais importantes do mundo. O programa deste ano contempla a realização de 15 corridas e a formação de 11 grelhas de partida no autódromo do Estoril, durante o fim de semana de 07 a 09 de outubro.
15 corridas em dois dias
Além das corridas dos campeonatos internacionais organizados pela Peter Auto, o Iberian Historic Endurance organizado pela Race Ready e o Rally de Portugal Histórico organizado pelo ACP integram o programa que conta ainda com duas corridas de Classic F1, sempre muito apreciadas pelo público.
Abrangendo diferentes categorias e períodos da história do desporto automóvel, o Estoril Classics vai permitir ver de perto os 18 monolugares de Fórmula 1 que brilharam nas pistas até 1986, bólides dos campeonatos de resistência dos anos 1950 e 1960, modelos Gran Turismo e vários protótipos de sonho, como os Porsche 935, BMW M1, Lola T70, Ferrari 512 BBLM, entre outros.
A armada de Sport-Protótipos que fazem a história das 24 Horas de Le Mans, juntam-se aos carros do Campeonato Europeu de Carros de Turismo (ETCC), de 1966 a 1984, que correram nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, neste desfile de celebridades a gasolina.
O programa inclui ainda uma prova exclusiva para Porsche 911 das séries iniciais, na versão de chassis curto ou SWB (short wheelbase) e motores de dois litros, preparados de acordo com os regulamentos FIA anteriores a 1966.
Nesta edição, a Aston Martin vai levar cerca de 40 carros ao Estoril Classics, numa exposição única onde vai estar o famoso DB5, celebrizado pelos filmes do agente 007, James Bond.
No total, o Estoril Classics vai congregar cerca de 300 automóveis, 250 dos quais oriundos de 21 países estrangeiros, num evento apoiado pelo Turismo de Cascais, com organização da Race Ready em parceria com a Peter Auto e o ACP Clássicos.
É esperada uma grande afluência dos fãs de corridas e apaixonados por clássicos ao evento que integra a prova final do maior e mais prestigiante “tour” de eventos de carros clássicos do mundo, da byPeter Auto, onde figuram circuitos como Le Mans e Spa-Francorchamps).
Cinco anos em resumo
A primeira edição do Estoril Classics aconteceu em 2017, ano em que o autódromo do Estoril celebrou o 45.º aniversário. Cerca de 22 mil espetadores puderam assistir a 10 corridas de seis categorias diferentes, onde se destacaram os protótipos Le Mans, Fórmula 1, a Fórmula Júnior – Troféu FIA Lurani e o Iberian Touring & GT. O famoso slalom que durante anos marcou a chegada do Rali de Portugal ao autódromo do Estoril, realizado na reta da meta, foi outro dos momentos altos que permitiu rever o finlandês Markku Alén no FIAT 131 Abarth.
Em 2020, a parceria assinada com a Peter Auto permitiu ao evento entrar num novo patamar de notoriedade e visibilidade mundial, ao integrar o calendário mundial de clássicos. Nesse ano, devido ao contexto pandémico, não foi possível a presença de público no circuito, dando lugar a transmissões de corridas em Live Streaming. No ano passado, ainda com algumas limitações devido à pandemia, o evento reuniu mais de 300 equipas e teve lotação esgotada no Paddock, acolhendo milhares de pessoas na bancada.
Para esta sexta edição, é esperada uma grande afluência de público que poderá ver as corridas na bancada A, gratuitamente. Os bilhetes para o Paddock permitem ver de perto toda ação das equipas, dando acesso ao terraço por cima das boxes, além da área onde os carros podem ser vistos. Com um número limitado bilhetes disponíveis, os preços mantêm-se nos 30€ por dia e 50€ para o passe de três dias. Não perca esta oportunidade e reserve já o seu bilhete com a vantagem adicional do acesso ao parque de estacionamento. No espaço interior do circuito vai estar patente uma exposição do ACP Clássicos e há também um espaço de lazer, a “Food & Brand Village”, que inclui stands de venda de artigos e “memorabilia”.
O Estoril Classics consolida a reputação como um evento de referência no panorama internacional de competições de automóveis intemporais. E é uma excelente oportunidade para apreciar os bólides que fazem parte da história do automobilismo, com um programa recheado de atividades para toda a família.